segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Os construtores amadores de casa no interior

Os construtores amadores de casas no interior não contratam engenheiros ou arquitetos para fazer o projeto ou para acompanhar a obra por questões de economia. Contratam um mestre de obras ou um pedreiro para executar os serviços mas querem algo mais do que uma simples casa de 50 anos atrás. É aí que acontecem as catástrofes !!! Verdadeiros "franksteins" que saltam aos olhos por sua feiura e mal gosto. É o famoso amador fazendo um trabalho que deveria ser de um profissional sem ter competência para tal. Eu reformei uma casa de 50 m2 uma vez e fiquei muitíssimo satisfeito com o resultado, que foi de extremo bom gosto. Nunca teria a petulância de me aventurar a fazer uma grande residência sem estar disposto a pagar pelos serviços de qualidade que a transformasse em um lugar realmente bonito. Como moro em São Paulo nunca terei esse necessidade espero eu. 

5 comentários:

Van der Camps disse...

Temos um tio que construiu duas casas grandes mas muito simples e funcionais, ou seja, com pouco esforço de projeto e execução, tornando a construção mais barata por m2. Grandes áreas construídas para quê ? O que acontecia era que as pessoas sub-utilizavam as áreas e ficavam em lugares restritos. Nada minimalista, pelo contrário eram casas maximalistas . . .

Van der Camps disse...

Quem mais perto chegou de uma casa charmosa foi uma prima casada com um engenheiro civil. Todos os outros parentes e amigos moraram em casas mais ou menos simples ou rebuscadas mas que deixavam a desejar em um ou outro aspecto.

Van der Camps disse...

Devido ao fator preço é que quase todo mundo mora em apartamentos nas cidades grandes ou em casas simples na periferia. Casas maravilhosas são construídas apenas em bairros de altíssimo padrão ou condomínios nas cidades próximas, que são uma bomba em termos de descolamento.

Van der Camps disse...

O número de metros quadrados de área útil por habitante da casa é um dos melhores indicadores de riqueza que existem e qualidade de vida. Os pobres vivem amontoados e os ricos vivem em grandes espaços . . .

Van der Camps disse...

Matei minha vontade de ser arquiteto ou engenheiro civil quando reformei completamente minha primeira moradia depois de casado. Valeu pela vida inteira !!!