É igual a história da camiseta Hering branca: o carro que podemos comprar é aquele feito aos milhões, sem graça e igual a de todos os outros. Caso queiramos ser diferentes pagaremos o alto preço por esse atrevimento: compraremos um carro importado, com baixas vendas internas e com eventuais dificuldades em caso de necessidade de peças específicas, além do seguro mais caro. É preciso equilibrar e conciliar o orçamento disponível com os desejos de comprar algo realmente bom e bonito. Em outras áreas é muito mais fácil obter o custo benefício ótimo. O carro pode representar uma grande dor de cabeça futura sob vários aspectos e ao invés de trazer prazer e gozo trazer decepção e tristeza. Todos os demais gastos do orçamento são muito mais tranquilos e previsíveis: seguro saúde (500), supermercado (500), despesas pessoais aleatórias gerais (500), utilities (500). Um carro médio com gastos mensais em 1000 é a mais alta despesa mensal e a mais sensível a uma decisão estratégica errada. A compra de um carro de 70.000 fará dobrar a despesa mensal com veículos. O que influencia a compra é a previsão de viagens: um carro 1.0 não é nada confortável em viagens longas. As despesas com depreciação, seguro e IPVA superam e muito a despesa com combustível para quem roda pouco. Cair para um carro de 30.000 diminuirá um pouco minhas despesas mas nada muito significativo. Se não existe o que me agrada eu fico com o meu carro atual, a menos que ele comece a se desmanchar, hipótese pouco provável . . .
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2 comentários:
É por isso que o assunto "compra de carro novo" preenche tanto o meu tempo. As outras parcelas do orçamento já estão perdidamente comprometidas e sem necessidade de melhorias.
Todas mudanças de carro até hoje tiveram o seu charme e estilo. Sempre foram para melhor em algum aspecto. Até hoje conseguimos atingir esse compromisso. Tento fazer isso em todas as áreas da minha vida: melhoria contínua, liderança gerencial e trabalho em equipe !!!
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