domingo, 20 de outubro de 2013

Uma tarde na Atlética da Medicina USP

Passamos algumas horas na Atlética da Medicina USP hoje dia 20/10/2013. Estive apenas uma vez nesse local e não me lembrava mais de como era. A medicina tem forte tradição de praticar esportes, mesmo porque medico deve zelar pela sua própria saúde, até mesmo para dar exemplo. O local precisa ser mais bem tratado, exceto a piscina que me pareceu impecável. A São Francisco tem um local ao lado do parque Ibirapuera e a Poli utiliza-se das instalações do Cpeusp na Cidade Universitária. Os Grêmios Acadêmicos atuam mais na área política e na realização de festas de todo tipo. Foi um final de semana diferente de qualquer forma. Pude perceber como o físico determina a escolha do esporte o que era de se esperar. Presenciei uma partida de rúgbi e outra de handebol. A do rúgbi tinha grande audiência o que não aconteceu com o handebol feminino. 

7 comentários:

Van der Camps disse...

O currículo da engenharia continua o mesmo, 30 anos depois. Estudar engenharia no Brasil não muda. Enquanto isso em Harvard os alunos tem menos aulas e mais tempo para criar e dedicar-se aos seus interesses particulares. Por que será que metade da tenda dos Estados Unidos vem de inovações, que são ideias colocadas em prática ?

Van der Camps disse...

Estudar na Poli fazia todas as demais funções de uma empresa parecerem trabalhos fáceis e sem desafios intelectuais. É claro que cada profissão tem seus macetes, não vou negar mas o que mais se observa é que mesmo coisas simples eram muitas vezes "desafios" para os empregados. A luta da empresa era sempre por ter erro mais próximo de zero e para conseguir isso a comunicação entre os departamentos era fundamental.

Van der Camps disse...

Para a maioria a passagem pela Universidade é apenas um momento na vida. Apenas aqueles que seguem a carreira universitária e que em geral serão professores e que tem maior contato com a Universidade. Os demais fazem cursos de extensão universitária, como forma de se manterem atualizados ou prestam exames para conseguir o título de especialistas, como no caso da medicina.

Van der Camps disse...

A USP também continua a mesma, com os mesmos departamentos, o mesmo estatuto, os mesmos recursos, os mesmos prédios. A universidade construiu alguns prédios e só. As vagas da maioria dos cursos são as mesmas de 30 anos atrás apesar da população ter aumentado horrores.

Van der Camps disse...

Na partida de rúgbi era possível nota um grande número de moçoilas na torcida, provavelmente namoradas, amigas e simpatizantes dos jogadores. São os famosos casais de belas e feras, tão comuns na história da humanidade . . .

Van der Camps disse...

A ideia por trás de escolher o macho alfa é que na época das cavernas ele era a garantia de mais carne e mais proteção, ou seja, seria um melhor provedor e isso deixou genes que provavelmente ainda estão em ação nos cérebros das mancebas . . .

Van der Camps disse...

O concorrente do macho alfa, que é teoricamente o provedor mor, está o paizão,que tem a vantagem de ser um bom pai para os filhos da parceira. Observe que a escolha do macho alfa deixa para a mulher os cuidados com a prole, ou seja, a divisão de responsabilidades é mais clara, mais animal . . .