terça-feira, 29 de outubro de 2013

A retenção no comercio

O varejo, que é onde trabalham milhões de pessoas, funciona com a forma atração, conversão e retenção. O comerciante assim como qualquer negócio precisa de clientes fieis senão fecha. Clientes somente se tornam fieis se estiverem satisfeitos com o preço, a qualidade e demais características do serviço ou produto vendido. Praticamente todas as pessoas compram e para isso trabalham. Apropriar-se de uma parcela desse renda é o objetivo de todas os industriais e comerciantes. Eu escolho criteriosamente meus fornecedores e por confiar neles fico decepcionado quando sou obrigado a substituí-los. Minha escolha é quase sempre racional é fundamentada. Talvez tenha a ver com meu signo ser fixo e não mutável ou cardeal. Não raro meus fornecedores são líderes de mercado ou estão em segundo lugar, com exceções. Estou aberto a novidades mas sempre fico monitorando a reação do meu fornecedor tradicional e em geral ela sempre vem ou é induzida por mim. Comerciantes querem clientes viciados em seus produtos, aqueles que compram todos os dias como cigarros ou aqueles que compram toda semana, sem falta. Acontece que existem produtos que são comprados de forma esporádica. Esses são comprados no supermercado por exemplo, no setor de não perecíveis. Eletrodomésticos são comprados com frequência de anos. O mesmo acontece com carro. Casa era comprada de década em década, em função das necessidades da família. E dessa forma fecha-se o ciclo das coisas compráveis e das empresas de comércio e industria.

Nenhum comentário: