quinta-feira, 31 de julho de 2014

Arquétipos

Arquétipos são modelos primordiais da humanidade. Estão nos mitos e na comunicação com o divino. Estão portanto nas artes. Infelizmente poucas pessoas estão em condições de entrar em contato com eles, já que moram no inconsciente coletivo. Campbell deve ter sido um dos maiores estudiosos do assunto, assim como o místico Jung. Campbell era um professor universitário. Jung era um médico psiquiatra, filho de um pastor protestante. Falar de arquétipos e ser ouvido é muito raro, No estágio atual de desenvolvimento da humanidade a matéria fala muito mais alto que o espírito. Livros existem aos milhões. Pessoas interessadas também devem existir . . . 

Em medicina de cada 10 que entram 10 se formam. Em direito de cada 10 que entram 9 se formam e em engenharia de 10 saem 4

Essa é a nossa realidade em termos de ensino superior. Os problemas são conhecidos mas pouco ou nada é feito para mudar essa realidade. Sabemos que os médicos formados encontram até mais de um emprego. Os advogados que conseguem passar no exame da OAB também irão arrumar trabalho, afinal o Brasil é o pais dos bacharéis, além de ter conflitos aos milhões. Já os engenheiros nem sempre encontram emprego, uma vez que a indústria e as grandes empresas estatais são as que tem empregos para verdadeiros engenheiros. A própria industria diz que os engenheiros mal formados não serão absorvidos pela industria e terão de trabalhar em outras áreas. Na industria a transferência de tecnologia é vital. Conforme a situação as empresas decidem produzir aqui ou então importar. A economia manda na engenharia porque ela depende de investimento e projetos novos.  Para vencer na engenharia é preciso muito mais esforço que na medicina e no direito, que são as profissões mais corporativas que existem, além de imperiais é claro.

Não é possível aprofundar-se em tudo

Essa é uma realidade. Por isso ter o sol em escorpião na casa III de gêmeos pode complicar a sua vida. Ter muitas profissões complexas pode esgotar a sua capacidade mental e te levar a um colapso, principalmente se você não tiver suporte em outras áreas da sua vida. É impossível abraçar o mundo profundamente. Podemos ter uma noção superficial de tudo e em algumas sociedades é o suficiente para se viver bem. Não é o caso do Brasil, infelizmente. Aqui as agressões são contínuas e eternas. Por isso adoecer mentalmente no Brasil é muito fácil e é mais fácil ainda para quem tem um mapa astrológico como o meu.

Uma Mandala Astrológica

O resultado que obtive me diz que eu tenho uma missão basicamente espiritual, ligada ao conhecimento de todos os arquétipos. Mais especificamente eu devo divulgar esses conhecimentos, segundo o grau do meu sol. Divulgar para quem ??? Eu tenho tentado fazer isso mas sou sempre considerado louco pelos que me ouvem. Meu trabalho aqui no blog já gerou 30 mil visualizações de páginas. Talvez seja isso !!! Também analisei mais duas pessoas próximas. Uma tem uma missão carmática aparentemente e a outra uma missão mais espiritual, ligada a poucas posses materiais. No meu caso não é a toa que Campbell e o Poder do Mito estão na minha estante. Também não é a toa meu gosto por comprar livros profundos (mergulhar no inconsciente coletivo). No entanto o caminho foi complicado. Mesmo uma editora como a Pensamento teve de se ajustar aos novos tempos para sobreviver.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

O homem a mulher e a idade

Mais uma revelação do livro Uma Mandala Astrológica: O homem conforme envelhece tem seus aspectos femininos enfatizados. Com a mulher acontece o oposto: conforme envelhece seus aspectos masculinos são reforçados e aparecem. O homem então se torna mais doce e compreensivo e a mulher se torna mais mandona e exigente. Qual será a explicação psicológica para isto ??? 

A mente inferior e os números 4,5 e 6.

A mente inferior está preocupada em saciar os desejos da matéria. Trata-se da utilização da inteligência para ampliar a saciação dos desejos sexuais, da fome, materiais em geral. Tenho um amigo que usa sua mente inferior 24 horas por dia para ganhar mais dinheiro. É muito comum no estágio em que se encontram a maior parte dos homens, que é o de número 4. O número 4 representa o quadrado e a matéria. É a consciência animal. Alguns poucos chegam ao número 5, que é a estrela e que representa a mente. A maioria desses usa a mente para reforçar e amplificar os lucros materiais. Alguns poucos exemplares da espécie humana chega ao número 6, que representa a luz. Esses poucos são os artistas, escritores e todos aqueles que trazem a luz e o divino para inspirar os homens. Uma pessoa em contato com a luz pode se inspirar a seguir esse caminho por imitação. O número 7 não está em geral ao alcance da humanidade, bem como o 8 e o 9. 

Um futuro mais seguro e feliz para nossos filhos

Esse é o objetivo de um pai e de uma mãe consciente. Mas quem tem um pai e uma mãe consciente ??? Canso de ver as pessoas usarem seus conhecimentos do passado em prejuízo da educação presente de seus filhos. A segurança e a felicidade somente vêm com a sabedoria. E para chegar-se a sabedoria é necessário labutar em sua direção. 

Libra - AR Aquário - AR Gêmeos - AR

Libra como signo cardeal do AR cria valores arquetípicos socialmente aceitáveis. Aquário como signo fixo do AR consolida a criação de Libra em Instituições e Gêmeos, como signo mutável do AR distribuiu aquilo que Libra criou e Aquário consolidou. Meu caso com Gêmeos é um caso sério e o meio que encontrei de distribuir o conhecimento é a realização deste blog. Poderia ser através de tornar-me professor, escritor, jornalista, publicitário ou artista. Pena que poucas pessoas querem ouvir sobre o conhecimento que quero distribuir. Muitos não estão preparados. É uma pena . . . 

A rotina e a repetição

A rotina e a repetição estão ligadas as limitações do cérebro das pessoas que somente se aperfeiçoam na maior parte das vezes ao fazer a mesma coisa zilhões de vezes. É assim que o Carlos Julio diz que o lucro de uma empresas vem da repetição. Exceto os geminianos, que querem saber de tudo e de todos, os demais signos parecem se adaptar bem a rotina e rejeitam as novidades. Era notório na Kodak a resistência a mudança dos empregados. Câncer é o signo que mais se adapta ao que é familiar, O problema de ser eclético é que em geral não se consegue aprofundar-se nos diversos assuntos. E os "rotineiros", que veem o mundo através deles mesmos, se acham peritos e especialistas e não reconhecem o valor de quem é eclético, reforçando o esteriótipo de que quem é assim não sabe fazer nada direito. Os rotineiros mesmo quando percebem que os "peritos e especialistas" que contrataram não deram o resultado esperado se conformam, porque acreditam que fizeram o que era melhor e possível. O mundo é idealizado por eles como todos sendo "peritos e especialistas", uns vendendo serviços para os outros e vice e versa. Essa visão nega totalmente a capacidade de ser autodidata de alguém e cria um mundo de imbecis convictos. 

Forças Armadas

Entre as instituições as Forças Armadas se destacaram como mais dignas de confiança pelos brasileiros. O resultado foi refutado pelos comentaristas da CBN. Eles afirmaram que o resultado pode ter sido influenciado pelo fato das Forças Armadas não agirem no dia a dia, portanto sua imagem fica imaculada. Ou seja, quem não faz nada não é criticado. Acho que eles tem razão . . .

Vantagens ao nascer

Algumas pessoas nascem com vantagens físicas: as mais bonitas conseguem convencer os outros mais facilmente. Deve ser por isso que vendedores são sempre bonitos e com dentes !!! Advogados e advogadas bonitas também levam vantagem logo de cara (já tive experiências que comprovam isso). Além da beleza temos a altura: quem for mais alto e cabeludo terá muito mais facilidade para se eleger ou para assumir cargos de liderança. Não importa que o baixinho careca seja muito mais ético e bem intencionado: sua chance de ganhar a eleição ou ser promovido a líder é menor. Outra vantagem ao nascer é o dinheiro que sua família tem e o interesse dela na sua educação. Quem nascer em uma família de intelectuais ricos terá muito mais chance de estudar em bons colégios e ter toda uma educação privilegiada. Aqui não é uma vantagem física mas no campo da renda e das ideias. Também é válida . . . 

O isolamento que emburrece os professores

Descobriram que nossos professores nem tem didática nem estão preparados para dar uma boa aula pelos seus cursos de formação. Nossos professores também não trocam experiências entre si, não se aprimoram reciprocamente. Isolados com suas ideias e sem feedback é esperado que se percam e que realizem um péssimo trabalho. Tudo que era pratica na Kodak, ou seja, a comunicação em primeiro lugar, inclusive internacional. E depois o pessoal não sabe porque o povo não aprende matemática . . . 

terça-feira, 29 de julho de 2014

O que me atrai nas minhas amizades

Afora a ocitocina o que me atrai é que elas são ecléticas. Com um amigo podemos falar do mundo material, de negócios, de assuntos materialistas variados. Com outro podemos explorar os segredos do Cosmos, a espiritualidade profunda, os mistérios que somente uma Escola Iniciática pode ensinar. Uma terceira pessoa sabe tudo sobre família do meu pai, como foram as decisões do passado que me impactaram de uma forma ou de outra. São assuntos que me interessam e sobre os quais posso passar horas confabulando. São pessoas interessantes e inteligentes. E únicas. Farão muita falta se morrerem antes de mim. 

As 460 atrações de São Paulo e eu

As atrações estão divididas em passeios, comida e bebida, cultura, compras e noite. Minha maior pontuação foi em passeios com 72%. Só não foi mais alta porque havia uma seção de passeios com crianças e eu obviamente pontuei pouco. Em comida e bebida também fui muito fraco, afinal, frequentar os restaurantes da moda em São Paulo é caríssimo e nem eu nem meus amigos conseguimos esse padrão de vida. Cultura fui mais ou menos. No entanto, novamente nesse item existem programas da moda que são caros e coisas para as quais não tenho o hábito, como ir a teatros e ao cinema. Houve uma época em que eu estava descobrindo o mundo e em que fui muito principalmente ao cinema. Compras também não é minha praia. Não sou consumista e estou mais para ermitão, Da mesma forma tenho curiosidade para saber o que é vendido nas ruas de comércio popular e conheço quase todas, embora não as frequente para comprar. Mesmo livros que são minhas compras mais regulares faço pela internet. Já em se tratando de noite tirei zero. Nunca fui de frequentar e agora quase aos 50 anos é que não vou frequentar mesmo. Das 460 atrações de São Paulo para se conhecer antes de morrer com certeza conheci as que me interessaram de alguma forma. Na pesquisa descobri a Free Book e através do site dela cheguei a livros de arte disponíveis nas bibliotecas públicas de São Paulo, que era algo que me interessa. Da mesma forma fiquei sabendo que posso conhecer uma Igreja de Jesus Cristo Operário aqui perto de casa, nos sábados a noite ou domingo de manhã. São coisas que somente São Paulo tem !!! 

A indústria de cosméticos e a imagem

Industrias de cosméticos são adoradas aqui no Brasil. O Brasil também é o pais que mais faz cirurgias plásticas no mundo. Existe até um livro, chamado "O Império da Beleza" que descreve a estratégia de marketing vencedora que está por trás de resultados tão bons. Acontece que a ciência já pesquisou os resultados dos cosméticos e chegou a conclusão que a melhora na beleza é pequeno e que não existe grande diferença entre produtos caríssimos e os mais em conta. Ou seja, trata-se de um grande engodo e que dá certo, com muito lucro. Tudo que o empresário quer !!! No princípio eram as mulheres que gastavam com cosméticos. Hoje em dia são todos os simples mortais. Perfumes são caríssimos, cremes, tinturas, maquiagem. É como diz o livro: surfar nos arquétipos dá muito lucro !!!

