terça-feira, 12 de novembro de 2013

As pessoas em geral mantém o status quo

Exceto no ambiente empresarial empreendedor as pessoas em geral mantém o status quo. Isso acontece porque empregados na iniciativa privada ganham pouco e arrumam empreguinhos com certa facilidade, empregados públicos não tem como ficar desempregados e profissionais liberais uma vez estabelecidos não perdem mais seu status. Grandes quedas de padrão de vida acometem quem tem surtos psicóticos ou esquizofrenia. Outras doenças incapacitantes levam a aposentadoria pelo INSS e o padrão pode cair também. A seguridade social existe para isso: para evitar que desgraças acabem com a vida das pessoas e elas passem a serem indigentes. As pessoas mantém seu status quo até mesmo pelo recebimento de heranças. Também não podemos desprezar o capital social conquistado, que possibilita conseguir um emprego por indicação. É difícil ver alguém vender uma casa própria e ir morar de aluguel por ter de usar o dinheiro da casa em algo, como por exemplo em uma empresa. Isso em geral acontece somente com empresários que podem ter passivos elevados com empregados, o governo ou seus clientes. Já o carro pode variar conforme a época da vida da pessoa e suas prioridades, valendo o mesmo para viagens e outras despesas supérfluas. O mais importante é que manter amizades custa muito pouco e não existe desculpa para não mantê-las !!!

3 comentários:

Van der Camps disse...

Tanto as pessoas mantém o status quo que muitas passam a vida inteira na casa de seus pais e nunca mudam do bairro em que nasceram e viveram a vida inteira.

Van der Camps disse...

O que podemos observar mais diretamente é como as pessoas envelhecem: pobres perdem os dentes e usam dentadura quando podem. Pessoas engordam e começam a ter dificuldades de locomoção. Todo tipo de doença pode aparecer, inclusive as degenerativas. Quem venderia a casa ou o carro para pagar alguns anos a mais de seguro saúde ? Quem mudaria de um apartamento para economizar o condomínio ? A necessidade pode obrigar a isso . . .

Van der Camps disse...

Uma conta rápida: vendendo meu apartamento dá para pagar 40 anos de seguro saúde a preços de hoje. Levando em conta que o seguro saúde sobre muito mais rápido que o preço do apartamento acho que teria uns 25 anos com certeza o que acho que bastaria . . .