quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Liderança, finanças e Idiomas

O mercado corporativo pede essas habilidades de seus aspirantes. Liderança para lidar com pessoas e obter os resultados que se esperam do investimento feito na equipe, finanças para saber lidar com números e moedas, que é o que no final das contas interessa a empresa, ou seja, o lucro  e finalmente idiomas, para contar aos gestores da matriz e consolidadores os que aconteceu por aqui no Brasil com o dinheiro investido e seu retorno. Agora resta apenas dizes que 2% dos empregos aqui no Brasil são em empresas multinacionais . . . 

A natureza e a complexidade de um trabalho irá determinar os requisitos de quem o irá efetuar

E a complexidade  e natureza de um trabalho somente será compreendida por quem tiver essa capacidade. Para um idiota aquilo que ele não compreende simplesmente não existe e é assim também no mundo do trabalho. E nos diversos países, conforme seu grau de evolução e de padrão moral, surgirão mais ou menos tarefas complexas, que demandarão mais ou menos pessoais brilhantes, que serão remuneradas mais ou menos pelo seu esforço e talento. Não a adianta ser um humorista brilhante se o cérebro do seu público não consegue entender a piada. Que incentivo monetário tem alguém para ser brilhante aqui no Brasil se o ambiente onde mais valor seus esforços poderiam ser aproveitados é na inovação e na criatividade, condições muito pouco reconhecidas ??? Difícil não sofrer já que saber e não poder é uma das suas maiores causas. 

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O Idiota toma por falso aquilo que não consegue compreender

A frase é de São Tomás de Aquino. Ela é um pouco mais incisiva do que a que eu conhecia anteriormente que dizia que para o idiota aquilo que ele não conhecia não existia. Agora. neste instante, lembrando-me de algumas situações familiares vejo que São Tomás de Aquino está pleno de razão: O IDIOTA TOMA POR FALSO AQUILO QUE NÃO CONSEGUE COMPREENDER. É assim quando comento algo inteligente com algum idiota. Pelo menos tenho a comprovação de que o interlocutor é mesmo um idiota. Fazer o que . . . Deus gosta muito deles pois os fez em número muito maior que os dos inteligentes. 

Houve uma época que havia uma interface entre os ricos e os demais

Houve uma época em que havia uma interface entre pobres, classe média e ricos. O nome dessa interface era escola.  Era na escola, em particular no segundo grau, que eu convivi com a nação europeia de São Paulo.  No primeiro houve também um filtro mas menos seletivo: meus colegas eram do mesmo bairro, ou seja, da mesma "nação" na maior parte dos casos. No segundo grau houve a oportunidade de conviver. Eu poderia ser tímido e não ter aprendido nada com esse convívio mas não foi o caso. Foram pequenos detalhes e algumas provações. Não fiz amizades duradouras e existiam motivos para isso, já que se tratava de um ambiente de competição. Minhas sobrinhas já viveram outra situação, muito mais aproveitável e alavancada.  

Riqueza não justificada

Riqueza não justificada é sempre fruto de um crime há muito tempo realizado e que de tão bem feito acabou esquecido.  O crime perfeito somente será concluído se as circunstâncias o assim permitirem. Cansei de ver crimes assim e todos tem sempre o mesmo ingrediente: assimetria de conhecimento. São os famosos golpes, tão comuns aqui no Brasil.

Eficiência e lucro X Justiça

O Suassuna resumiu assim sua definição de direita e esquerda: quem defende a eficiência e o lucro seria de direita e quem defende a justiça seria de esquerda. Achei original e brilhante a definição. Em outras palavras, os melhores adaptados, os mais inteligentes, esses serão mais produtivos, eficientes e eficazes e assim gerarão mais lucros. O desvalidos de todo tipo, os pouco inteligentes, os hipossuficientes, em resumo, os coitadinhos, buscarão na justiça dos homens e na moral da religião que diz que os podres herdarão o Reino dos Céus seriam os esquerdistas. Brilhante análise !!! Quem é burro em geral não sabe que é burro mas é muito bom em exigir os seus "direitos". Além disso todo tipo de intermediário existe exatamente porque a pessoa média segundo Nitche é medíocre , mesquinha e exagerada. E aqui no Brasil por conta da ignorância surgem os muitos "tubarões". disfarçados de maus patrões, advogados espertos, políticos, funcionários públicos, médicos oportunistas e as demais mazelas conhecidas do Brasil e dos brasileiros.  

A criatividade é a inteligência se divertindo - Albert Eistein

Que definição LINDA !!! Sempre me achei criativo e só vim a ouvir esta frase aos 50 anos !!! Já sei que eu fui uma criança superdotada agora sei que também minha criatividade tinha uma razão de ser. Duro foi não ter sido preparado para encarar o "próximo" na sua ignorância, mediocridade, mesquinhez e exageros. Eu me divirto muito com minha previsões que os outros não enxergam bem como nas coisas que eu crio que são inéditas. Quase todos aqui no Brasil são "macacos" no sentido de apenas imitarem e não criarem nada, nem nas artes nem em patentes nem em nada. Sinal provável da nossa média pequena de inteligência que todos os índices de medida da educação não cansam de mostrar. 

domingo, 28 de dezembro de 2014

No Brasil apenas destaques individuais sobrevivem

Foi assim com o Pelé e com nossos medalhistas olímpicos. É assim com artistas conhecidos internacionalmente.  Nada de trabalho em equipe, de lealdade de confiabilidade. Ao invés disso acredita-se no salvador da pátria, no herói, na mágica, na sorte. Esse é o Brasil . . . 

O Brasil no coletivo não funciona

Um exemplo foi a Associação dos Moradores da Chácara do Castelo. Outro foi o consórcio Líder onde o Olavo perdeu um carro. Outro foi na Artrax onde perdemos R$ 15.000,00 do Condomínio.  Outro foi na Cruz Vermelha Brasileira. Outro na Associação de Defesa dos Prejudicados pelo Governo. Devem existir inúmeros em Sindicatos, Partidos Políticos, Igrejas, Cooperativas, ONGs. Ou seja, onde existir algum intermediário, seja ele um simples inventariante ou até mesmo um advogado, podemos esperar problemas. Interditores , curadores. Um ditado brasileiro é o seguinte: se você quer algo bem feito faça você mesmo. Outros países são exatamente o oposto: o coletivo funciona e muito bem. Trata-se de algo cultural, ligado ao desenvolvimento e caráter de um povo. 

Faço questão de dar lucro para quem merece

É uma questão de princípios: somente compro de pessoas honestas e do bem. Que trabalham bem. Que justificam a experiência pela qual estou pagando. Sinto-me mal dando lucro para algum filho da puta oportunista. Sinto-me mal pagando mais por algo sem necessidade. Da mesma forma não exploro ninguém, não me aproveito da situação inversa. Para adotar esse comportamento vou fundo na análise de todas as minhas despesas e investimentos, em todas as áreas e dimensões. 

Juízes "especializados"

Dizem que o Brasil tem 17.000 juízes. É claro que existem profissionais e profissionais. Assim sendo existirão juízes e juízes. Para a sociedade eles são deuses, tais quais os jogadores de futebol e artistas. Na prática deixam muito a desejar. Como são lindos e maravilhosos aqueles que não conhecemos de perto !!! Juízes manifestam-se pelas suas sentenças. E suas sentenças são muitas vezes discricionárias. Coletivamente o meu país deixa muito a desejar. Individualmente alguns poucos se destacam. E é assim que as crises são esperadas e inexoráveis aqui no Brasil, o pais dos 2% . . . 

Afaste-se o mais que puder de problemas

O titulo parece óbvio. Mas aqui no Brasil subdesenvolvido, injusto e com enorme insegurança jurídica é mais válido ainda. Existem riscos que valem a pena e precisam ser incorridos/vividos e existem riscos os quais devemos passar longe. Empresas multinacionais são espertas e sabem muito bem disso. Indivíduos esclarecidos idem. Aqui no Brasil não vale a pena entrar em qualquer negócio complicado, escuso ou não transparente. Mostrar a cara e as intenções é fundamental aqui no Brasil para eu começar minimamente a considerar a possibilidade de me relacionar ou negociar. Fazer valer seus direitos aqui no Brasil pode ser extremamente caro e desgastante. a não ser que você seja um pré-indigente e dependa das benesses publicas. Por isso somente contrato fornecedores "top", por isso não perco meu tempo com seres das trevas. Existem muitos peixes no mar, muitas cidades para morar, lugares onde sou celebrado e não apenas tolerado. Existem muitos lugares onde gastar meu tempo e meu dinheiro. O nome disso é liberdade de escolher. A justiça é em teoria a guardiã da liberdade. Só na teoria . . .  

sábado, 27 de dezembro de 2014

Juízes dizem que lidam com a UTI social onde existem falhas de caráter e ética de todo tipo.

Um determinado juiz está lançando um livro sobre ética. Ouvi sua entrevista na CBN e achei interessante ouvir seu ponto de vista sobre a "nobre" profissão de magistrado aqui no Brasil. É claro que ele puxou a sardinha para o seu lado, dizendo que muitos juízes adoecem no exercício da profissão, ficando deprimidos, etc etc etc O que ele não diz é que existe uma procura por pessoas que já eram doentes pela magistratura e onde as atividades apenas fazem os sintomas surgirem. O juiz quis dizer que sobra na mesa do juiz o lixo que a sociedade produz e que destina a sua sublime pessoa o dever de dar uma solução. Posso fazer uma analogia com a auditoria: sobrava para nós o lixo que a empresa e seus empregados produziam e acabia a nós auditores dar , se não uma solução, um encaminhamento para ele. 

Policiais dizem que são pagos pela sociedade para porem a mão no lixo

Achei boa a frase !!! Prender bandidos, assassinos, estupradores e delinquentes de todo tipo é a função do policial, em particular do policial militar.  A sociedade os paga para isso. Não se espera de policiais altíssima inteligência mas sim vigor físico para conter os animais que brotam na sociedade e que alguns chamam de seres humanos. 

A prima(o) mais inteligente

Tenho um amigo São Tomé que media a inteligência dos seus primos pelo sucesso profissional e financeiro que conseguiram. Eu já sou mais acadêmico. Meus primos do lado paterno saíram de uma condição muito inferior, tanto material quanto familiar em termos de incentivos a altos voos intelectuais. No lado materno o status quo foi um pouco melhor e foi lá onde floresceu a prima que considero a mais inteligente, pelo menos em termos de relacionamento pessoal. Gostava de conversar com essa prima, que era psicóloga. Acho que fazíamos terapia. Em alguns momentos interações com primos e primas são sempre superficiais. Elas eram convencionais e previsíveis e o são até hoje. Agora temos os filhos dos primos e primas e obviamente não temos quase nenhum contato com eles. Ficamos sabendo notícias . . . casamento, nascimento dos filhos, divórcios e morte. Isso enquanto as tias velhas ainda estiverem vivas e eu continue perguntando. 

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Um certo primo

Um certo primo (filho da prima mais velha, já falecida) completou 34 anos. Cada um tem seu destino e eu sou o primeiro a reconhecer a individualidade como importante. Fico comparando minha vida com a do primo: aos 34 anos eu já havia ficado casado 7 anos, tinha uma filha, estava divorciado e fiquei doente. O primo está casado a pouco, dedicou-se a sua profissão, que dependia basicamente dele mesmo e do seu esforço pessoal apenas. O primo tem seus méritos é claro. No entanto, não foi provado suficientemente pela vida e talvez isso não nos faça tão próximos. Pena, gosto do primo. 

Sabedoria Superior e Sabedoria Inferior


  1. Excelente texto do Francisco Xavier destaca a diferença entre sabedoria inferior e sabedoria superior. A sabedoria inferior julga, condena, culpa. A sabedoria superior perdoa, atenua. releva.
  2. A sabedoria inferior está portanto ligada a mente inferior, a mente quantitativa, do toma lá dá cá e porque não, dos "linguões". 
  3. Há dois tipos de sabedoria: a inferior e a superior. A sabedoria inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe e a superior é dada pelo quanto ela tem consciência de que não sabe. Tenha a sabedoria superior. Seja um eterno aprendiz na escola da vida.
    A sabedoria superior tolera; a inferior, julga;
    a superior, alivia; a inferior, culpa;
    a superior, perdoa; a inferior condena. 