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Recomendações de investimento

Recomendações de investimento são obvias no curto prazo, quando tudo é claro como o aumento da taxa selic. Outras vezes quando fica claro que o FED vai aumentar os juros nos Estados Unidos. Ou então quando alguém tem acesso a informações privilegiadas que farão aumentar determinada ação. Quando tudo pode acontecer ao mesmo tempo as recomendações são colocar um pé em cada barco: Fazer uma aplicação com o objetivo de se proteger de um aumento acentuado da inflação. Fazer uma aplicação para aproveitar o crescimento dos juros pagos e outra para uma eventual queda dos juros pelo governo. Não esquecer do ouro e também do dólar. E por fim fazer uma fezinha em determinados grupos de ações. Ou seja, atirar para todos os lados e ao mesmo tempo. É claro que com uma estratégia dessas alguma coisa você vai acertar e alguma coisa você vai errar. Conforme for o seu balanceamento você pode até perder mais do que ganhar. Estamos em um ambiente para apostadores profissionais e não para amadores.

domingo, 27 de julho de 2014

A Introspecção e a Reflexão

São meios de trazer o conteúdo inconsciente a consciência e assim resolver conflitos ou problemas que infernizam a vida da pessoa. São bastante usados na terapia, na psicologia e na psicanálise. Aqui temos os níveis de consciência que existem: o animal, o objetivo e o subjetivo/cósmico/abstrato. 

A Hyundai e as francesas

Acompanho um blog sobre mercado automobilístico que é no mínimo ácido. Nele analisando o nosso mercado hoje chega a conclusão de que existem 3 montadoras de volume. São elas FIAT, GM e Volks. Coincidência ou não, não gosto de nenhum modelo dessas montadoras. Na sequência vem a Ford, que caiu mas ainda tem um público fiel. Depois a Renault, considerada a francesa que tem confiabilidade. Em seguida a Hyundai, que conseguiu em dois anos uma fatia de mercado que as francesas não conseguiram em 15 anos de Brasil. Segue a Toyota ajudada pelo Etios. Na sequência a Honda que tem carros somente acima de R$ 50.000,00.  Na reta final , com cerca de 2% do mercado vem a Nissan, que segundo o blog deve crescer até o nível das japonesas. A Peugeot com 2% e a Citroen com 2%. A Nissan tem agora volume e tem atrativos. A fórmula parece irresistível. 

A troca da qualidade pela quantidade

Existem vários signos que em se tratando de relacionamento amoroso trocam qualidade por quantidade. Isso depende do nível de consciência em que os relacionamentos são vividos. Quem vive no nível da libido, é como os animais: qualquer fêmea serve. Não existe grande distinção ou maior aprofundamento. Ai não espere da namorada grandes elucubrações filosóficas ou outros arroubos intelectuais. Não é esse o objetivo. Também não espere amor. Muito menos carinho. Dinheiro, então, nem pensar. Contente-se com aventuras pagas por você mesmo, viagens de finais de semana ao nordeste ou ao exterior próximo, jantares em restaurantes e passeios de moto e carro. Ou seja, superficialidades típicas da alegria de leão e da casa V, aventuras das viagens de sagitário e coisas do tipo. Nenhum objetivo de construir patrimônio ou família (coisas de Touro, Câncer e signos da água e da terra), apenas de viver o momento (como os signos superficiais do ar). E pode também apostar em relações sexuais de baixa qualidade e arriscadas. Não espere a casa arrumada ou o preparo de um café. E prepare-se para que a duração seja curta. Velhos babões e mocinhas nordestinas não costumam formar casais estáveis muito menos fieis.  E tenha sorte se não for assaltado indo buscar o seu amor na periferia da zona leste . . .

Adaptation to Life

Esse é o nome do livro que o Psiquiatra americano coordenador do maior estudo sobre a saúde e a vida das pessoas jamais feito publicou. Ele acompanhou 268 homens promissores durante 70 anos em todos os aspectos possíveis: saúde física e mental, relacionamentos, carreira, sucesso profissional e financeiro. Um dos que foram acompanhados foi o Presidente Kennedy. A conclusão a que ele chegou que o mais importante para ser feliz não é a saúde nem o dinheiro mas as amizades. E que uma previsão boa sobre a velhice de uma pessoa pode ser dada avaliando-se seus relacionamentos aos 47 anos de idade. Quem estiver de bem com a vida nessa idade e quem tiver muitos e bons amigos provavelmente viverá feliz os seus últimos dias na terra. Aqui no Brasil amigos são desprezados junto com o arquétipo dos outros. As pessoas que aqui nascem são bastante primitivas infelizmente. Tenho poucos amigos mas de longa data. 

Evolução dos amigos

Tenho alguns amigos próximos que observo há décadas. Foram muitas as situações e exposições de forma que os conheço bem. Posso então avaliá-los em termos de evolução e consciência cósmica. O mais evoluído me dava carona da faculdade e nunca quis me cobrar nada. O segundo na lista é muito legal com todo mundo mas é mão de vaca. No entanto para as grandes festas nunca deixou de me convidar. O terceiro da lista se me desse carona não perderia a chance de cobrar por isso. E o mais atrasado é afeito a ter chiliques e não compreender negativas de qualquer tipo. São os 4 mais próximos, colocados em uma escala. O mais evoluído me disse que sua Fraternidade não estava no dinheiro. E uma vez que eu o provoquei ele me disse que eu devia tê-lo confundido.  

Tem de pagar a prestação da casa e do carro . . .

E o que as pessoas fazem ??? Deixam de comprar comida no supermercado e de comprar roupas. É isso que está acontecendo no Brasil. Também deixam de comer fora e por aí vai. Eu já vivi isso na minha infância quando meus pais compraram um bom imóvel no Jardim da Saúde. Foi horrível. Com a queda nas compras o PIB caiu e a Dilma, se Deus quiser, vai cair também. 

Carro pintado de cor bonita e chamativa ??? Esquece !!!

Estamos em plena época de lançamento de novos carros aqui no Brasil. Aí vem as cores e um executivo da Ford disse que no Novo Ka não terá cores azuis ou vermelhas metálicas porque elas custam caro e ninguém compra. Estamos voltando ao Ford Modelo T cujos compradores poderiam escolher a cor que desejassem desde que fosse o preto. É a racionalização da linha de montagem. A vitória da produção em massa. É a valorização apenas do que é utilitário. Pode ter certeza que eu não irei comprar um Novo Ka. 

sábado, 26 de julho de 2014

A armadilha do egoísmo

Conheço pessoas que se casaram com objetivos egoístas e que no meio do caminho foram surpreendidas por uma reviravolta e se viram na situação de serem doadores. Também vi casos em que uma pessoa generosa casou-se enganada e descobriu que sua cara metade achava que casamento era um emprego e que tinha direito a usufruir de imediato qualquer saldo que aparecesse na conta corrente. O ideal de um casal dink, compartilhando contas correntes e objetivos de vida é cada vez mais utópico. O que acontece muitas vezes é que um faz e o outro encosta. E além de encostar ainda não fica feliz e reclama e se torna hostil. Aquele que faz passa então a esconder o dinheiro extra que ganha em contas separadas, já prevendo o divórcio que mais cedo ou mais tarde acontecerá. Além disso passa a regular o dinheiro que põe em casa. Cria assim uma vida paralela e passa a viver uma farsa. Algumas vezes existe dinheiro de herança, que não pertence aos casamentos modernos mas que na prática acaba se misturando ao patrimônio do casal muitas vezes. Fica uma situação esquisita ainda mais quando se tem filhos. Não custa em um caso desses surgirem amantes. Tudo seria muito mais simples se não houvessem filhos e o casamento fosse com separação de bens. Nos casamentos com comunhão parcial de bens de cada dois reais que o marido junta um é da mulher, mesmo que ela nada tenha feito para acumular esse dinheiro, pelo contrário, ele pode ter ajudado a gastar mais do que o razoável. Quanto menos feliz está o homem com sua mulher menos disposto ele fica a gastar dinheiro com ela. Essa é a realidade.

Como chegar a velhice inteiro

Ouvi uma matéria no Consultório Médico da CBN que disse que na infância e juventude existe uma lógica e alguma previsibilidade em termos de saúde. Existe uma curva de crescimento esperada para crianças. Existe um currículo determinado para cada idade escolar. Existe uma maturidade sexual pré-determinada. Ou seja, aspectos orgânicos são mais ou menos iguais para todos os "espécimes". Já a velhice é muito mais heterogênea: cada um vai chegar até ela com uma condição diferente. Quem teve uma vida boa em geral vai chegar melhor. Quem sofreu menos agressões do meio ambiente, quem recebeu mais amor, quem foi mais feliz. Não é exagero dizer que quem teve uma vida boa vai viver mais . . .

Quem tem consciência da necessidade de cuidar da saúde

As vezes nem quem trabalha na área da saúde tem essa consciência. A saúde física tem muitos adeptos, afinal a consciência animal existe automaticamente e ninguém precisa se esforçar ou se aprimorar para tê-la. Já a saúde mental é muito mais sutil. E sendo sutil necessita de pessoas mais esclarecidas, com no mínimo uma consciência objetiva e até cósmica. Por isso são muito poucos aqueles que tem a mente superior bem desenvolvida e tem compreensão para preservarem sua sanidade mental. A grande maioria descobre que ficou doente quando os sintomas se manifestam e ai já pode ser tarde. Doenças mentais são difíceis de tratar e tem prognósticos de cura incertos. São muitas vezes causadas pelo ambiente em que a pessoa vive ou trabalha e isso é difícil de mudar. É semelhante ao câncer nesse aspecto. E é altamente contagiosa. 

Quem tem consciência da necessidade de educação formal

Não são todas as pessoas que valorizam a educação formal. Nossas escolas tem currículos defasados e quem quiser se dar bem na vida terá de ser auto didata. Tenho exemplo com um amigo próximo. Eu gosto de livros, de teses de mestrado e doutorado, de assuntos diversos. Tem a ver com o sol na casa III de Gêmeos. A maior parte das pessoas não é assim. E no entanto muitas delas ficam ricas e são bem sucedidas, a seu modo, é verdade. Serão felizes ??? Ai é mais complicado. Ser feliz é para quem é bonzinho, para quem segue a ética Cristã, para aqueles que buscam a consciência cósmica. É muito mais do que ganhar muito dinheiro e ser realizado no mundo de Maia . . . 

Quem tem consciência da necessidade de segurança jurídica

Em geral advogados bem formados. Pessoas comuns ignoram a maior parte das leis e suas implicações. Ficam sabendo do que acontece através do "ouvi dizer", veiculado por parentes, amigos e vizinhos, que via de regra também não sabem nada de leis e somente repetem o que ouviram os advogados dizer como papagaios. Todos aqueles que tem bens jurídicos a preservar deveriam ter consciência das leis, suas limitações e implicações. Da mesma forma todos que tem muito dinheiro deveriam ser bons planejadores financeiros, capazes de discutir de igual para igual com o gerente do banco. Sonho meu . . . 

Passar no vestibular é diferente de cursar a faculdade

Pesquisa inédita de uma doutoranda da USP comprovou o que me disse o Fadigas no primeiro ano de Poli: não se iludam, é mais fácil entrar na Poli do que sair formado dela. Agora com a pesquisa da Thais, que abrangeu cursos com baixa procura no vestibular e baixo valor no mercado chegou-se a conclusões que podem ser distorcidas. Uma das conclusões dela é que as mulheres tem melhor desempenho acadêmico embora tenham pior classificação no vestibular. Isso pode acontecer por conta da distribuição gaussiana de inteligência de homens e mulheres e por conta de profissões masculinas e femininas. Já foi dito que quanto menos interessante uma profissão torna-se em termos de retorno financeiro futuro menos homens a procuram e mais mulheres se formam. Hoje em dia as mulheres já dominam as vagas no ensino superior, exceto em algumas profissões. Outra conclusão da pesquisa é que quem demorou mais vestibulares para entrar no curso superior teve mais dificuldade em concluí-lo. Com certeza devem existir fatores múltiplos para esse resultado. Minha experiência mostra que quanto mais suporte alguém realmente decidido tiver, menos agressões sofrerá ou então terá como mitigar essas agressões múltiplas e melhor será o resultado. Aparentemente é o mesmo que acontece com o emprego depois, como tenho o exemplo do meu próprio pai e o meu.  

sexta-feira, 25 de julho de 2014

80% das crianças preferem ser egoístas e se preocupar com sua própria felicidade

Então é isso. A vitória do egoísmo está decretada !!! O marketing deles é mais eficiente que o Cristão e Fraterno. A prova está na Inauguração do Templo de Salomão do Edir Macedo. E também na pesquisa de Harvard. A consequência é que no máximo teremos o "toma lá dá cá" como ideal previsível. Ou seja: no máximo teremos relações comerciais e olha lá. E ainda assim teremos muitos que farão escândalo porque acharão que o combinado não foi cumprido. E esses irão "por a boca no trombone", irão difamar os fornecedores, processar a tudo e a todos. É isso aí !!!

