terça-feira, 8 de julho de 2014

O bisnetinho dos olhos verdes

De todos os meus parentes próximos minha madrinha foi a "nordestina" da turma: teve 5 filhos. Não que ela tivesse muitas posses e quisesse deixar heranças para vários descendentes, muito pelo contrário. Esses primos foram criados em ambiente de classe média baixa, ajudados pelo meu avô que lhes cedeu a casa para morarem a um aluguel camarada. Surpreendentemente eles conseguiram progredir, casaram-se, tiveram filhos (netos para minha tia) e agora estão na fase dos bisnetos. Minha tia terá 6 bisnetos em breve e está feliz com o bisnetinho dos olhos verdes igual aos dela. Pois é . . . teve esperar chegar aos 81 anos e aos seus bisnetos para ver a cor de seus olhos novamente em um descendente. Ter olhos claros está mesmo em extinção . . . exceto talvez onde eles surgiram, que é norte da Europa. 

4 comentários:

Van der Camps disse...

Observe que quem teve mais filhos naturalmente tem mais netos e mais bisnetos. Isso acontecia no passado e provavelmente ainda acontece aqui no Brasil, já que a população continua a aumentar. Exceção aconteceu com meus parentes no interior.

Van der Camps disse...

Descobri porque o Primo foi visitar o bisnetinho dos olhos verdes: os pais dele foram padrinhos do casamento dos avós do bisnetinho !!! E durante um tempo tiveram amizade de ir um na casa do outro. São as relações ocultas da família que estão sendo descobertas nesta fase. São as afinidades e as preferências. Semelhante atrai semelhante . . .

Van der Camps disse...

De um casal de olhos verdes e azuis portugueses nasceram muitos e muitos descendentes. Poucos mantiveram-se brancos estritamente graças a casamentos com pessoas mestiças. E assim, a família pode ser dividida entre os brancos estritos os mais ou menos e os não brancos, exatamente como os brasileiros em geral.

Van der Camps disse...

E no lado materno um casal que inicialmente já era mais moreno não gerou nos descendentes até agora muitos exemplares nórdicos, de pele muito branca e olhos azuis, embora na intersecção com o casal dos portugueses houvesse um momento em que isso foi possível. No entanto existe esperança a depender de uma bisneta que tem em seu sangue os genes necessários.