terça-feira, 29 de julho de 2014

A indústria de cosméticos e a imagem

Industrias de cosméticos são adoradas aqui no Brasil. O Brasil também é o pais que mais faz cirurgias plásticas no mundo. Existe até um livro, chamado "O Império da Beleza" que descreve a estratégia de marketing vencedora que está por trás de resultados tão bons. Acontece que a ciência já pesquisou os resultados dos cosméticos e chegou a conclusão que a melhora na beleza é pequeno e que não existe grande diferença entre produtos caríssimos e os mais em conta. Ou seja, trata-se de um grande engodo e que dá certo, com muito lucro. Tudo que o empresário quer !!! No princípio eram as mulheres que gastavam com cosméticos. Hoje em dia são todos os simples mortais. Perfumes são caríssimos, cremes, tinturas, maquiagem. É como diz o livro: surfar nos arquétipos dá muito lucro !!!

3 comentários:

Van der Camps disse...

A vaidade vende mais !!! Diretamente no caso dos cosméticos e indiretamente no caso de roupas e sapatos. Farmácias, supermercados e magazines: são esses os reis do comércio. E quem manda nessas despesas em geral são as mulheres. Livro que é bom para atingir um nível mais elevado de consciência não está na lista !!!

Van der Camps disse...

Vale o mesmo para eletrônicos como o último celular. o tênis ou a calça jeans da moda. É o caso do carro premium. Na verdade em tudo o que é comercializado existe um ranking e uma hierarquia. Qualquer item do orçamento está sujeito a isso. No entanto existem coisas que não tem preço, são belas e de graça. O homem inteligente sabe desfrutá-las.

Van der Camps disse...

No entanto o volume que é necessário para a indústria somente é conseguido com uma massa crítica de clientes e consumidores. É a cultura de massa que impões limitações ao mesmo tempo que fornece acesso a coisas inimagináveis tempos atrás.