O comunismo aqui no Brasil existe ao se passar em um concurso público. Nesse caso você ganha aposentadoria integral e estabilidade no emprego. O recebimento do seu salário não terá relação direta com seu desempenho, nem em quantidade nem em qualidade. Você ficará longe das aflições que vivem os pobres assalariados e os sem vínculo formal. A falência nunca rondará a sua porta. Quem poderá chegar perto de você é o profissional liberal bem sucedido, que tem uma carteira de clientes tão grande que nunca ficará sem serviço. Quando você trabalhar para os outros você terá de ser minimamente civilizado e educado. Terá sempre de lembrar que o cliente é seu patrão. Que é ele que tem o poder de demitir a todos, simplesmente indo comprar em outro lugar.
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
O capitalismo na prática
O governo aumenta o IPTU: as industrias se mudam para municípios onde seja mais barato o imposto. O mercado aumenta o salário dos frentistas. O dono automatiza o processo de encher o tanque (nos Estados Unidos é claro !!!) e despede os frentistas. O empregado sai do emprego a cada dois anos para receber 3 meses de seguro desemprego e não fazer nada e ainda processa o ex patrão para tentar faturar uma grana: patrões demitem empregados a cada dois anos para minimizar riscos trabalhistas e passam a conta para o governo (nós) pagarmos. No Brasil existe insegurança jurídica e política: empresas multinacionais deixam de investir aqui e até se retiram do país. O mexicano que atravessa a fronteira dos Estados Unidos e arruma emprego vira mais produtivo por um passe de mágica ? O empregado graduado passa a ganhar muito dinheiro com as correções salariais e sua produtividade já não justifica o seu salário ou a empresa está precisando reduzir custos: demite e contrata outro pela metade do salário.
Seu futuro poderá ser decidido pelos cuidados que sua mãe teve desde a gestação
Imagine uma mulher desnaturada, da ralé, sem cultura, dinheiro ou berço. Imagine como essa mulher irá viver sua gestação. Imagine que o parto ocorrerá em qualquer lugar, na melhor hipótese em uma maternidade pública. Agora imagine o oposto: um casal intelectual rico, os melhores cuidados com a gestação, a melhor maternidade, a melhor equipe médica. Bem diferente, não ?
90% das empresas são familiares
Só que as maiores empresas do mundo em geral são de capital aberto. É claro que existem empresas enormes familiares, em particular na Ásia. Na Europa também há predomínio de empresas familiares. Já nos Estados Unidos a tendência é de as grandes empresas abrirem o capital. Lembrando do nosso passado troglodita, lembramos que quem não era da nossa família era considerado um inimigo a ser eliminado. É assim com quem funda uma família e também com quem entre em uma empresa. Muitas dessas pessoas que entram nas empresas estão preocupadas em primeiro lugar com suas famílias e depois, se tanto, com a empresa e com seus acionistas. Isso é bem claro aqui no Brasil e talvez por isso mesmo nossas empresas nacionais sejam um nada frente as grandes empresas americanas. As multinacionais tem seus controles bem estabelecidos e bem pagos. Bancos por sua natureza são bem controlados e não é a toa pagam o maior salário médio e também exigem a maior escolaridade de seus empregados. Trabalhar com o empresário brasileiro pode não ser algo agradável, porque civilidade não é exatamente o forte desse personagem. Os profissionais liberais que tenho visto são mercenários/predadores por natureza e da pior espécie.
quarta-feira, 27 de novembro de 2013
Quando alguém aprende pela imitação
Quando alguém aprende por imitação aprende o como e não o porquê. Por isso não saberá enfrentar uma situação inédita. Quem sabe o porquê saberá ser versátil e projetar o que for necessário para atender a situação que se lhe apresentar. É claro que quanto mais projetar mais a pessoa vai aprendendo e formando um cabedal de conhecimentos. A profissão por excelência que é assim é a engenharia. As outras profissões podem ser bem exercidas pela imitação por que elas em geral não se deparam com situações inéditas. Essa característica da engenharia é tão marcante que a Escola Politécnica a adota como método de ensino em seus cursos. Não é o que acontece com as demais profissões de nível superior.
Três profissionais perigosos
O primeiro é o profissional mal formado. Quem é mal formado, por sua incapacidade de aprender sozinho e falta de interesse, em geral, será sempre um mal profissional. Para evitar cair nessa armadilha podemos consultar o currículo de um médico, por exemplo. Profissionais mal formados podem ser imperitos, imprudentes e negligentes, ou seja, as três possibilidades de culpa admitidas em juízo. O outro profissional a se evitar é aquele que não se atualiza e nem continua estudando. Esse tipo de profissional é muito comum, afinal, continuar estudando custa dinheiro e dá trabalho. Para evitar esse tipo de profissional devemos atentar para a idade e para em que estágio da carreira ele está. Essas duas situações tem de ser compatíveis. Um médico de 50 anos que ainda atende ao convênio médico e que não se atualizou é um exemplo. O terceiro tipo de profissional perigoso é doloso: o mercenário. Esse tipo de profissional pode te operar sem necessidade, somente para ganhar mais dinheiro. Ele pode receber por fora "bola" dos fornecedores, como no caso do engenheiro civil que compra materiais em determinadas lojas. Pode te prescrever remédios de laboratórios que depois lhe pagam viagens e conferências. Advogados são mestres em lesar seus clientes, ficando com a sucumbência por exemplo ou então simplesmente não repassando os valores recebidos em juízo. Observe que esses "profissionais" agem com dolo,ou seja, deliberadamente prejudicam seus clientes. Existe um fator que dificulta a execração desses profissionais que é o corporativismo que é enorme aqui no Brasil.
Quando os trogloditas criaram a civilização
A civilização tem apenas uns 10.000 anos. Foi nessa época que o homem descobriu a agricultura e a pecuária, podendo fixar residência e criar a civilização. Com a proximidade entre os homens passou ser necessário criar regras de convivência e alguém foi autorizado a aplicar essas regras com as respectivas punições. É assim que surge o estado/governo. A partir dai temos lutado contra o estado troglodita em que nascemos. A escola é o lugar escolhido para receber os pequenos trogloditas para civilizá-los. Por isso a escola frequentada por alguém, seu desempenho nessa escola, etc são bons indicativos de que o processo civilizatório conseguiu seus objetivos. Depois da escola temos o trabalho e as relações entre colegas e na sociedade temos o casamento e os amigos. Ou seja, temos de acumular todo um capital social para sermos civilizados . . .
Os maiores varejistas do Brasil
Os maiores varejistas do Brasil são supermercados, magazines e FARMÁCIAS !!! Nenhuma novidade já que eles representam gastos obrigatórios: comida, roupa e remédios !!! É como o Olavão manda: cartão liberado só para supermercado e farmácia !!! Em São Paulo tem mais farmácias do que padarias. Quando falamos de comércio somente interessa o volume de vendas que é refletido no giro de estoque. Vejo por mim: supermercado tenho de ir toda semana e na farmácia também vou com frequência.
terça-feira, 26 de novembro de 2013
Culpa, nostalgia, temor e esperança
Culpa é quando você pensa no passado e acha que ele foi ruim e que poderia ter sido diferente se você tivesse agido diferentemente. Nostalgia: neste caso você olha para o passado e sente saudade porque o passado é que era bom. Temor: você imagina o futuro como negro e fica com medo dele. Esperança: você olha para o futuro e imagina que ele será melhor do que o presente. Esperança pressupõe impotência no presente. Todos esses estados da alma enfraquecem o presente.
Freud dizia que os únicos assuntos que interessavam as pessoas eram amor/sexo e trabalho
Na época de Freud o mundo era realmente muito menos complexo que hoje e muito menos interessante. No entanto continua sendo fundamental o assunto amor/sexo e trabalho mas de forma expandida. No mundo do trabalho temos o estudo, os negócios, o dinheiro, as compras, etc. No mundo do amor/sexo temos os relacionamentos de forma geral. O que falta para a síntese é a saúde, que na época de Freud tinha pouco importância porque os médicos, os remédios e a medicina pouco podiam fazer pelas dores e sofrimentos dos homens.
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
Plante uma árvore, escreva um livro e tenha um filho
Plantei três árvores: nenhuma sobrevivei. Escrevi um livro (este blog) com quase 3.000 artigos e recebi uns três comentários. Tenho uma filha e não consegui passar meus valores e ideologia para ela. Pelo menos tentei, né ?
O estado natural das coisas é a miséria e a tristeza
Esse é o estágio natural das coisas: deixadas ao natural teremos miséria e tristeza. É necessário esforço consciente e comprometimento para evoluir e conseguir riqueza e alegria. É igual a uma criança: deixada sem limites e sem disciplina ela se torna um id puro, portanto incapaz de viver em sociedade. Cada sociedade tem suas peculiaridades e a brasileira não é diferente. Os Estados Unidos são o que são porque a sociedade americana soube resolver seus problemas de forma melhor que a brasileira . . .
A chave para os negócios: comprometimento
É assim com os financiamentos e alugueis: uma relação de longo prazo, que por isso mesmo precisa de garantias e demonstração de seriedade e comprometimento. Tanto negócios físicos e quantificáveis em dinheiro quanto negócios amorosos. Comprometimento exige caráter, porque as situações oscilam ao longo do tempo. É por isso que no casamento se diz: na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza . . .
O pessoal da paquera
Segundo o Gikovate tem dois tipo de paqueradores: o paquerador profissional que quer apenas uma noite de prazer e orgia e o namorador, que quer uma relacionamento mais sério e de longo prazo. O primeiro não está realmente interessado no passado ou no futuro da "moça". Já o segundo quer saber muito tanto do passado quanto do futuro da moça, porque tem interesses de longo prazo. Esse segundo vai procurar quase tantas informações quanto uma ficha policial da sua escolhida. Eu me enquadro nesse segundo grupo. Tenho um amigo que é do primeiro. Acho que essa separação tem finalidade evolucionária: um tipo ou outro se deu melhor na história do homem e isso está nos genes de homens e mulheres.