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Natal 2014

  1. Passei  o Natal em JALES com a família da esposa. O mais interessante foi que todos os homens adultos já haviam sido casados em algum momento no passado e apresentaram-se com novas parceiras. Ou seja, a principal causa do divórcio foi o casamento !!! As novas companheiras variavam em idade e em número de filhos de relacionamentos anteriores. Não existe nenhuma intenção desses nossos relacionamentos gerarem filhos próprios. Algo que já vivi e que não foi para a frente . . . 

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Quando você é diferente

A primeira coisa que acontecerá é que você será incompreendido. A segunda é que você será discriminado. A terceira é que sua vida será difícil desde o nascimento. Seus pais não saberão lidar com você e tirar o máximo desempenho das suas qualidades. Depois seus professores podem não gostar de serem questionados. Será difícil ser popular e arrumar amigos. Finda a primeira parte, ou seja, as casas pessoais, prepare-se para ter dificuldades de encontrar um casamento minimamente satisfatório e um emprego idem. Caso seja profissional liberal terá de tratar com pessoas difíceis, valendo o mesmo para quem se aventurar a ser empresário. Isso acontecerá porque os seus valores serão diferentes dos valores dos seus clientes, que na média farão parte do povo, submetidos a moral vigente naquela cultura. Quando muito você se tiver sorte poderá ter a liberdade de escolher seus amigos, parceira e fornecedores. No entanto terá de engolir as limitações impostas pelas leis atrasadas do seu país, familiares e possibilidades de emprego e obtenção de renda. Contar com a lealdade de alguns amigos, a liberdade possível e não a desejável e a pureza (santidade) que ninguém mais pode nos tirar. 

Quando se descartam velhos amigos

Verdadeiras amizades são difíceis de construir. Elas tem várias vantagens já que ninguém passa pela vida aqui no Brasil sem submeter-se a diversas crises. Talvez na Suécia amizades sejam menos frequentes por serem menos valorizadas. Amigos de verdade nos ajudam nos momentos difíceis, quando tudo parece negro. Da mesma forma que é difícil construir uma amizade, muitas vezes é difícil mantê-la, porque fatos podem acontecer que afastarão os amigos. Também existe um tipo de pessoa, geralmente ligada aos signos mutáveis, que prefere relações mais numerosas e superficiais. É preciso respeitá-los também. Platão ou Aristóteles disse que temos no máximo 5 grandes amigos. Quanto aos amigos é precisa dar uma grande festa para auferir-lhes a quantidade e passar por dificuldades para medir-lhes a qualidade. Sempre tentei aumentar o número dos meus amigos mas poucas vezes fui feliz. Muitas vezes nem na família conseguimos verdadeiros amigos . . . 

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

É da natureza humana ser esfomeado

Li a afirmação na Folha de São Paulo de hoje. E é por isso que bônus, remuneração variável, programas de milhagem, cliente mais, claro clube, clube ten e toda e qualquer ideia do tipo da resultado e retorno positivo para a empresa que o executa. Isso funciona porque o cérebro de 90% das pessoas primitivas que vivem sobre a face da terra é qualitativo e é a quantidade que é percebida por essa gente, é ela que eles conseguem medir e entender (e olhe lá). Enquanto esse percentual não mudar ( e isso provavelmente não ocorrerá nos próximos 10 mil anos) essa será a regra do jogo. Exceções serão sempre exceções e terão de ser tratadas como tal.   

A arte de trabalhar em grupo até quando convier

Vá vimos isso acontecer nas melhores bandas do mundo: o vocal forma uma banda, faz sucesso e então parte para a carreira "solo", com a finalidade de ficar mais rico rapidamente já que tem tem de dividir o lucro com os demais ex companheiros. Aconteceu comigo em família onde após imaginar uma parceria leal com um tio fui simplesmente defenestrado quando foi conveniente para o ex tio legal. Dizem que Salaziê era muito bom nisso. E há quem diga que é da natureza dos "seres" humanos e pode ser observado na mais simples das sociedades que é o casamento e a família: nos momentos de festa e fartura o "trabalho" em grupo pode ser exaltado e valorizado até que um dos dois ache que a sociedade já acumulou capital suficiente e que está na hora da carreira solo ou até na hora de substituição do sócio ou sócia. É assim que muitos se fazem de vítima e coitadinhos para conseguir ajuda em determinado momento e após a superação desses momento "esquecem" quem os ajudou. Portanto todo cuidado é pouco com sociedades aqui no Brasil e mais cuidado ainda é necessário com condomínios, cooperativas, consórcios, pois a lealdade realmente não é um valor moral brasileiro. 

As gaussianas do ENEM

O ENEM é prestado por milhões de alunos. E esse imenso banco de dados permite algumas análises interessantes. Neste ano foram disponibilizados os "30 mais" de cada colégio por área do conhecimento (redação, matemática e suas tecnologias , ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, linguagens códigos e suas tecnologias). Vendo as listas percebemos que em matemática existe um "pico" de Colégios como Bandeirantes e Etapa. Em redação há menor variação entre as notas, ocorrendo o mesmo para ciências humanas. Ciências da natureza seguem o padrão de matemática. Ou seja, a tradicional divisão entre hard e soft ciências aparece em um exame gigantesco como o ENEM.

Para ser superdotado com facilidade

Na tabelinha que o psicólogo francês desenvolveu para medir o grau de super dotação de uma criança a questão com o maior número de pontos era com que idade a criança foi alfabetizada e se o fez sozinha ou com ajuda. Crianças aprendem por imitação e não acho muito difícil alfabetizar uma antes dos 5 anos desde que se usem os devidos estímulos. É claro que existirão crianças que por sua natureza não se prestarão a isso. O Neurologista alertou para o fato de adiantar séries na escola para superdotados, o que os fará chegarem as séries em que os outros já estarão na puberdade muito cedo e isso pode causar outros tipos de problemas. Ou seja, não existe solução fácil.  

sábado, 20 de dezembro de 2014

Lutar contra algo que maior e mais poderoso que você pode te levar a paranoia

Então, se você não se ajustar ao padrão moral do seu povo e país e tentar combatê-lo você será um sério candidato a se tornar um paranoico, a surtar e a ficar gravemente enfermo. Talvez as pessoas saibam disso por conta dos condicionamentos que sofrem desde que nascem. As situações vão se repetindo e a criança aprende determinados comportamentos por repetição e imitação. Quem quiser ser diferente vai sofrer e muito, porque não vivemos no vácuo: nos nos relacionamos com pessoas, que na maior parte das vezes terão valores morais diferentes dos nossos e por isso mesmo não respeitaram aquilo que é caro para nós. No caso do Brasil, quem pode com a autoridade soberba de muitos, com a justiça "injusta", com as leis que restringem a liberdade ? A única coisa que podemos esperar é que se formas ao fundo do poço e nos tornemos indigentes, poderemos recorrer a "proteção", seja na forma da assistência social ou na forma de uma pensão de parentes ricos e egoístas. Disso eles não podem se eximir por a lei, a justiça e a autoridade não irão permitir. 

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Doencinhas e doenção

A grande maioria das doenças varia conforme as condições de higiene, saneamento e alimentação da população. Houve uma época em que as doenças infecciosas e parasitárias matavam muitas pessoas. Com a evolução da medicina, das vacinas e dos remédios, isso acabou. Então as pessoas começaram a viver mais e as doenças degenerativas, aquelas que matam pouco a pouco, tornaram-se as principais doenças mortais. Podemos chamar essas doenças de "doencinhas" , que embora não tenham cura, têm no entanto controle. Com isso as doenças mais devastadoras e incapacitantes passaram a serem as doenças mentais (ou emocionais). Elas são inclusive responsáveis pelo segundo posto em número de emergências. As doenças mentais graves são aquelas com maior tempo de internação. Além disso recidivas são frequentes. O impacto econômico financeiro das mesmas é enorme, devido ao grande número de afastamentos pelo INSS, depois quando autorizado o retorno a demissão é comum e a recontratação de alguém com depressão grave por exemplo é umas 40 vezes mais improvável do que a de um desempregado "normal". Ou seja, o rebaixamento econômico e financeiro de quem sofre de uma doença psiquiátrica grave é provável e esperado. A depressão em poucos anos tornar-se-á a primeira causa de afastamento do trabalho, graças a sua disseminação e ao seu caráter incapacitante. Quem na vida teve apenas "doencinhas" só conhece o próprio umbigo e não tem condições nem interesse em saber o que é ter um "doenção" . . .  

Pessoas tacanhas tem dificuldade de mensurar o intangível

E como as pessoas tacanhas são pelo menos 90% das pessoas do mundo o intangível vai continuar intangível para muitos e por muito tempo. 90% das pessoas são operacionais e vivem no mundo das quantidades. Poucos vivem no mundo da qualidade e muitos poucos vivem no mundo do melhor custo benefício. E não adianta falar porque o burro não sabe que é burro. E se é assim com dinheiro, planejamento, educação e avaliações em geral, é muito mais com relação a saúde mental das pessoas e do mundo. É assim com qualquer departamento em uma empresa que não permita ao São Tomé conferir o resultado. É assim com uma avaliação de crédito ou com a acreditação de alguém. É assim com a lealdade, com a pureza e com a liberdade; Os tacanhas preferem a autoridade, a justiça e a proteção. 

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Pessoas idiotas dão ouvidos a outros idiotas

É muito importante a qualidade daquilo que você ouve. Uma pessoa ignorante geralmente estará rodeada de pessoas igualmente ignorantes. E muito provavelmente essa pessoa ignorante dará ouvido aquilo que os ignorantes como ela lhe falarem. Com a internet a coisa vem piorando porque qualquer um, mesmo desqualificado, pode publicar o que quiser na internet. E aí, um ignorante, pode ler algo e achar que é verdade insofismável. A capacidade de separar o joio do trigo é acessível a poucas pessoas, em geral as esclarecidas. Enquanto os ignorantes são os outros ainda podemos nos defender de alguma maneira.  O problema é quando os ignorantes estão na nossa família, no nosso emprego, na nossa vizinhança. 

De todas as doenças a mental é a mais incapacitante

E dentre as doenças mentais a que mais atinge as pessoas incapacitando-as é a depressão. E existe um componente genético na depressão. Dizem que ela atinge mais as mulheres mas eu acho que simplesmente as mulheres buscam mais os médicos por isso são diagnosticadas. O que cauda depressão ? Existem vários tipos de depressão. Nas reativas as pessoas dizem que são doenças que as deixam deprimidas. Afinal isso é razoável: doenças nos trazem perdas e limitações. Outra causa de depressão são as doenças de familiares. Ou seja, familiares que tem de cuidar de doentes ficam deprimidos. Estima-se que a pessoa perca 8 dias de trabalho por mês por conta da depressão e que muitas perdem 10% da sua vida deprimidos. Tudo isso é para mim muito familiar. No entanto para a nossa sociedade não é nada comum. São poucos que entendem a doença mental. A grande maioria acha que é frescura. O preconceito é grande mesmo dentro da própria família. É a vitória da ignorância . . .

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Empresários em geral não tem muitos hobbies

Quem disse foi o Gikovate: é é por isso que em geral recusam-se a "largar o osso" representado pelo negócio, somente fazendo-o quando morrem. Ter hobbies é algo mais para altos executivos de empresas multinacionais de capital aberto: tênis no Brasil e golfe nos Estados Unidos. Pessoas que somente tem um assunto para conversar se tornam chatas, não são interessantes. Já altos executivos pertencem a algum segmento da economia, onde em geral existem várias empresas. Nos Estados Unidos existe inclusive a figura do lobista ou "liason". 

