sábado, 10 de novembro de 2012

A hora da verdade: o que é prometido e o que é entregue

Fiz um curso que utilizava essa conceito: a hora (ou momento) da verdade. É aquele momento em que você faz a constatação nua e crua, efetuando o julgamento pessoal, de que se foi enganado ou não. Eu me lembro do conceito de propaganda enganosa: prometer e não entregar. Meu amigo chama isso de "matriz de responsabilidades". Na prática é tudo a mesma coisa. O ideal é sempre prometer o que você vai entregar. Acontece que para levar vantagem e obter lucros escusos muitos prometem de não cumprem, o que é até crime de estelionato muitas vezes. O conceito vale para tudo: produtos, serviços, relacionamentos, afetos, amores, sexo, etc. Curioso é que esse é um dos motivos que mais fazem as pessoas se queixarem no judiciário: quando acham que foram enganadas. Muitas vezes as condições se modificam com o tempo e é por isso que existem os contratos: para lembrar as partes seus direitos e obrigações de longa duração.

Um comentário:

Van der Camps disse...

O meio racional para garantir que o que é prometido será cumprido é conhecer o processo do que se está comprando. E fazer perguntas para se assegurar e certificar-se que quem está propondo tem realmente condições de realizar o que está prometendo. Limitações de todo tipo devem ser exploradas. Assim chegaremos ao ponto de concluir que a pessoa somente não irá fazer o que se propôs se deliberadamente não quiser e não por contingência de fatores fora do seu controle.