domingo, 13 de outubro de 2013

As especulações

Especulações fazem os verdadeiros milionários do dia para a noite. Existem especuladores no mercado de câmbio, no mercado de imóveis, no mercado de ações. São mercados em que para se lucrar muito é necessário aplicar volumes consideráveis de dinheiro. E quem aplica esses volumes tem na maior parte das vezes informações privilegiadas que levam o seu risco a zero. Dessa forma eles burlam a regra número um do capitalismo que é a de que o lucro é proporcional ao risco. Podemos imaginar semelhantes golpes na área de casamentos com caça dotes de ambos os sexos, ou seja, obtém o lucro de apropriar-se da riqueza que não geraram sem o risco de construí-la. Trabalho duro pode não valer muito e muitos sabem disso por isso procuram meios alternativos de enriquecer. 

3 comentários:

Van der Camps disse...

Especuladores profissionais ganham na bolsa ou no câmbio de depois se refugiam nos imóveis ou na renda fixa classicamente. Fiz minhas conta e racionalmente e sem jogo de cartas marcadas é improvável ganhar muito dinheiro com esses mercados aqui no Brasil. Pode-se ganhar mas também se perde e a soma pode ser simplesmente zero ou menor que zero dependendo da sua posição particular.

Van der Camps disse...

Existe especulação em títulos do governo de longo prazo atrelados a taxa de inflação, existe especulação com fundos imobiliários, existe especulação com praticamente tudo que pode ser comprado e vendido, porque a vida é dinâmica e muda ao longo do tempo, em particular aqui no Brasil e porque especuladores ganham com isso.

Van der Camps disse...

Essa gente inventa novas modalidades de investimentos "infalíveis" e consegue convencer uma porção de gestores financeiros e leigos em geral. Todos querem ganhar muito fazendo "grandes jogadas". Normalmente os riscos são ocultados e as vantagens aumentadas e sempre existe um "administrador" super competente que será o "responsável" pelo sucesso do investimento. Blá, Blá, Blá . . .