Estima-se que um em cada três carros esteja em situação irregular em São Paulo

Ou seja, existem uns 2 milhões de criminosos andando de carro por São Paulo, que além de não pagarem os impostos e as multas, provavelmente tem problemas de pontos em suas carteiras de motorista, não fazem a manutenção correta de seus veículos e devem dirigir embriagados muitas vezes. Portanto andar de carro em São Paulo é uma atitude arriscada por conta dos outros. Senti na pele quando morei no bairro indiano - africano e fui atingido em cheio por um africano bêbado. Aconteceu mais uma vez aqui no meu bairro bolha asiático. Certamente poderá acontecer de novo. Já diminuí minha exposição ao máximo pois conheço a probabilidade. Nas estradas acontece o mesmo: motoristas despreparados, veículos sem manutenção e estradas perigosas. Não preciso lembrar que a maior causa de mortes culposas são acidentes de trânsito. As indenizações são enormes e os prejuízos não apenas pessoais mas também em termos de produtividade e bens materiais destruídos são imensos. O sofrimento, o prejuízo futuro e o consumo de riqueza são bilionários. É como sempre digo: não vai ser o Eiki Batista com sua Mercedes Benz que irá bater em você mas o ignorante africano da periferia, péssimo cidadão com seu carro sem manutenção, em geral irregular.    

Perigo Experimentar Perito Aperitivo

Todas essas palavras tem a mesma origem que é experimentar. Pois é . . . viver perigosamente é viver experimentando !!!. Aquele que se acovarda e não experimenta nada não passa por nenhum perigo e tem uma vida medíocre e mesquinha. Aquele que experimenta de tudo com certeza é mais corajoso e com certeza vive mais e mais intensamente. Não podemos esquecer que nossos sentidos são extensões do nosso cérebro. Assim sendo, quem experimenta mais desenvolve mais os sentidos e assim tem o cérebro mais desenvolvido e provavelmente é mais inteligente e sábio. Quando somos expostos a desafios existem duas possibilidades: ou o superamos e crescemos ou então somos derrotados e voltamos a estaca zero quando não regredimos. Sempre vivi perigosamente e não me arrependo apesar de todos os revesses e traições que sofri. 

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Na dor e no prazer

Na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença. É assim nos dizeres do casamento católico. É isso que a maior parte das pessoas espera quando se casa. Acontece que em grande parte dos casamentos se descobre que o outro está disposto apenas a aproveitar do casamento, ou seja, vivê-lo na alegria, na riqueza e na saúde. Isso acontece quando você se casa com um egoísta, que é a maioria na maior parte das pessoas. Aquela frase me veio a cabeça agora: não vá onde você é apenas tolerado,  Vá onde você é celebrado !!!

domingo, 14 de dezembro de 2014

Uma análise fria da carreira executiva

Muito se fala para os jovens sobre oportunidades de carreira, como preparar-se para vencer no mundo corporativo, etc etc etc .Sinto informar aos meus ávidos leitores que muito do que se fala é apenas propaganda. Você pode ser o jovem mais preparado do mundo para assumir como CEO da maior multinacional e isso simplesmente não acontecerá por falta de oportunidade, consequência do pífio crescimento mundial econômico ou até mesmo pelo processo de desmantelamento dessa grande empresa. Na prática, aqueles que estiverem no momento certo e na empresa certa terão muito mais chance de ascenderem, mesmo que não sejam os melhores do mercado. Recessões mundias aniquilarão as chances dos jovens brilhantes dessa época. As vezes existem alternativas, como no Brasil onde o governo oferece as melhores posições de trabalho para a maior parte dos formandos de cursos superiores. E quem achar que tem direito divino de ocupar altos cargos em empresas multinacionais independentemente das circunstância que se resigne ou então surte pois a realidade é essa. E quando a realidade não corresponde ao que o cérebro da pessoa espera e ela não vê saída o próprio cérebro encontra uma saída, uma porta e essa porta se chama surto psicótico. 

Pessoas que fazem doações

Li que a Santa Casa de São Paulo tem um portfólio de 796 imóveis diversos. Pessoas que não tinham herdeiros, ao longo dos séculos, para não deixarem para o governo seus imóveis, o que certamente seria pior ainda, doaram esses imóveis para a Santa Casa obter renda com seu aluguel ou venda. Outros deixam imóveis para Associações Religiosas Diversas, inclusive para a Igreja Católica. A maior parte dessas associações não podem vender o patrimônio. Eu acompanhei um pouco a história da Fraternidade: funcionou enquanto os fundadores estavam vivos. Com o falecimento de ambos a coisa desandou e agora voltou a andar no "trilho" por razões literalmente "do outro mundo". Fundações são outro meio de perpetuar uma obra. Fundações deveriam ser fiscalizadas pelo Ministério Público, o que está longe de acontecer. É o mesmo caminho das cooperativas aqui no Brasil: são raras aquelas que são realmente exemplos de lisura e honestidade. Em uma escala menor temos as companhias de capital aberto pulverizado. Portanto quando você tiver algo valioso escolha alguém para beneficiar, alguém que realmente mereça por qualquer critério que você ache válido e faça um testamento ou uma doação. Caso você seja precavido faça com cláusulas resolutivas, do tipo toma lá dá cá. Só não espere que alguém faça alguma coisa por você pelos seus lindos olhos azuis, pois isso será cada vez mais improvável, ou seja, ilusório. 

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

O idiota

 O idiota vê o mundo a partir de si mesmo. Assim sendo, se o idiota não estiver com fome, conclui que não há fome no mundo. Essa pensamento tacanha vale para tudo e para todos, em todas as interações humanas. Continuando: como nunca se divorciou, o idiota acha que quem se divorcia não sofre nada. Como nunca ficou desempregado acha que o desemprego não é problema, Como nunca perdeu uma noite de sono acha que todos dormem tranquilamente. Como nunca sofreu de macumbas acha que macumbas não existem ou não tem efeito. Como nunca se apaixonou acha que a paixão não existe. Vale o mesmo para o amor. Ou seja, o idiota nunca se arrisca, nunca aumenta seu conhecimento, nunca tem abertura psicológica. Ele é exagerado naquilo em que acredita, é medíocre no que faz todo dia e finalmente é mesquinho no seu íntimo. E o mundo tem muito mais idiotas que pessoas corajosas, inteligentes e interessantes. 

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Auto Avaliação Honesta

Poucas pessoas são capazes de fazer uma auto avaliação honesta de qualquer um dos seus atributos. Um experimento nesse sentido foi feito nos Estados Unidos e comprovou essa realidade. A maior parte das pessoas acha que é muito melhor do que é na realidade. Supervalorizam suas dificuldades, querendo mostrar-se super heróis por as terem superado. Da mesma forma supervalorizam o que fazem em termos de trabalho quando sabemos que a grande maioria é medíocre pois somente fazem tarefas rotineiras. Exageram nas qualidades e por fim exageram nos seus medos também, tornando-se mesquinhas. Alguém que tenha uma auto avaliação adequada leva vantagem na hora tanto de agir como na hora de recuar. É aquela frase do General: quem conhece as suas próprias forças e as do inimigo somente acumula vitórias. São poucos. Muitos poucos. 

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Cargo de Confiança

Cargo de confiança é aquele cujas decisões impactam o caixa da empresa ou da família. Assim sendo, quem fixa algum critério para contratação de empregado e cuja assinatura oficializa o gasto do salário do mesmo pela empresa é portador de um cargo de confiança. Na prática, todo aquele que administra um orçamento ao seu bel prazer, decidindo como gastar o dinheiro e com quem tem um cargo de confiança. Na Kodak o cargo de confiança começava com o nível de supervisão. O supervisor tinha autorização para efetuar um determinado limite de gastos e sua assinatura tinha de constar no arquivo de registros autorizados pelos recursos humanos. Nos meus tempos de Banco GM não havia o cargo de supervisor de auditoria. Éramos todos reportados ao Gerente de Auditoria que obviamente ocupava um cargo de confiança. Sob esse prisma acho que nunca ocupei um cargo de confiança verdadeiro, embora nunca tivesse de bater cartão de ponto após o tempo de estagiário. Estive em uma região intermediária: não precisava trazer atestado médico nem bater cartão de ponto mas também não ganhava horas extras. Na prática tinha liberdade suficiente para não ser um simples empregado mas não tinha ainda o status de ocupar um cargo de confiança pleno. Quem ocupa cargo de confiança não precisa pedir aprovação superior para cada passo que dá: tem sempre alguma autonomia. Somente grandes empresas tem cargos de confiança, que são justamente mais bem pagos por conta dos riscos de perda inerentes a decisões erradas efetuadas por essas pessoas. 

O choque de expectativas - a tradição brasileira e a moral americana

Eu nem sabia muito menos tinha consciência. Era o segundo semestre do ano de 1985. Eu estava lutando para superar os prejuízos que uma paixão haviam feito a minha vida acadêmica ao mesmo tempo que achava que poderia procurar um estágio, como um estudante "normal" que havia seguido o gabarito curricular da escola. Eu sempre tive esse espírito aventureiro e desbravador. E foi com esse espírito que passei nas duas seleções em que me lembro ter participado. Uma delas agressiva,onde a postura do empregador era a de que eles eram Deus e nos os candidatos pobres diabos a esmolarem pelo emprego. A outra amigável, fazendo concessões e afagos diversos. Uma um banco, a tipo de empresa mais conservador que existe, por conta de seu nicho de negócios. A outra empresa uma empresa de engenheiro e de vendas, ligada a propaganda e a ciência. Eu não sabia como eram os valores morais do Brasil naquela época mas senti no tratamento que me deram algo no ar. Passei nas duas e o resto é história. A empresa americana era minha praia, apesar dos problemas. Na outra empresa eu provavelmente teria ficado doente antes. Os valores morais brasileiros como autoridade, justiça e proteção privilegiam pessoas subservientes. verdadeiros sucessores dos escravos, que se ousarem se rebelar devem ser punidos com o pelourinho e sumariamente expulsos. Muitos empregadores brasileiros ainda pensam que seus empregados são escravos. Já na empresa americana havia a cultura deles junto ao fato de ser uma companhia de capital aberto nos Estados Unidos. Não foi a toa que senti na pele a diferença de tratamento . . .

Ninguém quer parecer pobre no Brasil

Sabemos que a aparência em sociedade é tudo. E, particularmente aqui no Brasil isso sempre foi verdade. As pessoas são em geral pobres mas precisam aparentar ser pelo menos de classe média e isso é feito através da compra de roupas. A classe média alta quer aparentar ser rica e a rica quer aparentar ser bilionária. Esse espírito de emulação é aproveitado pela indústria que não existe para corrigir ou questionar comportamentos insanos das pessoas mas para vender e realizar lucro. Não sei se existe tamanha pressão em outras culturas mas eu duvido que países mais avançados deem tanta importância a aparência. Você é julgado por sua aparência aqui no Brasil e as portas se fecharão para você se você não seguir o padrão. A roupa é uma forma de comunicação que não é nada desprezível. É como a embalagem de um produto qualquer: faz muita diferença para algumas pessoas. 

Autoridade, Proteção, Justiça, Pureza (santidade), lealdade e liberdade

Autoridade é Capricórnio. Proteção é Peixes. Justiça pode ser Sagitário e Poder judiciário é Capricórnio de novo. Pureza eu diria que seria Escorpião, para o bem e para o mal, Lealdade pode ser Gêmeos, Libra ou Aquário mas a amizade pode existir entre outros signos também. Liberdade pode ser Leão no sentido do eu ou Aquário no sentido de Fraternidade. Pureza ou Santidade seria função de Escorpião porque a ele foi designado destruir tudo que for edificado na terra em desacordo com a lei Divina.  No Brasil vigora a Autoridade, Proteção e Justiça. Nos Estados Unidos a Pureza, Lealdade e a Liberdade. 

