A frase é do Einstein e mata a cobra e mostra o pau. Quanto mais conhecimento alguém possui e busca, tanto menor será o seu ego e por consequência a sua vaidade. Observe agora como uma pessoa gasta suas horas ao longo do dia e em particular suas horas de folga. Quanto leem livros de valor, que possam lhe permitir compreender melhor o mundo e resolver seus problemas mais prementes ? O conhecimento não ocupa lugar e pode fazer toda diferença na hora de sair de uma crise. A obtenção de conhecimento é praticamente gratuita hoje em dia com a internet e sites como a Estante Virtual. Ler o jornal não custa quase nada e é o básico. Quem não lê livros relevantes se coloca no lugar do analfabeto. Quem conhece vai mais longe, perde menos, é mais feliz. Isso vale tanto para o autoconhecimento quanto para o conhecimento mundano. Vale também para o conhecimento esotérico ou oculto. O conhecimento é neutro. Ele serve ao seu senhor, seja para o bem ou para o mal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
É por isso que os Gurus e todos os sábios do mundo sempre foram extremamente simples. Aqueles que conseguiram riqueza em geral fizeram fundações para ajudar a humanidade a evoluir através da partilha do seu conhecimento e sabedoria. Escreveram livros exceto Jesus Cristo. Interessante notar a existência de poucas mulheres entre eles . . .
Quem é eclético, que conhece muito sobre muitos assuntos, necessariamente deverá ser uma pessoa de ego pequeno. Ou seja, deve ser uma pessoa acessível e não hostil a perguntas de quem sabe menos do que ela. Deverá ser alguém gentil com o ignorante que procura evoluir.
Quanto mais ignorante mais o indivíduo vai tentar impor sua vontade e seu ponto de vista aos demais. Mais vaidoso será e tentará impressionar os espíritos fracos como ele. Aqui teremos os 7 pecados capitais trabalhando: soberba, avareza, gula, ira, inveja, preguiça, luxuria. Todos individuais e todos ligados ao ego.
O lugar do intelectual na sociedade é o de professor. É assim que pessoas que conhecem muito se tornam em geral professores. Sejam eles de filosofia, ética ou o que seja.
Postar um comentário