Apesar de termos 300 modelos de carros a venda poucos são produzidos por aqui

É sempre um voto de Pareto: poucos são produzidos porque é carro produzir modelos diferentes. Assim o mesmo modelo tem muitas versões, com pequenas diferenças e preços maiores. Muda em geral alguns detalhes e o recheio quando muito. Modelos com pequena vendagem são importados de outras subsidiárias da multinacional. Hoje no mercado dominam três grandes multinacionais: FIAT, GM e Volkswagen. Coincidência ou não nenhuma dessas marcas fazem os melhores caros do mercado, pelo menos na faixa até R$ 45.000,00. Vendem muitos carros de entrada, pelados e sem graça, que são o que o mercado mais compra. Os "top" de linha com certeza saem bem menos e dão mais lucro para todos: montadora, revendedor, oficinas, vendedores de peças. É igual alimentação: você pode comer arroz feijão e banana ou então filet mignon e fritas . . . 

quinta-feira, 24 de julho de 2014

O lado podre da assessoria de imprensa

Grandes empresas tem Assessorias de Imprensa. Também chamadas de Relações Públicas. A missão desses departamentos é usar a mídia a favor da empresa. Para isso fazem Press Release, ou seja, chamam os repórteres e jornalistas para noticiar algum lançamento ou novidade que a empresa está fazendo. Quem fez isso recentemente foi um amigo meu empresário, que saiu no "Pequenas Empresas Grandes Negócios" da Rede Globo. A outra atividade da Assessoria de Imprensa é nos momentos de crise salvar as aparências da empresa e impedir que sua imagem seja destruída. A imagem de uma empresa é um ativo intangível, ou seja, não pode ser quantificado mas pode ser sentido. Nessa missão são utilizados eufemismos e são dadas explicações diversas. A mídia e a comunicação social pode ser a favor ou contra uma empresa. A favor faz a empresa crescer e ter mais lucro. Contra pode levar uma empresa a falência. Quando o departamento de Relações Públicas consegue matérias positivas para a empresa em Jornais e Revistas, esse espaço é medido e precificado. Os valores são utilizados como uma medida da eficiência do departamento e uma justificativa para sua manutenção. Todos departamentos são medidos de forma objetiva e contra resultados em uma grande empresa, em particular em multinacionais.   

A medida do seu nível social

Uma boa medida do seu nível social é o bairro onde você vive aqui em São Paulo. Os bairros em geral não mudam ou mudam muito lentamente e segundo regras explicitas. Os bons lugares para morar custam caro e em volta desses lugares estão os escritórios centrais das grandes empresas, os bons médicos, os bons hospitais, as boas escolas, as boas universidades. Observe que tudo anda junto porque demorar pouco em deslocamentos é uma forte medida de qualidade de vida. Outra boa medida é o seu almoço mas precisamente quanto a sua empresa lhe paga para almoçar. Ou então o tipo de restaurante que ela te disponibiliza. No limite o quanto você gasta com seu almoço caso você seja empresário ou profissional liberal. Na Universidade essa era uma medida clara de distinção social: alguns moravam perto e tinham suas mães fazendo a comida que gostavam esperando por eles. Outros tinham dinheiro suficiente para comer em restaurantes de bom nível e finalmente haviam aqueles que comiam no bandejão com R$ 2,00. Da vida se leva apenas a vida que se leva: a qualidade da alimentação diária, o tempo perdido em deslocamentos, a tranquilidade para exercer o trabalho, o bom relacionamento com todos, a qualidade da assistência médica.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

O serviço militar obrigatório

Todos os anos os nascidos do sexo masculino 18 anos antes devem se alistar. Isso significa que cerca de 1.450.000 homens irão as juntas do serviço militar em todo o Brasil. Desse contingente enorme serão selecionados uns 78.000 para servir as três forças armadas (exercito, marinha e aeronáutica). A seleção tem critérios físicos, de saúde, culturais. intelectuais. Com tantos "candidatos" a seleção hoje em dia é feita de comum acordo, ou seja, somente irá servir quem assim o desejar. As forças armadas não querem recrutas problema. Além disso tem pouca verba, de forma que os recrutas são em geral mandados de volta para casa ao final do dia e regressam na manhã seguinte. A Marinha e a Aeronáutica são forças mais aristocráticas e somente selecionavam os melhores "espécimes", em particular os maiores fisicamente. Ter olhos azuis ou verdes também ajudava. Qualquer fator que significasse despesas para as forças armadas imediatamente dispensavam o "candidato": dentes faltando ou cariados, pouca estatura, subnutrição, qualquer doença facilmente diagnosticável, retardamento mental, autismo, problemas psicológicos como depressão ou ansiedade, etc. Eu mesmo fui dispensado por usar óculos de grau elevado, por exemplo. Naquela época eu achava que o serviço militar não iria me acrescentar nada, pelo contrário, eu iria perder um ano de estudo na Escola Politécnica. Lembro de um colega de Poli que foi selecionado e que serviu como PE (Polícia do Exercito). Outro amigo foi selecionado para o CPOR, gostou e virou oficial da Polícia Militar, fazendo carreira até o posto de Coronel. De qualquer forma os dados desse imenso banco que o exercito forma todos os anos seriam um prato cheio para avaliar o povo brasileiro, pelo menos os homens. 

O candidato típico é "empresário" com baixa instrução, casado . . .

Observe que o "empresário" quer ser eleito em geral em interesse próprio. Acredito que são poucos empresários com "consciência cósmica" pois essa atividade não favorece o desenvolvimento do altruísmo, da solidariedade e da caridade. Empresário na maior parte das vezes está interessado no seu negócio e no seu lucro. Sendo eleito ele não mudará. E é por isso que temos leis tão ruins: os eleitos também são ruins. Vale a propaganda: somente se muda um pais mudando-se quem é eleito para fazer as leis e para mandar, como no caso do executivo. 

O curto e o longo prazo - o ideal e a realidade

Algumas pessoas vivem uma realidade pobre em todos os sentidos e essas são a maior parte da humanidade. Algumas sociedades conseguiram se tornar as mais ricas do mundo e existem razões para isso. É o caso da sociedade americana, canadense, australiana e de alguns países nórdicos e da Europa Ocidental. Existem pessoas que precisam resolver problemas emergentes relacionados aos níveis mais baixos de sobrevivência. Uma pessoa dessas não está interessada em discursos bonitos e ideias que lhes parecem utópicos. Com as profissões acontece a mesma coisa: alguém se forma arquiteto urbanista e tem a pretensão de fazer grandes projetos e ter seu nome eternizado entre os grandes. No entanto acaba administrando pequenas reformas para particulares. Outros dedicam-se a profissões com a mesma enfase e tem de ver seus sonhos irem por água abaixo. Vale o mesmo para idílios românticos: a pessoa sonha com o príncipe encantado ou com a gostosa da Playboy e tem de se ver com o sapo barbudo e com a baranga do bairro. Acontece com a compra do imóvel, com a compra do carro ou da moto, com as viagens de férias. com a escola que paga para os filhos, com o plano de saúde. Hoje em dia sabemos o que existe de bom. Difícil é conseguir ter acesso a esses bens e serviços . . .

Quem manda sempre levará vantagem

Dizem que a frase é atribuída a João Ubaldo Ribeiro, recentemente falecido. Ele a utilizou no contexto político mas acho que ela vale em qualquer contexto, seja empresarial, governamental ou familiar. Junto com ela vem aquela frase : não peça se você pode mandar. Observamos que essa é em geral a regra entre os homens no nosso estado evolutivo aqui no Brasil. Já escrevi antes sobre nossas "autoridades". Vejo claramente essa frase na família de pessoas próximas. Já foi dito que aqui no Brasil temos em geral pais autoritários. Deve fazer parte do nosso Carma nacional. Também tive essa experiência com um chefe que tive: tudo que era bom ele desviava para ele e quando sobrava algo ele deixava para os empregados. Era o próprio "patrão". Realmente Urano e seus ideais humanitários e humanistas não fazem muito sucesso aqui nesta terra de brucutus e trogloditas de todo tipo e espécie . . .

O curto e o longo prazo

Empresas, governos e famílias vivem em geral sob pressões. Essas pressões definem muitas das decisões que são tomadas. É nesse sentido que a corda sempre arrebenta do lado mais fraco. E é assim que problemas são empurrados com a barriga, com soluções reducionistas de todo tipo. É nesses momentos que surgem a manipulação de dados, as fraudes, os desfalques. É o famoso "nós damos um jeito" ou "se eu tiver um milhão eu gasto senão gasto 50 mil". A famosa imprevidência, a incapacidade de fazer um planejamento decente e coerente seja lá do que for. A falta de consciência quanto mais da cósmica.  

Você acha que o nome do seu filho é original e "raro" ?

Não sabe de nada inocente !!! No Brasil nascem 2,9 milhões de crianças todos os anos. E sendo assim, a repetição de nomes é quase inevitável, mesmo porque ninguém vai querer dar um nome muito diferente para o filho, sob o risco dele virar chacota na escola, por exemplo.Os nomes dos jovens que eu conhece são todos comuns e discretos. Existe uma relação entre a classe social e o nome que a pessoa dá ao filho, da mesma forma que existe regionalismos. As vezes existe repetição de nomes na mesma família, dependendo da tamanho dessa família. Existem nomes que vão saindo de moda e outros que vão entrando. Podemos verificar isso nas listas de vestibular de tempos em tempos. Poucos pais procuram nomes em listas e verificam seu significado antes de batizarem os filhos. E alguns fazem homenagem a algum antepassado, como por exemplo avós ou bisavós. 

Paga quem tem dinheiro e consciência

É assim com tudo o que é significativo e de alto risco: saúde, direito, construção civil, educação, equipamentos de segurança nos carros, cuidados nos meios de transporte. Ou seja, em tudo aquilo que pode impactar fortemente sua qualidade de vida no presente e no futuro.

A saúde do povo

O povo não quer pagar convênio médico já que tem o posto de saúde do lado de casa. Pagar médico particular então, nem pensar. Essa gente pensa: se tenho o médico do governo de graça, porque vou pagar ? O que eles não sabem é que na saúde do governo você não terá o melhor tratamento que existe devido ao excesso de pessoas, aos maus profissionais, as péssimas instalações e equipamentos. A carreira dos médicos é sempre a mesma: formam-se e trabalham no SUS ou em convênios. Depois que aprendem e criam fama abrem o consultório particular. Paga quem tem dinheiro e tem consciência . . .

terça-feira, 22 de julho de 2014

Sem noção

As pessoas não tem noção das leis aqui no Brasil. Também não tem noção de finanças. Juntado as duas coisas temos os bancos que emprestam dinheiro conforme seus critérios e depois cobram conforme as garantias que exigiram. Quando a pessoa precisa de dinheiro no banco assina quase um contrato de adesão, já que não tem nenhum poder de negociação efetivo. Na hora de pagar se surpreende com os valores cobrados pelo banco e não raro sentem-se lesadas e roubadas. Acontece que os bancos e a vida funciona assim. Os bancos exigem fiadores, por exemplo. E esses fiadores responderão com seus bens pela divida que o outro contraiu. O Kanitiz tem um excelente artigo a esse respeito. O mesmo problema pode acontecer com um casamento, com a aceitação de um emprego, com a decisão de ter filho ou filhos, com a decisão de empreender em sociedade ou não, com uma mudança de pais, com uma mudança de cidade e outras tantas situações dramáticas. Não raro nessas situações ouvimos de alguém: espero que você saiba o que está fazendo . . . 