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O golpe no financiamento de automóveis

O golpe é muito comum porque o volume de carros financiados também é grande. O nome popular aquele que some com o carro é "skip". Todos nós conhecemos alguém que deu esse golpe aqui no Brasil. Eu me lembro de uma certa pessoa que tinha dupla nacionalidade e que simplesmente financiou um carro aqui no Brasil, usou, não pagou e o deixou abandonado após mudar-se para a Espanha. Obviamente nunca teve a intenção de pagar o financiamento desse veículo. Comprou o mais barato que existia, para obviamente dar a menor entrada possível e nunca pagou as prestações. Existe outro exemplo, no caso de uma pessoa que empresta o nome de terceiros, no caso da sua mãe e da sua esposa, para comprar veículos financiados que nunca são pagos. É muito fácil dar esse golpe: basta ter uma renda mínimo, digamos uns R$ 1.000,00, para pagar em teoria uma prestação de R$ 300,00 e um nome "limpo" na SERASA. Assim veículos novos e usados são "comprados" e nunca pagos. Completa o golpe algum comprovante de endereço falso. A cada 5 anos o golpe pode ser realizado novamente, dessa vez com uma financeira diferente das anteriores é claro. Com a finalidade de mudar um pouco esse panorama novas regras mais duras foram aprovadas pelo legislativo em favor das financeiras. É preciso lembrar que isso acontece no Brasil por conta do nosso sistema moral que protege o mais "fraco", no caso aquele "coitadinho" que não tem dinheiro para comprar o carro a vista.  

O golpe no financiamento de imóveis

Tenho conhecimento de um casal que comprou financiado um apartamento financiado pela Caixa Econômica Federal. O referido casal em certo momento deixou de pagar as prestações do financiamento e achou que nada aconteceria. Só que aqui no Brasil a justiça costuma tardar mas não falhar em casos como esse, em que existe uma garantia real. E assim aconteceu neste caso: primeiro o casal após vários anos foram despejados do imóvel. O imóvel foi vendido em leilão. Aqui o casal na sua doce ignorância achou que a dívida estava quitada e tudo estava acabado. Passaram-se mais alguns anos e eis que surge a cobrança de um saldo remanescente desse leilão no valor de R$ 78.000,00. Essa cobrança está garantida por conta de uma fração de um imóvel que o casal recebeu de herança da mãe da mulher. Ou seja, aqueles que acharam que podiam simplesmente deixar de pagar suas obrigações e acharam que nada aconteceria foram alcançados pela grande e longa mão do banco. E agora vão sentir na pele a sua irresponsabilidade e inconsequência. Quando você não usa sua liberdade com responsabilidade a consequência é o sofrimento e a perda de algo. Sempre. 

O estoque de veículos gravados e o de imóveis

A CETIP foi escolhida para ser a depositária dos gravames de financiamento de veículo no Brasil. Com isso, todo cidadão que tiver uma dívida referente a um veículo financiado em qualquer lugar do Brasil está devidamente registrado na CETIP e essa informação é pública: todos os outros agentes interessados nessa informação pode ter acesso a mesma. No momento existem 6 milhões de veículos nessa situação. Agora a CETIP está esperando para fazer o mesmo com todos os imóveis financiados no Brasil. Está dependendo de que todos os cartórios de registro de imóveis no Brasil estejam interligados. O volume potencial dessa carteira é de 1 milhões de imóveis. Ou seja, quem tiver financiamento de imóveis também ficará "fichado". Com isso o sistema de concessão de crédito vai ficando cada vez mais seguro, podendo significar custos menores no futuro, devido a queda no calote. 

A maior preocupação de quem contrata

Quem está contratando um empregado é porque precisa muito. E essa pessoa tem medo de fazer uma contratação errada. Por isso segue todos os protocolos possíveis e evita qualquer surpresa ou originalidade, a menos que seja um emprego para pessoas "criativas", que aqui no Brasil em geral não existe. Cargo de confiança em uma empresa é aquele que de alguma forma impacta o caixa da empresa. E como 98% das empresas são pequenas ou médias, quem controla o caixa é o próprio dono, muitas vezes um troglodita qualquer. Voltando a quem contrata, essa pessoa procura primeiramente selecionar o currículo por qualquer motivo ou critério ao seu bel sabor, Depois dessa seleção esse recrutador procura validar os principais pontos assinalados no currículo. Por isso características pouco auditáveis como liderança, bom relacionamento, etc somente serão parcialmente verificadas em uma eventual entrevista e em grandes empresas são feitas mais de uma entrevista. Resumindo: é preciso que o empregador goste de você e que você goste do empregador. Nem um nem o outro será perfeito e é aqui que entra a negociação, com o empregador querendo o máximo pagando o mínimo e o empregado querendo fazer o mínimo e ganhando o máximo. Não é raro o candidato exagerar nas suas qualidades o que é facilmente desmascarado pelo entrevistador experiente. Na prática, uma vez determinado o salário e benefícios está praticamente determinado que tipo de pessoa você irá conseguir. Os trabalhos são sempre os mesmos aqui no Brasil, por isso temos um jogo de cartas marcadas. Qualquer situação muito discrepante irá ser naturalmente tensa e acabará em demissão ou pedido de demissão. Na prática o empregador nunca pega alguém overqualified porque sabe que essa pessoa irá embora e ele terá de fazer o trabalho de seleção de novo, Portanto, a ruptura, quando acontece, é em geral do empregador que não está satisfeito e demite o empregado. 

Quando a sua moral é balizada por critérios diferentes da moral social

Existem 6 variáveis para definir a moral de um povo qualquer: justiça, autoridade, proteção, pureza (santidade), lealdade e liberdade. No Brasil a moral social aceita e instituída é fundamentada no grande valor que é dado a justiça, autoridade e proteção. É assim que a justiça aqui no Brasil é inquisitória e trucida quem ela consegue por as mãos em cima, em particular se essa pessoa não for digna de proteção (outro dos critérios) ou então for uma autoridade (também passível das benesses da lei). Vários ditados populares provam que esses são os valores morais valorizados e vigentes, como o de se ter pena do coitadinho, o ditado de que manda quem pode obedece quem tem juízo, o dizer "você sabe com quem está falando", carteiradas de todo tipo, abusos de autoridade e por ai vai. Esses exemplos são estampados diariamente nos jornais. Quem conhece a índole da nossa sociedade pode se aproveitar dessa nossa estrutura moral. Para uma pessoa prevenida vale evitar ao máximo se envolver com alguém que precise de "proteção" social, evitar ao máximo se indispor com "autoridades", mesmo sabendo que elas são pagas com os impostos que você paga (lembrei de mais um ditado: quem tem juiz como inimigo precisa de Deus como advogado) e finalmente conhecer todos os meandros e podres da nossa "justiça", tantas vezes injusta. Minha moral é fundamentada nos outros valores, que, não por acaso, são valorizados nas sociedades mais evoluídas do mundo. São ele: pureza (santidade), lealdade e liberdade. São critérios morais praticados nos Estados Unidos por exemplo. A pureza tem relação com a beleza e a beleza tem relação com a verdade e o divino. A lealdade está presente nas amizades, nas sociedades em que as relações são muito mais horizontais que verticais, como a sociedade sueca. Finalmente a liberdade. A liberdade, predicado mor de Urano, somente é possível para quem é corajoso o suficiente para buscá-la e apreciá-la, os quais são muito poucos aqui no Brasil dos puxa-sacos. Sendo tão diferente da sociedade brasileira não é de se admirar que minha vida tenha tido tantos problemas. A liberdade máxima é a dos artistas, que morrem de fome aqui no Brasil. A pureza máxima é a dos santos, que também não tem vez aqui no Brasil, haja vista que temos apenas 2. A lealdade máxima é a dos amigos e familiares. A dos amigos por liberalidade e vontade própria, A dos familiares por obrigação legal. Veja a lealdade que você obtém quando precisa do dinheiro de familiares ou parentes. Nossa sociedade é do jeito que está estruturada uma sociedade onde aqueles poucos que se destacam são intensamente invejados e a inveja não tem nada a ver com a pureza, a lealdade e a liberdade.  

A indução ao erro - propaganda enganosa

Decisões precisam ser tomadas com base em informações verdadeiras porque quando a premissa é falsa tudo se prova. É assim com relação ao consumo: comprar gato por lebre é relativamente comum aqui no Brasil, o pais dos estelionatários. Teoricamente a mais cara compra que alguém pode efetuar é a de um imóvel. E teoricamente a mais arriscada também pode ser essa compra, desde que o imóvel seja comprado "na planta". Sendo portanto uma transação duplamente sensível nada mais justo que pela avaliação de risco sejam tomadas todas as medidas possíveis e imagináveis para garantir a consecução de tal negócio. Entre essas medidas estão incluídas o arquivamento rigoroso de todo material promocional que a empreiteira divulgou. Esse material poderá servir de prova material importante em uma eventual ação legal de indenização, por exemplo. Demais compras requerem cuidados específicos diversos que somente pessoas antenadas e experientes adotam. Eu me lembro de uma vez em que fui induzido a erro na compra de um ativo. No caso era um carro top de lina que era descrito como tendo "bancos em couro". Comprei o carro certo de que se tratava do couro de vaca usual. Somente muitos anos depois descobri que era "couro ecológico", ou seja, artificial. Foi mais um motivo para me desgostar e me desfazer daquele carro. 

Como se envolver em imbróglios familiares

Quando um casal se forma existe uma família tanto do homem quanto da mulher que já existia. A única coisa que o homem ou a mulher pode fazer e rejeitar o enlace por conta da probabilidade de problemas futuros com as famílias. Existe responsabilidade solidária entre os membros de uma família. Assim o homem pode gastar recursos com sua mãe, irmãos, sobrinhos, etc e sua mulher ficar raivosa com ele, porque esses recursos poderiam ser utilizados para enriquecer a ela e aos filhos que ela teve com o marido. Também existe a possibilidade do marido gastar dinheiro com a sogra, sogro, cunhados e sobrinhos, de forma direta ou indireta. Aqui de novo os recursos serão drenados para terceiros que muitas vezes não representam nada para o homem mas que farão com que ele fique mais pobre e possa até ter uma vida miserável na velhice, cheia de privações. Já vi famílias ricas iram a falência inclusive na minha própria família. Portanto é preciso analisar-se não só a aparente riqueza da família na qual pretendemos entrar como também a solidez de onde vem essa riqueza pois aqui no Brasil é comum o ditado: pai rico, filho nobre e neto pobre. As famílias mais pobres e "tradicionais" procuram sempre "empurrar" suas filhas para o casamento com o sujeito mais rico que elas conseguirem, tanto potencialmente quanto com relação a sua família. Fazem isso porque sabem que é a melhor estratégia muitas vezes para a sua eventual própria sobrevivência. Quanto ao homem deve ter consciência que sempre, de forma direta ou indireta, irá contribuir financeiramente para o conforto e bem estar da sua mulher. Resta escolher uma pessoa com a qual não fique triste em gastar. Trata-se de um investimento de alto risco e retorno incerto. 

A falência da nossa visão de mundo - filosofo canadense FSP 09/12/2014

Eu já escrevi várias matérias sobre a minha percepção da falência dos meus ideias de mundo, da verdade e da beleza. Do fim da fraternidade. Da emergência do consumismo e do individualismo. Agora na FSP de hoje um grande filósofo ratificou as minhas impressões com suas observação feitas dos Estados Unidos. A nova geração é mais rica economicamente mas é mais pobre culturalmente. A mídia venceu !!! Seremos como o Brasil: um pais de publicitários e advogados. Publicitários para vender o sonho sem seu custo para as pessoas e de advogados para processar os responsáveis quando o sonho não acontecer conforme prometido. É irreversível. 

Quando a cunhada sobra para você sustentar

Houve uma época em que as cunhadas casavam-se e iam viver sua vida, sobrevivendo muitas vezes as custas do marido. Também houve uma época em que as cunhadas que não se casavam trabalhavam em algo para suprir o seu sustento. E também houve uma época em que as cunhadas que não casavam e não trabalhavam eram sustentadas primeiro pelos pais e depois pelos irmãos homens. Com a mudança demográfica, com menos filhos e irmãos e com a diminuição dos pretendentes a maridos "mulas" (que sustentam família e filhos sem reclamar) tem cunhada sobrando sem recursos por ai. Cunhadas que tem sobrado para o cunhado sustentar, na faixa dos seus 50 anos. Algumas dessas cunhadas ajudam nos afazeres do lar da irmã. Outras não se dão com a irmã. Com a idade avançada e sem grandes atrativos continuarão solteiras ou divorciadas até morrer. Antes o genro muitas vezes sustentava a sogra ou o sogro até eles morrerem. Agora para alguns sobra inclusive a cunhada. Então o pior cenário possível é sustentar a mulher, depois a sogra e por fim a cunhada. O brasileiro homem procura se encostar no governo e a brasileira procura se encostar na família. Sempre assim.  

