quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Para começar um negócio do zero

Para começar um negócio do zero você precisa ter alguma grande vantagem competitiva. Não basta ser apenas bom no que você faz. É necessário muitas outras habilidades. Aqui entra a epistemologia, que é a teoria do conhecimento. Não é possível passar a vida utilizando-se o método da tentativa e erro. Esse método é muito dispendioso e ineficaz. Uma grande vantagem competitiva é o vendedor que abre um empresa concorrente daquela em que ele trabalha e leva os clientes com ele. É uma grande traição e as empresas procuram se proteger dessa hipótese fazendo os indivíduos assinarem o termo de conflito de interesses. Outra vantagem competitiva é trazer algo, em geral do exterior, que ninguém tem no Brasil e aproveitar o momento em que esse objeto virar moda. Devemos pensar sempre no cliente que vai comprar o nosso produto ou serviço. É assim que existem as franquias de todo tipo. Elas se propões a vender know how, ou seja, conhecimento prático. Quando vejo alguém tendo um bom produto mas não conseguindo destaque e sucesso empresarial eu me lembro da minha vida e carreira: eu era muito bom e esperto mas meus chefes não se aposentavam, nem eram promovidos ou demitidos e eu tinha de ficar esperando o dia em que conseguiria aquilo que eu considerava meu por direito, que era ser o gerente, diretor ou presidente de uma grande empresa multinacional. Quase cheguei lá . . .

Um comentário:

Van der Camps disse...

Diretores estão entre os profissionais mais felizes que existem. Eu sabia disso . . .