Falsas Crenças

Crença é algo que aprendemos em um passado distante ou ouvimos de alguém a quem damos valor. Aqui temos os ditados populares por exemplo. Acontece que muitas dessas crenças ficam obsoletas quando o mundo ou as pessoas evoluem. Trata-se da mesma origem dos Tabus. Como as crenças estão no pensamento das pessoas somente se mudarem o seu jeito de pensar é que poderão superar essas limitações. e quando essas pessoas obtusas superarão suas limitações intelectuais ??? Em geral somente quando a realidade lhes mostrar que estão erradas e nos piores casos nem assim. Existem pessoas que acham que seus bens valem muito mais do que o mercado está disposto a pagar. Mesmo depois de não conseguirem o preço que querem continuam achando que elas estão certas e o mercado errado. Vale também para  a mulher que se acha linda e maravilhosa e que não consegue namorado ou para o profissional que não consegue emprego compatível com aquilo que ele acha que merece ganhar. Vale também para empresários e comerciantes que acham que seu negócio vale muito mais do que o mercado quer pagar por eles. A lista de exemplos é infinita. Podemos notar que essas limitações são em muito facilitadas pela falta de contato com o outro, com a informação, com o conhecimento, com a sabedoria. As pessoas vivem a sua vidinha de merda e ficam imaginando coisas sobre tudo e todos. Viajam na maionese . . .

segunda-feira, 21 de julho de 2014

O Cinturão de Vênus

Não são poucos aqueles que caem sob os feitiços do "Cinturão de Vênus". Na verdade a ciência já descobriu alguns desses feitiços e seu nome é feronômio. Outros recursos são a maquiagem e todo o mundo dos cosméticos, cirurgia plástica, etc. Além é claro da juventude. Aqueles que caem sob os feitiços podem ter dois comportamentos possíveis: entram e saem de casamentos de forma sequencial, legalizando tudo ou então podem simplesmente ter amantes e filhos por aí, deixando um abacaxi para ser resolvido através da intervenção da justiça, no caso de pensões e de inventário. Aqueles que não tiverem patrimônio nem renda não precisam se preocupar, Difícil é esse tipo de sujeito conseguir alguma mulher, quanto mais uma sequência delas. Muito mais provável é o sujeito ser um artista ou jogador de futebol, muito criativo, com muitos casos amorosos e filhos. 

Um caso interessante . . . de herança

Uma filha única preocupada escreveu para um advogado especialista em família: Um tio dependente químico está internado e tem dois filhos. A mãe dos filhos morreu. A guarda foi dos primos foi dada aos pais da filha única e os primos estão sendo criados como filhos. Logo, a filha única está preocupada em ter de dividir a herança com os primos. E ela pode ter de dividir mesmo já que existe a filiação afetiva hoje em dia. Este é mais um caso em que a solidariedade pode custar caro. É claro que os pais podem fazer um testamento preventivo favorecendo a filha única e aí o rebu estará instalado de vez. Na verdade o testamento seria uma boa saída se fossem adotados oficialmente os primos como filhos. Aí tudo estaria transparente e legalizado, impedindo que um ser externo a questão, no caso um juiz, mude o destino de todos.  

Teoricamente uma pessoa contrata um advogado porque não conhece as leis

Da mesma forma vai ao médico porque não conhece o remédio ou o exame que deve fazer, nem sabe fazer o diagnóstico. Da mesma forma contrata o engenheiro civil porque não sabe construir um prédio ou uma casa. Poderíamos continuar a lista indefinidamente: contrata uma imobiliária porque não sabe vender ou alugar seu imóvel ou então porque acha que pode conseguir um preço melhor utilizando esse expediente. Faz um o mesmo com um vendedor de carros usados e com todos prestadores de serviço. Também vale para quem não sabe cozinhar ou cuidar da casa. Ou instruir seu filhos nos estudos. Ou ensinar natação. O advogado em teoria tem de estar atualizado na sua especialidade. Ele tem de formar uma parceria com o cliente. Tem de haver afinidade e empatia. Como em todas profissões existirão profissionais menos ou mais capacitados e mais ou menos caros. Caso um advogado não consiga chegar a um acordo com seu cliente nem sobre seus honorários pode-se prever o fracasso da ação. Vale o mesmo com relação ao tratamento prescrito por um médico e assim por diante. Já tive casos em que houve divergência entre o que o advogado achava e o que eu achava e o caso foi discutido civilizadamente. Em outras divergências as pessoas que são São Tomé precisam perder dinheiro ou outros bens para acreditar. E essas pessoas depois de perderem simplesmente dirão, quando dirão: é . . . você estava certo !!!

Quando aviso as pessoas o que faço na verdade é . . .

O que eu faço é alertá-las para aspectos possivelmente inconscientes que elas não reconheceram. Esse é o trabalho do terapeuta e do psicanalista: trazer aquilo que está enterrado no inconsciente a tona da consciência para ser elaborado e assimilado. Somente assim é possível a pessoa evoluir de verdade, evitando cometer erros repetitivos. Devemos lembrar que na luta do consciente com o inconsciente o inconsciente sempre ganha. As pessoas iludidas que pelo menos aprendem com seus erros e não voltam mais a cometê-los tem alguma esperança. Aquelas que continuam negando seus erros não tem esperança: ficarão eternamente presas nos seus infernos particulares. Observe que a imitação está ao alcance de quase todo mundo: começa quando você é criança e é "educado". Quem progride dessa maneira evita cair em algumas experiências dolorosas logo de cara. E quem progride muito no conhecimento e sabedoria pode aprender pela reflexão, que é o meio mais nobre. Imagino que pessoas ditas "geniosas" são pessoa que são tomadas pelo inconsciente. A função de conselheiro se não pode evitar que essas manifestações ocorram, pelo menos podem evitar que se repitam. 

Sol, Mercúrio, Júpiter, Vênus, Lua, Saturno, Marte, Urano, Netuno e Plutão

Esses são os 10 planetas da Astrologia. A função deles a grosso modo pode ser entendida da seguinte maneira: O Sol é o espirito e o ego. É ele que recebe as influências de todos os outros nove planetas. Mercúrio é andrógino e eternamente jovem. Podemos dizer que é neutro. Júpiter é o pai celestial e assim por dizer também está "acima dos mortais e seus problemas". Vênus é o lado belo da vida. Pode ser assim considerada algo estruturante e agradável. A Lua é a preguiça de estar em ambientes conhecidos e seguros, onde podemos relaxar. Por isso também é estruturante. Já Saturno é o rei estruturante. Saturno quer dizer tempo e onde ele está no mapa somente o tempo pode fazer seu trabalho dedicado e minucioso. Marte pode ser considerado o "pequeno maléfico". Pode estar relacionado a brigas e desavenças de todo tipo, sendo portanto desestruturante. Urano por sua imprevisibilidade e espírito revolucionário também é desestruturante. Netuno pelo seu caráter de dissolução no inconsciente coletivo também pode ser considerado desestruturador. E finalmente Plutão é o Deus das erupções vulcânicas que tudo destroem. Ele representa o inconsciente que emerge de força atabalhoada e tudo destrói com sua fúria e destruição. Então temos 3 planetas "neutros", 3 "estruturantes" e 4 "desestruturantes". Todos eles regendo a vida dos simples mortais aqui na terra.

Júpiter no meio do céu em Touro

Continuando lendo o excelente livro "As Doze Casas" dei uma olhada no Meio do Céu. No meu caso em Touro com Júpiter em conjunção. A explicação diz que eu trabalharia em empresas ligadas a beleza e por ter Júpiter em conjunção essa empresa seria grande e rica. Mais uma vez o mapa se manifestou corretamente !!! Trabalhei na Kodak que era uma empresa enorme, dona de uma marca entre as 5 mais valiosas do mundo, que possuía o maior parque industrial contínuo do ocidente em Rochester, que estava diretamente ligada a beleza pois a fotografia era considerada quase uma bela arte (visual). Infelizmente a empresa foi a falência e tive de procurar outro emprego. Outras facetas do mapa então se manifestaram e foram iluminadas. Sempre trabalhei em ambientes bonitos e limpos, em grandes prédios e em bons endereços. Com o desenrolar dos acontecimentos fiquei simplesmente sem a expressão do meu meio do céu, que representa a sociedade e a posição social. Os outros ângulos continuam em plena atividade, ou seja, o ascendente em Leão, o fundo do céu em Escorpião e o descendente em Aquário. 

domingo, 20 de julho de 2014

Cúspide da Casa VIII (Escorpião) em Peixes

Meu sol está em Escorpião. Logo todas as relações de Escorpião podem me afetar completamente e decididamente. Onde estiver Plutão. Os planetas que estiverem no signo de Escorpião (no meu caso Sol, Netuno e Mercúrio). A cúspide da casa VIII (no meu caso Peixes). Finalmente a casa cuja cúspide intercepta o signo de Escorpião (no meu caso a Casa IV). Observe a complexidade que é ir fundo na interpretação de um mapa. São pelo menos quatro aspectos que tem de serem analisados: planetas no signo. Regente do signo (Plutão). Casa que representa o signo no horóscopo natural (Escorpião = Casa VIII)  e cúspide da casa que intercepta o signo (no meu caso a casa IV Câncer). No livro que estou lendo - As Doze Casas de Howard Sasportas podemos achar todos esses aspectos ou assemelhados porque ele lista cada planeta em todas as casas e passa por todos planetas (os dez). Portanto é possível encontrar textos semelhantes a todas as análises possíveis. Por isso descobri analisando o texto Plutão na casa XII (Plutão representando minha casa VIII) e casa XII representando o signo de Peixes, onde a cúspide da minha casa VIII intercepta o seguinte: poderá aprender alguma coisa estando internado em instituição. No meu caso, aprendi muito sendo internado no hospital dia e no Bezerra de Menezes, instituições psiquiátricas. Incrível como consegui enxergar isso no meu mapa !!! Essa cúspide da casa VIII em peixes sempre foi algo obscuro e agora foi esclarecido. 

Propaganda e Marketing não fazem milagres

Onde existe concorrência é preciso que exista propaganda para vender. Onde existe propaganda existe Marketing. Percebemos isso claramente quando anunciamos carros para vender na internet ou então colocamos imóveis para alugar. Acontece o mesmo com a venda de imóveis. Justamente por isso é que ainda existem intermediários nesses mercados: sua função e simplesmente diminuir o medo de quem está comprando. Servem de "avalistas" daquilo que está sendo vendido, em teoria porque são "peritos e autoridades no assunto". Os custos de propaganda já são incluídos no preço de venda do produto. É assim com o lançamento de prédios de apartamentos por exemplo. Muitas pessoas simplesmente não acreditam em propagandas. Preferem recomendações de conhecidos. É assim que mesmo anúncios verdadeiros são considerados na baciada dos falsos: são enfiados no mesmo saco. 

O Mestre Netuniano

O Mestre Netuniano é Jesus Cristo, que inaugurou a Era de Peixes. O simbolo do Cristão é o Peixe. A ética Cristã dominou o mundo embora alguns ainda estejam na Era do Pai (Marte). Atualmente estamos na Era de Aquário, também conhecida por a Era do Espirito Santo. Trata-se de Urano e seu altruísmo, bem como outras qualidades de avança da humanidade. Peixes é o "irmão de caridade" e Urano é aquele que age pelo bem da humanidade como um todo, agindo na ciência e tecnologia, por exemplo. 

Vênus e seu lado negro

Geralmente associamos Vênus a coisas boas, chamando-a inclusive de "pequena fortuna". Acontece que Vênus tem um lado pobre também, contado na mitologia. Deve ser por isso que as mulheres de Libra e Touro podem ser tão nojentas. Na mitologia é dito que Vênus possuía um cinturão capaz de enfeitiçar os homens e fazê-los escravos da sua vontade. Além disso Vênus foi cruel e desalmada com várias personagens femininas mitológicas cuja beleza com ela rivalizava. Ou seja, não é exatamente um doce de pessoa . . .

Urano, Netuno e Plutão

São esses os três planetas desestruturantes. Urano revoluciona, é imprevisível, improvável, impossível. Netuno é dissipador, dilui e funde tudo, mergulhando no inconsciente coletivo. E Plutão pode ser descrito como uma erupção vulcânica tamanho é o seu poder destrutivo. Está fortemente correlacionado com a viagem ao inferno (subconsciente) e sua volta, bem como com o signo de Escorpião. Também está relacionado com o oculto e com grandes proporções. Sofri e muito a influência desses três planetas porque estão em minhas casas pessoais: Urano na casa I, Plutão na II e Netuno na III. É por isso que digo que minha vida foi a do herói, com altos e baixos significativos e grandes lutas. Conheço pessoas que tiveram vidas muito mais limitadas e sem grandes emoções: cartas marcadas. Não é a toa que tive dificuldades em manter a sanidade mental nesta vida: tudo conspirou para que eu tivesse problemas. 

sábado, 19 de julho de 2014

Signos Cardeais iniciam, fixos concentram e cadentes reorganizam e distribuem

Mais uma frase do livro As Doze Casas !!! Os signos cardeais iniciam os processos em geral. São eles Áries, Câncer, Libra e Capricórnio. Um de cada elemento. Os signos fixo concentram aquilo que os cardeais iniciaram. São eles Touro, Leão, Escorpião e Aquário. De novo cada um deles é de um elemento. Signos cardeais visam o presente e os fixos visam o passado. O aqui e agora é típico dos cardeais. O passado não pode ser esquecido e deve ser valorizado é dos fixos. Por fim temos os signos cadentes ou sucedentes. Estes em geral não são muito bem entendidos mas são fundamentais para distribuírem e reorganizarem as energias que foram acumuladas no ciclo anterior. São fundamentais para renovarem o mundo. Podemos observar a ação no caso do patrimônio de uma família: alguém dá início ao processo, através de si mesmo, abrindo um negócio ou passando em um concurso publico ou entrando em uma universidade em curso de elite (Áries). Ou então ocorre um nascimento (Câncer) ou então ocorre um casamento (Libra) ou então alguém vira uma autoridade (Capricórnio). Depois passa-se por uma fase de acumulação e evolução (Touro, Leão, Escorpião, Aquário) e finalmente com a morte dos patriarcas e matriarcas passa-se para a faze de reorganização e distribuição da herança (Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes). 