Exagerado

Dizem que o exagero é o erro dos vaidosos. O vaidoso é em geral retratado no signo de Leão. Sabemos que a sabedoria está na humildade mas que não existe motivo para se ter falsa modéstia. Eu procuro ser equilibrado mas sempre dei "arrancadas" na minha vida, que fizeram vários colegas ficarem surpresos. Ou seja, sempre fui ousado, nada medíocre porque não gosto de rotinas e repetições e muito menos mesquinho porque tenho alma nobre e corajosa. Sendo assim só podia ser atacado pelo resto dos mortais aqui do Brasil. Quem se destaca será sempre alvo da inveja que é muito cultivada aqui no Brasil. Não vejo exagero em comprar o melhor custo beneficio, em ter um pequeno apartamento no Guarujá, em morar em um locus asiático, em ser eclético e versátil, em ter um carro com personalidade. São possibilidades acessíveis. É como ler sobre diversos e complexos assuntos: está a disposição de todos mas poucos se dedicam. Para os medíocres e mesquinhos os outros são exagerados e vaidosos. Não existe mais pura mentira. Acho inclusive que existem mais mulheres medíocres e mesquinhas por razões que descrevi em posts anteriores. As mulheres exageradas aparecem na busca da beleza e juventudes eternas, onde procuram ser "poderosas" na conquista de vantagens junto aos homens. Exagerado (vaidoso) é o pobre da periferia que compra um carro usado de luxo para andar de final de semana. O apartamento em um bairro melhor ele nunca conseguirá comprar. Outro lugar de expressão da vaidade são as roupas. Podemos observar a vaidade quanto grande esforço e dispêndio é efetuado para obter-se um sentimento de auto estima. É o caso da salão de cabeleireiro da periferia. Parece existir uma relação entre beleza e admiração e o exagero e vaidade. Até onde se justifica o esforço e gasto ??? Aqui entra o engenheiro com a razão e o melhor custo benefício. É como uma vez meus americanos recomendaram em relação ao leilão de carros retomados de inadimplentes no financiamento: Uma simples lavada para dar um melhor aspecto ao carro que poderá reverter em valores mais altos no leilão. É assim com tudo: as vezes "um tapa" pode fazer toda diferença !!!

O mercado prefere especialistas

As empresas não acreditam em pessoas versáteis e ecléticas no inicio de carreira. Eles procuram aqueles com formação exatamente para  a função em aberto e experiência na área. Isso acontece porque as pessoas aqui no Brasil são em geral fracas em termos intelectuais e não conseguem fazer duas coisas diferentes bem. A empresa vai sempre se defender e seguir essa lógica. Caso você seja diferente precisará que alguém aposte em você, ou seja, por esforço próprio o mercado não lhe dará um emprego. É assim que acontece inclusive porque a grande maioria das funções e empregos são repetitivos. Na prática temos também a maioria das pessoas limitadas a saberem fazer somente uma função e todos ficam felizes e satisfeitos !!! E quem não estiver satisfeito que se arrisque em empreender, busque uma função pública de estado ou seja um profissional liberal bem sucedido. 

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Quando uma dívida do passado emerge

Isso sempre pode acontecer aqui no Brasil porque aqui não existe "perdão de dívida": uma vez que a pessoa entrou com o processo judicial para cobrar a dívida ela nunca mais prescreverá. O que acontece é que com dívidas de valores pequenos as empresas decidem não cobrar judicialmente, após fazerem uma pesquisa sobre suas possibilidades de receber. No entanto, existem dívidas de grande valor, devido aos muitos anos que se passaram entre o momento em que a dívida deixou de ser paga e o momento em que a cobrança é inicializada. Essas dívidas podem ser corrigidas por índices contratuais ou então índices judiciais. Existem casos em que os juízes não aceitavam a cobrança de saldo remanescente de um empréstimo para compra de um veículo financiado, por exemplo. Não é o que a lei diz, no entanto. As vezes a decisão do juiz por ser influenciada por quem está efetuando a cobrança, por conta de alguma legislação mais rigorosa. Tenho em caso em que uma conhecida comprou um apartamento financiado pela Caixa Econômica Federal e ficou inadimplente. Essa conhecida deixou o processo correr, o apartamento foi a leilão e pensou-se que tudo estava resolvido. Obviamente não estava, sobrou um saldo remanescente da dívida e a conhecida recebeu uma "cartinha" da Caixa Econômica Federal lhe cobrando a "módica" quantia de R$ 78 mil reais. Ficou claro mais uma vez que a falta de instrução dos envolvidos irá lhe custar a liberdade, no caso a liberdade de morar em uma casa de sua propriedade, que provavelmente irá a leilão, levando consigo os quinhões da irmã e do irmão. Pessoas assumem passivos de todo tipo e por conta dos nossos juros e da nossa lei podem ser surpreendidas por casos como esse. A conhecida poderá ter sua vida transformada para pior por conta desse erro do passado e para pior, muito pior.  

Não somos ricos pelo que temos. Mas sim pelo que não precisamos ter.

A frase é de Kant. Assim sendo eu sou rico porque não preciso comprar roupas de marca, nem uma Ferrari, nem morar nos Jardins. Sou rico porque não preciso dar grandes festas nem comer nos restaurantes carros da moda. O mesmo vale para longas viagens ao exterior para fazer compras (principalmente nos Estados Unidos) ou para passar férias anuais. Ou seja, todas essas atividades dispendiosas me são inexpressivas. Sou minimalista por excelência. Não sou escravo do consumo, nem da vaidade fútil, nem do exibicionismo. Preso a liberdade acima de tudo e para ser livre é preciso não ser escravo de nada a menos que da própria consciência. 

A dança das influências na educação dos filhos

Como o incremento dos meios de comunicação nossas crianças são bombardeadas muito mais precocemente, de forma muito mais intensa e com muita mais duração por informações que podem não ser as desejadas pelos pais. Com isso, a influência dos pais que ia até uns 12 anos pode estar sendo reduzida para 8 ou 9 anos. Como os pais não podem mudar seu ritmo de vida nem impedir que seus filhos sejam influenciados resta-lhes garantir algum direcionamento mudando-se para um bairro melhor, com pessoas melhores inclusive filhos e matriculando seu filho em uma escola com os mesmos valores dos pais. É a única defesa e é a mais cara: morar em um bom bairro e condomínio custa caro, muito caro, em uma cidade gigante como São Paulo. Da mesma forma, os bons colégios estão nos bons bairros e cobram preços igualmente salgados. Com essas condições é natural que se formem castas e essas castas estão controlando não somente os filhos como também quem no futuro comporá famílias com esses filhos, através de namoros e casamentos que se iniciam nos colégios da elite. Estamos vendo uma espécie de "reserva de mercado" matrimonial e patrimonial, exatamente como ocorre nas monarquias e países europeus. Nos Estados Unidos também existe e sempre existiu esse movimento mas sempre foi mais discreto. Na ásia é a regra a milênios . . . 

Roubo de informações estratégicas

Toda empresa tem informações estratégicas mas nem toda empresa tem um controle adequado do acesso e divulgação dessas informações. Trabalhei nas maiores empresas multinacionais americanas e nelas a informação era coisa seríssima, sendo inclusive passível de auditoria. Com a disseminação dos computadores mesmo empresas pequenas, como a minha Administradora de Benefícios tem informações confidenciais como quem está em período de migração de planos. Recebi um telefonema de alguém desconhecido me propondo trocar de plano de saúde, uma transação altamente lucrativa para quem a realiza. Está na cara que alguém da Administradora de Benefícios vendeu a minha informação para terceiros. Outro dia tentaram dar um golpe também do mesmo jeito, por conta do acesso gratuito ao provedor da internet. Portanto todo contato em que somos abordados é no mínimo suspeito porque esses hackers podem ter o seu cadastro em mãos. Quando a oferta embute mudança em planos e débitos que já existem a probabilidade de fraude é menor. No entanto, se houver o interesse em um novo débito com a cessão de novos débitos a tentativa deve ser abortada imediatamente. Os estelionatários irão sempre tentar, afinal o lucro é muito grande, a dificuldade de pegá-los é grande e pena para os poucos pegos é pequena. É por isso que todo tipo de golpe aparece, inclusive com impressão de boletos falsos, troca de máquinas de cobrança de cartões de débito e crédito e tudo aquilo que a imaginação do criminoso permitir. 

Consciência de Avós

Avós que atuam na educação dos netos ??? Que participam ativamente, como a Tia Vera ??? Ha ha ha !!! Exceção !!! Avós em geral querem que o mundo se acabe para que eles se joguem !!! É a mesma situação de quem não tem problema nenhum e também não quer saber dos problemas dos outros. O nome do sentimento que nos leva a ajudar é a solidariedade e está em falta no mercado. Não é problema meu, não me interessa, quem pariu Mateus que o embale e por ai vai. São muitas as respostas dessa gente que só se interessa pela si mesmo: o que eu tenho a ver com isso ??? A solidariedade deve ter uma relação com a consciência. Quando você nega ajuda a quem precisa você automaticamente precisa considerar que futuras tratativas de negócios com essa pessoa serão frustradas. E assim cada um fica na sua casa ou apartamento, até enlouquecer e virar paranoico, com uma faca na mão ou então chegar ao completo abandono, na quase indigência. 

Ingenuidade é falta de empatia

A afirmação é do Gikovate. A ingenuidade seria uma miopia acentuada, onde o indivíduo não percebe a realidade e os fatos como eles realmente são. É viver no mundo das ideias desprezando-se os fatos. O excesso de desconfiança, beirando a paranoia seria também uma falta de empatia e atenção aos fatos, agora para o lado oposto da ingenuidade. A ingenuidade ou pureza pode ser uma característica mais encontrada nas crianças e pode também ser algo a ser usado por dissimulados(as) para obter alguma vantagem indevida. Seria ingênuo acreditar nos filmes de hollywood por exemplo, transpondo o que eles apresentavam para a vida real em um país diferente como o Brasil. Ilusão é quando você acredita piamente em coisas cuja probabilidade de ocorrência é pífia. E não sem razão, para vender entradas de cinema o melhor modo é vender ilusões, já que ninguém vai ao cinema para assistir documentários e histórias comuns.  

sábado, 6 de dezembro de 2014

Somente uma pessoa com abertura elevada pode se livrar da opressão familiar

Quando nascemos estamos totalmente dependentes dos nossos pais, dos cuidados deles, dos seus exemplos. A medida que crescemos vamos entrando em contato com outras realidades, como escola, amigos, leituras, filmes, livros. Aqui podemos ter um ponto de inflexão conforme a natureza individual da pessoa: ela pode querer conhecer aquilo que seus pais não puderam lhe oferecer por qualquer motivo. E é aqui que o fruto pode cair longe da árvore. Existem sistemas sociais, religiosos e culturais muito opressores. Pessoas submetidas a esses sistemas não terão abertura nenhuma e poderão passar a vida inteira achando que o seu modo de agir é o único correto. Algumas decisões inviabilizam outras e é aqui que existe o perigo. O ideal é tomar essas decisões de forma consciente. Só que isso dá trabalho e as pessoas não gostam de ter trabalho . . .

