Existem basicamente duas formas de sorver nas fontes do saber: através do contato com os outros mais avançados do que nós e através do esforço próprio. Através dos outros temos a possibilidade de participar de todo evento cultural possível ou então pelo nosso circulo social, que pode ser prejudicado pela nossa origem e situação sócio-econômica. Através dos esforço próprio temos os livros e a internet. Podemos ter acesso a praticamente quase tudo através desses recursos. A vantagem competitiva de termos alguém realmente interessado em nós e ocupante de uma posição superior pode fazer toda a diferença. Participar de grupos de estudos ou outras associações culturais também. Nossos amigos podem nos ajudar se eles tiveram experiências preciosas e estiverem dispostos a compartilhá-las conosco.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Gosto de sorver conhecimentos de médicos. Sempre converso e faço perguntas aos meus médicos e sou sempre bem recebido e orientado. Faço o mesmo com meus advogados e com arquitetos. Com amigos também. Gosto de colegiados ou juntas médicas, porque sei que é deles que saem as melhores soluções para problemas complexos. Também gosto do notório saber . . .
Por esforço próprio significa ser autodidata. Quantos são autodidatas ? Poucos. Muito poucos. Mesmo porque os outros não acreditam em autodidatas aqui no Brasil: existe a regulamentação de todas as profissões que tem algum interesse econômico e as pessoas somente acreditam em quem tem diploma e um passado consistente. Ser autodidata é bom para você entender o mundo, as pessoas e a sociedade, para efetuar negócios e gerenciar pessoas.
Postar um comentário