sábado, 23 de novembro de 2013

O mercado automobilístico brasileiro dobrou de tamanho em 5 anos

Nunca produzimos tantos carros !!! Nunca tantas pessoas da classe C conseguiram comprar um carro zero. Nunca carros usados foram tão desvalorizados. Nunca tantos comerciantes independentes de carros fecharam as portas. Nunca as concessionárias tiveram tantos carros usados em estoque. Nunca foi tão difícil um particular vender um carro usado diretamente. Nunca houveram tantos congestionamentos nas saídas dos feriados aqui em São Paulo. Nunca tantos carros foram abandonados nas ruas. Nunca o estacionamento foi tão caro. Nunca antes na história deste país !!! Jogo de cartas marcadas: informação a rodo, lançamentos a rodo, promoções a rodo . . .

2 comentários:

Van der Camps disse...

O carro é um item relevante no meu orçamento e esta é mais uma mostra da força do governo (com redução de impostos e demais incentivos a industria automobilística) e do mercado, que cresceu e mudou. A tradição se mantém no entanto intocável, com as quatro montadoras mais antigas ainda no "poder".

Van der Camps disse...

Quanto maior a competição melhor para o consumidor. Este é um mercado em que eu entro uma vez a cada 5 anos em média. Diferente do mercado imobiliário onde eu não atuo há 16 anos, desde a compra do meu apê em 1997. Teremos de atuar no mercado imobiliário em algum momento no futuro. Esse mercado é de alta tensão (preços) e baixa frequência (depende das ondas de crédito incentivadas pelo governo). São os dois mercados que interessam de verdade. Todos os demais mercados são de valor relativamente baixo e nenhum valor de revenda e por isso são encarrados apenas como bens de consumo, independentemente de serem duráveis ou não.