Cada pessoa tem a sua ideologia, que em geral lhe foi incutida por alguém. Raros são aqueles que tem uma ideologia própria porque são raros os que pensam por conta própria. Na prática a maior parte das ideologias quer um mundo idealizado segundo seus princípios e esses princípios são aplicados a si mesmo e aos outros. Quando precisamos trabalhar em uma empresa teremos contato com sua cultura, que é outro nome para ideologia. Quando vamos participar de uma associação qualquer também estamos aderindo a sua ideologia. O mesmo vale para a família que queremos formar, que é a menor célula da sociedade. Quando escolhemos um fornecedor também podemos manifestar nossa ideologia. Acontece o mesmo quando escolhemos um político para votar e por ai vai . . .
quarta-feira, 23 de outubro de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Quando um pai pede ao seu filhos que leia determinado livro e o discuta com ele. Quando um país determina o que será ensinado nas escolas e quantos cursos técnicos e superiores teremos. Quando fazemos leis e as enfiamos goela abaixo do povo. Quando nossos juízes interpretam a lei e decidem de forma discricionária. Quando professamos determinado credo. Em todos esses momentos estamos sendo ideológicos . . .
Percebo claramente na minha família a influência que foi exercida a escolha de escola pública para minha irmã e uma escola particular de elite para mim. A ideologia da minha irmã é bem diferente da minha e hoje sei que não poderia ser diferente . . .
A escolha da escola é quase determinada pelo local em que a pessoa vive devido as dificuldades de locomoção em uma cidade gigante como São Paulo. Nos Estados Unidos a matricula em escolas publicas está condicionada ao local de moradia da criança . . .
Quando a relação vertical é muitíssimo forte, até mesmo a escola não exercerá muita influência da ideologia que o filho absorverá. Já os amigos, esses sim definirão muito mais o futuro e a ideologia que o filho irá adotar . . .
Quando o ministério da educação define o currículo dos cursos superiores temos uma ideologia em curso. Estamos sempre falando do poder do macaco mas não podemos esquecer do poder do BURRO, que torna-se dominante quando o macaco falha. Já o poder o PORCO é sempre o mesmo e é muito mais presente em lugares pobres e cheios de ignorantes.
Postar um comentário