A admiração dos casais

Diz o Gikovate que a admiração precede e sustenta o amor. Com certeza ele tem razão: se alguém lhe é repugnante é claro que você não vai querer ficar com essa pessoa. O que muda de pessoa para pessoa é o que ela admira. Varia entre homens e mulheres, provavelmente por razões evolucionárias inclusive. Homens valorizam em geral a beleza e a juventude das mulheres e as mulheres o dinheiro, a renda e o patrimônio dos homens. E aí quando as mulheres ficam velhas e feias os homens se divorciam delas para casarem com mulheres mais jovens e belas. E quando os homens vão a falência, ficam desempregados e perdem seu patrimônio as mulheres também os trocam por homens mais bem sucedidos, caso consigam. O casal perfeito é aquele que envelhece mesmo com o fim da beleza da mulher e a diminuição da renda do marido ou aqueles que se divorciam e ficam sozinhos, a mulher por não atrair mais pretendentes abonados e o marido por não mais interessar a nenhuma mulher por ser prego. 

Pessoas com depressão grave não arrumam emprego

Segundo a pesquisa a chance de ficar desempregado é de 6 a 7 vezes maior. E caso você tenha de usar o cérebro na sua profissão a probabilidade deve ser de 100%, ainda mais se seu salário for alto. A verdade é que até provar a incapacidade é difícil e o INSS cancela seu seguro previdenciário. Ou seja, ou você administra sua vida para não ficar doente previamente ou a doença será inevitável e devastadora na sua vida. E não espere compreensão ou compaixão dos outros porque eles não tendo passado pelo menos sofrimento que você são insensíveis. 

sexta-feira, 18 de julho de 2014

O ciclo de desenvolvimento Zodiacal

As casas de I a VI são as chamadas pessoais e referem-se ao indivíduo e seu desenvolvimento. Finda essa parte com sucesso começam as casas sociais de VII a XII. Só que o social é sutil: começa com o encontro com o outro (Casa VII), com a morte e o renascimento com o outro mas já envolvendo as vezes parentes, como no caso da herança (Casa VIII), expandindo um pouco mais para aqueles que professam a mesma Fé ou acreditam nas mesmas leis (Casa IX), continuando expandindo para alguma sociedade em particular constituída as vezes por pessoas distintas de nós mas subordinadas a nossa autoridade (Casa X), chegando a humanidade e a raça humana, com suas crenças e avanços mundiais (Casa XI), terminando no inconsciente coletivo e na dissolução universal, onde tudo está em nós e nós estamos em tudo (Casa XII). Observe que a preparação é contínua e incessante e segue uma lógica. E o ser cósmico irá explorar todos esses aspectos da sua existência aqui na terra. 

Na luta do consciente com o inconsciente

Quem vende é o inconsciente !!! Pelo menos é o que eu li no livro As Doze Casas de Howard Sasportas. Talvez por isso que a repetição de comportamentos destrutivos sejam indicação para terapia: seria o inconsciente agindo sobre a realidade consciente. A manifestação seria a pessoa que não consegue terminar um curso superior, não consegue parar em algum trabalho, não consegue parar em algum casamento. O inconsciente é associado ao inferno e ao signo de escorpião. Trazer a consciente aquilo que está no inconsciente, ou seja, nossa sombra, é o único meio de nos harmonizarmos com ela e superar as dificuldades que ela nos impinge. Quando compreendemos o porque das coisas são como são e porque elas não podem ser diferentes podemos ficar em paz conosco mesmos e com o universo. 

Quando a empresa enfrenta dificuldades . . .

Caso seja comércio e indústria tentará manter vendas e produção e reduzir o resto do pessoal, inclusive finanças. E de quebra deixará os controles internos de lado o que inclui a Auditoria. Com isso abre as portas para todos os oportunistas que estavam justamente esperando esse momento para agir. Na sequência deixam de pagar o governo. Caso deem calote em algum fornecedor esse pode pedir a falência ao mesmo tempo que negativa a empresa. Aí ela perde o crédito. Então deixa de pagar empregados e aí é o fim, restando executar as garantias. E as vendas tem uma lógica, principalmente em bens de consumo, por exemplo. No caso das pessoas físicas a última coisa que deixam de pagar é a prestação da casa e utilities. Economizam na comida, na diversão, na troca do carro, nas viagens, no colégio particular e até no plano de saúde. Casamentos são desfeitos e sociedades idem. Regride-se as condições chinesas. Pessoas mudam-se para periferia em busca de um aluguel menor. Outros deixam de pagar o condomínio. Alguns vendem o carro e passam a andar de ônibus ou de moto. Ou seja, em todos itens de um orçamento são efetuados cortes, cirúrgicos ou não.  

Jornalista tem vocação para meter e boca e contar para todo mundo

Jornalista é uma das profissões ligadas a Mercúrio. E o jornalista tem vocação para meter a boca e mostrar para todo mundo o que está errado, com a finalidade de que seja corrigido, é claro. Só que ao fazer isso encontrará muito inimigos e desafetos. Não raro será assassinado por isso. Na minha profissão de Auditor eu era um pouco Jornalista, um pouco Perito Criminalista, um pouco Investigador de Polícia, um pouco Promotor de Justiça e até um pouco Juiz. Uma profissão eclética com certeza.

Nós somos, nós temos, nós pensamos

São a oposição de eu sou (Casa I), eu tenho (Casa II) e eu penso (Casa III). A Casa VII é nós somos. A Casa VIII é nós temos e a Casa IX é nós pensamos. Fica muito mais fácil entender as casas sociais pensando desse modo. A casa IX tem a ver com religião, filosofia, viagens reflexivas e cósmicas, ou seja, como pensamos o mundo (filosofia), no que acreditados em termos mentais superiores (religião), etc. Meu Saturno na casa VII foi citado como mentor e meu Júpiter na X como filosofo profissional. 

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Princípios ideais de conduta humana

Essa é uma definição de ética. Existirão pessoas com princípios éticos elevados, em geral aquelas que seguem alguma ética religiosa como a Cristã. Para ter princípios éticos elevados é preciso se colocar no lugar do outro como na frase: não faça aos outros aquilo que não queres que te façam. O outro não é valorizado como arquétipo na nossa sociedade, muito pelo contrário. O outro está em Gêmeos (vizinhos, primos), em Libra (lei e advogados) e em Aquário (humanidade, altruísmo). Observe que Gêmeos é mutável, Libra é cardeal e Aquário é fixo. Devemos nos afastar de pessoas que são moralmente inferiores. Nenhum negócio maior pode ser feito com esse tipo de pessoa porque mesmo com todos os cuidados legais somente teremos a perder. Eu me lembro de uma gíria que era usada tanto para negócios escusos quanto para relacionamentos pessoais não transparentes: rolo. Também me lembro de outra expressão da minha adolescência: grupo. 

Artistas e Escritores e a doença mental

Estas são algumas das mais estressantes profissões listadas recentemente. Na prática, profissões da saúde, professores, contadores (que tem prazos exíguos para fechar balanços e produzir relatórios), consultores financeiros estão na lista. Esqueceram de colocar os auditores na lista infelizmente. Observe que em todas essas profissões existem pressões e conflitos com os "clientes" ou com os "fornecedores". Como sempre os problemas estão nas interfaces que impactam o resultado do trabalho. No caso dos artistas e escritores a incerteza quanto a receita é provoca desestruturação. No caso a mais comum é esses personagens se tornarem bipolares. Os Deuses enlouquecem primeiro aqueles que eles querem destruir. E os Deuses que querem destruir os humanos com certeza não são os bonzinhos e benevolentes . . .

A empresa familiar, o fundador e largar o osso

Aparentemente é universal: aquele que detém poder não pensa nunca em passar o bastão adiante. É assim com o patriarca que acumulou posses em relação a fazer doações antes do falecimento, prevendo uma sucessão. É assim com o Tio Patinhas do interior, que acumulou 10 imóveis e não teve filhos ou uma mulher competente para administrar os bens na sua doença. É assim com o dono de empresa familiar, o fundador, que nunca acha que está velho o bastante para passar a administração para algum herdeiro ou profissionalizar a empresa. É assim com os gerentes em cooperativas e em empresas de capital aberto também, só que nesses lugares existem regras claras em procedimentos de conhecimento prévio por todos. A regra é clara.  O poder no mapa astral está distribuído em vários signos mas encontra em Escorpião sua expressão máxima. 

Em busca da consciência cósmica

Ouvi pela primeira vez o termo Consciência Cósmica recentemente, em um livro de Filosofia da Arte, do Huberto Rohden. Acredito que quem busca a Consciência Cósmica seja uma exceção aqui na terra. A leitura do livro foi marcante: ele associa a verdade a beleza e lembra frases do Cristo como "A Verdade vós libertará ! ". Faz uma análise inclusive do princípio Mateus: A quem tem mais lhe será dado e a quem não tem até o que tem lhe será tirado !!! Aqueles que buscam a consciência cósmica com certeza tem uma mapa astrológico propício a isso, com marcas de várias reencarnações passadas e muito aprendizado. O nível de consciência mais baixo é o dos animais e crianças pequenas. Depois o homem se desenvolve e chega a consciência objetiva, que é a razão que já discuti antes. Aqueles que atingem um nível superior de consciência chegam a consciência cósmica. É como na pirâmide de Maslow: poucos chegam ao topo. De todos os meus amigos aquele que está mais próximo dessa consciência cósmica é o Luis: nasceu na Fraternidade e desde muito cedo segue os seus princípios. A Fraternidade é o lugar para aqueles que buscam a consciência cósmica. E mesmo na Fraternidade temos os mais e os menos evoluídos . . .

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Sexo é igual comida: todo mundo sabe fazer mas só alguns sabem fazer gostoso !!!

Vale a mesma coisa para carro: todo carro anda e pode te levar aonde você quer. Só que só alguns carros vão te levar gostoso !!! E quanto você está disposto a gastar com um carro que te leve "gostoso" ??? Pode ser uma Mercedez Benz SLK, pode ser um FIAT 500 Cabrio, pode ser um Camaro. E que é o "gostoso" ? é satisfazer a sua vaidade de ser diferente e melhor do que os outros ??? Ou é o seu grau de exigência e bom gosto ??? Existem limites e eu já percebo como o mercado funciona e qual o preço a pagar. Conheço mais de uma pessoa que usa o carro até acabar e depois ainda consegue uns trocos pela carcaça. São utilitaristas apenas e não são poucos. Tentar comprar um carro caro mas tesudo usado nem sempre dá certo porque na tabela por mais que ele desvalorize nunca chega a um preço interessante frente ao risco envolvido. Além disso todos os custos de manutenção de um carro são proporcionais ao seu preço. A inveja despertada nos outros também é proporcional ao preço e a exclusividade do carro comprado. Junte-se a isso os limites de velocidade e você chegará a conclusão que mais que um carro 2.0 não vale a pena comprar aqui no Brasil, infelizmente. 

