domingo, 18 de novembro de 2012

Pessoas focadas conseguem mais resultados mas são menos interessantes

No mundo em que vivemos quem tem foco consegue em geral melhores resultados práticos e financeiros. Como para a maioria dessas pessoas o que lhes foi introjetado é ter sucesso material elas se acham certas. No entanto, para conversar essas pessoas são em geral menos interessantes porque só tem um assunto. Não se informam com relação ao resto e nem se interessam. São esse tipo de pessoa que se "surpreende" quando situações óbvias para pessoas mais bem informadas acontece com elas. Para conversar e contar histórias é muito melhor interagir com pessoas que tem boas histórias para contar. Essas pessoas são aquelas que viveram mais plenamente, que ousaram, que se aventuraram. Pessoas que não foram covardes, que se expuseram a novas situações. São poucas pessoas que se interessam para ouvir histórias, exceto as que fazem isso profissionalmente, como jornalistas e psicólogos/psiquiatras. Poucos estão dispostos a dedicar atenção aos outros, principalmente esses que são focados em resultados materiais, já que as histórias podem rendem resultados a longo prazo, através do aprendizado que as experiencias que os outros tiveram podem nos dar. Pessoas ricas, não necessariamente em dinheiro, mas em experiencias diversas, conhecimento e sabedoria.

2 comentários:

Van der Camps disse...

Quando você conversa com pessoas "focadas" percebe que elas acreditam naqueles que são como eles: acham que basta escolher um especialista que o problema estará resolvido. Se fosse assim 40% doa alunos dos cursos superiores não desistiriam e 70% dos casamentos não terminariam em divorcio.

Van der Camps disse...

A necessidade de focar tem muitas vezes a ver com a incapacidade intelectual da própria pessoa, que não consegue administrar vários assuntos diferentes com maestria e desenvoltura.