A sociologia define poder, geralmente, como a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, mesmo se estes resistirem de alguma maneira.
Para ter poder executivo ou legislativo é preciso ser eleito: o povo concede o poder para ser exercido pelos seus representantes. Para ter poder judiciário é preciso passar no concurso. Para ter poder econômico é preciso ganhar dinheiro e viver de forma compatível. Para ter poder familiar é preciso ter filhos e manter-se casado. Para ter poder sobre empregados é preciso ser patrão ou então executivo. Para ter poder militar é preciso passar no concurso para a academia militar. Para ter poder eclesiástico é preciso se formar no seminário. São basicamente esses os poderes, no sentido de impor a sua vontade sobre os outros, mesmo que esses resistirem de alguma maneira. Todos esses poderes estão estruturados de forma hierarquizada e para quem desafiar a hierarquia existe sempre alguma punição. Cabe ao estado punir. Observe que existem tribunais para punir os cidadãos de todas as formas, tanto pecuniárias como privativas de liberdade. Existem tribunais militares para punir os militares. Existem tribunais eclesiásticos. Existe portanto em teoria meios de impor o poder a quem discordar e sempre segundo um viés ideológico. O poder econômico é julgado pela justiça comum e regulado pelos órgãos de defesa do consumidor. O poder familiar é regulado pela justiça da família e o poder do patrão é julgado pela justiça do trabalho. Veja como todos os poderes tem como impor sua vontade sobre os outros mesmo se estes resistirem de alguma maneira.
4 comentários:
Este é um pais de muitos "poderes". Como já li uma vez o Brasil foi criado pelo governo português. Não foi o caso de uma nação que criou um governo, como nos Estados Unidos. Aqui o "poder" português foi introduzido sobre todos antes de nós sermos uma nação.
Minha natureza é muito mais individualista, muito mais afeita aos Estados Unidos. Li que na Europa é muito comum essa intromissão do governo na vida de seus cidadãos, inclusive porque por lá houveram monarquias que perduram até hoje. Também na Europa sabemos que as empresas são essencialmente familiares e que nos Estados Unidos existem as grandes corporações. Não é mera coincidência . . .
Em um pais como os Estados Unidos o que você fala vale muito, porque se você mentir a sua punição será exemplar. Aqui no Brasil você pode mentir a vontade então o que você fala não vale nada. Somente tem valor o que terceiros falam de você e é aqui que mora os prejuízos que a inveja pode te causar. Para você provar algo é preciso que alguém assine embaixo.
Nos Estados Unidos o cálculo da pensão alimentícia é feito através de uma planilha de conhecimento de todos. Nos Estados Unidos você pode escolher seu sobrenome. Nos Estados Unidos você pode andar armado e ter a arma que quiser. Nos Estados Unidos o mérito é muito valorizado. Por que será que os Estados Unidos são o maior país do mundo ? Será mera casualidade ?
Postar um comentário