quinta-feira, 24 de julho de 2014

O lado podre da assessoria de imprensa

Grandes empresas tem Assessorias de Imprensa. Também chamadas de Relações Públicas. A missão desses departamentos é usar a mídia a favor da empresa. Para isso fazem Press Release, ou seja, chamam os repórteres e jornalistas para noticiar algum lançamento ou novidade que a empresa está fazendo. Quem fez isso recentemente foi um amigo meu empresário, que saiu no "Pequenas Empresas Grandes Negócios" da Rede Globo. A outra atividade da Assessoria de Imprensa é nos momentos de crise salvar as aparências da empresa e impedir que sua imagem seja destruída. A imagem de uma empresa é um ativo intangível, ou seja, não pode ser quantificado mas pode ser sentido. Nessa missão são utilizados eufemismos e são dadas explicações diversas. A mídia e a comunicação social pode ser a favor ou contra uma empresa. A favor faz a empresa crescer e ter mais lucro. Contra pode levar uma empresa a falência. Quando o departamento de Relações Públicas consegue matérias positivas para a empresa em Jornais e Revistas, esse espaço é medido e precificado. Os valores são utilizados como uma medida da eficiência do departamento e uma justificativa para sua manutenção. Todos departamentos são medidos de forma objetiva e contra resultados em uma grande empresa, em particular em multinacionais.   

2 comentários:

Van der Camps disse...

É assim quando a justiça processa a empresa e sai na mídia por exemplo. É assim quando acontece um acidente grave que impacta milhares de pessoas. Os podres das empresas e do governo invariavelmente irão parar nas páginas dos jornais e na internet. Seguem a mesma lógica dos podres individuais que frequentam as páginas policiais.

Van der Camps disse...

As demais profissões de Comunicação Social também podem ser podres, como o Jornalismo e a Publicidade e Propaganda. Conforme são aplicadas essas profissões podem induzir a erro as pessoas, dando prejuízos tangíveis e intangíveis as pessoas.