As escolhas das mulheres que fazem inseminação artificial
As mulheres que escolhem o doador do sêmen escolhem loiro, alto (+ de 1,80 m) , atlético, magro, branco, idade entre 18 e 45 anos (evitar mutações). Inteligente e bonito não entrou na lista !!! Conheço duas pessoas que se enquadram na "especificação". Já as mulheres casadas preferem doadores parecidos com seus maridos para que o filho não gere suspeitas de infidelidade. Trata-se de um supermercado para escolher filhos e o filho lindo, loiro, branco e de olhos azuis, que irá ficar com mais de 1,80 m de altura ainda é o sonho de consumo das mulheres "descoladas" . . .
Os índices de reclamações
Os índices de reclamações precisam ser analisados com cuidado. Primeiro é necessário fazer uma média do tipo "tantas reclamações por cem mil clientes". Depois precisamos saber se as reclamações são devidas. Acontece por exemplo com planos de saúde. Imagine um plano de saúde que não controle seus vendedores e que aceitem pessoas que não entendem as regras ou que são enganadas no momento da venda. Quando a pessoa vai usar a seguradora declina. Ou seja, não houve o "fair play". Pode haver desonestidade e histórias contadas pela metade de ambos os lados, principalmente quando os valores são elevados. São relações de consumo e existe o código de defesa do consumidor. O melhor a fazer é evitar problemas e isso incluir em escolher nossos fornecedores com inteligência e sabedoria, fazendo julgamentos criteriosos antes.
Na hora de receber e na hora de pagar
Estou achando que todo profissional liberal aqui no Brasil é assim: na hora de fazer o preço pelo seu serviço o sujeito se valoriza ao máximo, cobrando caro e alegando qualidade dos serviços prestados e trabalho que terá. Já na hora de pagar seus empregados esses "profissionais" querem pagar o mínimo possível e explorar ao máximo o trabalho deles. A lógica deles é que quanto mais ganharem e quanto menos pagarem aos empregados mais rapidamente ficaram ricos. Assim sendo gostam de pessoas com dinheiro e que de preferência não façam perguntas ou questionem o que eles fazem. Para eles bom cliente é o cliente que não reclama. Eles também tem sempre uma desculpa e alguém para culpar caso o resultado pretendido não aconteça. Não existe um controle de qualidade ou um indicador confiável para medir a competência desses profissionais. A única coisa que existe é a reputação que eles constroem ou não . . .
Todas as vezes que comprei algo
É claro que também comprei coisas que não usei e onde o dinheiro foi perdido mas foram exceções e dispêndios de pequeno valor. Os demais negócios de valor elevado foram sempre pensados, racionais e atingiram os objetivos desejados. Foram três imóveis e nenhum deles foi vendido porque foi comprado "por engano", o que geraria perdas significativas. Foram vários carros e todos trouxeram mais ou menos felicidade e ficaram anos em meu pode. De novo, se fossem uma compra errada teriam sido vendidos em meses e por qualquer valor, com a finalidade de se ver livre do problema. Outras compras menores, como de eletrodomésticos, eletrônicos, móveis, etc sempre seguiram o mesmo caminho. Posso dizer que eu sei comprar porque sei muito bem o que quero e sou bem informado para conhecer o que o mercado pode me oferecer. Valorizo o meu dinheiro mas também valorizo o trabalho e o produto que estou comprando. Acho que sou uma exceção pois vejo as pessoas em geral serem limitadas e penderem somente para um lado.
Todas as vezes que vendi algo
Todas as vezes em que vendi algo e eu somente vendi imóveis ou carros, que são os únicos bens relevantes com valor de revenda, eram bons negócios. Ou seja, quem comprou vez um bom negócio. Eram imóveis e carros em bom estado, desejáveis enfim. Nunca vendi sucata ou imóveis em ruínas, cujo único argumento de venda era o preço. Isso é típico: o comprador reclama e o vendedor diz: por esse preço você queria o quê ? Existe uma relação universal que mostra que tudo que for desequilibrado tende a não durar no tempo. É assim com negócios, com amores, com empregos, com tudo. É a "maldição" da média. Ou seja, meu foco é a qualidade. Muitos preferem o preço, porque o preço obriga muitos a comprar ou fazer negócios em condições desfavoráveis e com isso o lucro é certo. Pode ser cruel mas é mais garantido. Você pode ter imóveis maravilhosos e carros idem mas podem não haver compradores dispostos a pagar por isso. É o famoso: pode até valer mas ninguém quer pagar. É a mesma coisa com empregados super qualificados. Ou mulheres caras, pouco práticas e que dão muitas despesas.
Como não ser ingênuo
A ingenuidade é coisa de criança e de velhos mas existem exceções. Ser ingênuo é acreditar nos filmes de hollywood quando eles mostravam uma realidade americana, por exemplo. Outra fonte de ingenuidade são as baladas românticas como as dos Beatles por exemplo. Todas seguem a mesma receita. Eles criaram uma ideologia e muitos foram impregnados por ela como eu. Uma forma de não ser ingênuo é ter conhecimento científico e colocar-se no lugar do outro. Esta é aliais uma das formas de se fazer negócios, pelo menos aqui no Brasil. Esta matéria nos leva aos riscos de ser feliz. Em teoria alguém que teve sorte na vida será feliz na infância e na velhice, porque estará livre dos demônios da preocupação nessas duas fases da vida.
Max e dica dolorosa
O Max conhece os dois lados: a empresa e o candidato a empregado. Ele se especializou em dar dicas para os empregados mas somente pode fazer isso porque conhece as empresas. Hoje mais uma vez ele falou das profissões do futuro que não dão futuro a ninguém. E ele recomendou para um jovem engenheiro ambiental que não arruma emprego na área que faça outro curso superior. É muito triste o que acontece com nossos jovens aqui no Brasil. Outros países também tem problemas mas talvez por eu ser brasileiro sofra na pele mais os problemas do Brasil. Como o nosso ambiente é hostil, todos ficam na defensiva, exceto os funcionários públicos concursados. A luta pela sobrevivência econômica financeira é feroz e as relações entre as pessoas são esgarçadas e os oportunistas estão sempre de plantão. Muito sofrimento acontece neste meu Brasil, infelizmente.
domingo, 24 de novembro de 2013
Orçamento daqui há 10 anos
Daqui há 10 anos provavelmente todos os da geração dos meus pais estarão mortos. Não existirão tios ou tias, nem pais nem mães. Em valores de hoje meu convênio médico terá mais que dobrado de valor e minha renda simplesmente não terá aumentando tanto ou até terá, caso eu tenha me aposentado com 2 salários mínimos. Por outro lado não existirá pensão da Thais, de forma que poderemos até ter algum equilíbrio. Como estarão as casas e os aluguéis ? E as heranças ? As casas dos Tios e do meu avô talvez tenham de ser administradas ad eternum e no final dos tempos poderão cair aos pedaços por falta de manutenção e irem a leilão por falta de pagamento de IPTU. É necessário portanto contar com pontos de descontinuidade também na entrada (início de aposentadoria) e de saída (fim da pensão da Thais). Esses pontos são representativos de forma que se conseguirmos sobreviver até a efetivação deles, o que eu considero plenamente possível, poderemos ter algum equilíbrio e sossego . . .
sábado, 23 de novembro de 2013
O preço das peças com baixa rotatividade
Quando falamos em um carro estamos falando de cerca de 3.000 ou 4.000 peças. Algumas peças se desgastam com o uso e o fabricante do carro as disponibilizará em quantidade suficiente espera-se. Acontece que mesmo essas peças podem demorar a serem vendidas e para o comerciante, peça parada no estoque significa custo maior, pois seu dinheiro está imobilizado no estoque e não girando e trazendo seu percentual de lucro esperado para o dono do negócio. É por isso que peças mesmo aparentemente simples podem custar muito mais quando o carro que as usa não tem grande volume de vendas, independentemente do carro ser nacional ou importado. Uma vez ouvi na troca de óleo quando perguntei porque o filtro de óleo era tão caro para o meu Focus Sedan Guia 2.0 que era porque o filtro só servia no meu modelo de carro e que portanto tinha pouca saída, permanecendo no estoque muito tempo para os padrões da loja. Por essa simples conversa podemos observar como as vezes iremos morrer numa boa grana conforme o modelo de carro que comprarmos . . .
O preço da revisão na concessionária
Quando você faz a revisão na concessionária não só a mão de obra é muito mais cara como também os preços dos produtos também o são. O resultado é que se deixa uma boa grana na concessionária a cada revisão. Como a garantia é de 3 anos você é obrigado a fazer pelo menos 3 revisões na concessionária. Trata-se de uma boa receita adicional para eles. Depois de expirada a garantia pode-se fazer as revisões em uma oficina de confiança e auto nível, mas essas oficinas em geral não fazem serviços mais complexos ou que exijam peças próprias de modelos menos vendidos, porque não tem estoque para tal. Essas oficinas irão comprar as peças na distribuidora da montadora, colocaram um ágio em cima e cobraram a mão de obra. No final pode até ser que o preço seja semelhante . . .
Bens de Consumo não duráveis
Tenho uma relação de amor com bens de consumo por conta da minha simpatia e proximidade com a publicidade e propaganda, que são essenciais no caso dos bens de consumo. No caso de algo teoricamente supérfluo, como filme e fotografia a propaganda era muito importante. Além da propaganda, era necessário o treinamento continuo em todo o processo para que bons resultados fossem obtidos. Voltando aos bens de consumo, o estágio econômico-financeiro da sociedade brasileira faz com que as empresas líderes em bens de consumo sejam as que vendem produtos alimentícios e bebidas. A única exceção é a natura, que também está entre as 10 maiores. Eu sou consumidor de alimentos e bebidas processados e vendidos por essas empresas. Carros também são bens de consumo mas são bens duráveis. No caso de bens de consumo semi-duráveis, aqueles que se desgastam após certo tempo, também tenho minhas preferências . . .
As empresas são : Bunge Alimentos, Cargill, Ambev, JBS, Sadia, Brasil Foods, Unilever, Natura, Souza Cruz e Nestlé.