Opressão Familiar

Existem famílias cuja estrutura somente permite aos filhos escolher profissões "imperiais". São famílias que nunca cultivaram a liberdade de expressão dos filhos. Famílias onde os pais tem o superego exaltado e que sabem tudo sobre educar filhos e sobre o que é bom para eles. Nessas famílias, até quem casará com os filhos é devidamente "filtrado" de forma adequada a manter o padrão. Eu me lembro de duas mulheres com quem eu quis namorar. De uma ouvi que o pai não perguntava o nome do namorado mas filho de quem ele era e da outra descobri que o pai autoritário também limitava as escolhas da moça. Com a primeira perdi contato mas a segunda casou-se, não teve filhos e se divorciou. Pelo visto o pai que sabia tudo não conseguiu impedir o fracasso do casamento da filha. A Fraternidade diz para não influenciar as escolhas dos filhos, nem sobre profissão nem sobre casamento, porque cada um tem sua missão e seu carma nesta terra. E interferir no carma do outro é fazer carma para si mesmo. Os pais por si só são exemplos para os filhos, para o bem e para o mal. Eu sou a favor da conversa e nisso estou entre aqueles que são mais "humanos". Acho que tudo é possível mas que é bom que se saiba o preço e o risco das escolhas. Não vivemos no vácuo. Vivemos em sociedade e podemos adoecer facilmente não só do corpo mas também da alma e assim com certeza não seremos felizes. Eu me lembro da história do elefante que desde filhote fica preso por uma argola de ferro e que quando cresce e poderia ir embora continua preso por conta do seu condicionamento. Sou a favor de considerar todas as possibilidades antes de qualquer decisão e também sempre lembro que tudo é dual: nada tem somente vantagens ou desvantagens.  

Trabalho de equipe

O aluno mais esforçado e talentoso, a melhor escola e a família mais exigente/incentivadora. O resultado é a aprovação na Faculdade de Medicina da USP. Vale o mesmo para aprovação em algum concurso público concorrido, entrevista de emprego, conquista amorosa, promoção a altos cargos executivos. Exceções sempre existirão, talentos individuais nas artes por exemplo e mesmo esses muitas vezes tiveram vantagens competitivas ou simplesmente sorte, como por exemplo artistas de cinema "descobertos" em profissões menores. 

49 milhões de pessoas tem saúde complementar empresarial ou corporativa

São milhões de empresas que contratam planos de saúde. Basta ter um CNPJ e um número mínimo de vidas. Essas transações são administradas por intermediários, os Administradores de Benefícios. E esses Administradores de Benefícios tem uma Associação. Tudo isso é possível pelo volume de pessoas, dinheiro e interesses movimentado. Minha mãe e eu estamos nesse esquema, ela através de uma "Associação de Funcionários Públicos" e eu através da ABES (Associação Brasileira dos Engenheiros Sanitaristas). A Associação dos Administradores de Benefícios serve para orientar os milhões de pessoas jurídicas com relação a direitos a serem exigidos dos 55.000 Planos de Saúde que existem no Brasil. Estamos falando de negócios bilionários e que são essenciais, devido a falência do SUS em muitas áreas. 

Facilidade para tomar decisões

Tenho muita facilidade de tomar decisões, tanto para mim quanto para os outros. Devo isso a uma grande envergadura intelectual. Essa característica me permite fazer previsões acertadas, coisa que os bilhões de São Tomés que existem no mundo não conseguem. Muito se sofre por conta de decisões erradas mas isso pode fazer parte do Karma da criatura. Decisões materiais/intelectuais são muito fáceis para engenheiros com formação analítica. Decisões emocionais precisam ser um pouco mais elaboradas. E será que existem decisões espirituais ??? Essas foram tomadas antes da encarnação e serão ponderadas após a morte. Todo acúmulo de informações pode ser usado para a tomada de decisões inteligentes. A prerrogativa é que essas informações sejam verdadeiras e confiáveis. É aqui que entram todas as pesquisas científicas, estatísticas, filosofias, etc etc etc 

Até para reproduzir nem todo engenheiro serve

A grande maioria dos engenheiros que conseguem se empregar na profissão apenas reproduzem a tecnologia por imitação aqui no Brasil. E olhe que são a minoria que consegue até mesmo esse tipo de emprego. Ou seja, aquele engenheiro que eu imaginei na minha infância, que usava o "engenho" (a criatividade, a inteligência e a sabedoria) para criar soluções novas simplesmente não existe no Brasil. Mesmo multinacionais gigantes contratavam engenheiros nas melhores faculdades de engenharia brasileira porque queriam que a reprodução da tecnologia fosse bem feita, ou seja, que a comunicação entre os engenheiros da matriz e os da filial aqui no Brasil fosse fluída. O bom engenheiro sabe o porque. Já o técnico sabe apenas o como. Agora, passados 30 anos da minha formatura, vejo jovens promissores iram para o exterior aprenderem e trabalharem com o verdadeiro "engenho". São exceções obviamente mas pelo menos a possibilidade existe de fato. É um grande avanço. 

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Maria, Helena, Sofia e Eva

São os quatro papeis básicos que as mulheres exercem no mundo. E como não existe a mulher maravilha, cada uma delas vai escolher um papel principal e outro coadjuvante, podendo aprender alguma coisa básica dos outros dois. As coisas podem se complicar quando uma Helena tem um filho não desejado, por exemplo. Excesso de Maria pode sufocar os filhos. Sofia demais pode ficar solteira valendo o mesmo para Eva. Para todas a beleza e a juventude estão a serviço dos seus objetivos com os homens: ajuda a quem quiser ser Maria com suporte de um homem rico, permite que a Helena fique mais bonita por mais anos, ajuda a Sofia com seus estudos de pós graduação na Suíça e finalmente facilita a vida da Eva que quer colecionar muitos e muitos amantes. 

Fazem o que sabem ou viram

Não adianta reclamar: mesmo aqueles que foram próximos a mim fizeram o que achavam certo e não necessariamente o melhor. Não direcionaram esforços de forma consciente em direção a um objetivo determinado. Foram deixando as coisas "rolarem". É assim que uma mãe médica com certeza cuidaria muito bem da saúde física dos seus filhos e uma mãe psiquiatra cuidaria bem da saúde mental dos filhos e da família. Nesse sentido quanto maior a instrução da mãe melhor para o futuro dos filhos em teoria. Uma mãe experiente e prendada, que se preparou de forma consciente, que planejou e fez o futuro acontecer. Feliz do homem que se casar e tiver filhos com uma mulher assim.

Alienação e maldade

Não se importar com seu irmão é um ato de alienação e maldade. Acho que isso acontece com animais mas vejo também em humanos. Infelizmente acontece. Triste. Podem ter tudo mas deixando seu irmão para trás você não está tendo uma atitude cristã que pregou amar o próximo e o próximo aqui não é o vizinho mas seu irmão e sua família. 

Oportunidade ou ameaça ???

Conforme a criatura a mesma situação pode ser uma oportunidade ou uma ameaça. Veja a possibilidade de influenciar na formação de uma criança. Para uma pessoa limitada, que somente olha o trabalho que irá ter com a criança, não se trata de uma oportunidade mas de uma ameaça: irá ter somente trabalho sem nenhuma alegria. A mesma situação, para alguém que sente prazer em ver o outro se desenvolver, crescer e dominar habilidades é uma prazer, uma alegria. Uma criança inteligente, mesmo brilhante, pode nascer em uma casa de animais que a veem como um estorvo que somente irá dar trabalho. Não preciso dizer o prejuízo que esse lar irá causar na formação, no caráter e na personalidade dessa criança. Triste saber que pessoas próximas pensam assim . . .

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Para ser livre para escolher é preciso saber o que existe

E aqui no Brasil a abertura psicológica é mínima de forma que quem aqui nasce é geralmente conduzido. Conduzido pelos costumes da sua família, pela mídia, pelos seus professores e pela escola, pela religião que lhes foi imposta. E ainda existem estúpidos que falam em "livre arbítrio". Para saber o que existe a internet ajuda muito. Para discernir o que é verdadeiro e útil daquilo que é apenas poluição informativa é preciso inteligência, sabedoria e juízo. Você não faz o que quer porque os outros te limitam. Viver como sueco no Brasil não vai dar muito certo porque nas interfaces você não será bem interpretado e compreendido. Você será massacrado por lei e costumes primitivos. Não dá para ter Corvette onde não existem peças ou assistência técnica. E caso você tiver problemas graves tenha certeza que somente sobreviverá por algum milagre ou vontade divina já que os recursos disponíveis são em geral insuficientes. Faça um prédio "estiloso": será mais difícil de vender, porque será mais caro e poucos se atreveram a investir nele. Compre um carro azul de uma montadora recém instalada: você terá mais dificuldade em revendê-lo. Mantenha um relacionamento com alguém diferente: você será veementemente criticado por todos. Não se sacrifique para cumprir a dieta que o médico mandou: novamente você será acusado de ser um suicida. Se existir no Brasil existirá em São Paulo e o que não existir em São Paulo poderá ser importado de qualquer lugar no mundo. Vale para tudo: relacionamento, saúde e dinheiro. 

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Burro, feio, pobre, velho e imaturo

Geralmente quem é burro continuará burro. Quem é feio será sempre feio. O podre tem alguma chance de melhorar de vida mas sempre aos poucos e lentamente, geração após geração. O velho não vai rejuvenescer e o imaturo dificilmente amadurecerá de forma significativa. Já o inteligente pode ficar demente com a idade, o bonito vai ficar feio com a idade e a velhice, o jovem vai ficar velho. Até o maduro pode regredir, em uma espécie de adolescência tardia. 

Mulheres que apanham

Fizeram uma pesquisa e descobriram que grande parte das mulheres apanham do namorado ou marido aqui no Brasil. O que não pesquisaram é porque apanharam. Acontece que as mulheres na média tem o dom de tirar o homem médio do sério com sua língua ferina. Posso apostar que antes de apanhar houve provocação e ofensas em 90% dos casos e que o homem estava alcoolizado. Mulheres não apanham em condições normais: a corda sempre arrebenta do lado mais fraco, inclusive nesses casos. 

Mulher e relacionamento em primeiro lugar

Isso é para poucos aqui no Brasil. Com certeza é assim na Suécia ou Dinamarca. Basta ver nossas estatísticas criminais, leis, pesquisas, comportamentos, ética (postura e atuação corporal) e moral. Hoje tudo é muito claro e conhecemos todas as tribos e clãs. No Brasil está futebol, cerveja e mulher em terceiro lugar. No entanto em primeiro lugar mesmo está a família. Chamam quem entra na família de "agregado". O outro é sempre uma ameaça e muita coisa não é bem resolvida pelo medo e ignorância das pessoas. Pobre Brasil atrasado . . .

Sistema Político no Brasil é igual clube de futebol

Os partidos tem "donos" que se perpetuam no poder e que decidem quem será candidato ou não. Da mesma forma os clubes de futebol tem "cartolas" que tem a mesma função. Os partidos tem deputados, senadores e vereadores, que fazem o que lhes é mandado fazer. Os clubes de futebol tem jogadores que também são "paus mandados". Finalmente o povo vota nos candidatos existentes e não tem a mínima consciência do que aconteceu antes e não tem poder nenhum de indicar seus candidatos. Acontece o mesmo com a torcida do clube de futebol: torcem pelo time mas não tem poder nenhum de influenciar alguma contratação. 

Todo cuidado é pouco

Sempre podemos aprender com a experiência dos outros, que é de graça. A maior parte das pessoas não se aventura além dos seus parcos conhecimentos, em geral acumulados quando muito na sua profissão. Em questões jurídicas então "o diabo mora nos detalhes". Um caso desses é a elaboração de um testamento. As dificuldades são muitas: quem faz precisa conhecer o que ele pode fazer e colocar no testamento, o que não é trivial. Por isso muitas vezes um advogado é procurado para fazer o testamento. Esse advogado precisa conhecer o assunto, o que por si só pode não ser fácil de encontrar. Sempre existirão advogados com menos ética que dirão que sabem fazer testamentos perfeitos o que pode não ser verdade. Além disso temos as exigências legais de registro, etc etc etc. Talvez por isso e pelo desconhecimento da população tão poucos testamentos são feitos aqui no Brasil. Além disso sempre poderão haver advogados inescrupulosos que proporão aos "prejudicados" pelo testamento uma ação de anulação por vício, mesmo que isso não exista. Uma pessoa leiga que caia nessa arapuca é que não processará essa mal advogado posteriormente por perdas e danos por total desconhecimento dos meios para fazer isso. Por isso todo cuidado é pouco !!!

