quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Sistema Político no Brasil é igual clube de futebol

Os partidos tem "donos" que se perpetuam no poder e que decidem quem será candidato ou não. Da mesma forma os clubes de futebol tem "cartolas" que tem a mesma função. Os partidos tem deputados, senadores e vereadores, que fazem o que lhes é mandado fazer. Os clubes de futebol tem jogadores que também são "paus mandados". Finalmente o povo vota nos candidatos existentes e não tem a mínima consciência do que aconteceu antes e não tem poder nenhum de indicar seus candidatos. Acontece o mesmo com a torcida do clube de futebol: torcem pelo time mas não tem poder nenhum de influenciar alguma contratação. 

2 comentários:

Van der Camps disse...

Coletivamente o brasileiro é assim. Individualmente pode ser o que quiser, no entanto, o coletivo influencia o individual inclusive na forma de se ganhar dinheiro. O coletivo é o social e o social influencia até a decisão de um juiz que deveria ser imparcial mas não consegue. Fica valendo a regra de que a corda sempre arrebentará do lado mais fraco, tanto entre pessoas como entre empresas e entre governos.

Van der Camps disse...

E a bolsa de valores é igual aos dois !!! As empresas com ações em bolsas não colocam seu controle na bolsa: continuam com seu dono original. Além disso os donos dessas empresas, sejam quem forem, no caso de multinacionais, nacionais ou estatais, decidem quem trabalhará nelas e quanto ganhará e a torcida que são os acionistas minoritários não tem poder nenhum exatamente como a torcida dos clubes de futebol e o povo no caso da política.