O mercado automobilístico brasileiro dobrou de tamanho em 5 anos
Nunca produzimos tantos carros !!! Nunca tantas pessoas da classe C conseguiram comprar um carro zero. Nunca carros usados foram tão desvalorizados. Nunca tantos comerciantes independentes de carros fecharam as portas. Nunca as concessionárias tiveram tantos carros usados em estoque. Nunca foi tão difícil um particular vender um carro usado diretamente. Nunca houveram tantos congestionamentos nas saídas dos feriados aqui em São Paulo. Nunca tantos carros foram abandonados nas ruas. Nunca o estacionamento foi tão caro. Nunca antes na história deste país !!! Jogo de cartas marcadas: informação a rodo, lançamentos a rodo, promoções a rodo . . .
Os quatro objetivos
Os quadro objetivos são:
1. Mobilidade social de longo alcance.
2. Sucesso na escolha da "cara metade".
3. Sucesso na educação e encaminhamento dos filhos.
4. Ser feliz como resultado do alcance dos três objetivos anteriores.
1. Mobilidade social de longo alcance.
2. Sucesso na escolha da "cara metade".
3. Sucesso na educação e encaminhamento dos filhos.
4. Ser feliz como resultado do alcance dos três objetivos anteriores.
É fatal observar que os quatro objetivos idealmente são conseguidos em sequência cronológica. O primeiro objetivo depende da suas condições bio psico sociais ao nascer. Na astrologia trata-se da casa IV. Muitas famílias demoram gerações para conseguir o primeiro objetivo.
Imagine que você supere suas crises de forma positiva, ou seja, você obtenha desenvolvimento e consiga se formar médico pela USP, por exemplo e que você goste da profissão e seja um ótimo profissional. O primeiro passo estará conquistado.
No segundo passo ser homem ou mulher fará toda diferença. Para homens o sucesso social profissional e financeiro fará que ele seja objeto de desejo da maior parte das mulheres. Já para mulheres o efeito pode ser o contrário. Mulheres são mais valorizadas pela beleza e pela juventude. Então imaginemos que nossa mulher modelo também seja bonita e jovem para equilibrar as coisas. Hoje em dia esta fase estará muito facilitada pela internet desde que a pessoa acredite nesse caminho e desde que não tenha saído casado da Universidade ou até mesmo da escola de segundo grau. Nossos modelos poderão fazer buscas nos familiares, nas famílias dos amigos, nos seus círculos sociais. Tomando os devidos cuidados poderão escapar da maldição dos 70% de divórcios que temos atualmente.
Vencido o segundo passo, espera-se que o casal formado seja feliz e ideologicamente alinhado e que ao invés de brigarem muito sejam amigos. Com essas condições a chegada de filhos bio psico sociais adequados poderá ser bem sucedida. Menores serão os desafios que esses filhos irão enfrentar e por isso mesmo estarão mais adequados para efetuarem eles próprios a sequência dos objetivos nas suas próprias vidas.
Chegamos então ao quarto objetivo. Teremos um casal intelectual, rico, com os filhos encaminhados e feliz. Aqui um porém: nem sempre a felicidade poderá te fazer sempre bem mas no caso não temos algo melhor para buscar . . .
Avós e netos
Na maior parte das famílias os avós e os netos são cúmplices. Ambos tem muito tempo livre, não precisam trabalhar e são muitas vezes "crianças". Isso acontece também porque a maior parte dos velhos dependem financeiramente dos filhos que estão em idade produtiva e é claro que os netos são dependentes dos pais. Tenho um amigo que terá muito tempo para curtir seus netos pois teve quatro filhos !!! kkk ! Ele desse ser adepto daquela regra: da quantidade se extrai a qualidade !!! Meus pais viveram seus momentos com seus netos. Minha irmã também viverá. Já eu . . .
Nas famílias antigas, numerosas e pobres
Nas famílias antigas, numerosas e pobres, o filho que estudava mais ganhava mais e por conta disso tornava-se o "líder" dos seus irmãos. Interessante ficava a situação se não existisse um irmão homem bem situado, podendo haver concorrência com mulheres que ganhassem bem por motivo de aposentadoria ou pensão. As relações de disputa dos egos é notória. Acompanhei esse processo nos dois ramos da minha família. Vi certos personagens revelaram seu lado podre. Triste mas esperado. Quase científico !!!
O empresário esclarecido
O empresário brasileiro em geral é um troglodita, sem instrução e mandão. Por isso as empresas brasileiras vão a falência em poucos anos. Empresários brasileiros vivem dando cambalachos em empregados, governo, clientes. Em fornecedores é mais complicado e em bancos também. Esses empresários tem de comprar a vista e vender a prazo e sobrevivem muitas vezes porque roubam seus parceiros. Quem ousar criticar um ignorante desses, com ego inflado pela equação do Einstein, será demitido, mesmo estando com a razão. Esse tipo de chefe gosta de ser bajulado porque é vaidoso e muitos da sua laia tirarão vantagem disso. Não é a toa que os melhores candidatos procuram primeiro as multinacionais, depois as estatais e por fim as empresas nacionais . . .
Dia do Engenheiro Eletricista - 23 de Novembro
Hoje é o dia do engenheiro eletricista !!! O engenheiro eletricista é pouco conhecido pelo povão mas ele está por trás da vida no sentido da eletricidade e da informação (eletrônica). Os engenheiros eletricistas se dividem em eletrotécnicos, eletrônicos e telecomunicações. No meu diploma está escrito "Engenheiro Eletricista - Modalidade Eletrônica" . No entanto eu estudei telecomunicações . . .
Meu negócio era comunicações e não engenharia de telecomunicações !!! Ou seja, eu deveria utilizar as telecomunicações e não implementá-las !!!
Ser feliz pode lhe trazer problemas
Essa é a pura verdade !!! Primeiro quem é feliz primeiro atrai a inveja e o ódio dos demais infelizes. Depois quem é feliz costuma ser mais relaxado e sendo assim se expõe mais a riscos que outros evitam com facilidade pelo seu modo carrancudo e desconfiado. Quem é feliz pode descuidar da sua saúde e beber mais, comer mais, usar mais drogas. Ser feliz te faz ser otimista e isso pode ser um problema em certas épocas. Quem diria !!! Todos querendo ser felizes e isso nem sempre pode bom !!!
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
A dificuldade das pessoas escolherem
As pessoas tem muita dificuldade de escolher entre muitas alternativas. Trata-se de uma deficiência mental eu acho: a incapacidade de analisar muitas variáveis ao mesmo tempo. Podemos observar isso em um simples buffet por quilo: as pessoas param e ficam paralisadas ao ter de escolher entre as opções disponíveis. Vale o mesmo para alguém que vai comprar um computador, um eletrodoméstico, uma casa, um carro ou seja: qualquer coisa !!! As pessoas não sabem como estabelecer uma hierarquia adequada. E o que acontece ? escolhas erradas !!! Perda de produtividade. Perda de recursos preciosos. A primeira coisa que me ensinaram na Kodak foi a técnica dos SWOTS !!! A segunda coisa que me ensinaram é que comunicação não é o que você fala mas o que o outro escuta !!! Estou me lembrando daquela frase referente a um ignorante: ele não teve as experiências e as oportunidades que você teve !!!
Existem crimes que são punidos com pouca enfase e que podem ser muito lucrativos ou prejudiciais
São justamente esses crimes que compensam. O cinema nos passa a informação de que o crime não compensa. Afinal, o cinema tem de colaborar para uma sociedade melhor. Um desses crimes é o de estelionato. É por isso que todos nós já recebeu um telefonema de um estelionatário. É também o caso do crime de dano ao patrimônio. Não importa o valor do prejuízo. Caso o perpetrador do crime de patrimônio não tenha como pagar ficará impune. E geralmente é algum traste e lixo social que comete danos ao patrimônio. Portanto no Brasil não devemos esperar ajuda efetiva nesses casos. É preciso ser esperto e escapar desses criminosos, procurando fornecedores confiáveis e que tenham algo a perder em caso de pisarem na bola . . .
Quem é uma pessoa interessante ?
Depende do seu interesse !!! Para quem gosta de determinado cantor, um encontro com ele pode ser muito interessante. Para quem está procurando uma namorada uma mulher bonita pode ser uma pessoa interessante. Para quem quer discutir sobre qualquer assunto uma pessoa eclética pode ser interessante. Aqui entra o currículo da pessoa. Executivos podem ser chatos. Na verdade todos podem ser chatos e enfadonhos. O tempo que temos é pouco e precioso. Devemos dedicá-lo a quem o merece. A quem é recíproco e fica feliz com a nossa presença. A quem nos aprecia como ser humano e criação divina. É muito diferente de quem quer apenas fazer um negócio conosco. De quem vibra nessa frequência baixa.
Empresário no Brasil não tem cultura corporativa
A verdade é que poucos empresários no Brasil são grandes. E mesmo esses grandes empresários não são donos de multinacionais de capital aberto. As grandes empresas no Brasil muitas vezes são estatais, as quais também não são corporações no sentido estrito. Corporações são típicas da cultura norte americana. Foi lá que elas surgiram. Mesmo multinacionais europeias, coreanas ou japonesas em geral são empresas familiares e isso muda tudo. Os Estados Unidos são a maior nação do mundo e não é a toa. Um grande amigo está vivenciando um negócio comum com "empresários" brasileiros. Está descobrindo que eles gostam de mandar e que ficam raivosos quando não são obedecidos ou são questionados. Realmente a cultura corporativa é unica, em particular nas maiores companhias de capital aberto americanas. A experiência que tive com elas é muito preciosa e muito rara e pouco conhecida. Não posso esperar ser compreendido pelo "homem médio brasileiro" . . .
A média de idade do cenáculo de São Paulo
Nesta última terça-feira notei que o cenáculo de São Paulo é composto de pessoas maduras e idosos basicamente. Devemos ter 2 pessoas abaixo de 30 anos, umas 5 entre 40 e 50. Finalizando sobram 15 acima de 50. Não é difícil imaginar que a média deve ser 55 anos no mínimo. Simplesmente não atraímos jovens em São Paulo. Ninguém apareceu pelo site que está no ar há anos. Mesmo as pessoas que são convidadas vem algumas vezes e depois desaparecem. Quando essas pessoas morrerem a tendência é haver diminuição dos irmãos em São Paulo e talvez nos tornemos um túmulo, assim como o Rio de Janeiro é hoje e assim como são aqueles que visito no Cemitério da Consolação . . .
