terça-feira, 18 de março de 2014

O meio mais fácil de se tornar "famoso" é ser uma "autoridade"

É assim porque sempre existirão cargos de chefia em todas as grandes organizações, seja no governo ou nas grandes empresas. Alguns cargos são acessados por concurso, outros por indicação e outros por eleições. Na carreira universitária são concursos sequenciais. Nas demais carreiras públicas a antiguidade vale pontos e somente procura ser chefe quem quer e ainda precisa ser indicado. Os altos postos no executivo e no legislativo são ocupados através de eleições e aqui a lógica pode ser cruel. Nas forças armadas também a ascensão dos oficiais é garantida pelos cursos, ou seja. o merecimento é levado a sério. Já ouvi uma pessoa do meio dizer que a Universidade é a "fogueira das vaidades". Militar tenho um amigo que também reclamava mas eu acho que sem muita razão. Na empresa privada a ascensão é também um funil e os critérios dependem da sorte também. Ou seja, se tornar "famoso" é bem mais difícil mesmo na área mais fácil.

3 comentários:

Van der Camps disse...

Justamente por ser uma indicação ou fruto de uma eleição é que muitos famosos são burros e incompetentes. Mesmo na academia conheci professores somente preocupados com sua carreira e com péssima didática. Já nas formas armadas me lembro de um filme americano onde um juiz negro da corte marcial diz em um dialogo ríspido: Eu fiz por merecer !!!

Van der Camps disse...

Dos outros famosos talvez escritores sejam os mais próximos do "humano" e da preocupação em melhorar a humanidade assim como cientistas, figuras religiosas e inventores. Esses com certeza fizeram por merecer a fama que alcançaram.

Van der Camps disse...

Uma autoridade detém o poder temporal. Ou seja, ela ocupa determinado cargo por um período de tempo e depois será substituída. Seu nome será esquecido porque sua importância é relativa. Rei posto rei morto . . .