Dizem que a frase é atribuída a João Ubaldo Ribeiro, recentemente falecido. Ele a utilizou no contexto político mas acho que ela vale em qualquer contexto, seja empresarial, governamental ou familiar. Junto com ela vem aquela frase : não peça se você pode mandar. Observamos que essa é em geral a regra entre os homens no nosso estado evolutivo aqui no Brasil. Já escrevi antes sobre nossas "autoridades". Vejo claramente essa frase na família de pessoas próximas. Já foi dito que aqui no Brasil temos em geral pais autoritários. Deve fazer parte do nosso Carma nacional. Também tive essa experiência com um chefe que tive: tudo que era bom ele desviava para ele e quando sobrava algo ele deixava para os empregados. Era o próprio "patrão". Realmente Urano e seus ideais humanitários e humanistas não fazem muito sucesso aqui nesta terra de brucutus e trogloditas de todo tipo e espécie . . .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Observe que o mandar pressupõe alguém que obedeça. É assim nas associações (casa VII), no dinheiro dos outros (casa VIII), nas filosofias e religiões (casa IX), nas autoridades temporais (casa X). Já na casa XI existe menos lugar para mandões já que os líderes são em geral escolhidos por outros atributos e na casa XII idem, já que estamos na casa dos Gurus que antes de tudo sugerem e não mandam.
Quem manda em uma empresa de capital aberto determina a melhor assistência médica para si, o melhor programa de bônus, a melhor previdência privada, o melhor restaurante, o melhor carro corporativo com todas as despesas pagas. E fazem tudo isso em prejuízo dos demais empregados, no caso simples mortais.
Postar um comentário