Todo delírio ou alucinação da psicose tem motivo e é explicável
Acabo de ouvir essa frase de uma psicanalista. Tenho experiência prática com isso e posso dizer que é a mais pura verdade. Pegando uma ponta, no livro de Freud "O mal estar da civilização" ele diz que o homem para viver em sociedade tem de reprimir sua sexualidade e sua agressividade. E o homem criou algumas saídas para fazer isso que seriam as drogas, a religião e as artes. Eu usei todas elas com a ressalva das drogas serem lícitas. Não foram poucos os porres que tomei na vida por estar de alguma forma desgostoso com o mundo. Sempre busquei respostas na religião também e as encontrei e finalmente sou um amante das artes, pois as considero a sublimação da humanidade.
O colégio Bandeirantes hoje
Hoje o colégio tem na terceira série do segundo grau 5 classes de exatas, 5 classes de biológicas e 3 classes de humanas. Tenho a impressão que no meu tempo já era assim, com a exceção de que esse equilíbrio somente era atingido no terceiro ano. Também no meu tempo não havia classe de humanas. O Bandeirantes era um colégio de engenheiros, com demonstrações de todas as fórmulas, ou seja, era um baluarte de ciência. Humanas não é exatamente algo muito científico e talvez por isso o colégio ainda hoje não seja o mais poderoso nessa área. Na minha época, 30 anos atrás, entravam muitos no primeiro ano mas bem menos aguentavam até o terceiro. Era o que os professores chamavam de "seleção natural". O colégio foi muito importante na minha vida. Muito do que estudei lá eu me lembro até hoje. Hoje em dia um poderia direcionar um pouco a mente de alguém indicando livros para essa pessoa ler espontaneamente. O nome disso é doutrinação. A escolha de um colégio como o Bandeirantes mudará a vida de uma criança ou adolescente porque imporá disciplina consciente e habilitará ao próximo passo que será a instrução. Vale cada centavo gasto com ele desde que a criança aproveite !!!
quarta-feira, 20 de novembro de 2013
Parentes vingativos denunciam mulheres "solteiras" pensionistas
Dá até para imaginar a situação: a mulher mantém relação estável e os parentes sabem. Aí esses parentes querem morder uma grana da "pensionista" e fazem chantagem: ou você me dá um dinheiro aí ou eu te deduro para o governo. Ai a "pensionista" não cede a chantagem e a "denúncia" é feita. Feita a denuncia é aberto o processo administrativo e depois o judicial e no final a pensionista continua recebendo a pensão, mesmo tendo três filhos, que são, segundo ela, frutos de namoros "rápidos" . . .
O Ego é inversamente proporcional ao conhecimento
A frase é do Einstein e mata a cobra e mostra o pau. Quanto mais conhecimento alguém possui e busca, tanto menor será o seu ego e por consequência a sua vaidade. Observe agora como uma pessoa gasta suas horas ao longo do dia e em particular suas horas de folga. Quanto leem livros de valor, que possam lhe permitir compreender melhor o mundo e resolver seus problemas mais prementes ? O conhecimento não ocupa lugar e pode fazer toda diferença na hora de sair de uma crise. A obtenção de conhecimento é praticamente gratuita hoje em dia com a internet e sites como a Estante Virtual. Ler o jornal não custa quase nada e é o básico. Quem não lê livros relevantes se coloca no lugar do analfabeto. Quem conhece vai mais longe, perde menos, é mais feliz. Isso vale tanto para o autoconhecimento quanto para o conhecimento mundano. Vale também para o conhecimento esotérico ou oculto. O conhecimento é neutro. Ele serve ao seu senhor, seja para o bem ou para o mal.
terça-feira, 19 de novembro de 2013
A crise e a sua solução: regressão ou desenvolvimento
Toda crise pode ter dois desfechos distintos: no caso dela ser bem resolvida teremos um desenvolvimento. No caso da pessoa sucumbir teremos uma regressão. Uma crise é um problema em geral. Algo nos perturba e nos tira o sossego. Desse desequilíbrio surge a necessidade de fazer algo para voltar a homeostase. Aqui é que a inteligência, a sabedoria e a informação fará toda diferença: o que se faz e como se faz levará o desfecho da crise para o desenvolvimento ou para a regressão. E como nos ensinou Peter Druker: é preciso confiança. E confiança se obtém pela comunicação eficaz e pela compreensão do outro. Vivi muitas crises. Na verdade vivi crises demais, tanto que elas se acumularam e me fizeram ficar doente e então regredir.
Um empreendedor será rico se fizer muitos outros também ricos
A diferença é que a riqueza dele será constituída por uma pequena quantidade de dinheiro transferida de cada um dos seus clientes, que se tornaram ricos por comprar os produtos ou serviços que ele fornece. Existem grandes invenções como a eletricidade que mudaram o mundo, aumentando muito a produtividade em geral. O mesmo aconteceu com a revolução industrial. O que eu tenho a oferecer não é desejado por muitas pessoas e poucos estão dispostos a pagar pelo o que eu tenho a oferecer. Mesmo quando procuram o terapeuta as pessoas querem que seus problemas sejam solucionados. Não querem mudar muitas vezes de verdade. Querem que num passe de mágica seus sofrimentos sejam mitigados. Para um terapeuta ficar rico ele precisa ter resolvido uma boa parte dos problemas de seus clientes e com isso ganhar fama. Como disse o Gikovate: o psicólogo sabe a solução de tudo mas não resolve nada. Talvez por isso existam apenas 2% de pessoas com grande inteligencia intra-pessoal: simplesmente não sobreviveram e foram selecionados poucos indivíduos com esse tipo de inteligência: a maioria foi comida pelos leões. Eu mesmo sou privilegiado por conta de uma situação familiar que também é uma exceção . . .
O tamanho do estado brasileiro é fruto da desídia e desinteresse dos próprios brasileiros
No Brasil tudo passa pelo governo. O governo toma o lugar de todas decisões individuais que são negadas a todos os indivíduos. O Brasileiro típico adora ser tutelado pelo governo e seus agentes. Aqui os intermediários sempre vencem e podemos observar isso nas coisas mais simples, como compra e venda de carros ou no aluguel de uma casa. O governo precisa fornecer tudo para seus cidadãos. Quando não existe dinheiro para isso, haja vista que o próprio governo é dispendioso, ficam as eternas reclamações. Não é a toa que temos um governo de esquerda no Brasil: afinal, os que querem manar nas tetas do governo são muito mais numerosos do que aqueles que querem vencer por conta própria. Alguém com Urano na casa I teria de sofrer mesmo aqui no Brasil . . .
O salário que a empresa lhe paga
As empresas tem uma descrição do cargo e para cada descrição é atribuído um salário. Para determinados cargos é exigido nível superior, porque a empresa entende que somente pessoas com essa qualificação podem desempenhar a função devidamente. Fazer cursos de pós graduação pode te autorizar a competir por cargos mais elevados na hierarquia da empresa. Esse é inclusive o argumento de muitos chefes para negar promoções a seus subordinados. Não se iluda: ninguém é promovido sem o aval do seu superior imediato. E também ninguém no mercado te pagará mais pelo que não utilizar do seu currículo, seja em experiência ou em cursos. Eles nem te contratarão caso o seu currículo seja muito bom para evitar que você se sinta frustrado com o salário abaixo das suas expectativas . . .
A hora de vender sua casa
A hora de vender sua casa é quando ela já não serve mais para você por algum motivo. Outra razão é quando se é um especulador imobiliário e o mercado está favorável. Um terceiro motivo é quando você precisa aumentar sua capacidade financeira para pagar despesas crescentes, ou seja, é preciso fazer frente a despesas essenciais e o único meio é consumir patrimônio acumulado.
A hora de vender seu carro
Na Kodak era 5 anos de uso ou 100.000 km, o que acontecesse primeiro. Nunca fiquei com um carro até 100.000 km. No momento mais difícil fiquei com o carro até 82.000 km se me lembro bem e 9 anos de uso. Rodo uns 12.000 km por ano, portanto para chegar a 100.000 km meu carro demoraria uns 8 anos mais ou menos. O que mais pesa em um carro velho são os custos de manutenção, em particular os custos das peças. Caros importados tem depreciação muito mais acelerada e custos de manutenção cada vez mais proibitivos, o que levou um consultor a recomendar a venda aos 50.000 km ou 3 anos. Ele também diz que quando os gastos com manutenção ultrapassarem 10% do valor do carro é a hora de vender. Vendi meu ultimo carro com praticamente 4 anos de uso por conta desses gastos elevados com manutenção, que provavelmente foram aumentados pelo uso constante do carro em viagens. Na hora de vender um comerciante irá desvalorizar seu carro em 20% ou 30% do preço constante na tabela FIPE. Portanto um carro já bem desvalorizado pelo uso perderá menos nesse quesito. Meu carro atualmente tem 33.000 km e nem 3 anos de uso. Não pretendo me preocupar com troca de carro pelos próximos 2 anos pelo menos e embora tentado a comprar um importado sei que vou acabar ficando com algo bem mais barato e nacional mesmo.
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
Um casamento entra em crise quando . . .
Quando o que oi combinado consciente ou inconscientemente não estiver mais sendo cumprido. Exemplo: uma mulher casa com alguém pela promessa de ser uma dondoca e não precisar trabalhar. No momento que o marido fica desempregado ou vai a falência essa promessa é quebrada e por conta dela o casamento acaba. O marido casa com uma mulher carinhosa e fogosa na cama, Após o casamento essa mulher acha que já fisgou o peixe grande e que não precisa fazer mais nada em termos de carinho e sexo. Uma mulher casa com a intenção de ter filhos e o marido faz uma vasectomia secretamente. Observe que em todos os casos citados houve traição do que a pessoa achava que merecia ou que havia sido combinado. O interessante é que quase todos casamentos são feitos com base em interesses nem sempre explícitos mas sempre presentes, independentemente das mentiras que os pais, o cinema e a sociedade contam. Somente algumas poucas almas elevadas podem casar-se por motivos honestos e decentes, almas essas que superaram o egoismo natural da maior parte das criaturas.