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Brasileiros viajam basicamente aos Estados Unidos e a Europa

Para os Estados Unidos vão fazer compras e para Europa visitar a terra dos antepassados. Os brasileiros conhecem muito pouco da cultura norte americana. Dos que viajam para lá poucos tem interesse cultural porque não temos grandes laços com nossos irmãos do norte. A começar pela língua, já que somente 2% dos brasileiros dominam o inglês. Agora para comprar você não precisa dominar o inglês mas para conhecer a cultura é conveniente. A língua de um pais é seu maior instrumento de dominação cultural e o que mais caracteriza a cultura de uma pais é sua música, comida e sexo. Infelizmente não podemos comprar o que realmente interessa, ou seja, um Corvette e uma V-Max e trazê-los para o Brasil sem impostos e regularizados. O resto é o resto. Fora comer três boas refeições por dia, fazer amor regularmente, visitar as cidades mais belas do mundo e ter saúde nada mais é muito importante.    

A beleza construída

Houve uma época que a beleza era uma questão carmática ou de sorte como alguns gostam de dizer. No entanto os tempos mudaram e por ser muito valiosa e interessante para gerar lucros a beleza passou a ser perseguida por todos os meios possíveis e a qualquer preço. É assim que vemos artistas que no começo de carreira eram feios se tornarem belos ao custo do investimento de centenas de milhares de reais. Mulheres fúteis dedicam horas e mais horas nas academias, gastam pequenas fortunas em cremes e maquiagem, fazem cirurgias plásticas de todo tipo. De forma que não existe mulher feia, existe marido que ganha pouco. Na minha época de universidade já havia essa divisão entre mulheres que estudam e iam competir com os homens porque a natureza não as contemplou com muita beleza e mulheres que não eram incentivadas a fazer isso, direcionadas para serem belas e para casarem-se com homens mais ricos que elas. Pelo casamento que um primo médico fez recentemente, mesmo com toda modernidade, a coisa não mudou muito ou se mudou mudou para pior ainda. Imagine convencer uma criatura feminina vaidosa que ela deve engravidar e dedicar-se ao filho ou aos filhos. Não é a toa que é na Califórnia onde está Holliwood onde o maior número de guarda de crianças é concedida aos pais. 

A questão estética

Vivemos em sociedade e a estética é muito importante: quem trabalha precisa de ter dentes, por exemplo. Da mesma forma precisa de roupas decentes e limpas. Quem mora em condomínio não pode enfeiar as áreas comuns com seus trastes como por exemplo um carro velho e imprestável. Ter uma casa bonita e caprichada ajuda na manutenção de um ambiente prazeroso de ser habitado. Vale também para compra de tudo que colocamos dentro de casa e para os lugares que frequentamos. Os comerciantes sabem disso e investem em ambientes agradáveis. As embalagens também refletem essa diretriz. É preciso harmonizar o todo . . . 

O novo, a novidade, o tradicional, o antigo e o velho

O novo é algo que vem que perdura no tempo, ou seja, não é passageiro ou efêmero. A novidade é aquilo que vem e que passa, como por exemplo a nova musica do carnaval da Bahia ou a capa da revista Playboy deste mês. O tradicional é aquilo que é antigo e que conseguiu se manter com o passar do tempo, obviamente fazendo as adaptações necessárias. O velho é aquilo que precisa ser descartável por ser um traste inútil. Assim podemos dizer que o novo é aquilo que realmente é uma inovação permanente. A novidade é algo que vem e que passa, como um amor de verão que não sobe a serra. Podemos comparar com um carro importado cuja importadora abandona o país após alguns anos que seria uma novidade (Mazda Miata por exemplo) ou então a montadora que investe 2,6 bilhões como a Nissan. Também vale para "novas" profissões e profissões do "futuro" (novidades) X profissões "imperiais" (tradicionais, antigas). Outro exemplo são aplicativos, softwares, produtos eletrônicos e TI: sempre existem novidades de todo tipo que serão passageiras já que vale o voto de pareto nesse mercado. Em investimentos também temos essa movimentação: novidades X tradição. Na saúde temos tratamentos "alternativos" que são novidades ou novos, dependendo dos resultados obtidos. É assim portanto em todas as áreas: saúde, relacionamentos e dinheiro.  

O egoísta

O egoísta não só não paga o cafezinho como ainda quer que você pague o dele. Os egoístas são muitos e estão em todos os lugares. Egoístas sofrem de uma deficiência do desenvolvimento que acontece na infância poi isso parecem tão idiotas. Egoístas fazem os outros tristes pela sua mesquinhez. O egoísmo é triste em si. Amor é compartilhar acima de tudo. Não espere amor de pessoas egoístas.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O choque de espectativas

É muito engraçado se não fosse trágico presenciar um choque de expectativas. Acontece por exemplo entre patrão e empregado: o empregado acha que está dando um duro danado, que está se esforçando, sendo mais produtivo e qualificado e que merece um aumento. Já o patrão está insatisfeito com alguma coisa que ele faz ou deixa de fazer ou que disse. Pode acontecer entre marido e mulher: o marido acha que dá um duro danado, que está se matando para conseguir colocar dinheiro em casa e que ajuda muito na manutenção das tarefas domésticas e na educação dos filhos. Espera reconhecimento e agradecimento por parte da mulher. A mulher acha que ela é que faz muito pela sociedade conjugal e que o homem poderia fazer mais e melhor e como todas mulheres nessa situação vive espetando e reclamando do marido. Pode acontecer entre pai e filho: o filho dá um duro danado para estudar, entrar na melhor universidade brasileira que é a USP, procura ser uma pessoa antenada e decente. O pai acha que o esforço que o filho faz e o estudo de qualidade que consegue é para ele mesmo e que não se beneficiará disso de forma alguma e por isso acha que faz muito de sustentar o filho por conta da faculdade ser integral e difícil e o filho não poder trabalhar. A sobrinha esforçada quer provar para o Tio inteligente e superdotado que também é páreo para ele. Fala no livro que irá ler nas férias e ao invés de impressionar o Tio recebe dele uma crítica fundamentada no comentário de um guru da administração com doutorado em Harvard. Os casos são muitos e acontecem a todo momento por que as expectativas podem não ser as mesmas, já que as pessoas são diferentes e tiveram experiências diferentes ao longo de suas vidas. Os choques podem ser inevitáveis e podem levar a decepções diversas. É a vida !!!

Os primos e primas e a aposentadoria

Os primos e primas não conhecem a metodologia de cálculo da aposentadoria. Como durante sua vida laborativa não conseguiram grande destaque, chegando a altos cargos executivos, os primos e primas não acumularam um patrimônio significativo que lhes permita ter uma renda elevada na velhice. Acrescente que desconhecendo a influência matemática do fator previdenciário se aposentaram muito cedo, perdendo muito do que teriam direito se esperassem um pouco mais. O resultado é que os primos e primas continuam trabalhando mesmo após terem se aposentado pelo INSS. Ficam esperando o dia em que o empregador lhes demita para pegarem a multa do FGTS. Alguns agregados deles que se aposentaram quando eram micro empresários e que viram sua renda diminuir muito vivem fazendo "bicos" para aumentar a renda. Enquanto produzirem o que seus empregadores querem e até o dia que um facão seja inevitável continuarão no emprego. Isso provavelmente acontecerá por volta dos 57 anos: pessoas mais velhas são mantidas somente em condições especiais . . . que imagino não sejam as dos primos e primas. 

Não preciso de Google - minha mulher sabe tudo !!!

Na prática existem milhões de pessoas que sabem TUDO aqui no Brasil !!! É por isso que nada de errado acontece por aqui !!! As pessoas sabem que sabem de tudo são em geral as mais velhas, que acham que já viveram ou viram outras pessoas próximas vivenciarem tudo que existe e é possível. É claro que aprender com a experiência alheia é bom e não custa nada mas é preciso fazer uma análise profunda e isenta para concluir algo honestamente. E tudo aquilo que a razão não confirmar provavelmente é uma fraude. A experiência é boa mas não suficiente. A intuição também é um bom guia mas não suficiente muitas vezes. É preciso um mix dos três: razão, experiência e intuição. Poucos conseguem. 

A concessão de aposentadorias pelo INSS

O INSS é considerado pelo povo como a mãe dos pobres. A justiça do trabalho a justiça dos pobres e por ai vai. No INSS existem milhões de benefícios indevidos, outros milhões fraudados e milhões concedidos a quem nunca contribuiu por força de lei. Juntando-se a eles temos milhões de ações contra o INSS com a finalidade de conseguir aquilo que é negado administradamente. Muitas dessas ações são justas e outras não. E os advogados adoram entrar com essas ações porque ganham muito dinheiro e lidam com pessoas nem sempre esclarecidas mas ávidas pelo dinheiro fácil que pretendem ganhar. Tenho até Tias que tentaram ganhar alguns trocados e deram dinheiro para advogados no mínimo suspeitos. Tenho um amigo que entrou com processo na época do falecimento do seu pai e viu o processo tramitar por uns 20 anos e chegar ao final com resultado desfavorável. No entanto, esse volume enorme de pessoas que recebem indevidamente do INSS são visíveis na sociedade e geram uma enorme força de pessoas que também querem tirar a sua "casquinha". É assim que anualmente no Brasil são concedidas 1,5 milhões de aposentadorias e 800 mil são negadas. Some-se a esses benefícios as concessões de auxílios doença indevidos e teremos um rombo enorme. Minha experiência com o INSS não foi das melhores por conta da minha doença e da minha incapacidade de reação. Hoje eu tenho experiência suficiente para dar uma aula de INSS. Resta saber para quem . . . 

Meu professor sabe tudo

Engraçado como a experiência e a cultura de uma pessoa pode moldar suas opiniões de maneira cega. Eu sempre fiz as minhas avaliações pessoais e cheguei as minhas conclusões de forma independente. Faço isso comparando o maior universo que eu possa acessar, questionando, ponderando e refletindo. É querer demais que uma jovem de 19 anos e que não foi superdotada como eu tenha a mesma envergadura. Essa jovem ganharia muito me ouvindo ao invés de apenas me ver como "o opositor" que questiona o que os seus "deuses" professores recomendam. É a mesma situação em que alguém desacredita os pais de alguém, mostrando que eles falharam em um ou vários aspectos com relação aos filhos, Não custa lembrar que astrologicamente o pai é o sol e a mãe é a lua no mapa de alguém e que não é preciso questionar sua importância para aquela criatura em particular.  

Nos momentos mais críticos

A corda arrebenta sempre do lado mais fraco !!! Nos momentos críticos na área de saúde você morre ou fica aleijado ou louco. Nos momentos críticos em termos de profissão e dinheiro você deixa de ser aposentado com salário integral perdendo milhões de reais, perde propriedades, automóveis, etc. Nos momentos críticos em termos de relacionamento você se divorcia e perde dinheiro e a saúde mental, quando não o contato com seus filhos como era no passado. E é nos momentos críticos que a presunção hominis aparece, justamente quando precisamos de superdotados e super homens e mulheres maravilha. E o que acontece ? Você sofre por motivos que poderiam ser evitados por pessoas mais preparadas ou competentes fato que não ocorreu na minha vida, infelizmente. 

Para a grande maioria a genética pode dar uma pequena vantagem em termos de inteligência

Que com investimentos maciços em instrução e desenvolvimento podem levar a criatura a se distanciar muito dos seus demais contemporâneos com o tempo. E isso será mais facilitado quanto menos dependente dos outros for o desenvolvimento profissional, econômico e financeiro da criatura. Isso acontece porque nas atividades coletivas existe o fator inveja daqueles que se destacam, em particular em termos de inteligência e isso pode prejudicar e até inviabilizar a carreira da criatura. A disputa depende portanto não só da potência da inteligencia do ser mas também do seu direcionamento para áreas férteis onde toda essa inteligencia possa florescer com todo o seu fulgor. 

