domingo, 27 de julho de 2014

Adaptation to Life

Esse é o nome do livro que o Psiquiatra americano coordenador do maior estudo sobre a saúde e a vida das pessoas jamais feito publicou. Ele acompanhou 268 homens promissores durante 70 anos em todos os aspectos possíveis: saúde física e mental, relacionamentos, carreira, sucesso profissional e financeiro. Um dos que foram acompanhados foi o Presidente Kennedy. A conclusão a que ele chegou que o mais importante para ser feliz não é a saúde nem o dinheiro mas as amizades. E que uma previsão boa sobre a velhice de uma pessoa pode ser dada avaliando-se seus relacionamentos aos 47 anos de idade. Quem estiver de bem com a vida nessa idade e quem tiver muitos e bons amigos provavelmente viverá feliz os seus últimos dias na terra. Aqui no Brasil amigos são desprezados junto com o arquétipo dos outros. As pessoas que aqui nascem são bastante primitivas infelizmente. Tenho poucos amigos mas de longa data. 

3 comentários:

Van der Camps disse...

O interessante no estudo é que em teoria todos os participantes tinham as mesmas vantagens e desvantagens para enfrentar os desafios da vida. Na prática, alguns se perderam e outros foram vitoriosos. A principal conclusão é que as amizades ajudaram a superar todas as vicissitudes e quem as manteve viveu mais. Os demais sucumbiram pelo meio do caminha. Bingo !!!

Van der Camps disse...

O Gikovate diz que o que mais está aparecendo no consultório são pessoas deprimidas. A maior parte por conta de seus relacionamentos emocionais e por conta de todo tipo de traição. Pais contra filhos, filhos contra pais, marido e mulher e amigos. A traição sempre dói mais porque ela nunca vem de um inimigo mas de alguém que amamos. E isso leva a depressão e a depressão leva ao suicídio e a aniquilação.

Van der Camps disse...

Consegui ter um mãos um exemplar desse livro !!! Muito bom !!! Todos deveriam ler !!!