O ego é inversamente proporcional ao conhecimento
Dizem que a frase é do Einstein !!! Achei-a maravilhosa !!! Quanto mais ignorante mais importante a pessoa tem de se achar e com isso mais vaidosa e compradora de bens materiais será !!! Quanto mais conhecimento uma pessoa tiver mais ela se vestirá como Gandhi !!! kkk ! O Gikovate diz que se alguém quiser se vestir com Gandhi provavelmente será muito vaidosa, de forma a querer chamar a atenção por conta de outro excesso, no caso pelo excesso de despojamento. Pessoas que tem muito conhecimento sabem o porque as coisas são como são e porque não podem ser diferentes. Esses pessoas podem utilizar seus conhecimentos para explorar os ignorantes ególatras, produzindo produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades e assim ficarem ricas. É o que faz a publicidade e propagando em geral. Compre isto e transforme-se em uma outra pessoa: mais rica, mais bonita, mais inteligente, mais jovem. Como a maioria é movida pelas emoções, graças a uns 195.000 anos de evolução (ou mais racionais devem ter sido comidos pelos leões antes de passarem seus genes adiante) essas estratégias continuam a dar certo. É a mesma coisa com relação a escolha do líder ou do parceiro sexual . . .
As casas pessoais e as casas sociais
As casas pessoais são aqueles em que o indivíduo pode atuar de algum modo de forma direta. Já as casas sociais somente podem agir parcialmente como reflexo do que o indivíduo fez nas casas pessoais. Para alguns nada existe a ser feito em termos pessoais mas muito existe para colher em termos sociais. É o Zé Mané ou a menina bonita que nada vez por si só, como passar no vestibular de medicina da USP mas que se casa com alguém rico, bonito, inteligente, jovem, etc. Ou então o Zé Mané ou a menina bonita que alcança o estrelato e a fama em algum programa de televisão por exemplo. Pode acontecer também na política e temos o Lula para mostrar isso. Observe que são processos sociais: o dinheiro, o sucesso, etc vem através dos outros e não do esforço próprio. As macumbas entram aqui . . .Para a maior parte das pessoas acontece delas fazerem algo e obterem uma reputação e assim continuarem. Alguns fazem muito e não recebem o retorno esperado também. A explicação pode estar no Carma e no Dharma . . .
Um jogo de cartas marcadas na vida profissional
Mais até que no amor, onde as emoções podem turvar as decisões racionais, na vida profissional quase tudo é racional e justificado pelas ideologias dominantes. No trabalho paga-se por algo. Além disso se dá valor para algo. E tudo é medido, pelo menos nas empresas privadas. Estamos falando da casa X no caso do trabalho e da casa VII no caso do casamento. A sorte (ou o carma) ficam para a casa I (o próprio indivíduo, sua bio psicologia) e para a casa IV , que é a família em que ele escolheu nascer para enfrentar os desafios de que necessita. A família dá ao indivíduo o "social" que faltava para termos o bio psico social que constitui cada ser. Metade é destino ou Carma e metade são cartas marcadas . . .
Um jogo de cartas marcadas no amor
Previsão de 95% sobre o futuro de casamentos !!! A sociedade nos educa para o trabalho, pelo menos para os homens e que do trabalho virá o casamento, os bens materiais que trarão conforto, os filhos, etc. O que a sociedade não nos previne é que existem mulheres apenas interessadas no dinheiro que podem ganhar dos homens. Essa possibilidade é real e sempre possível, em especial para uma mulher bonita. O que os homens deveriam fazer é se instruírem de forma a identificar e eliminar essas pistoleiras das suas pretendentes. E é nesse sentido que a pesquisa é muito reveladora: discordâncias entre filhos, orçamento doméstico e sexo são suficientes para eliminar pistoleiras golpistas. A regra é sempre verificar se a pretendente é uma pessoa leal e honesta. O resto é consequência . . .
Somente 2% dos idosos são poderosos e não dependem de nada nem de ninguém para se manterem na velhice
Sempre digo que o Brasil é o Brasil dos 2% e mais uma vez vejo minha profecia se realizar. O problema é conseguir estar entre esses 2% na hora de se aposentar. É por isso que Maria Luquet tenta educar a patuleia sobre planejamento financeiro. Pessoas previdentes são a exceção da exceção aqui no Brasil . . .
Sandero entre as 10 melhores compras de carros usados
Pelo menos é o que diz a matéria da Exame publicada no site. Baixo custo de manutenção é um dos motivos. Vamos ver na hora de vender. Carros da FORD podem sofrer até 30% de desvalorização pelas próprias concessionárias em cima do preço da tabela FIPE. São muitos milhares de reais e um prejuízo considerável. Eu me lembro do que um repórter da revista Quatro Rodas ouviu ao tentar vender um carro da Hyndai o I30: Esse carro ninguém quer pois as peças dele são caríssimas . . .
A verdade é que os brasileiros não querem mais carros usados ou pelados. Estão comprando carros novos financiados já equipados e deixando suas carroças nas concessionárias.
domingo, 17 de novembro de 2013
Somos 26.000
Apenas 26.000 pessoas no Brasil podem ostentar um diploma da Escola Politécnica da USP na sua parede aqui no Brasil. A Escola Politécnica é uma instituição centenária e com certeza é uma das melhores escolas do Brasil e dentre as que não são instituições militares a melhor do Brasil. É por isso que digo que quem tem um diploma da Poli tem QI de pelo menos 130 e com certeza não estou errado. Dizem que o Brasil formou um milhão de engenheiros até hoje. Não faço ideia da procedência desse número mas o número dos formandos da Escola Politécnica saiu diretamente do seu site . . .
Erros crassos
Erro crasso número um: achar que alguém vai mudar e se aperfeiçoar com o passar dos anos. Isso somente vale para quem é auto-didata e tem como objetivo de vida evoluir sempre.
Erro crasso número dois: escolher engenharia pelo salário inicial para ao engenheiro quando existe demanda para essa profissão.
Erro crasso número três: confiar em quem é dissimulado e se cala quando é pego trapaceando.
Erro crasso número quatro: Achar que família é uma maravilha igual os filmes de Hollywood mostrava.
O porquê os terapeutas são procurados
Terapeutas são procurados para resolverem problemas que todos os demais médicos não conseguiram identificar e corrigir. Ou seja, depois de tentar de tudo, o sujeito é convencido ou se convence que tem de procurar ajuda psiquiátrica, psicológica ou psicanalítica. Esses devem ser a grande maioria porque a necessidade é a mãe de todas as virtudes. No entanto, existem pessoas mais sofisticadas, que querem ser bem resolvidas na vida, que são muito exigentes consigo mesmas em geral e que buscam técnicas psicodinâmicas, de re-estruturação da sua psiquê, de forma a viver e se relacionar melhor. Esses terão de ser quase que obrigatoriamente pessoas ricas ou então posicionadas na porção mais rica da população, pois fazer analise não é barato e pode ser muito demorado. Essas pessoas devem ser ainda mais raras porque quem consegue ganhar muito dinheiro em geral acha que está no caminho certo e que não precisa mudar nada. Como diz o Valentim Gentil: indico terapia ou psicoterapia ou análise para quem tem potencial . . .
Previsão para quem vai se divorciar: 95%
Um pesquisador americano em uma pesquisa resolver observar a interação entre casais durante uns poucos minutos. Dessa observação ele vaticinou com 95% quem ia se separar. Somos tão óbvios para o olhar atento de um especialista !!!
A tentativa de passar a sua ideologia para os filhos
A maior parte dos pais repete o que seus pais fizeram. Poucos tem consciência do que é preciso fazer hoje para obter resultados daqui 5 ou 10 anos na educação dos filhos. Além disso cada filho é um indivíduo, tem sua própria biologia e ideias. Ninguém consegue formatar a cabeça de seu filho em 100% das questões por o mais importante é instruir esse filho, ou seja, ensiná-lo a pensar, a buscar por si só as respostas as suas questões. Também depende da época em que se vive devido as interferências do meio. O que vejo é que muito poucos amigos e parentes tem conseguido resultados excelentes em termos de doutrinamento ideológico . . .
quinta-feira, 14 de novembro de 2013
O mapa das telecomunicações do mundo
O mapa das telecomunicações do mundo mostra como são os relacionamentos entre os diversos países. Não são todos os países que tem raízes culturais para manterem comunicações entre si de forma significativa. As comunicações precedem os negócios. Quem não consegue se comunicar não consegue se fazer entender e não entende o que o outro fala ou escreve, inviabilizando uma compra por exemplo. Vale o mesmo para turismo ou qualquer outro tipo de intercambio. Religiões diferentes, maus tratos ao estrangeiro, diferenças culturais, comidas exóticas: tudo isso são barreiras que dificultam as trocas. Para os produtos uma vez definidas as especificações e conferidas adequadamente tudo deve funcionar. Serviços são utilizados apenas por quem pega um avião e vai visitar determinado país. O mundo não é em geral um lugar muito civilizado e agradável. Muitos países são hostis e desagradáveis. Outros são decadentes. Muitos tem cidades horríveis e insalubres. Alguns lugares são devastados por desastres naturais. Existem áreas com invernos rigorosos e outras com calor insuportável. As ligações aéreas bem como sua frequência e demanda são um bom indicador das "nações amigas" . . .