A corda sempre arrebenta do lado mais fraco mercado de automóveis

Aqui vale a "tradição": para quem compra um veículo usado interessa se tem ar condicionado, direção hidráulica, peças baratas e mecânicos hábeis em consertar o veículo. Pessoas que compram carros usados querem em primeiro lugar "valorizar" seu dinheiro, ou seja, querem levar vantagem na negociação. E as pessoas compram aquilo que seus amigos compram e aquilo que lhes é recomendável. Daí a dificuldade de se vender qualquer coisa diferente do "Voto de Pareto" do mercado.  Carros importados são bem o exemplo disso: a não ser uma BMW ou Mercedez Benz que tem tradição você dificilmente conseguirá repassá-lo e mesmo com essas marcas podem acontecer problemas. Existem fábricas aqui no Brasil que não caíram no gosto dos brasileiros, como Pegeout e Citroen por exemplo. Mesmo Renault pode sofrer desvalorização elevada. A exceção é a Hyundai que caiu nas graças do mercado como compra racional. O que vale mais ? Alguns milhares de reais no bolso ou o prazer de desfrutar do carro que realmente se quer e pelo qual se tem tesão ??? Vale a comparação para a mulher que se escolhe como companheira e esposa: o que é melhor ? Aquela que te ajuda a pagar as contas e a fazer um pé de meia mas que não te dá tesão nenhum ou a mais exuberante que te anima e te alegra o dia a dia mesmo te dando alguma despesa ??? E agora José ??? 

O Testamento Ético

O testamento que trata dos bens é algo raro no Brasil mas mais comum que o testamento ético. O testamento ético são os valores que desejamos passar adiante para nossos filhos. Talvez alguns felizardos, bem casados e em harmonia com sua mulher por décadas consiga fazê-lo. Eu não consegui, por exemplo. Gostaria de ver meus valores florescerem na minha única filha: a verdade e a beleza que advém dela. Infelizmente houve o divórcio e meus sonhos ficaram pelo caminho. Meu ideal de consciência cósmica também não chegou aos meus familiares e amigos, com exceção de um talvez. É a lei da seleção natural imagino eu . . .

A corda sempre arrebenta do lado mais fraco

O ditado é verdadeiro e mais verdadeiro ainda em época de recessão e crise financeira. É na hora que a maré baixa que a bunda de quem não tem maio aparece. Na área do empreendedorismo o ditado se aplica perfeitamente. É preciso ter perfil e vocação para ser empresário senão a empresa vai a falência em três tempos. E a situação é sempre essa: quem menos preparo tem muitas vezes é quem mais acha que é competente e capaz. Depois que a vaca vai para o brejo o "empreendedor" sempre quer por a culpa nos outros, no sistema, na sorte, etc etc etc. É sempre a mesma coisa: falta auto crítica, assumir os erros e aprender com eles, etc. A ética do empregado é diferente se ele é operacional ou estratégico. Eu me lembro que a política de conflito de interesses era assinada apenas para funcionários da "tabela II" na Kodak, ou seja, aqueles com funções administrativas. Um empresário de sucesso precisa ser muito inteligente e esperto, além de ético minimamente. Empregados perdem o emprego e empresários vão a falência. Profissionais liberais perdem clientes mas se forem bons nunca sofreram reveses abruptos e funcionários públicos estáveis dão risada a toa quando vem as crises porque farão bons negócios com o desespero dos outros. É assim que a corda arrebenta sempre do lado mais fraco . . .

Atividades que somente contam com o Boca a Boca e a propaganda normal

É o caso dos Advogados e Médicos: o código de ética impõe restrições a propaganda dessas profissões. São as profissões mais corporativistas que existem. Dentistas também agem assim. Existem detalhes que somente o especialista consegue entender. Uma pessoa comum não consegue avaliar se está pagando caro ou barato pelo serviço desses profissionais. Normalmente quem nunca fez propaganda começa a fazer quando as vendas caem. Vi isso com um amigo dono de restaurante e um primo dono de uma revenda de automóveis usados. Outra estratégia, muitas vezes suicida, é aumentar o preço, imaginando que a demanda é inelástica. Com isso aumentam as lojas para alugar e as falências se repetem . . .

As redes sociais e o comportamento das massas

Este é um assunto muito em voga atualmente: qual a influência da rede social ??? Aqui chegamos de novo a condição psicológica chamada de abertura. A abertura psicológica das pessoas em geral é muito baixa. Por isso as pessoas são muito pouco influenciadas pelos anúncios em geral. É necessário que milhares, centenas de milhares ou milhões de pessoas vejam uma propaganda para geral centenas ou milhares de vendas de algum produto ou serviço. Essa regra continua com as redes sociais: é por isso que você postar algo na tentativa de influenciar seus "amigos" pode ser perda de tempo. Da mesma forma acontece com anúncios de venda de imóveis ou automóveis: centenas de pessoas veem o anuncio, as vezes milhares e ninguém liga para saber mais detalhes ou para ver ao vivo. A conclusão óbvia é que existem zilhões de sapos na internet e poucos reais interessados. Um artigo publicado na Folha de São Paulo de hoje mostra que tem muito maior poder de influência uma indicação de um amigo do que propagandas na rede social. Imagino então a influência de uma recomendação paterna na cabeça daqueles que nunca foram incentivados a buscar o que desejam por decisão própria: bando de bananas !!! 

Casas onde aconteceram crimes macabros podem ficar vazias para sempre . . .

Essa é a prova que podemos perder ativos por conta de ações anti sociais. Quando alguém mata a família e se suicida o imóvel fica sem herdeiros próximos. E ficando sem herdeiros próximos pode não haver entre os herdeiros alguém capaz, com dinheiro e interessado em fazer o inventário. E assim as casas viram lugares assombrados de fato. Esta matéria foi relatada no Hoje em Dia da Globo hoje. Dos imóveis onde aconteceram crimes bárbaros famosos somente o apartamento dos Nardoni e a casa da Rua Cuba foram vendidos ou alugados. Trata-se de mais um exemplo de como o povo reage.

Esporte e Cultura são baratos

Diz o Gikovate sobre o futuro que as pessoas ganharão pouco. E que ganhando pouco terão de se adaptar a uma vida mais singela. O consumismo irá dar lugar a programas baratos, como fazer esporte e frequentar eventos culturais gratuitos ou então ler. As pessoas tenderão a formar casais românticos, que apreciem curtir muitos momentos juntos, com custos baixos. Ou seja, ele prega o minimalismo e o estoicismo como filosofia de vida. Posso dizer que mesmo para manter o mínimo conforto é preciso muito dinheiro, pelo menos em uma cidade como São Paulo. Sabemos que os salários estão sendo aplainados faz tempo e que em geral somente progride rapidamente quem tiver muito apoio da família. Nada indica que essa realidade irá mudar e portanto a aposta do Gikovate tem boa chance de acontecer . . . 

terça-feira, 15 de julho de 2014

Vocação faz toda diferença - Pendor

Um interessantíssimo estudo sobre cadetes de West Point mostrou que alunos que tinham motivações instrumentais não eram promovidos rapidamente e se desligavam com mais facilidade. Isso é fácil de observar em uma escola militar, com disciplina rigorosa, onde para se ter sucesso é preciso muito esforço e dedicação. O retorno vem em status, dinheiro, poder, etc. As pessoas podem ter um emprego, um trabalho ou uma vocação. Dependendo da área, quem tem a vocação vai mais longe e colhe os melhores frutos. Quem tem vocação está comprometido com o que faz e o faz porque vê resultado nos outros, vê que faz diferença significativa na vida dos outros. Não está ali apenas pelo dinheiro como os mercenários. Eu tinha vocação para ser auditor e gerente de auditoria, um líder na minha profissão. Chequei até ela por caminhos tortuosos mas era minha praia e até hoje é. Infelizmente aconteceu o que aconteceu na minha vida e com certeza minha compreensão me permite entender. Meu pai tinha vocação e minha mãe também. Só que eles viveram em outra época econômica financeira que eu e isso fez toda diferença. Vocação também é chamado. Na prática são condições internas a pessoa, algo que vem de dentro. Uma pessoa vocacionada em geral é uma pessoa entusiasmada, ou seja, uma pessoa que tem Deus dentro de si. A pessoa gosta do que faz, procura fazer cada vez melhor, lê a respeito da sua profissão, faz cursos, vai fundo. É aquele advogado pit bul, é aquele médico atencioso e prudente, é aquele engenheiro meticuloso e atento aos detalhes. É o "profissional" de verdade e não esses arremedos que vemos por aí. São as verdadeiras empresas, aqueles que fazem mais e melhor, que gostam de um desafio. São responsáveis e são poucos. A primeira vez que ouvi falar na palavra vocação foi no Colégio na aula de religião. Falava-se em vocação religiosa e temo o sacramento da ordem. Trata-se de um sacramento e são apenas 7 os sacramentos. Usam as vezes a expressão: fulano faz da sua profissão um sacerdócio. Ai temo aqueles que atuam por amor a arte e na outra ponta os mercenários de todo tipo. Estou me lembrando daqueles que bebem no UNO e que transforma no VERSO: Muito recebem e muito doam . . . 

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Quando as opções são muitas e os valores envolvidos são altos - compra de carro novo

Trata-se de uma situação inédita aqui na minha vida Brasilis: nunca houve um momento com tantos carros bons, em lançamento inclusive e com preços compatíveis. Em geral o trade off sempre foi óbvio devido as poucas opções que nosso mercado fornece. Outro complicador são os valores/custos presentes e futuros envolvidos na compra de um carro novo aqui no Brasil que podem ser muito elevados. É muito diferente e mais simples escolher onde comer, mesmo em uma cidade enorme como São Paulo com opções de todas as origens. Compras de carro novo somente são mais impactantes do que compra de imóvel. Só que compras de imóveis são muito mais limitantes em geral devido as suas características intrínsecas de disponibilidade e localização (o redor da vizinhança não muda ou muda pouco, seus parentes vivem em determinada região e não se mudarão e seu serviço idem). Provavelmente a compra de um automóvel hoje no Brasil seja o mais desafiador para o meu gênio Virginiano discriminador. Ainda bem que tenho tempo e coletei as informações pertinentes ao longo do tempo.  

sábado, 12 de julho de 2014

O povo, Maslow e as casas astrológicas latentes

Embora no mundo exita lugar para todas as 12 casas astrológicas, as pessoas que brilham nessas casas não estão distribuídas igualmente, porque as oportunidades e necessidades que o mundo impõe não são iguais. É assim que salvo condições cármicas muito pesadas todos terão a casa I (o eu), a casa IV (família de origem), a casa VII (casamento) e a casa X (carreira ou profissão) com alguma representatividade. Houve época que a casa X estava interdita a maioria das mulheres pelas obrigações com os filhos e família. Hoje não mais. A casa II é consequência da casa X: ganho por esforço próprio. Já a casa III é "opcional": muitas pessoas vivem apenas no seu mundinho familiar e nem sabem o que acontece com o vizinho. É possível, embora limitante, viver assim. A casa V também é "opcional": existem pessoas que tem muito pouco prazer e muita pouca individualidade, como por exemplo quem nasce no Japão. A casa VI é praticamente obrigatória porque todos precisam de alguma rotina e ordem para não morrer aos 27 anos por conta de excessos de todo tipo. A casa VIII também é "opcional": nem todos precisam mergulhar no inconsciente (inferno) e retornar de lá para contar a história. Nem todos tem herança a receber também nem tem de se preocupar com isso. A casa XI também é "opcional": muitos não viajam nem até a esquina e muitos não fazem nenhum tipo de estudo superior ou profundo e continuam vivendo na ignorância por ai. A Casa XI é outra que é "opcional". Ela está no eixo do outro, que começa na casa III, passa pela casa VII e chega na casa XI, a casa dos colegas e amigos mais "intelectuais" (Aquarianos). Muitos passam pela vida comendo, dormindo e trabalhando e nem sonham com os avanços de Aquário. Finalmente a casa XII nos é imposta a todos, a uns mais dolorosa a outros mais leve. É a casa das grandes prisões e novamente nem todos precisam passar por ela. Ela pode simplesmente "cair do céu" na vida de uma pessoa, por isso é importante desenvolver o máximo possível todas as outras, para o caso desta chegar e não se ficar arrependido. Poucas pessoas são ecléticas e tem as doze casas bem desenvolvidas. Poucos vem com essa missão. Poucos são tão versáteis e compreendem tantos mistérios. A regra é ter uma ou várias casas eclipsadas e outras ressaltadas, por conta do Carma a ser cumprido nessa vida, fruto de falhas de vidas passadas em exercer com sabedoria as áreas hoje eclipsadas. 

