Na regra geral das coisas como elas eram no passado todos se casavam, principalmente os homens. Algumas mulheres ficavam solteiras por diversos motivos e não era um problema porque os homens sempre morreram mais que as mulheres ao longo da vida. Então os homens eram casados e morriam de morte violenta ou ficavam doentes e suas devotadas esposas cuidavam deles até que eles morressem. Ai ficavam as mulheres viúvas, já que com a pensão do falecido não tinham interesse nenhum em se casar novamente. Pude observar essa regra não escrita nas famílias do meu pai e da minha mãe. Essas viúvas não raro chegam até os 100 anos quando não mais. As vezes uma filha ou duas se revezam para cuidar da mãe. As vezes, quando essas mães já são idosas (acima de 60 anos) uma neta solteira, divorciada, separada ou viúva assume o trabalho, desde é claro que não tenha filhos. Vi acontecer com minha avô e com a avô de uma amiga querida. Vi também acontecer com uma tia solteirona que foi assistida por uma sobrinha solteirona. Percebe-se que o homem deve se esforçar para encontrar uma mulher valorosa que cuide dele, já que a estatística diz que ele morrerá primeiro por dois motivos: em geral é na média 5 anos mais velho que a mulher e a mulher vive uns 10 anos a mais. Fazendo a conta, a mulher vai viver uns 15 anos como viúva após a morte do marido e sua rede social de contatos com, filhas, sobrinhas, enteadas, amigas, etc vai cuidar dela na velhice. Mulheres sabem se defender e muito bem . . .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Minha avô viveu até os 100 anos e teve 7 filhos e 14 netos e netas. Não foi difícil encontrar quem cuida-se dela nos 16 anos finais da vida.
Detalhe: as netas "amorosas" eram filhas das filhas das avós, reforçando aquela regra de que as mulheres quando tem filhos em 78% das vezes dão prioridade as suas mães para levar os filhos e filhas, criando uma reserva de mercado emocional, com vistas futuras e provavelmente com origem até mesmo genética.
Postar um comentário