Nosso mercado interno permite que certas multinacionais de bens de consumo se instalem aqui
Nosso mercado interno pode representar centenas de milhares ou mesmo milhões de unidades de manufaturados. É assim que geladeiras são produzidas no Brasil, televisores, celulares, etc. Muitos desses mercados comportam em geral dois grandes produtores manufatureiros. São aparelhos que entram na linha de montagem, ou seja, são montados em série. Vale o mesmo para os carros, com a ressalva de que existem mais fabricantes. Mesmo quando temos dois fabricantes temos vários produtos na linha. São essas as multinacionais que temos aqui. Com elas temos que resolver problemas de logística, pós-venda, garantia e manutenção. Todos esses produtos são bens duráveis mas tem uma vida útil. São eternos os prédios residenciais e alguns móveis de madeira maciça. Os livros podem durar séculos. Joias podem durar muito. Armas que ficavam para sempre na família passaram a ser descartadas. O resto são bens semi-duráveis como roupas e bens não duráveis, que são descartáveis. Existe demanda para todos esses bens mas não existe condições de fabricar todos internamente, donde muita coisa é importada diretamente e outras são importadas como insumos para as empresas nacionais.
quarta-feira, 13 de novembro de 2013
As mulheres e seu valor
Durante a época em que as pessoas moravam no campo e terra não era problema interessa uma mulher robusta, que fosse boa reprodutora e desse muitos filhos fortes para seu marido colocar para trabalhar na roça, aumentando a riqueza. Quando houve a migração para a cidade esse modelo caiu em falência. Não interessa ter muitos filhos na cidade, porque eles representam despesas e não receitas. As mulheres então passaram a serem desejadas para serem as rainhas do lar, dando suporte para o marido ganhar dinheiro e responsabilizando-se por tudo referente aos assuntos gerais e as crianças. Agora as mulheres não sabem para que servem: ganham dinheiro, não precisam dos homens para quase nada e portanto estamos vivendo uma nova crise de transição. Estamos mudando da necessidade para algo opcional. No aspecto trabalho braçal ninguém precisa mais de ninguém, nem homens nem mulheres. No campo intelectual ainda existem diferenças, porque ainda existem profissões afeitas a cada gênero. Quem tem a ganhar ? somente aqueles casais que entendem que podem ter relacionamentos sinérgicos, que tenham a mesma ideologia, que sejam parecidos em suas intenções e objetivos. Que tenham real prazer em sua companhia recíproca. Sai a necessidade e entra o prazer.
Nossas maiores exportadoras de manufaturados são as montadoras
Faz todo sentido, afinal carros tem mais valor agregado que geladeiras, por exemplo. As empresas montadoras tem estratégias globais de investimento e distribuição de veículos. Elas produzem MILHÕES de unidades todos os anos. E investem em novas tecnologias. Já existem pessoas dizendo que os carros serão o novo cigarro no futuro. Será ?
Peter Druker - Uma grande organização é formada na confiança
Somente assim é possível fazer uma grande empresa e ainda torná-la uma multinacional. É preciso confiança e confiança é conseguida pela comunicação e pela compreensão do que cada um term de fazer. Imagino que é a mesma coisa em uma grande família: é preciso confiança, muita comunicação e compreensão do papel de cada um na sociedade familiar. Eu poderia extrapolar e dizer que uma sociedade e um governo competente precisa das mesmas coisas: confiança. comunicação e compreensão do que cada um ter de fazer e porque. Pessoas pequenas, pequenos negócios tocados apenas pelo dono não precisam de confiança nem de comunicação: o dono está vigiando o tempo todo. É por isso que as grandes empresas, em particular as multinacionais são as mais democráticas organizações que existem fora governos compostos por concursos públicos. É dessa diversidade de ideias, concepções e ideologias que saem as inovações, os grandes investimentos, a melhor aplicação do conhecimento e as melhorias que temos hoje em dia.
terça-feira, 12 de novembro de 2013
Riscos
Existem riscos que não valem a pena serem incorridos e existem riscos que precisam ser corridos !!! E o que irá decidir qual risco é qual é a sua inteligência e sabedoria. A probabilidade pode te orientar nessa decisão. O seu autoconhecimento também. Por exemplo: você nasceu com algum talento artístico e todos reconhecem isso. Nesse caso esqueça que somente 2% vivem de atividades artísticas e vá em frente !!! Outra situação é a de investimentos ou então de jogar na loteria. Neste caso o acesso a informação faz toda diferença a menos que você tenha informações privilegiadas. Outro risco que vale a pena: procurar uma pessoa para ser feliz afetivamente e tomar a iniciativa (para homens). Já quanto a escolha do emprego a decisão pode ser muito difícil para jovens sem informações confiáveis. E quanto ao risco de ter filhos ? de novo vai depender de uma análise profunda mas não será suficiente, porque sua mulher pode nunca ter sido mãe e muito menos ter se preparado para tal. Muitas pessoas não conseguem imaginar o futuro e somente percebem no que se meteram quando estão no meio do furação e aí essas pessoas despreparadas querem uma mágica para safar-se da situação difícil. Arriscar-se em uma sociedade ? novamente uma boa análise é necessária e mesmo assim pode ser insuficiente. É o mesmo caso do casamento que é uma sociedade. Todos devemos correr riscos mas somente riscos calculados e devemos apenas nos envolver com quem tem algo a perder, porque a luta com quem não tem nada a perder é desigual e até imoral.
As pessoas em geral mantém o status quo
Exceto no ambiente empresarial empreendedor as pessoas em geral mantém o status quo. Isso acontece porque empregados na iniciativa privada ganham pouco e arrumam empreguinhos com certa facilidade, empregados públicos não tem como ficar desempregados e profissionais liberais uma vez estabelecidos não perdem mais seu status. Grandes quedas de padrão de vida acometem quem tem surtos psicóticos ou esquizofrenia. Outras doenças incapacitantes levam a aposentadoria pelo INSS e o padrão pode cair também. A seguridade social existe para isso: para evitar que desgraças acabem com a vida das pessoas e elas passem a serem indigentes. As pessoas mantém seu status quo até mesmo pelo recebimento de heranças. Também não podemos desprezar o capital social conquistado, que possibilita conseguir um emprego por indicação. É difícil ver alguém vender uma casa própria e ir morar de aluguel por ter de usar o dinheiro da casa em algo, como por exemplo em uma empresa. Isso em geral acontece somente com empresários que podem ter passivos elevados com empregados, o governo ou seus clientes. Já o carro pode variar conforme a época da vida da pessoa e suas prioridades, valendo o mesmo para viagens e outras despesas supérfluas. O mais importante é que manter amizades custa muito pouco e não existe desculpa para não mantê-las !!!
Vocação dos favelados é continuar favelado
Pesquisa recente mostrou que 10 anos de "avanço" na economia e no salário mínimo não fez os universitários aumentarem nas favelas. São apenas 1,6% os universitários da favela. Eles tem acesso a bens materiais mas não ao estudo que é tradicionalmente o que define uma classe social. Por isso a vocação dos favelados é continuar favelados !!!
Vocação dos formandos em faculdades particulares de ponta é serem executivos
Devemos lembrar que 98% das empresas são nacionais aqui no Brasil. Devemos lembrar que as grandes empresas nacionais tem donos brasileiros. E que donos brasileiros querem executivos "espertos" mas nem tanto, porque o dono sempre dará a palavra final. E aqui no Brasil existe o ditado: pai rico, filho nobre e neto pobre. As empresas multinacionais são uma exceção e em geral tem códigos de honra e ética muito rígidos, afinal sobrevivem em muitas culturas diferentes e tem know how. Essas empresas multinacionais podem recrutar jovens brilhantes da USP por exemplo ou executivos de faculdades particulares de ponta, desde que se adaptem a regra do jogo.
Vocação dos oriundos da classe média espertos é serem profissionais liberais
Sim essa é a vocação dos "espertos" de classe média. São os advogados que cobram conforme a riqueza dos clientes, são os dentistas que fazem o mesmo e os médicos. São os escritórios que essas mesmas profissões criam. Eles se especializam a prestar serviços para os ricos e não importa de onde venha a riqueza, quer sejam políticos, grandes empresários, funcionários públicos graduados ou outros profissionais liberais que nem eles. Assim eles também ficam ricos e deixam os problemas dos pobres para o governo resolver . . .
Vocação dos pobres "espertos" é serem empresáros
Milhões tentam ser empreendedores aqui no Brasil todos os anos. Em geral são jovens ambiciosos que sendo pobres não veem com bons olhos os empregos tradicionais que pagam mal para sua classe social e nível de instrução. Quem vence no entanto no empreendedorismo são os mais bem preparados e com mais instrução. Daí a necessidade do valente empreendedor se aperfeiçoar com o tempo, fazendo cursos e se aprimorando.
A vocação dos alunos formados pela USP é serem funcionários públicos
Essa é a realidade de quem passou no vestibular mais concorrido e também foi submetido as maiores exigências durante a graduação em termos de desempenho acadêmico. São esses alunos, acostumados a serem bons no que fazem e a passarem em concursos, que usando da sua inteligência optarão pelo serviço público aqui no Brasil, verdadeira viúva rica para sua vida profissional. Por preconceito ou não. já que existe pessoas que pensam que aqueles que são acadêmicos são apenas teóricos e pouco práticos, o mercado privado muitas vezes prefere formandos em certas faculdades particulares, que, em teoria, forma alunos mais para as necessidades que o mercado precisa. Mesmo em engenharia existem as empresas de economia mista do governo e em tempos normais a infra-estrutura é um investimento necessário que o governo faz. Portanto nem mesmo os práticos engenheiros ficariam desamparados caso quisessem um empreguinho público. A exceção acontece com certas modalidades da engenharia muito especificas ou então em décadas de recessão e baixo crescimento econômico, quando o governo não repõe pessoal e muito menos faz investimentos em infra-estrutura e grandes obras. Alunos formados pela USP também fazem muitas vezes pós-graduação e tornam-se professores universitários. Essa é a vocação natural dos uspianos . . .
O primeiro emprego do povinho
O primeiro emprego das mulheres do povinho é no comércio em geral. E o primeiro emprego dos homens do povinho é em geral na construção civil. Elas como balconistas. Eles como ajudantes de pedreiro. O setor primário emprega pouquíssimas pessoas. E o terciário, como bancos, exige mais estudo, melhor aparência física. Restam os concursos públicos e aqui pela necessidade de estudar e não trabalhar temos a predominância da classe média. Nas profissões liberais também temos predominância dos mais ricos. A universidade como meio de ascensão social e o empreendedorismo como alternativa. São essas as opções e somente essas.
