Outro dia fui pesquisar sobre celulares no comparador de preços. Apareceram 4.600 opções !!!. Antes o recorde tinha sido quando fui comprar um note : 1.800 opções. Não por acaso a obsolescência do celular é a maior que eu conheço. Custam caro e o dinheiro vai embora rapidamente. Na cesta de consumo do consumidor em geral o que compramos no supermercado é consumido em até uma semana. Roupa é semi-durável e o resto é bem durável. Eu gosto de bens duráveis que durem muito, por isso compro qualidade e dos maiores fabricantes, que dão as maiores garantias. Espero que esses bens durem muitos e muitos anos mas sei que tudo tem uma vida útil. E em geral eu vou na contra mão do mercado porque assim compro coisas boas por preços mais em conta. O mercado procura vender muito a um preço alto de forma a aumentar seu lucro. Gosto de fornecedores tradicionais, estabelecidos e confiáveis por que sei que não existem milagres. O maior universo que eu conheço a disposição do consumidor são os livros: existem milhões de livros diferentes no mundo !!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Sabemos que o que realmente interessa não está disponível para todos. Então o mercado faz o "me engana que eu gosto": vende ilusões para as pessoas, fazendo-as acreditar que serão especiais se consumirem determinado produto ou serviço. Isso não mudará nunca . . .
Tudo o que preciso comprar é comprado a vista e sempre foi. Desde o item mais barato até o mais caro, no caso, imóveis. Não preciso fazer teatrinho para manter meu emprego ou minha renda. Posso ser direto, objetivo e assertivo naturalmente. Tenho sempre argumentos fortes para qualquer conversa. E surfo nas ondas de vários universos . . .
Estratégia é na origem da palavra comandar o exército. Ou seja, decidir para onde se deve ir e o que deve-se fazer. A melhor estratégia deve trazer o melhor resultado. As decisões sobre o que comprar e quando deve ser mensurada pela sua importância e impacto.
Até hoje nunca tive de comprar um celular e pagar o preço integral. Sempre troquei de aparelho na operadora. Os preços que os fabricantes praticavam para essas vendas no atacado para as operadoras permitiam que elas repassassem os aparelhos para os consumidores com vantagens para todos.
Com a compra de carro não tem jeito já que o mercado é um oligopólio e extremamente controlado inclusive pelo governo, já que 20% do PIB industrial vem da industria automobilística.
Postar um comentário