des.po.tis.mo
sm (déspota+ismo) 1 Forma especial do absolutismo. 2 Poder absoluto e arbitrário. 3 Ato próprio de um déspota. 4 Mando absoluto, arbitrário. 5 popGrande quantidade, coisa de exageradas proporções: Aqui junta gente que é um despotismo. 6 Reg (Norte) Lugar inacessível, oculto no mato.
ditador
di.ta.dor
sm (lat dictatore) 1 Antigo magistrado que, em Roma, exercia poder absoluto. 2Indivíduo que reúne em si todos os poderes públicos. 3 fig Indivíduo arrogante que pretende impor aos demais a sua vontade.
Na minha infância era assim e meu pai era extremamente autoritário. Eu não gostei nem um pouco disso. Acho que essa experiência desenvolveu em mim um sentimento anarquista, contrário a qualquer imposição autoritária ou despótica. Tudo o que você argumentava era negado, não existia empatia nenhuma, as respostas eram estúpidas e agressivas. A posição era de chefe, aquele que manda e não de líder, aquele que vai junto nem de guru, aquele que mostra o caminho. As consequências foram muitas e geradoras de muito sofrimento. E eu não tinha como evitar ou me livrar daquilo . . .
Um comentário:
Quando o ditador está na vida familiar, onde existe a dominação de uma pessoa sobre outra através do poder financeiro, econômico ou pelo terror e coação. O mais triste exemplo de tirano, déspota e ditador . . .
Postar um comentário