sábado, 29 de março de 2014

A maldição do conhecimento

Quanto mais você sabe de um assunto menos pessoas terão nível suficiente para conversar com você sobre esse assunto. Com o tempo você terá cada vez menos paciência para explicar para os outros que sabem menos sobre esse assunto. É assim com os assuntos que eu estudo profundamente. Com a terapeuta eu procuro conversar sobre relacionamentos e sofrimentos. Afinal ela estudou para isso, é psicóloga e psicanalista formada. Com os gerentes dos bancos converso sobre todos os tipos de investimentos possíveis e imagináveis, pesando os prós e contras e definindo minha estratégia. Com o vizinho advogado as conversas são sobre assuntos legais os mais diversos e que cruzam o meu cotidiano. Recebo elogios dos três. O assunto agora é Imposto de Renda e é difícil encontrar alguém para conversar porque as minhas situações são muito especificas e ninguém gosta de falar sobre dinheiro abertamente. Existem pessoas que procuram advogados e contadores para que os mesmos façam os seus respectivos Impostos de Renda. Por fim tenho as minhas conversas com meus médicos que são vários e ótimos. Terapeutas, médicos, gerentes de banco, advogados, contadores e engenheiros. Com dentistas a conversa é pouca. E com homens de negócio, empreendedores e empresários também dá para conversar em alto nível. Observe que o espectro é amplo. E com outras categorias, se não converso acumulo conhecimentos que poderão ser estratégicos. É o caso de saber como a polícia age e quais crimes investiga. Ou como funciona o nosso poder judiciário. Faço isso porque são eles que podem tirar a liberdade de alguém e a liberdade é muito importante, provavelmente a coisa mais importante depois da vida. Eles também podem tirar o seu dinheiro o que também é muito importante. Aries = policial ou soldado. Touro=banqueiro. Gêmeos=jornalista. Câncer=cozinheiro. Leão=artista, empresário. Virgem=bancário. Libra=diplomata. Escorpião: detetive,psiquiatra. Sagitário=acadêmicos. Capricórnio= autoridades. Aquário= engenheiro telecomunicações. Peixes= artista. 

3 comentários:

Van der Camps disse...

Mesmo que superficialmente eu estudei e li sobre todas as profissões que existem. Em particular todas as profissões de nível superior, que a maior e a melhor universidade do Brasil oferece (USP) sempre foram objeto da minha atenção. Com isso consigo conversar com qualquer pessoa, sou eclético.

Van der Camps disse...

Por outro lado sempre segui os gastos das pessoas e com isso faço uma imagem do que está por trás dos seus pensamentos e decisões. Sou um indeep observer. E com isso faço boas previsões sobre o futuro das pessoas e dos negócios. Também faço previsões para mim mesmo.

Van der Camps disse...

Através do título deste post cai em uma página super interessante da wikipedia que lista vieses cognitivos. Descobri que sou especialista em identificar e contestar pessoas que tem esses vieses. Ou seja, é um embate cognitivo. Algo que tem a ver com meu lago psicólogo/terapeuta.