quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Empresário no Brasil não tem cultura corporativa

A verdade é que poucos empresários no Brasil são grandes. E mesmo esses grandes empresários não são donos de multinacionais de capital aberto. As grandes empresas no Brasil muitas vezes são estatais, as quais também não são corporações no sentido estrito. Corporações são típicas da cultura norte americana. Foi lá que elas surgiram. Mesmo multinacionais europeias, coreanas ou japonesas em geral são empresas familiares e isso muda tudo. Os Estados Unidos são a maior nação do mundo e não é a toa. Um grande amigo está vivenciando um negócio comum com "empresários" brasileiros. Está descobrindo que eles gostam de mandar e que ficam raivosos quando não são obedecidos ou são questionados. Realmente a cultura corporativa é unica, em particular nas maiores companhias de capital aberto americanas. A experiência que tive com elas é muito preciosa e muito rara e pouco conhecida. Não posso esperar ser compreendido pelo "homem médio brasileiro" . . . 

3 comentários:

Van der Camps disse...

A confiança que é necessária em uma grande corporação somente pode ser obtida pela comunicação (dai as viagens) e pela compreensão das atividades do outro (daí o treinamento). Assim era a Kodak. Assim era a GM . . .

Van der Camps disse...

Profissional liberal no Brasil também não tem visão corporativa no sentido de uma grande empresa. São, no entanto, corporativos no mal sentido, naquele de defender seus interesses mesmo quando não tem razão para isso.

Van der Camps disse...

Existe uma tradição de trabalho em corporações multinacionais na minha família embora também exista uma tradição de comerciantes (falidos). Também temos funcionários públicos e profissionais liberais. Não temos empresários, industriais, políticos, ou artistas.