terça-feira, 9 de dezembro de 2014

A indução ao erro - propaganda enganosa

Decisões precisam ser tomadas com base em informações verdadeiras porque quando a premissa é falsa tudo se prova. É assim com relação ao consumo: comprar gato por lebre é relativamente comum aqui no Brasil, o pais dos estelionatários. Teoricamente a mais cara compra que alguém pode efetuar é a de um imóvel. E teoricamente a mais arriscada também pode ser essa compra, desde que o imóvel seja comprado "na planta". Sendo portanto uma transação duplamente sensível nada mais justo que pela avaliação de risco sejam tomadas todas as medidas possíveis e imagináveis para garantir a consecução de tal negócio. Entre essas medidas estão incluídas o arquivamento rigoroso de todo material promocional que a empreiteira divulgou. Esse material poderá servir de prova material importante em uma eventual ação legal de indenização, por exemplo. Demais compras requerem cuidados específicos diversos que somente pessoas antenadas e experientes adotam. Eu me lembro de uma vez em que fui induzido a erro na compra de um ativo. No caso era um carro top de lina que era descrito como tendo "bancos em couro". Comprei o carro certo de que se tratava do couro de vaca usual. Somente muitos anos depois descobri que era "couro ecológico", ou seja, artificial. Foi mais um motivo para me desgostar e me desfazer daquele carro. 

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