Epistemologia é a Teoria do Conhecimento. É a parte da filosofia que estuda como o conhecimento é obtido. Veja: filo quer dizer amigo e sofia quer dizer conhecimento. O filósofo é o amigo do conhecimento. Nada mais natural portanto que os filósofos se preocupem em como o conhecimento é obtido. O conhecimento epistemológico é em geral o conhecimento do saber porque. Logo quando uso a minha frase "porque as coisas são como são e não podem ser diferentes" estou basicamente pensando em termos epistemológicos. Existem outros tipos de conhecimento como o saber fazer ou know how que é um saber tácito, muitas vezes difícil de explicar por palavras ou textos. E existe o saber por familiaridade, onde o conhecimento está baseado em experiência anteriores com aquela situação. Observe que o know how é um saber eminentemente prático, ou seja, como fazer as coisas. Já o saber por familiaridade pressupõe talvez algumas ligações cerebrais que existem na cabeça das pessoas e circuitos que sempre são acionados quando alguma situação particular se repete. Não custa lembrar que nosso cérebro consome muita energia e que nem todo podemos ser como Albert Einstein por conta dessas limitações evolucionárias: o resto do corpo reclamaria se o cérebro se apossasse cada vez mais da energia disponível eternamente . . .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Onde melhor a teoria do conhecimento do que na educação e preparo de um filho ou filha para a vida ??? Devemos lembrar que o conhecimento tem uma intersecção com crenças e verdades justificadas. É saber de antemão o que dará certo e o que não dará ou porque não é verdade ou então porque não foi justificado . . .
Aqui temos o planejamento estratégico e o estabelecimento de planos B ou C. Como todo conhecimento pode ser utilizado para o bem ou para o mal.
Veja a importância da universidade como instrumento epistemológico: É na universidade que a pessoa tem acesso aos estudos superiores, onde pode existir um ambiente propício ao desenvolvimento de reflexões, etc. Observe que certas profissões são eminentemente práticas e outras teóricas e outras ainda ideológicas.
O gênio é um estrategista que consegue prever o futuro. Fazer profecias é para poucos, muito poucos. É enxergar a árvore que a semente se tornará no futuro. É conhecer as estatísticas, as doenças mentais, as limitações das pessoas, das leis, dos países, da natureza, da economia, das religiões.
Postar um comentário