Quem se compromete com suas ideias e seus objetivos ? Quem investe tempo ou dinheiro em você ? Quem acrescenta algo a sua vida ? E quanto essa pessoa investe ? Quanto minutos ? Quanto dinheiro ? Que tipo de informação essa pessoa presta ? Fez diferença ? Nossos fornecedores de 10 anos atrás não são mais os de hoje muitas vezes. Nossos vínculos familiares podem ter mudado. Novas empresas surgem e tomam o lugar das antigas. Novos médicos entram no convênio e outras saem. Novos advogados surgem. Novos produtos surgem. Novas pesquisas são feitas. Novas leis entram em vigor. O quanto essas pessoas resolveram problemas seus ou ajudaram efetivamente a resolver ? Exemplo de resolver problema: arrumar emprego, indicar um médico que resolve, indicar um fornecedor que resolve a um preço razoável, aconselhar a respeito de uma questão realmente importante, como casamento, profissão, compra de imóvel ou veículo, doença ou outra questão de problema de saúde grave. Você tendo um nível muito acima da média das pessoas não irá convencê-las da importância das suas idéias para a vida delas. A realidade delas é outra, muito diferente da sua.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10 comentários:
Muitas vezes nem seus pais se comprometem com seus planos e objetivos. Caso nem eles se comprometam você está "na roça" meu amigo e caso o comprometimento deles seja tênue você irá sofrer muito mais do que precisaria . . .
Falar em doença mental para alguém é arrumar no mínimo uma briga porque a pessoa não sabe que ela é sofredora de uma doença mental porque a principal consequência da doença mental é fazer a pessoa perder a liberdade e quem nunca teve liberdade não sabe o que é isso. Doenças mentais são sutis e confundidas com gênio forte, etc
Falar em educação de filhos é a mesma coisa: os pais "tem certeza" do melhor jeito de educar seus filhos. É uma outra área sutil. Falar em planejamento financeiro é a mesma coisa: a pessoa "precisa" gastar aquele dinheiro. Ninguém gosta de ouvir críticas.
Falar em planejamento de profissão pode ser a mesma coisa: a pessoa sabe que nasceu para ser médica ou então um grande empresário sem nunca ter conversado com ninguém que tenha chagado lá e seja sincero sobre as dificuldades que tiveram de superar.
Falar em qualquer coisa que seja abstrata e de longo prazo pode ser pregar no deserto aqui no Brasil. Todos sabem de tudo e tem certeza daquilo que estão fazendo. Vale para religião, para saúde, para negócios, para profissão, para relacionamento.
Pode acontecer que nem seu pai tenha interesse em que você estude na melhor universidade do pais, que consiga um bom emprego e que encontre uma pessoa que te fará feliz no casamento. Pode ser que ele não tenha interesse em que você seja um excelente pai, com ideias inovadoras e revolucionárias, com a finalidade de ser melhor do que ele.
O estado brasileiro é que não tem grande interesse nos seus planos e objetivos. No máximo você conseguirá algum assistencialismo do estado mas não espere o estado da arte, a não ser que você seja amigo do rei.
Seus parentes tem muito pouco interesse em você, proporcional aos genes que você compartilha com eles. Dizem que o coletivo de parente é problema.
Dar um vale livro para alguém é um presente que tem de ser avaliado: São muitos aqueles que não tem interesse nenhum em ler, pois já sabem tudo e tem todo tempo comprometido com "coisas importantes".
Postar um comentário