O professor da Faculdade de Engenharia

O professor da Faculdade de Engenharia é diferente dos Professores da Faculdade de Direito e da Faculdade de Medicina. Enquanto seus colegas extraem dinheiro de uma pessoa física, ou seja, atenderão basicamente os ricos que podem pagar pelos seus serviços, o professor da Faculdade de Engenharia normalmente irá trabalhar para a coletividade, através de convênios com empresas de economia mista ou públicas e com o estado em última instância. Somente as grandes empresas privadas brasileiras ou multinacionais poderão em algum momento demandarem os serviços desses medalhões, quando resolvem investir em pesquisa e desenvolvimento. Já comentei em outros posts as agruras do ramo de P & D aqui no Brasil. Por isso esses profissionais tem mais o perfil de funcionários públicos que de vez em quando dão "consultoria" e engordam seus lucros. É o contrário dos professores de Direito e Medicina, que usam o cargo de professor da melhor universidade como cartão de visitas, para ganhar muito mais em suas atividades privadas. O engenheiro que quiser ficar muito rico precisará abrir sua empresa e ser empreendedor, dar emprego a milhares de pessoas, pagar altos impostos, etc etc etc. Algo muito distinto da situação dos professores de Direito e Medicina. 

O professor da Faculdade de Medicina

O professor da Faculdade de Medicina é com certeza um bom profissional, afinal, medicina é fundamentalmente ciência e prática. Em geral esses professores também atendem pacientes. O bom médico não para de estudar nunca e em geral mantem contato com a Faculdade de Medicina. Além disso o bom professor coapta seus assistentes entre os melhores alunos, ou seja, ele faz um filtro prévio de quem ele irá ter ao seu lado nas cirurgias ou na clínica. Caso seja um professor de medicina da USP com certeza estaremos frente a frente com um "medalhão" que poderá cobrar R$ 2.000,00 pela consulta como no caso do Gentili da Psiquiatria da USP. É preciso discernimento para julgar se é o caso de recorrer a um médico desse gabarito ou não.

O professor da Faculdade de Direito

Minha sobrinha acha que o professor da Faculdade de Direito da USP é o máximo que podemos obter em termos de qualidade em alguma lide. Talvez em termos de influência pode ser verdade. Já em termos práticos precisamos que esse professor também advogue. Aqui temos uma situação que as vezes acontece: estamos pagando um preço justo ? Ou seja, o custo está justificado pelo benefício ??? Será que temos demandas que justifiquem a contratação de um medalhão como um professor da USP ??? Ou um advogado competente mas menos incensado pode resolver nossa querela com um custo menor. A mim parece que gastos elevados somente são justificados quando fizemos alguma coisa muito errada, nossa demanda é muito importante por qualquer motivo ou então o trabalho em si é muito difícil e inacessível a um advogado regular por n razões. É o caso do atestado do médico psiquiatra para perícia no INSS . . . 

Um empreendedor brasileiro e os avanços gerais

Meu amigo empreendedor gosta de avanços mas como bom São Tomé que é sempre avalia o custo benefício desses avanços. Ou seja, ele não é um amante dos avanços pelos avanços, como um cientista ou engenheiro. Ele dança conforme a música e conforme os custos. Portanto não podemos esperar na empresa dele um setor muito mais avançado que a média do seu segmento de atuação. Meu amigo no entanto está atento a tudo que pode afetar o seu negócio e são muitas as variáveis envolvidas. Com o passar dos anos ele teve de usar seus miolos cada vez mais para conseguir extrair o lucro possível do seu negócio. É claro que ele gostaria de contar com os melhores profissionais do mercado pagando os piores salários. Também gostaria de poder vender pelo preço que quisesse seus produtos, com em um monopólio sem controle governamental. Resumindo: meu amigo não é um "santo" nem gerencia um negócio sem fins lucrativos mas ainda assim está muito a frente da média dos empresários e empreendedores brasileiros. 

A previdência no Japão e no Brasil

Enquanto no Brasil o seguro social e previdenciário protege de uma forma ou de outra a maior parte da população mas custa 12% do PIB no Japão cada um faz sua poupança pessoal para enfrentar a velhice, de forma que os gastos do governo com previdência são apenas de 3% do PIB. Você tem três modos de ganhar dinheiro: pelo esforço, pelo talento e pela caridade social. Sociedades orientais sempre foram superpovoadas, de forma que o egoísmo e a necessidade de sobreviver fizeram deles verdadeiros animais. Não espere caridade de orientais. Caridade é coisa dos Estados Unidos, o país que mais faz doações ao mundo. Não é a toa que os Estados Unidos são o maior pais do mundo e onde a criatividade e o talento são mais valorizados e remunerados. O Japão é o seu oposto . . .

Seu dinheiro irá durar em função de quatro fatores diferentes

Tenho algum dinheiro poupado para a velhice. Esse dinheiro obviamente está aplicado mas é consumido todo mês por conta da necessidade de me manter. Quanto tempo essa reserva irá durar ??? Será que viverei bem antes desse dinheiro acabar ??? A resposta depende de pelo menos 4 variáveis imprevisíveis a saber: quanto o dinheiro renderá, de quanto será os saques que eu terei de fazer, de quanto tempo viverei e quanto será a inflação futura. Existem ainda outras variáveis como por exemplo o que acontecerá com minha mulher e com minha mãe e eventuais heranças. É claro que seria muito melhor ser onipotente e conseguir ganhar mais e mais dinheiro, ao longo de toda a vida, desde os 22 anos até os 90. Essa é a ideologia do empreendedor nato e de alguns profissionais liberais bem sucedidos. Não é a ideologia de um simples empregado ou funcionário público, muito menos de um trabalhador informal ou indigente. Por ser o futuro imprevisível até certo ponto é que precisamos viver bem, sem luxos excessivos mas bem. 

Amizades são muito mais elaboradas que casamentos ou romances

A prova é que amizades verdadeiras superam e permanecem após a separação e divórcio, principalmente entre homens. Entre mulheres existe até mesmo a dúvida de exista amizade verdadeira. Acho que as mulheres sabem disso e por isso sentem ciúme dos amigos do marido. Muitas fazem de tudo para afastar os amigos do marido e por conta de certos homens serem uns tontos conseguem. Eu gostaria de ver uma mulher emprestar dinheiro para uma amiga necessitada: deve ser mais raro que encontrar uma mosca branca. Já foi provado que grandes amigos tem até um compartilhamento genético, semelhante a primos distantes. Feliz é o homem que tem em sua mulher uma grande amiga. 

Como a mulher gasta o dinheiro do marido

Sou a favor da separação total de bens porque nesse caso sempre existirá negociação sobre como e com o que gastar o dinheiro do casal, em particular do marido que em geral ganha mais que a mulher. Mulheres que se casam com comunhão parcial de bens podem achar que o dinheiro que ganham é delas e o do marido é de ambos. Como uma mulher gasta o dinheiro do marido mostra antes de tudo o seu caráter. Caráter é comportamento usual de uma pessoa. Meu primeiro casamento acabou justamente quando minha ex mulher resolveu gastar o dinheiro que eu tinha ganho sem me consultar. Ela simplesmente sub repticiamente resolveu gastar o dinheiro com suas futilidades e ficou quieta. Eu descobri a farsa quando fui pagar as contas de início de ano em janeiro. Naquela ocasião eu acreditava em casamentos sinérgicos. Minha ex acreditava em casamentos parasitários. Estou vendo acontecer a mesma coisa de novo com um amigo. Uma mulher deve ter repeito por como gasta seu dinheiro e muito mais como gasta o dinheiro do marido. Não custa lembrar que dinheiro é o motivo de 70% das separações que acontecem entre os casais e também por igual percentual de pessoas que buscam ajuda terapêutica. Dinheiro não admite desaforo: ou você o domina ou ele domina você. 

Para alguém dar algo para os outros

Em geral são migalhas. Existem pessoas que nem isso dão e existem muitas pessoas que são miseráveis com os próprios filhos. Pessoas ricas em geral ficaram ricas justamente por serem miseráveis com os outros é óbvio. É muito raro alguém aqui no Brasil que conseguiu ficar rico com o ganha ganha. Ainda estamos no ganha perde. Essa é uma das razões do nosso atraso e desigualdade de renda. Podemos ver o reflexo disso na justiça. Empresários que dão 1% do negócio para empregados que se dedicaram 30 anos para deixá-los ricos, pais que dão um carro velho para o filho ir para a universidade pública sendo que são ricos, etc etc etc Para fazer-se um juízo correto de quem merece receber ajuda é preciso ser muito evoluído. Da mesma forma, administrar recursos de terceiros e ser justo é uma raridade e até existe um ditado português a respeito. Não espere isso de pessoas comuns egoístas. Somente seres humanos superiores são capazes de ações altruístas verdadeiras. 

Mulheres que ganham muito dinheiro

Mulheres em geral são muito seguras do dinheiro que ganham com seu esforço. Podem até fazer caridade com o dinheiro que recebem dos outros (maridos, filhos, heranças, etc) mas com o dinheiro que ganham com seu esforço costumam ser muito mais egoístas. É por isso que você muito raramente (eu diria nunca)  vai ver uma mulher entrar em uma concessionária e comprar uma BMW com o dinheiro do seu esforço pessoal. É assim também com relação a heranças recebidas dos seus pais ou avós: a mulher dificilmente emprestará esse dinheiro para seu marido aventurar-se no mundo empresarial, por exemplo. Mulheres se acham muito espertas quando o assunto é dinheiro. Os pais também não acham que tem de ajudar suas filhas lhes doando bens para começarem a vida. Pelo contrário, como aconteceu com eles, acham que o futuro marido tem de bancar sua mulher e sustentá-la, fazendo seu patrimônio crescer. Só que os homens de hoje em dia estão ficando espertos e aceitam no mínimo uma mulher que colabore para a manutenção do lar, pelo menos no princípio do relacionamento. O que veremos é cada vez mais homens e mulheres morarem sozinhos, comprarem seus apartamentos de 1 dormitório e então ficarem apreciando as ofertas que lhes forem feitas em termos emocionais ou financeiros, exatamente como acontece na Suécia, onde 43% das pessoas moram sozinhas.  

A guarda compartilhada

No Brasil o Senado aprovou a guarda compartilhada como obrigatória nos divórcios a partir de agora. Com isso vai diminuir o poder tirânico de certas mulheres que se aproveitavam das leis para impor dores emocionais terríveis aos pais de seus filhos. Essas vacas prejudicavam não apenas os pais como principalmente os filhos que ficavam privados dos valores e exemplos dos pais. Os pais e os homens perderam quase todo o seu poder ao longo dos anos com relação as mulheres. Agora, com décadas de atraso, as mulheres também estão perdendo o seu poder absoluto sobre os filhos. É bom que isso aconteça porque é muito fácil se esconder atrás da lei para fazer todo tipo de maldade. O diabo deve estar triste esses dias aqui no Brasil . . .

O advogado como estrategista

Contratamos um advogado em Porto Feliz. Um advogado que tinha respostas para tudo e respostas aparentemente lógicas, razoáveis e factíveis. Eu costumo dividir os processos judiciais em mera burocracia e em disputas judiciais, onde o outro lado é seu adverso e não um simples fiscal. Alguém pode ser adversário ou seu inimigo. Um adversário quer aquilo que você também quer e entrará em disputa com você, medirá forças, etc, no entanto seguirá minimamente algumas regras. Já seu inimigo tem ódio de você e quer te destruir, não importando nem seguindo regra alguma. Um advogado estrategista é como um jogador de xadrez: pensa no que irá fazer, imagina qual o efeito desejado, aguarda o resultado e conforme esse resultado já imagina o passo seguinte. É exatamente o que eu faço quando penso em entrar com alguma ação em juízo. É um passo além daquele que apenas vai levando seus processos com a barriga a toque de caixa, como se fosse uma coisa trivial. Esse advogado conhece os meandros do poder judicial, as varas onde processos estão sendo conduzidos e as pessoas. Não se trata de alguém inexperiente e amador mas de um profissional. E no embate jurídico pode fazer toda diferença você ter um profissional do seu lado, pelo menos nos processos que significam muito para você.