Houve uma época que todos os homens ao completar 18 anos tinham de se alistar no exército, marinha ou aeronáutica. Nessa época era feita uma amostragem de tudo que existia no mercado de homens, ou seja, de todos os nascidos naquele ano 18 anos atrás. Todos eram identificados, medidos, examinados em termos intelectuais e físicos. Somente não era possível avaliar os recrutas em termos emocionais, o que seria pedir demais, em termos de maturidade de jovens de 18 anos. O interessante é que ao mesmo tempo que todos eram avaliados, todos os postos ocupados pelos recrutas do ano anterior ficavam vagos. Tínhamos então milhões de conscritos e algumas centenas de milhares de vagas, permitindo uma seleção mais apurada. Eram rejeitados de cara todos os que podiam dar despesas para as forças armadas, como aqueles sem dentes, baixos demais para impor respeito, altos demais para usarem os uniformes que haviam sido previamente comprados, os analfabetos, etc. Hoje em dia além desses fatores desqualificadores eles preferem recrutar somente aqueles que querem servir porque não querem sujeitos que lhes deem dor de cabeça e criem problemas. Com o primeiro casamento não acontece um processo tão ordenado e racional mas a maioria das pessoas se casam a primeira vez até os 32 anos para homens e 28 anos para as mulheres. É portanto de se supor que todas mulheres e todos os homens estão a procura daquele que melhor satisfaça suas necessidades, quaisquer que sejam essas necessidades. Idealmente todos estariam cadastrados em algum site de relacionamento, variando as intenções conforme o site escolhido. Quem soubesse o que quer em termos racionais poderia fazer uma seleção, exatamente como se faz no exército , marinha e aeronáutica. Com o namoro estabelecido poderia avaliar o que não é possível somente pelo cadastro: o caráter e a maturidade. Seria com certeza o melhor meio de evitar-se os erros que são tão comuns acontecer e que geram tanto sofrimento para algumas pessoas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Aquele que esperar demais, sobre avaliando seu potencial ou então não procurando com a devida diligência e competência, poderá perder o bonde da história e ficar sem opções, pelo menos até que os primeiros casais se desfaçam e mesmo assim não terão a mesma condição de um primeiro casamento. Segundos casamentos podem ser muito problemáticos também, não tanto pela escolha errada do parceiro, já que se tem mais maturidade, mas pelos agregados que provavelmente existirão.
A vantagem do recrutamento militar é que ele é "paralelo": TODOS aqueles om idade serão examinados ao mesmo tempo !!! No caso da escolha de parceiros ela é em geral linear e isso prejudica muito a seleção dos melhores e mais aptos.
Postar um comentário