terça-feira, 8 de julho de 2014

A percepção da arte e da beleza

A percepção da arte é como a capacidade de entender uma língua estrangeira: não são todas as pessoas que a possuem. É preciso estar treinado e ser capacitado a reconhecer o belo. Cosmos quer dizer belo. Palavra de onde vem cosmético. Existem pessoas próximas a mim que não possuem a menor competência par a reconhecer e admirar o belo. São pessoas que vivem na matéria e não tem contato com o divino nem com a linguagem do divino que é a estética e a arte. Triste. 

3 comentários:

Van der Camps disse...

Eu me lembro da minha primeira residência própria, a qual reformei segundo minhas concepções. Era uma bela casa, muito bonita por fora e funcional por dentro, com aquecimento a gás de passagem e dois lindos ciprestes agulha no quintal. Pois bem, bastou eu me mudar que ignorantes desativaram o aquecimento por medo e incompetência para lidar com ele e cortaram os dois ciprestes por meio de raios. Uma prova cabal de que "inquilinos" no Jardim Maria Estela não estavam a altura do belo, muito pelo contrário, estavam bem próximos do animal e não do divino.

Van der Camps disse...

Tivemos outras situações com inquilinos do meu pai e sua modificações infelizes dos imóveis alugados. Triste.

Van der Camps disse...

Para muitos o belo se reduz a uma roupa ou sapato. É o que eles podem comprar. Belas casas ou apartamentos, trabalhos artísticos, etc são para poucos. Belos automóveis também custam mais caro e isso diminui a percentagem de compradores. Coisas sofisticadas são muitas vezes descontinuadas simplesmente porque a massa não as compra em quantidades suficientes que justifiquem sua produção em termos industriais. Foi assim com o motor 1.6 16