Pesquisa de Satisfação da Folha de São Paulo

O resultado é que as pessoas estão satisfeitas com as variáveis internas e familiares e insatisfeitas com as variáveis externas. Ou seja, minha família, meus parentes, meu, meu meu são lindos e maravilhosos e tem poucos defeitos a serem melhorados. Já os outros são o capeta, não nos tratam bem, não fazem reverências, não nos beijam os pés. Dizem que esse resultado é normal. Esta de acordo o pouco valor dado a alteralidade, ao arquétipo do irmão e do outro. É bem assim no Brasil: o outro que se foda, quero o meu primeiro. É assim que temos milhares de leis para tentar impedir que o outro seja atacado injustamente. É assim que nossa incivilidade é mostrada e demonstrada. É assim que vemos as pessoas serem condescendentes com os erros dos seus familiares, parentes e amigos ao mesmo tempo que querem vingança e punição extrema para os erros dos outros. Triste país o meu que esta nesse nível de desenvolvimento social e cultural . . .  

Minha infância e a dos meus sobrinhos

Na minha infância morávamos em um bom bairro econômica e financeiramente falando. Com isso as brincadeiras na rua não eram hostis e fizemos muitos amigos na infância que eram nossos vizinhos, amizades que duraram décadas e aqui duram até hoje. Foi muito forte a casa III do meu horóscopo e as condições materiais permitiram a sua plena manifestação. Frequentávamos a casa dos nossos vizinhos e eles frequentavam a nossa. Tínhamos intimidade. Já meus sobrinhos cresceram em um bairro hostil. Nunca tiveram amizade com vizinhos. Viveram a maior parte da vida relacionando-se consigo mesmos. Terão tido amigos ? O que tiveram foram colegas de escola, de escotismo, etc. É muito mais difícil conseguir amizade mesmo na escola se todos morarem longe, como aconteceu com eles. O fato de você depender de seus pais para encontrar com seus amigos dificulta muito o aprofundamento e o florescimento de amizades verdadeiras. A conclusão é que as fortes emoções das amizades verdadeiras podem nunca se manifestar na vida dos meus sobrinhos. Não deve ser o objetivo deles nesta vida. 

Declaram-se ateus 1% da população brasileira

Pois é . . . temos ateus na família. Li que quem tem uma religião está tentando evitar ir para o inferno e que quem é espiritualizado já esteve no inferno e voltou. O inferno é o inconsciente. Li ainda a pouco que o consciente é 1% do todo e o inconsciente são os outros 99%.  O ateu em oposição ao religioso e ao espiritualizado é o 100% materialista, o São Tomé, aquele que acredita na mente inferior completamente. Pessoas sem compaixão e nenhum altruísmo. Serão capazes de amar no sentido profundo e verdadeiro, de querer bem a quem se ama ??? Duvido. Podem ser bem sucedidos no mundo mas o mundo é Maia. 

sexta-feira, 11 de julho de 2014

High Performance

Executivos, profissionais liberais, empresários, empreendedores de high performance são poucos, muito poucos. Imagine que estamos falando apenas de um aspecto da vida de uma pessoa, que é o aspecto profissional e temos que constatar que a curva de Gauss reina dominante. Podemos falar em Top 1 ou 2%: aqueles que estão nesse percentil superior da Gaussiana. Agora imagine os outros aspectos da vida de uma pessoa, em todas as suas dimensões: bio, psico, social, religiosa, cultural e espiritual. Será que alguém consegue estar no "top" 1 ou 2% em todas elas ??? Com certeza não !!! Serão as exceções das exceções. Nessa categoria está Dona Iole. Temos ainda um problema que vem com a idade: a capacidade cognitiva decai com a idade e o "top" 1 ou 2% pode ser superado por alguém mais novo, que errará menos.  

Por que é necessário ter base para procurar na internet

Hoje praticamente todos tem acesso a internet. Em teoria todos estão preparados para encontrar qualquer informação que precisem na internet. Ledo engano. Caso você deixe o computador ligado uma criança não conseguirá encontrar o que procura por simplesmente não saber por onde começar. E o começo é ensinado na escola, nos livros infantis, nas conversas que os pais tem com os filhos, nas leituras antes de dormir que alguns espertos pais fazem ainda hoje. Depois de pegar o gosto a criança pode ler jornais e revistas, que seus pais coloquem a sua disposição. Pais inteligentes podem desenvolver o espírito crítico em seus filhos, a discriminação do signo de Virgem, tão importante nos dias de hoje. Ir ao cinema, ter contato com todas as artes, tudo isso é fundamental mas poucos se preocupam em introduzir o filho ou filha nesses misteres. Estão preocupados apenas em escola e em profissão e com isso empobrecem o futuro de seus filhos. Triste . . .

Estar preparado para os desafios

Podemos ter uma vida mais ou menos desafiadora. Uma vida com mais ou menos traições e decepções. Existem pessoas que vem simplesmente passear em uma determinada vida. E existem pessoas que fazem uma alta aposta em queimar carma em determinada vida. Para aqueles que tem grandes desafios Deus também lhes dá condições de enfrentá-los. Deus reserva as maiores batalhas para seus melhores guerreiros. Hoje olhando para o passado sei que tudo tinha de acontecer provavelmente. Sei como poderia ter evitado alguns erros HOJE mas naquela época em que ocorreram não havia RECURSOS. Eu me lembro da justificativa dada pela minha Tia para ter sido registrada com data errada de nascimento: havia multa para registrar com a data certa e não havia dinheiro para pagar a multa. É como me diz um amigo: tinha de ser ou você tinha de passar por isso. A paixão, o amor, a atração, as negociações com o sexo oposto. Tudo isso somente não será bem resolvido por quem não quiser. É exatamente como já disseram: na época da informação somente é ignorante quem quiser !!! 

Zona Norte, Zona Oeste, Zona Sul e Zona Leste

São Paulo é dividida nessas zonas e a cidade é muito grande. Eu moro na Zona Sul mais central, na parte civilizada da Zona Sul. Os preços dos imóveis e consequentemente dos serviços varia ao sabor da Zona em que ele está situado. Da mesma forma, o número de carros por habitante também segue a lógica da riqueza imobiliária: quanto mais caro o imóvel, maior a renda e mais carros por habitação. Junto com a renda mais comercio e mais lojas e mais demanda por vagas na rua. Assim sendo frequento muito pouco a Zona Oeste, a mais rica: dá muito trabalho e é muito cara. Também não frequento a Zona Norte: é muito longe e isolada. Fujo dos extremos da Zona Sul: é uma das regiões mais pobres e perigosas da cidade, com transito infernal e muito ladrões. Evito também os extremos da Zona Leste pelos mesmos motivos. Assim fico no meu pedaço, com algumas incursões nas regiões mais ricas no caso de consultas médicas além de idas semanais a Mooca onde mora um grande amigo. São nesses locais que deixo meu dinheiro todos os meses . . . 

Quem faz o preço é o comprador no caso de usados

É o que eu sempre disse: o preço das coisas usadas é aquele pelo qual você consegue vendê-las. Sempre existirão tabelas de preço, índices, etc. Na prática vale a lei da oferta e da procura. Vale o mesmo para mercados com concorrência perfeita: não adianta tentar vender acima do preço que o mercado paga porque seu concorrente venderá no seu lugar. Já para mono ou oligopólios vale o custo + margem de lucro. Monopólios em geral são somente os "naturais" e em geral são de alguma forma controlados pelo governo. Já oligopólios são vários e o que mais estudo é o automobilístico: são vendidos 14 mil carros por dia no Brasil e são 300 opções de compra. Existem verdadeiros "micos" no mercado automobilístico: você pode comprar mas revender pode ser problema. Imóveis e carros são as únicas coisas que possuem efetivamente algum valor de revenda. Imóveis são vendidos pela sua utilidade, afinal, as pessoas precisam morar em algum lugar. Já automóveis são vendidos pela expectativa do que resta da sua vida útil. Um carro aqui no Brasil dura uns 15 anos em média. No entanto, esses carros vão migrando de mãos: passam de ricos em bairros nobres até chegarem nas favelas ou vão para o interior. Para o interior vão somente carros com manutenção fácil e concessionárias tradicionais. Imóveis valem pela qualidade de vida que podem oferecer aos seus habitantes. E isso depende da vizinhança, um fator que você não controla completamente.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

A lei da pensão alimentícia

Uma lei de 1967. Feita em uma época em que as mulheres eram donas de casa e mães. Época em que o número médio de filhos por mulher eram de 6,2. Uma lei que deu um poder enorme as mulheres em um contexto que já não existe mais e que causou a infelicidade de milhões de homens e filhos aqui no Brasil. Assim são as leis que ficam defasadas: são injustas e passíveis de todo tipo de manipulação. Poderia citar outras leis que são consequência da incivilidade do meu país. É triste . . .

Siga todas as regras e perca toda diversão

O mundo não se cansa de colocar regras para tudo. A individualidade é cada vez mais reprimida por todo tipo de lei. Siga todas as regras e a vida perderá toda graça. Não arrisque nada , não ouse, não seja atrevido. Não tente ser diferente. Não de valor ao individual e você poderá morar no Japão, onde se vendem mais fraldas geriátricas que infantis. Nunca tome um porre. Não ultrapasse o limite de velocidade até 160 km por hora. Não busque namorada pela internet nem vá ao encontro dela pessoalmente. Não cante suas primas. Não faça sexo na primeira vez. Não negocie. Não faça propostas. Não discuta clausulas contratuais. Não customize seus contratos nem seus relacionamentos. Não seja original. Não seja um artista. Não tenha personalidade. Não defenda suas ideias com argumentos fortes. Não vá fundo nas relações. Não realize seu self. Não questione. Não pondere. Não reflita. Tenha uma vida de merda enfim . . . 

quarta-feira, 9 de julho de 2014

A inveja da vulva

Houve uma época que o poder vaginal das mulheres era maior. Sabemos que a vagina segrega feromônios que excitam os homens. A prova disso é a fixação dos homens por calcinhas.  O poder diminuiu para os homens que sabem dessa existência e que o combatem com a pornografia vasta e de ótima qualidade que a internet nos proporciona hoje em dia. Com isso o homem prevenido investe em um computador possante e em um ótimo anti vírus e se torna apto a combater o poder das vulvas, evitando casamentos indevidos por estar inebriado por tal poder. Quem mais se aproveita desse poder são as mulheres que menos tem a oferecer nos demais âmbitos da existência. É a chamada "beleza oculta" das mulheres. 

terça-feira, 8 de julho de 2014

O bisnetinho dos olhos verdes

De todos os meus parentes próximos minha madrinha foi a "nordestina" da turma: teve 5 filhos. Não que ela tivesse muitas posses e quisesse deixar heranças para vários descendentes, muito pelo contrário. Esses primos foram criados em ambiente de classe média baixa, ajudados pelo meu avô que lhes cedeu a casa para morarem a um aluguel camarada. Surpreendentemente eles conseguiram progredir, casaram-se, tiveram filhos (netos para minha tia) e agora estão na fase dos bisnetos. Minha tia terá 6 bisnetos em breve e está feliz com o bisnetinho dos olhos verdes igual aos dela. Pois é . . . teve esperar chegar aos 81 anos e aos seus bisnetos para ver a cor de seus olhos novamente em um descendente. Ter olhos claros está mesmo em extinção . . . exceto talvez onde eles surgiram, que é norte da Europa. 

A maioria não tem muito a relembrar

São poucos que tem dias de glória passados na sua vida. A grande maioria vive uma vidinha de merda, sem paixão, sem grandes conquistas, sem grandes desafios vencidos. Essa é a regra já que poucos tem a grande cruz cármica no mapa astral, por exemplo. Essa é a regra nos empregos por exemplo. É a regra nos casamentos. É a regra na criação dos filhos. É a regra no tamanho das cidades onde as pessoas vivem. A grande maioria ia viver emoções fortes no cinema e lá fazia a sua catarse. Grandes carreiras. Grandes obras de arte. A fama. O sucesso. A riqueza. São para poucos e sempre serão. Vale o mesmo para segurança jurídica, para a inteligência e para a beleza. Somente os eleitos conseguem. Eleitos pela sorte. Pela graça divina. Pelo esforço e competência. 

Charme

sm (fr charme) Encanto; sedução; graça; fascínio; beleza.

