Segundo o Julio é muito fácil saber como vai o seu negócio: ouça seus empregados para saber o que pode ser feito internamente e ouça seus clientes para saber o que o mercado está fazendo. Simples, não ? O empregado sabe onde "pega" internamente e o cliente externamente. Um cliente que vai para a concorrência é um termômetro de que algo está mudando. Existem barreiras para o cliente trocar de fornecedor e uma das principais é o tempo e o desgaste de procurar um concorrente. Os concorrentes no entanto vivem tentando conseguir novos clientes ao mesmo tempo que procuram roubar os dos seus concorrentes. Quase todo dia recebemos ofertas de produtos e serviços de todo tipo: são telefonemas, panfletos, correspondências. Os consumidores nem sempre são bem informados e é disso que vive o mercado, senão teríamos o monopólio em tudo: somente um fornecedor e um produto seria comprado por todos. É interessante notar que o que se compra muda com a fase da vida em que estamos e com nossas expectativas. Alguns gostam mais de alguns produtos e serviços e estão dispostos a pagar mais por eles. Essas pessoas antes do preço veem o valor daquilo que estão adquirindo. Vale o mesmo para pessoas: podemos valorizá-las ou não. Quando as valorizamos nos as remuneramos bem, nos as agradamos, nos dedicamos nosso tempo a elas, nos as amamos, damos crédito e confiamos.
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