Na década de 90 não me lembro de ter ido a algum casamento. Na verdade a década de 90 foi marcada por divórcios de casamentos realizados na década anterior, a de 80. Agora me lembrei: houve um casamento de amigo na década de 90, apenas um. Esse amigo demorou mais para casar e mesmo para o resto das decisões da vida ele nunca teve muita presa. Fora esse casamento, ocorrido nos idos de 1996 não me lembro de mais nenhum. Deve ter acontecido um outro, de uma amiga, no início da década. Casamentos são eventos raros e é fácil lembrar deles. Na década de 2000 tivemos um recasamento: uma amigo casado na década de 80 e divorciado na década de 90 se casou novamente na década de 00. Perceba que o espaçamento entre os casamentos passou a ser de lustros ou até de décadas. Ainda em 2008 um novo casamento. Aqui já não se tratava mais de amigos contemporâneos mas da filha de uma prima, ou seja, trata-se de uma nova geração casando. Agora na década de 10 ainda não aconteceu nenhum casamento ou recasamento. Para as novas gerações dificilmente seremos convidados porque nossas relações familiares foram esgarçadas. Para recasar esta somente eu. Primos e primas da minha geração estão encalhados ou então perderam a vontade de se casarem. Sobrinhos ainda são muito jovens. Casamentos hoje em dia são feitos entre a idade de 30 e 40 anos em nosso meio. Isso significa que sobrinhos nascidos na década de 90 somente irão se casar entre 2020 e 2030. Quem será o primeiro a se casar na década de 10 ?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Minha memória vai voltando e me lembrei do casamento de mais um ex-estagiário que deve ter ocorrido na década de 90 e agora na década de 10 já tivemos o recasamento de um amigo mas precisamente em 2012. Dos meus três amigos que se divorciaram só falta eu recasar !!!
O segundo casamento é a vitória da esperança sobre a experiência. Na verdade temos dois tipos de pessoas: as que aprendem com seus erros e nunca mais os repetem e as que não aprendem e cometem o mesmo erro. Os psicanalistas dizem que repetir o mesmo erro é uma indicação segura para fazer terapia. Para aqueles que aprenderam com os erros do primeiro casamento o segundo tende a ser muito melhor.
Postar um comentário