quarta-feira, 16 de julho de 2014

As redes sociais e o comportamento das massas

Este é um assunto muito em voga atualmente: qual a influência da rede social ??? Aqui chegamos de novo a condição psicológica chamada de abertura. A abertura psicológica das pessoas em geral é muito baixa. Por isso as pessoas são muito pouco influenciadas pelos anúncios em geral. É necessário que milhares, centenas de milhares ou milhões de pessoas vejam uma propaganda para geral centenas ou milhares de vendas de algum produto ou serviço. Essa regra continua com as redes sociais: é por isso que você postar algo na tentativa de influenciar seus "amigos" pode ser perda de tempo. Da mesma forma acontece com anúncios de venda de imóveis ou automóveis: centenas de pessoas veem o anuncio, as vezes milhares e ninguém liga para saber mais detalhes ou para ver ao vivo. A conclusão óbvia é que existem zilhões de sapos na internet e poucos reais interessados. Um artigo publicado na Folha de São Paulo de hoje mostra que tem muito maior poder de influência uma indicação de um amigo do que propagandas na rede social. Imagino então a influência de uma recomendação paterna na cabeça daqueles que nunca foram incentivados a buscar o que desejam por decisão própria: bando de bananas !!! 

7 comentários:

Van der Camps disse...

As vezes não conseguimos nem influenciar nossos familiares, que dirá dos amigos. Além disso quem anuncia um produto ou serviço somente fala das vantagens e nunca dos riscos e despesas. Existem muitas armadilhas aqui no Brasil e o diabo mora nos detalhes . . .

Van der Camps disse...

Eu percebo claramente essa característica quando leio uma matéria que tem alguma bibliografia: quando procuro o livro sempre o encontro. Uma vez aconteceu de ter de entrar em contato com um conferencista e ele me deu o nome do livro: PULL. Encontrei o livro no Sebo virtual como exemplar único. Também acontece com restaurantes em promoção, por exemplo, no Clube Folha e descontos em geral, como no Claro Club.

Van der Camps disse...

O melhor resultado foi obtido pelo Olavo ao sair em rede nacional no Pequenas Empresas Grandes Negócios. A televisão para a massa é imbatível. Para pessoas mais sofisticas revistas especializadas dão maior resultados. É o caso dos anúncios na Playboy ou em revistas de engenharia/medicina. Cada veículo de comunicação conhece seu público em detalhe, justamente para segmentar os seus anúncios.

Van der Camps disse...

É assim que temos o Jornal Valor Econômico, por exemplo. Temos a Folha de São Paulo. As revistas e os livros de arte. As músicas de todo tipo. As estações do rádio. A comida dos diferentes países. Os livros na estante de uma pessoa . . .

Van der Camps disse...

Os sites da internet, os cookies, o registro das suas buscas no Google. Tudo é analisado para "casar" o interesse do comprador com o vendedor, esteja ele onde estiver.

Van der Camps disse...

A mídia nos fornece informações estratégicas sobre todos os nossos fornecedores atuais e eventuais futuros. O quem indica também é importante, como no caso do médico ortopedista do Luis Fernando Sader. Existe também um filtro feito pelos convênios sérios . . .

Van der Camps disse...

Diga-me o que lês e te direi quem és !!! Exemplo: Fulana é assinante do "Xana com Xana" !!! kkk !