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Resultado de dois testes recentes
Fiz dois testes recentes na internet. O resultado foi que eu sou equilibrado em termos de características masculinas e femininas e que eu sou bem resolvido psicologicamente. Outro teste uma vez propôs que eu era aluno de psicologia ou psicanalisado há muito tempo pela qualidade das respostas que eu marquei. Eu faço psicoterapia porque gosto, para auto-conhecimento e porque o convênio paga. É claro que a ideia do convênio é autorizar psicoterapia apenas para resolver algum problema e por isso exigem o CID preenchido pelo psiquiatra e uma entrevista com o psicólogo depois antes de autorizar as sessões. Terapias psicodinâmicas que podem durar a vida inteira não são cobertas pelos convênios. Eu estou muito satisfeito com os resultados que obtive. Eles são a prova inconteste de que consegui chegar a um equilíbrio que sempre busquei, depois de ter cometido todo tipo de excesso.
A primeira aluna no vestibular da UNIFESP em medicina
Outro dia li uma matéria sobre a menina que conquistou esse posto. Ela era filha de pais oftalmologistas, estudou no Bandeirantes desde a 6 série e sempre foi a primeira aluna. Observo que essa não é a primeira vez que isso acontece e do mesmo jeito. Observe que a receita existe: mulher, filha de pais intelectuais ricos com grande capital financeiro, intelectual, social e simbólico. Realmente não é surpresa . . .
Quem teve falhas na aceitação e na disciplina precisa compensar com a instrução
Quem não nasceu filho de pais intelectuais e ricos com certeza teve "buracos" na sua aceitação (a mãe pode ter sido incompetente ou então pode ter preferido dedicar-se a ganhar dinheiro) bem como na sua disciplina (um pai pode ter sido relapso na sua função de apresentar o mundo ao filho e iniciá-lo nas mais diversas áreas do conhecimento. Digamos que 99% dos 2,9 milhões de bebes que nascem todos os anos no Brasil não escapem dessa sina. Resta no entanto uma esperança: esses bebes podem se instruir e através da instrução e serem auto-didatas poderão compreende o que aconteceu com eles e sendo seres superiores não cometerão os mesmos erros com seus próprios filhos, presenteando-os com uma situação muito melhor que a que eles mesmos tiveram. Em termos de instrução em teoria podemos avanças sozinhos e nada pode nos impedir de progredir e evoluir. Somente a teimosia e a burrice pode impedir o indivíduo de avançar.
domingo, 10 de novembro de 2013
56% dos que vão para a balada vão encher a cara
É isso que nossas famílias, escola e sociedade estão produzindo: lixo na forma humana !!! Percebe-se o elevado grau de infelicidade dessas criaturas. Grande parte das informações mostram que nossa sociedade não caminha para a Fraternidade e para a felicidade. Ao contrário, caminhamos para a doença e a morte. Velhos são insuportáveis e agora jovens também ! São Paulo é uma cidade feia. A saída das pessoas tem sido comer. Nossa assistência aos doentes mentais é uma piada. Não existem ganhos sinérgicos a vista. O voto de Pareto está cada vez mais atuante. A competição é cada vez maior e muitas vezes cada vez mais suja. Os conflitos são cada vez mais frequentes e a produtividade cada vez mais baixa.
sábado, 9 de novembro de 2013
75% dos universitários que namoram brigam
Essa é a prova da falência da nossa sociedade em criar um ambiente benéfico para a formação das famílias. Percebe-se que a origem dos divórcios futuros já existem na fase de namoro. Ninguém parece se importar com isso, além de alguns acadêmicos. Pelo contrário, existem muitas pessoas que ganham a vida por conta desse cenário. Percebemos que errar na profissão e na sequência no relacionamento é quase um epidemia. Pessoas insatisfeitas com sua profissão e com seu relacionamento irão descontar em alguém próximo, como a família. Quem não sofre com esses problemas está nem ai para aqueles que sofrem. Quem sofre vai ficar doente em algum momento e vai causar prejuízos para a sociedade, na forma de afastamentos do trabalho e outras perdas associadas. De novo alguém irá ganhar com isso, sejam médicos e laboratórios. As empresas vão demitir os que ficarem doentes e o problema passará para a sociedade e para o governo. Baixa produtividade será sempre a regra por aqui caso esses problemas não sejam resolvidos. Por hora parece que não serão resolvidos . . .
Zoodiaco
Imagine cada um dos signos como personas. Você pode ser leonino em algo, capricorniano em outra situação e por ai vai. Como cada um reage é um mosaico de todos os signos porque eles reunidos no zodíaco são uma mandala. Cada um com sua necessidade de experimentar sofrimentos cármicos. O que é bom e certo para um não é para o outro. E temos as estatísticas mostrando tudo o que pode ser medido. O estrelato no palco ? Leonino. A chefe autoritário ? Escorpianos ou Capricornianos. O tímido recluso em seu castelo ? Canceriano. O atrevido insolente ? Ariano. O acumulador possessivo ? Touro. O meticuloso neurótico ? Virgem. O superficial social ? Libra. O obstinado por suas ideias ? Aquário. O perdidão sonhador ? Pisciano. O frágil e volúvel ? Geminiano. E o valente e intrépido ? Sagitariano. Quem tem de carregar a cruz mais leve ? Alguns são líderes naturais. Outros são mais inteligentes. Alguns são mais humanos. Outros mais egoístas e possessivos, ligados a matéria. Emoção é o que nos move. E vida é movimento. Signos bovinos . . . tem quem goste também. Eu sei reconhecer cada uma das qualidades dos signos bem como seus defeitos. Busco sempre o equilíbrio que significa tem todos os signos dentro de si. Assim é preciso ter iniciativa (Áries). É preciso manter o que se conquistou (Touro). É preciso conhecer aquilo que nos é próximo (Gêmeos). É preciso recolher-se as vezes (Câncer). É preciso brilhar (Leão). É preciso organizar (Virgem). É preciso socializar (Libra). É preciso comandar (Escorpião). É preciso voar e viajar (Sagitário). É preciso mandar (Capricórnio). É preciso compartilhar (Aquário) e é preciso sonhar (Peixes).
Todas as outras características desejáveis são muito claras
Quem é feio sabe que é feio. Quem é pobre sabe que é pobre. Quem é velho sabe que é velho. Quem é imaturo não sabe que é. Maturidade tem a ver com a capacidade de se colocar no lugar do ser humano médio e não dos evoluídos. Para quem é feio existe o espelho. Para quem é pobre existe o imposto de renda, o carro, a casa. Para quem é velho existe o RG. Ai quem é feio procura gastar dinheiro para ficar bonito. Quem é pobre procura parecer rico. Quem é velho procura aparentar juventude. Quem é imaturo não sabe que é e ninguém vai lhe dizer. Quem é burro também não fica sabendo, porque ninguém se atreve a lhe dizer.
Quem é burro não sabe que é burro
Essa foi uma das conclusões de pesquisa recente. É a pura verdade ! Quem é burro e toma decisões imbecis acha que está fazendo o certo. Não percebe o alcance de suas decisões e frequentemente é "surpreendido" pelas suas consequências . . . pessoas egoístas que somente pensam em si mesmas muitas vezes não respeitam os direitos dos outros e com isso sofrem as consequências de seu egoísmo. Caso todos nós pudéssemos ser auto-suficientes essa estratégia poderia dar certo. Esse tipo de pessoa confia que pode comprar tudo e todos. Tem um pensamento "tacanha" e sempre estará só nos momentos de dificuldades e sofrimentos.
Quem não tem amigos acha que amigos não são necessários
Quanta estupidez meu santo Deus !!! Cheguei a conclusão de que existem pessoas tão ignorantes que acham que por não terem amigos amigos não existem ou não são necessários !!! Um amigo pode mudar sua vida para muito melhor em um segundo !!! Uma dica preciosa de quem te quer bem pode fazer toda diferença. Amigos podem te arrumar emprego, podem fazer bons negócios e até ajudar nos seus próprios negócios te aconselhando e mesmo atuando pro-ativamente. Quem não faz negócios, não se aventura, não faz nada novo talvez realmente não precise de amigos. Quem acha que sabe tudo e que seus pais são os melhores e mais bem informados do mundo também ache que não precise de amigos e nem se esforce para conquistar alguns. Esse pensamento me leva aqueles que tem cachorro: em geral são pessoas que defendem os animais com unhas e dentes e para defender pessoas ou terem amigos são péssimos. Triste saber que existem tantos "seres humanos" assim. Amigo leva ao conceito de amor, de fraternidade.
sexta-feira, 8 de novembro de 2013
Quem nasce talentoso
Quem nasce talentoso pode ser ofuscado pelo ambiente e por seus próximos e perder-se no anonimato. Ou então pode ser deixado a seu sabor e obter relativo sucesso. E a melhor situação possível é nascer talentoso, ser identificado como tal pelos pais intelectuais ricos e ser incentivado e desenvolvido para atingir seu pleno potencial. Quem nasce talentoso pode nascer laborioso e persistente. Esse pode também ser educado (conduzido) para o sucesso possível. Finalmente temos aquele que nasce como pária da sociedade. Desse podemos esperar que passe temporadas na prisão ou seja apenas um vegetal, sem produzir quase nada e sem consumir também.
Leve-me ao seu líder !!!
Vivemos 95% do nosso tempo como homo sapiens aqui na terra como trogloditas. Por isso certas características selecionadas geneticamente nessa época permanecem hoje em dia, mesmo não havendo razões para tal. Nos homens primitivos o líder queria dizes o mais alto. E a até hoje isso é verdade em situações como eleições democráticas. Junto aos mais altos temos os mais cabeludos. Portanto ser baixinho e careca pode enterrar suas ambições de ser eleito para qualquer coisa. Os mais discriminados são os baixinhos e sei bem disso . . .
