Quando alguém aprende por imitação aprende o como e não o porquê. Por isso não saberá enfrentar uma situação inédita. Quem sabe o porquê saberá ser versátil e projetar o que for necessário para atender a situação que se lhe apresentar. É claro que quanto mais projetar mais a pessoa vai aprendendo e formando um cabedal de conhecimentos. A profissão por excelência que é assim é a engenharia. As outras profissões podem ser bem exercidas pela imitação por que elas em geral não se deparam com situações inéditas. Essa característica da engenharia é tão marcante que a Escola Politécnica a adota como método de ensino em seus cursos. Não é o que acontece com as demais profissões de nível superior.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Um bom projeto não irá desperdiçar material e recursos porque isso encareceria a obra e diminuiria a possibilidade de retorno financeiro mas também não se negligente, de forma que a obra não atenda aos requisitos mínimos de durabilidade e funcionalidade que forma propostos. Trata-se portanto de obter o melhor custo benefício ou o custo-benefício ótimo.
Quando ninguém fez no país pode-se se buscar no mundo, para ter a garantia de que já deu certo. Se ninguém no mundo fez algo parecido, então chega a hora do desenvolvimento, da criação, do engenho. É a hora dos cálculos e das estimativas de segurança.
Postar um comentário