segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O choque de espectativas

É muito engraçado se não fosse trágico presenciar um choque de expectativas. Acontece por exemplo entre patrão e empregado: o empregado acha que está dando um duro danado, que está se esforçando, sendo mais produtivo e qualificado e que merece um aumento. Já o patrão está insatisfeito com alguma coisa que ele faz ou deixa de fazer ou que disse. Pode acontecer entre marido e mulher: o marido acha que dá um duro danado, que está se matando para conseguir colocar dinheiro em casa e que ajuda muito na manutenção das tarefas domésticas e na educação dos filhos. Espera reconhecimento e agradecimento por parte da mulher. A mulher acha que ela é que faz muito pela sociedade conjugal e que o homem poderia fazer mais e melhor e como todas mulheres nessa situação vive espetando e reclamando do marido. Pode acontecer entre pai e filho: o filho dá um duro danado para estudar, entrar na melhor universidade brasileira que é a USP, procura ser uma pessoa antenada e decente. O pai acha que o esforço que o filho faz e o estudo de qualidade que consegue é para ele mesmo e que não se beneficiará disso de forma alguma e por isso acha que faz muito de sustentar o filho por conta da faculdade ser integral e difícil e o filho não poder trabalhar. A sobrinha esforçada quer provar para o Tio inteligente e superdotado que também é páreo para ele. Fala no livro que irá ler nas férias e ao invés de impressionar o Tio recebe dele uma crítica fundamentada no comentário de um guru da administração com doutorado em Harvard. Os casos são muitos e acontecem a todo momento por que as expectativas podem não ser as mesmas, já que as pessoas são diferentes e tiveram experiências diferentes ao longo de suas vidas. Os choques podem ser inevitáveis e podem levar a decepções diversas. É a vida !!!

9 comentários:

Van der Camps disse...

Acho que a lista pode ser infinita: entrar na Fraternidade e achar que será promovido a sacerdote dos símbolos em um ano. Entrar na empresa e achar que chegará a gerente em 5 anos. Achar que as mulheres bonitas serão legais e apreciarão sua inteligência ao invés de rejeitarem o seu barrigão. Formar-se engenheiro e achar que pela dificuldade e esforço necessário será regiamente recompensado independentemente do mercado de trabalho.Achar que pagando bem todo serviço e produto será de qualidade. Achar que as grandes empresas multinacionais nunca irão a falência ou terão de diminuir suas atividades e demitir pessoas. Achar que sua filha apenas por ser sua filha nunca irá te trair e processar. Achar que por ter sido legal no passado em que seu tio era rico e generoso agora na adversidade ele continuará o mesmo e não se tornará um canalha traidor. Achar que seus amigos de décadas serão eternos e verdadeiros em qualquer circunstância.

Van der Camps disse...

Achar que pode tudo e que aguentará todas as agressões, mesmo que sejam psicológicas, independente de sua duração, frequência e intensidade. Achar que tudo pode ser preservado e otimizado desde que se queira, ignorando que muitos podem querer justamente a destruição e o mal ao invés do bem.

Van der Camps disse...

Achar que todos querem sempre aprender e crescer em todos os aspectos quando na verdade muitos querem apenas se encostar e vegetar.

Van der Camps disse...

Achar que o Tio rico do interior teria a inteligência e a sensibilidade de perceber que o sobrinho poderia cuidar dele melhor do que todos e fazê-lo legatário universal dos seus bens com a cláusula de que efetivamente fizesse isso. Achar que a mãe continuaria a ser generosa a vida inteira e na velhice ajudaria aquele que teve mais problemas por uma situação Carmática.

Van der Camps disse...

Achar que todos seriam gratos de conviver com alguém mais inteligente dos que eles, que ciúme e inveja não poderiam me atingir.

Van der Camps disse...

Acontece entre analisando e analista, entre médico e paciente, entre cliente e advogado, entre inquilino e senhorio, entre comprador e vendedor. Ou seja, em todas as situações de troca e interface pode haver desconforto e decepção.

Van der Camps disse...

Esperar que a idiota da sua ex mulher zele pelo seu dinheiro quando no divórcio ficou combinado que você pagaria a escola evitando o desperdício de comprar material em duplicidade todo ano. Esperar que o Brasil evolua a passos largos em direção aos países mais evoluídos como a Austrália, Nova Zelândia ou Suécia.

Van der Camps disse...

Esperar que a sua esposa compartilhe o mesmo gosto pela evolução contínua que você, que tenha interesses diversos da média das mulheres, etc etc etc

Van der Camps disse...

Esperar que uma mulher seja andrógina nos seus conhecimentos, que seja superdotada e que use isso para obter o máximo de tudo, de todos e da vida.