Para começar um negócio do zero você precisa ter alguma grande vantagem competitiva. Não basta ser apenas bom no que você faz. É necessário muitas outras habilidades. Aqui entra a epistemologia, que é a teoria do conhecimento. Não é possível passar a vida utilizando-se o método da tentativa e erro. Esse método é muito dispendioso e ineficaz. Uma grande vantagem competitiva é o vendedor que abre um empresa concorrente daquela em que ele trabalha e leva os clientes com ele. É uma grande traição e as empresas procuram se proteger dessa hipótese fazendo os indivíduos assinarem o termo de conflito de interesses. Outra vantagem competitiva é trazer algo, em geral do exterior, que ninguém tem no Brasil e aproveitar o momento em que esse objeto virar moda. Devemos pensar sempre no cliente que vai comprar o nosso produto ou serviço. É assim que existem as franquias de todo tipo. Elas se propões a vender know how, ou seja, conhecimento prático. Quando vejo alguém tendo um bom produto mas não conseguindo destaque e sucesso empresarial eu me lembro da minha vida e carreira: eu era muito bom e esperto mas meus chefes não se aposentavam, nem eram promovidos ou demitidos e eu tinha de ficar esperando o dia em que conseguiria aquilo que eu considerava meu por direito, que era ser o gerente, diretor ou presidente de uma grande empresa multinacional. Quase cheguei lá . . .
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Um comentário:
Diretores estão entre os profissionais mais felizes que existem. Eu sabia disso . . .
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