Os necessitados, os esforçados e os talentosos
Essas são as três possibilidades ideológicas para a distribuição da renda e das riquezas. Os necessitados são ajudados pelo governo e pela caridade pública. Os esforçados podem ganhar muito, se a sua hora trabalhada for bem remunerada, independentemente de serem talentosos ou não. Finalmente, os talentosos são reconhecidos pelas sua inteligência, seja ela cinestésica, intra-pessoal, inter-pessoal, verbal, lógico matemática, espacial ou musical (as 7 inteligências de Gardner). Muitas vezes o talentoso não tem muito trabalho mas sua intervenção pode ser decisiva. Os necessitados podem não ter muito trabalho por inabilidade. E os esforçados sempre terão trabalho mas nem sempre serão bem recompensados.
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
Décadas passadas e as carreiras mais concorridas
Faz mais de 30 anos que prestei meu primeiro vestibular. A população aumentou, algumas ofertas de vagas também. No entanto as carreiras mais concorridas são sempre as mesmas. Há quem diga que essa é uma exigência da sociedade e como as sociedades mudam muito lentamente as carreiras também seguiriam o mesmo caminho. As carreiras são medicina, direito e engenharia. Ninguém ousaria dizer que não precisamos de bons médicos, bons operadores do direito e bons engenheiros. Essas carreiras tem características próprias aqui no Brasil: médicos podem ser funcionários públicos, profissionais liberais ou empresários. Bacharéis em direito podem ocupar funções de estado como juízes, promotores, procuradores. O estado é basicamente organizado pelo direito e até a criação da Faculdade de Direito teve por objetivo formar pessoal capacitado para administrar o estado. Também podem ser profissionais liberais ou empresários. Vejam que essas duas profissões são praticamente imunes a problemas econômicos ou demais intempéries que costumam acontecer de tempos em tempos aqui no Brasil. Já engenheiros dependem de projetos e de grandes companhias, bem como de investimentos governamentais em infra-estrutura. Quase 90% dos engenheiros são assalariados em grandes empresas privadas ou estatais. E engenheiros são das três opções provavelmente os que menos exercem a profissão para a qual estudaram e se prepararam. Nossa industria sofre todo tipo de concorrência, inclusive do exterior. E os engenheiros são muito provavelmente os mais inteligentes dos três. As demais profissões tem seus nichos é claro mas vencer nas mesmas pode depender muito mais de bons relacionamentos do que de talento individual.
O demônio vem sempre disfarçado
Já ouvi que o demônio é o pai da mentira. Já ouvi que o diabo mora nos detalhes. E agora ouvi que o diabo sempre vem disfarçado e muitas vezes aparece na forma de tentação. Caso o diabo aparecesse de cara limpa, com chifres e rabo todos perceberiam e poucos se deixariam enganar. O diabo aparece muitas vezes com promessas tentadoras que encobrem suas reais intenções. Por analogia todos os que defendem a verdade e querem esclarecer os homens são inimigos do demônio e por ele serão perseguidos. Simples assim . . .
terça-feira, 5 de novembro de 2013
E quando você perde uma conta ? É possível perder uma conta ?
Quando uma pessoa quer fazer uma avaliação rápida do conhecimento de alguém pede para essa pessoa fazer uma redação e resolver algumas contas básicas. Na redação pode-se observar se a pessoa concatena bem as ideias, se seu discurso tem começo, meio e fim. Isso é importante pelo fato de comunicar-se ser fundamental em muitas atividades corriqueiras no comercio e nos serviços e em qualquer transação pessoal. Já as contas são fundamentais para medir tudo que existe. Medimos para poder comparar e assim saber se nossos esforços estão sendo recompensados. O comércio, os serviços, o setor primário, a industria, tudo, enfim, precisa ser medido e acompanhado. Na prática as contas são poucas e até simples mas muito poucos conseguem dominá-las. E assim muitos vão levando sua vidinha alienada, ao sabor das ondas de consumo e das modas. Tudo é previsível na vida dessas pessoas em termos de consumo, em termos de ideologia e em termos de soluções de problemas comuns. Pontos fora da curva são raros e quem está no mercado a mais tempo leva uma vantagem enorme. Os novos players que conseguem vencer em geral conseguem pela ajuda de alguém.
Quando você perde uma palavra
Quando você perde uma palavra você perde o seu significado. Quando você perde o significado você perde o conceito. Quando você perde o conceito você perde a ideia adjacente aquela palavra. Finalmente aquilo que a palavra representava fica perdido para sempre. Assim pessoas pobres no uso de palavras também devem ser pobres no uso do cérebro e da mente. O número de palavras diferentes que uma pessoa conhece é uma medida da sua envergadura mental. A descrição dos sentimentos tem muitas palavras. A poesia usa muitas palavras bonitas e pouco usadas. Psiquiatras são provavelmente os médicos que mais palavras conhecem, porque tem um elevado capital simbólico. Eu gosto de palavras, do seu significado e da sua etimologia . . .
Aprender dá trabalho e implica muitas vezes em dificuldades
Essa é a realidade do porquê a grande maioria prefere ser burra mesmo. Imagine que aprender em uma escola regular já é trabalhoso. E então ser auto-didata ? A grande maioria das pessoas usam intermediários por isso: é muito mais fácil jogar a responsabilidade para o outro pois assim sua consciência pode ficar tranquila, já que pagou por um "especialista". Eu já ouvi a frase "mas ela paga convênio !". Realmente paga, mas um valor baixo que não permite um atendimento de qualidade. As frases se repetem ad infinitum: mas eu contratei o advogado. Eu paguei a imobiliária e o corretor. Eu segui o que o gerente do banco me disse. Fiz o que o médico me mandou. O chefe mandou . . . meu pai mandou, o contador preencheu a guia, paguei para ele fazer meu imposto de renda. Comprei da construtora tal que era famosa. O engenheiro civil disse que podia. O empreiteiro também. O mecânico me garantiu que o carro estava bom. O professor falou. Vi em um filme de hollywood. Pensar dá trabalho e o que acontece quando você confia nas pessoas erradas é que você mesmo sofrerá as consequências e as consequências são perder dinheiro e até a saúde. Mesmo contratando as pessoas certas, os custos podem inviabilizar negócios e aí você ficará com o mico na mão. Existem pessoas que nunca comprarão uma casa, nem farão uma reforma, nem irão ao médico, nem terão dinheiro para ser aplicado, nem precisarão fazer imposto de renda, nem precisarão contratar um advogado, nem terão um carro. Ou seja, serão párias sociais a sua vida inteira.
O tempo de liderança dos bandos de leões e das grandes empresas
O líder o bando de leões consegue ficar no posto por 3 a 6 anos. O CEO na década de 70 ficava 20 anos no cargo. Depois ficava 11,5 anos no cargo e agora fica 8,5 anos. Por aí percebemos o processo de trituração que está acontecendo nas grandes empresas privadas. O meio ambiente mudou e até mesmo meu amigo empresário está sentindo isso. As pessoas simplesmente estão tendo prazo de validade e não estão aguentando . . .
segunda-feira, 4 de novembro de 2013
A agenda oculta dos filmes de Hollywood
Dizem que o cinema é o psicanalista dos pobres. Alguns dizem que é o padre. Eu escolhi o cinema e vi muitos e muitos filmes na minha adolescência que realmente formataram minha mente. Eu viajava nos filmes e nas aventuras e amores mostrados na tela, muitas vezes imaginando eu no lugar dos atores. Vivia o mito do herói romântico, o desbravador dos sete mares, o todo poderoso. E fiz da minha vida uma epopeia, lutando bravamente por superar-me. Enquanto isso os outros iram levando suas vidas devagar e sempre, sem grandes momentos de decisão. Com o tempo percebi que quase ninguém vive grandes momentos heroicos, que tudo são jogos de cartas marcadas e bem marcadas: no emprego, na escola, na família, nos relacionamentos. A exceção são as amizades verdadeiras. Os heróis são muito poucos e quase sempre morrem precocemente, bem ao contrário do que era mostrado nos filmes. Hoje eu sei que era uma fuga do mundo infeliz em que eu vivia. Talvez tenha resolvido um problema mas criou outros. Não exite o bônus sem o ônus, mais uma lição que os filmes não me ensinaram . . .
Mulheres que trabalham fora
Mulheres que trabalham fora querem alguém que cuide da casa para elas, que cozinhe, que cuide dos filhos. Os homens que ganham menos que essas mulheres e que tem mais tempo e que forem prendados nas coisas da casa vão sair na frente. Isso é inevitável porque as mulheres não vão abrir mão das coisas de mulher, como ter uma casa arrumada e filhos bem criados. Para mulheres não interessa muito aspectos etéreos pois mulheres são por natureza pragmáticas e não irão pagar com seu tempo e energia algo que achem que não vale a pena ou que não precisem por qualquer motivo. Mulheres são criadas para um determinado papel social e fica difícil saber se é algo "natural", selecionado por milênios ou então algo aprendido culturalmente. Pouco importa. O que importa é o acordo que se faz. Sendo minimalista, um casa mínima, nenhum filho o fardo a carregar fica mais leve. Casa bem localizada, próxima ao metrô. E mesmo assim não agrada a muitas . . .
domingo, 3 de novembro de 2013
As vezes nem começa e outras vezes acaba rápido
Um namoro pode nem começar, quando o sujeito ou a pretendente é recusada logo de cara. E quando começa, pode durar pouco, porque a função do namoro é justamente avaliar se o pretendente continua habilitado a ser amado. No decorrer do namoro vai-se descobrindo detalhes da vida do outro, detalhes esses que podem agradar ou não. Quando esses detalhes vão se acumulando do lado negativo, o rompimento é uma hipótese muito provável, afinal, existem outros peixes no mar e eles tornam-se repentinamente muito mais interessantes que o namorado atual. Caso sobreviva ao namoro pode ser que chegue ao casamento ou a união estável. A lógica é sempre a mesma, quer seja ao vivo ou pela internet. Na internet você pode mandar 200 torpedos, que resultarão em 10 respostas e que levarão, se muito, a um namoro. E mesmo esse namoro pode acabar rapidamente e aí a solução é reiniciar o processo.
Assinar:
Postagens (Atom)