quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Toda empresa é basicamente igual assim como todo governo

A única exceção são as novas empresas que são criadas do nada como o Google por exemplo e são fruto de uma grande sacada. Quem teve uma grande sacada também foi Freud e isso bastou para escrever o seu nome nos anais da história. Mesmo as patentes são em geral pequenas melhorias do que já existe. Por isso é que temos industrias tradicionais e empresas tradicionais. Governos tradicionais também. As empresas de comércio tem apenas os departamentos comercial, financeiro e controle de estoque com alguma logística. Já uma industria tem a manufatura, com a compra de matéria prima e a sua transformação em produto acabado. Um banco é uma instituição que existe a 200 anos e que faz sempre a mesma coisa e tem sempre a mesma função. A inovação pode se dar nas artes, onde o artista cria efetivamente algo novo e genial. Mas os artistas são poucos. Quando escolhemos alguma coisa para comprar dependemos de onde vivemos e da oferta que existe. Podemos dar vazão a nossos desejos dentro desses limites. Da mesma forma as empresas e o governo: quase tudo que é possível ou necessário fazer já foi explorado e determinado. As pesquisas acadêmicas continuam e novas descobertas e prêmios nobéis continuaram a acontecer. A grande maioria precisa apenas superar seus concorrentes. Não precisa ser top of the world ou estar no estado da arte . . .

2 comentários:

Van der Camps disse...

Empreendedores são naturalmente centralizadores. Nada demais, afinal, empreendedores geralmente começam com pequenos negócios, pagam pequenos salários e portanto contratam pessoas inexperientes e tem de dar conta de praticamente todos os aspectos relevantes do negócio. É como dizem: comece pequeno e cresça rápido !!!

Van der Camps disse...

Acabo de acessar o site da minha ultima empresa. Nada mudou. Observe que o desafio não é inovar. É simplesmente fazer bem feito algo que é conhecido por todos que tem larga experiência no mercado. É a política do Jacaré: algum dia a oportunidade vai passar na frente do nosso nariz. Basta esperar, perceber quando esse momento chegar e dar o bote . . .