Trata-se de uma situação inédita aqui na minha vida Brasilis: nunca houve um momento com tantos carros bons, em lançamento inclusive e com preços compatíveis. Em geral o trade off sempre foi óbvio devido as poucas opções que nosso mercado fornece. Outro complicador são os valores/custos presentes e futuros envolvidos na compra de um carro novo aqui no Brasil que podem ser muito elevados. É muito diferente e mais simples escolher onde comer, mesmo em uma cidade enorme como São Paulo com opções de todas as origens. Compras de carro novo somente são mais impactantes do que compra de imóvel. Só que compras de imóveis são muito mais limitantes em geral devido as suas características intrínsecas de disponibilidade e localização (o redor da vizinhança não muda ou muda pouco, seus parentes vivem em determinada região e não se mudarão e seu serviço idem). Provavelmente a compra de um automóvel hoje no Brasil seja o mais desafiador para o meu gênio Virginiano discriminador. Ainda bem que tenho tempo e coletei as informações pertinentes ao longo do tempo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Já possui 10 carros diferentes ao longo da minha vida e por diversas razões as últimas 10 compras seguiram um ou outro critério e uma curva de aprendizagem: meu grau de sofisticação, disponibilidade interna, objetivos futuros e oferta existente + riscos determinavam sem grande dificuldade o carro "alvo". O tempo passou e o mercado brasileiro evoluiu. Com aumentaram as opções e elas passaram a serem muito próximas no trade off. Hoje é um detalhe que define que carro comprar e o diabo mora nos detalhes !!!
Conheci várias pessoas que erraram na compra do carro novo e tiveram que revendê-lo com pouco uso e prejuízo grande. Isso em uma época que a oferta era menor e as variáveis idem.
Ao acompanhar o mercado por meses, por não tem pressa em trocar de carro nem urgência, detalhes como o lançamento de uma nova linha 2015 com uma cor exclusiva pode decidir a compra, aliada a um maior conservadorismo. Incrível !!!
A cor é Azul Sky e com o lançamento da linha 2015 eles aumentaram um pouco o preço. Quando dezembro chegar o IPI pode ser aumentado e com a virada do ano com certeza também irão aumentar o preço de novo.
A ganância da Hyundai fez com que eles deixassem de ser uma boa opção para mim. Valeu o mesmo critério para a Nissan: valorizam o seu produto e jogam o preço do meu usado no lixo. Quem venceu a disputa foi a Renault com uma oportunidade única. Esperar fez com que os players mudassem suas estratégias e definiu a compra. Boa lição !!!
Postar um comentário