Quando falamos em um carro estamos falando de cerca de 3.000 ou 4.000 peças. Algumas peças se desgastam com o uso e o fabricante do carro as disponibilizará em quantidade suficiente espera-se. Acontece que mesmo essas peças podem demorar a serem vendidas e para o comerciante, peça parada no estoque significa custo maior, pois seu dinheiro está imobilizado no estoque e não girando e trazendo seu percentual de lucro esperado para o dono do negócio. É por isso que peças mesmo aparentemente simples podem custar muito mais quando o carro que as usa não tem grande volume de vendas, independentemente do carro ser nacional ou importado. Uma vez ouvi na troca de óleo quando perguntei porque o filtro de óleo era tão caro para o meu Focus Sedan Guia 2.0 que era porque o filtro só servia no meu modelo de carro e que portanto tinha pouca saída, permanecendo no estoque muito tempo para os padrões da loja. Por essa simples conversa podemos observar como as vezes iremos morrer numa boa grana conforme o modelo de carro que comprarmos . . .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
É por isso que muitos somente compram os 10 carros mais vendidos: custo de manutenção, conhecimento dos mecânicos, disponibilidade de peças na cidade em que o cidadão mora e preço dessas peças. Para veículos usados, fora da garantia, essa regra é quase um mantra, ainda mais porque quem compra um carro usado muitas vezes é um durando sem renda para pagar por manutenção mais cara. É o famoso "rico não quer e pobre não consegue manter" . . .
Eu me lembro de uma consulta que fiz com um garagista que tinha comprado o Gol do meu pai. Perguntei se eles tinham interesse no meu Vectra, que era um carro super bem vendido na sua faixa e a resposta foi negativa. Demorei 2 meses para vender o Vectra em 2006. O Focus demorou 5 meses para ser vendido em 2011. Vamos ver quanto tempo vai demorar para vender o Sandero . . .
O mercado para garagistas é muito seletivo. Conheço um que só compra Toyota Corola. Outros carros ele aceita somente em consignação, o que significa risco zero para ele.
Vale a pena você ficar 5 anos com um carro que não te dá prazer somente para ter facilidade na hora de vender e economizar alguns milhares de reais na manutenção ??? Eu acho que não e vou continuar comprando os carros que me dão tesão, com algumas limitações é claro . . .
Postar um comentário