sábado, 23 de novembro de 2013

Os quatro objetivos

Os quadro objetivos são:

1. Mobilidade social de longo alcance.
2. Sucesso na escolha da "cara metade".
3. Sucesso na educação e encaminhamento dos filhos.
4. Ser feliz como resultado do alcance dos três objetivos anteriores.

É fatal observar que os quatro objetivos idealmente são conseguidos em sequência cronológica. O primeiro objetivo depende da suas condições bio psico sociais ao nascer. Na astrologia trata-se da casa IV. Muitas famílias demoram gerações para conseguir o primeiro objetivo. 
Imagine que você supere suas crises de forma positiva, ou seja, você obtenha desenvolvimento e consiga se formar médico pela USP, por exemplo e que você goste da profissão e seja um ótimo profissional. O primeiro passo estará conquistado.
No segundo passo ser homem ou mulher fará toda diferença. Para homens o sucesso social profissional e financeiro fará que ele seja objeto de desejo da maior parte das mulheres. Já para mulheres o efeito pode ser o contrário. Mulheres são mais valorizadas pela beleza e pela juventude. Então imaginemos que nossa mulher modelo também seja bonita e jovem para equilibrar as coisas. Hoje em dia esta fase estará muito facilitada pela internet desde que a pessoa acredite nesse caminho e desde que não tenha saído casado da Universidade ou até mesmo da escola de segundo grau. Nossos modelos poderão fazer buscas nos familiares, nas famílias dos amigos, nos seus círculos sociais. Tomando os devidos cuidados poderão escapar da maldição dos 70% de divórcios que temos atualmente.
Vencido o segundo passo, espera-se que o casal formado seja feliz e ideologicamente alinhado e que ao invés de brigarem muito sejam amigos. Com essas condições a chegada de filhos bio psico sociais adequados poderá ser bem sucedida. Menores serão os desafios que esses filhos irão enfrentar e por isso mesmo estarão mais adequados para efetuarem eles próprios a sequência dos objetivos nas suas próprias vidas.
Chegamos então ao quarto objetivo. Teremos um casal intelectual, rico, com os filhos encaminhados e feliz. Aqui um porém: nem sempre a felicidade poderá te fazer sempre bem mas no caso não temos algo melhor para buscar . . . 

7 comentários:

Van der Camps disse...

É claro que conseguir atingir os quatro objetivos é quase uma utopia. A maior parte das pessoas vai conseguir nenhum dos objetivos. Muitos terão o potencial logo de cara mas cairão pelo caminho. Muitos farão a escolha do cônjuge de forma equivocada e na pior das hipóteses terão filhos com essa figura, gerando uma crise que pode não ser superada e ao invés do desenvolvimento chegaremos a regressão. Ai teremos de buscar nossa parceria e devido a condições financeiras inadequadas teremos de evitar o passo 3 e deveremos nos contentar parcialmente em sermos felizes . . .

Van der Camps disse...

A felicidade possível e não a ideal . . .

Van der Camps disse...

Política do "é o que tem": a pessoa com quem casei: é o que tem, preciso me virar com ela. Educação dos meus filhos: é o que tem; meus pais não gastaram comigo inclusive me fizeram de escravo. Está muito bom ! Mobilidade social de longo alcance: é o que tem !!! Foi o emprego que consegui, foi o cargo que eu cheguei, estou de mãos atadas. Felicidade pessoal : È o que tem !!! Foi o que consegui com as variáveis anteriores . . . política do "É o que tem !!! "

Van der Camps disse...

Ler o que especialistas publicam, fruto de suas pesquisas, é o meio de ir mais fundo possível em qualquer assunto ou matéria. Já muitos livros sobre todos os 4 objetivos: como ser um "ponto fora da curva" em termos de mobilidade social de longo alcance, como encontrar a parceira/companheira adequada, como criar e educar filhos para reproduzirem o sucesso e a felicidade paterna e finalmente como ser efetivamente FELIZ.

Van der Camps disse...

Acredito que apenas os 5 amigos do peito e alguns familiares estarão realmente torcendo pelo seu sucesso nos quatro objetivos e te ajudarão a conquistá-los.

Van der Camps disse...

Esses quatro objetivos é para quem se interessa por eles e tem consciência de que eles são realmente importantes. Bilhões de pessoas não irão se interessar por eles, por um motivo ou outro qualquer.

Van der Camps disse...

Pesquisa do IBGE publicada hoje mostra que é 14 vezes mais difícil alguém ter mobilidade de longo alcance saindo de uma condição desfavorável do que alguém que está no Top se manter. Com relação a companheira ideal aparentemente a dificuldade aumentou por conta do egoísmo crescente e do medo dos jovens de hoje em dia. O terceiro objetivo eu já praticava na década de 90 de acordo com as maiores autoridades da época sem saber: Rene e Françoise Solto. Nada mau!