Seduzir quer dizer desviar. Eu gosto de coisas charmosas. A minha primeira residência era charmosa porque eu a reformei por 9 meses e assim a fiz. Era um bairro periférico, com uma favela na quadra de trás, um lugar esquecido e com muitos ladrões. Só que minha pequena casa de 51 m2 era muito bonita e avançada para o lugar. Depois comprei um apartamento no Guarujá novamente charmoso, na melhor praia do município, novamente pequeno, com 1 dormitório mas muito bonito. Nesse apartamento coloquei um ar condicionado quente e frio que ficou perfeito. O acabamento é tudo em um imóvel bem como suas instalações, que dão vida. Posso citar ainda os carros, várias séries especiais, todos nas versões mais luxuosas, alguns exclusivos. Nunca comprei um "pé de boi". Nunca. E os tênis e sapatos. Passando pelos eletrodomésticos em geral. Tudo condizente com a cúspide da casa III em libra com o sol nessa casa mas em escorpião. E tudo com vênus em libra na casa II. E com a cúspide da casa VII (casa de libra) em Aquário, com Saturno nessa casa e signo. Tem de ser charmoso ou charmosa, mesmo que simples. 

A percepção da arte e da beleza

A percepção da arte é como a capacidade de entender uma língua estrangeira: não são todas as pessoas que a possuem. É preciso estar treinado e ser capacitado a reconhecer o belo. Cosmos quer dizer belo. Palavra de onde vem cosmético. Existem pessoas próximas a mim que não possuem a menor competência par a reconhecer e admirar o belo. São pessoas que vivem na matéria e não tem contato com o divino nem com a linguagem do divino que é a estética e a arte. Triste. 

Aluguel comercial e residencial em São Paulo

O aluguel comercial em São Paulo tem sua lógica. No caso de salas comerciais temos consultórios dentários, médicos e escritórios. Já as casas seriam alugadas para escolinhas e salões de cabeleireiros. Esse são o grosso estatisticamente dos clientes. Pessoas alugam imóveis porque não tem dinheiro ou interesse em comprar e imobilizar capital. Além disso conseguem mais flexibilidade, já que podem se mudar se o preço do aluguel aumentar muito ou se sua clientela sumir. Já vi muitas escolinhas em casas fecharem. Já vi casas grandes serem alugadas para salão de cabeleireiro. Salas comerciais que ficam desalugadas deixam para o proprietário o condomínio para ser pago. Minha irmã uma vez construiu um imóvel com a pretensão de alugar salinhas comerciais. Nunca conseguiu alugar uma sequer, uma vez que a localização era isolada. Hoje em dia existem especuladores comprando "salinhas" em bairros nobres ou comerciais. Minha família aluga um imóvel para um dentista: trata-se de uma casa onde ele morou e inclusive mantém sua mãe idosa. Imóveis residenciais também não são facilmente alugados exceto alguns localizados próximo ao metrô e a preços módicos. Meu avô que era rentista viveu com R$ 1.500,00 por mês de alugueres e teve muitos aborrecimentos com inquilinos. É muito ilusório esse mercado pois depende da iniciativa privada, do empreendedorismo, da evolução da economia. Nosso inquilino, por exemplo, pode se decidir mudar para uma salinha comercial próxima assim que sua mãe falecer e não poderemos impedi-lo. Tudo dependerá dele ter ou não vontade e dinheiro, além dos preços que o mercado determinará. 

segunda-feira, 7 de julho de 2014

A influência do seu irmão sobre você é de no máximo 5%

Antes já havia a notícia de que irmãos não eram mais parecidos entre si do que estranhos escolhidos aleatoriamente. A conclusão é que seu irmão pode ser muito diferente de você, acreditar em coisas diferentes, ter crenças diferentes. Mais importante parece ser a ordem de nascimento. Aos pais cabe a tentativa de passar sua ideologia (cultura), religião e diretrizes sociais aos filhos, sem garantia alguma de que eles irão seguir o seu exemplo. Aqui entram os adeptos de que o fruto não cai longe da árvore. Irmãos é uma expressão para a congregação de certas seitas e religiões. Irmão de caridade é outra denominação. Cristo chamou seus discípulos de irmãos e é assim que ele nos ensinou a nos chamarmos . . . 

Notre Dame Seguro Saúde

Consegui encontrar o balanço patrimonial da minha seguradora. Foi publicado no Valor Econômico, o jornal mais conceituado e especializado em finanças aqui do Brasil. Muito detalhado o balanço mostrou crescimento das operações, só que a receita cresceu menos que a despesa. Ou seja, quem entrou no seguro gastou mais do que colaborou com a receita. Pode ser que seja um efeito colateral: pessoas que nunca tiveram seguro saúde, quando sua empresa contrata, passam a ir no médico "novidade". Isso aconteceu com a Cardenas do Olavão, por exemplo. A consequência é que a segurado vai repassar esses custos "extras" para as mensalidades na primeira oportunidade. Resta saber como ela controla cada grupo em termos de receita e despesa. Isso pode fazer toda diferença. Na prática cada grupo funciona como um consórcio de compra de imóvel ou automóvel no seu aspecto distributivo das despesas e controle. Assim sendo, no caso dos engenheiros, quanto mais jovens saudáveis entrarem no meu grupo e não derem muitas despesas melhor para a saúde financeira do grupo. Por outro lado, quanto mais velhos ficarem os atuais associados maiores serão as despesas e pode ser que o grupo de torne inviável para a maioria. Outros dados do balanço mostram que o reembolso existe mais nas consultas e menos nos exames e internações. Também observamos que as despesas com consultas são menores que as despesas com exames que por sua vez são menores que as despesas com internação. Daí fica fácil entender a lógica da comercialização dos planos, onde os hospitais e pronto socorros são o fator mais importante, seguidos dos exames e dos médicos. Muito ilustrativo o balanço e muito bem feito. Estão de parabéns !!!

A esperteza de usar o judiciário para obter vantagens imorais

Isso é muito comum por conta das falhas do sistema judiciário brasileiro. Nosso sistema judiciário tem vieses bem conhecidos dos nossos advogados e dos incautos que procuram o judiciário. Um caso que vem crescendo é o dos "espertos" que contratam um plano de saúde inferior, com vários "buracos" na cobertura e que por ser assim consegue ter uma mensalidade barata. Quando "aparece" a doença grave não prevista na cobertura contratual o "esperto" recorre ao seu amigo advogado e consegue o tratamento na justiça. Com isso o plano de saúde terá de aumentar o valor da mensalidade de todos os demais segurados para cobrir o rombo dos espertos. É sempre assim. Estamos mais acostumados a ver esse tipo de "esperteza" com dinheiro público mas na área de seguros privados também está ocorrendo. Já vi esperteza com cartórios e imóveis também. E na compra e venda de automóveis. A esperteza é uma característica cultural brasileira, também chamada de "jeitinho".

Só 0,7% da população brasileira é rentista

Ou seja, somente 0,7 % vivem de juros ou da renda de alugueis. Imaginando que somos 200 milhões de pessoas temos 1,4 milhões de pessoas. Agora é preciso avaliar quanto esses rentistas recebem. Meu avô era rentista e recebia R$ 1.500,00 / mês em alugueis de casas pequenas na periferia. Isso prova que acumular dinheiro suficiente para investir e viver de renda é para poucos, de qualquer forma. Um artista ou um filósofo em geral tem de ter um mecenas ou então ter alguma herança que o permita crear sem se preocupar coma sobrevivência como os simples mortais. Talvez por isso sejam tão poucos os artistas verdadeiros e os filósofos.

domingo, 6 de julho de 2014

Bio-Psico Socio-Religioso Culturais

Somos seres Bio Psico Sócio Religiosos Culturais . Até agora eu pensava que éramos apenas biopsicosociais kkk ! Agora temos também o aspecto religioso e cultural. Bio :peso e altura, cor da pele. Psico: subjetividade, individualidade. Sócio: financeiro econômico. Religioso: fundamental para conhecer profundamente o pensamento da criatura, suas crenças. Um judeu é bem diferente de um espírita Kardecista. E cultural: etnicidade, línguas estrangeiras, país de origem, costumes herdados. O Brasil é o país do futebol, carnaval, das novelas e do churrasco, gostemos ou não disso !!! Conheço as várias religiões porque aqui no Brasil devemos ter todas. Conheço as várias culturas porque vivo em São Paulo onde temos imigrantes de todas as origens, com seus restaurantes de comidas típicas. Também conheço as várias regiões do país.  Aspectos sociais também são meus conhecidos porque sei o preço de tudo e de onde vem a renda de todos. Aspectos psicológicos também estudo e tenho os mapas astrais como mandala para tal. Finalmente o bio é o mais óbvio porque pode ser observado in loco. 

Huberto Rohden - 87 anos - Teólogo, Filósofo, Professor com 65 livros publicados

Uma breve biografia desse homem mostra que ele dedicou sua vida a filosofia e ao morrer disse como últimas palavras que veio ao mundo para servir. Escreveu 65 livros, ocupou cargos importantes, seus amplos estudos pela Europa e Estados Unidos, morreu com 87 anos, ou seja, teve muito tempo para difundir seus conhecimentos e ideias, tem uma Editora - a Martin Claret que guarda seus livros e os re-edita e eu nunca tinha ouvido falar nele ou na Espiritualidade Universica. Então seria muita pretensão da minha parte ser conhecido e famoso pelos meus escritos e ideias. Posso quando muito influenciar meus amigos próximos. Nem na minha família posso esperar grande compreensão. Triste . . .

A engenharia, os estudantes e o mercado

Houve uma ou duas décadas perdidas para os engenheiros aqui no Brasil. Foram as décadas de 80 e 90 mais ou menos. Empregos para engenheiros nas suas respectivas áreas de formação dependem do governo e de obras de infra estrutura. Quase todos engenheiros são assalariados e trabalham em grandes empresas e são responsáveis técnicos por grandes obras que são o resultado de grandes investimentos, muitas vezes de maturação demorada. Ou seja, engenheiros são pessoas em geral sérias que não podem ser convencidas por marketeiros, por exemplo. Nessa época haviam 150 escolas de engenharia no Brasil. Como não existe uma prova do tipo exame da ordem dos advogados para os engenheiros, a qualidade dos formandos pode variar muito. Assim sendo temos engenheiros e engenheiros. Além disso é preciso exposição a prática e nada pode substituir a experiência. É por isso que o apagão de empregos para engenheiros na década de 80 e 90 levou hoje a uma lacuna de engenheiros com 35 a 59 anos no mercado, com formação e experiência relevantes para assumir grandes responsabilidades e liderar projetos. Os engenheiros são sempre contratados para liderar projetos e liderar projetos é difícil pela sua própria natureza, sujeito a todo tipo de problema e em geral altamente desgastante, já que é preciso pensar em tudo. Como seria bom um mundo ideal onde os engenheiros fossem bem formados, conseguissem empregos em empresas prósperas, encontrassem um ambiente acolhedor nessas empresas e pudessem se desenvolver e florescer profissionalmente. 

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Para ser um executivo de verdade

Para ser um executivo de verdade você precisa fazer diferença no resultado da empresa. Não uma diferença pequena, que possa ser substituída facilmente por outro. Você precisa ter algo raro, como uma inteligência superior, melhores contatos, maior capacidade de trabalhar sob pressão, etc. É preciso convencer quem te paga que você não só vale o que recebe como ainda da muito lucro para a empresa. No caso de um auditor a capacidade dele identificar problemas e monitorar preventivamente as áreas de maior risco são o diferencial. Executivos são pagos para pensar. Operacionais são pagos para executar. A única coisa que um operacional sabe fazer quando algo dá errado é reclamar e colocar a culpa nos outros, em particular nos executivos. Operacionais em geral não ascendem a postos elevados e estão no nível da quantidade e da extensão. A qualidade e a qualidade são produto dos executivos.  

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Velhos e o belo

Pessoas que nunca tiveram consciência do belo, que sempre viveram uma vida miserável, preocupados com o futuro, mesmo que tenham superado isso em algum momento da vida, não se tornarão velhos iluminados do dia para a noite. Nunca estarão dispostos a gastar mais para ter algo melhor ou mais bonito. Não adianta tentar convencê-los. São muito obtusos para isso. A beleza é um conceito muito sofisticado para eles e mesmo para a maior parte do povo. É querer demais . . . 

Juízes

Juízes aqui no Brasil são muito poderosos. Tão poderosos que existe um ditado que diz que quem tem um Juiz como inimigo precisa de Deus como advogado. Os juízes tem sua ideologia e não é difícil dizer que juízes do Rio Grande do Sul pensam diferentes de juízes de São Paulo, apesar das leis serem as mesmas no país inteiro. Na justiça até o óbvio pode ser contestado por isso o melhor é nunca precisar deles mas isso é impossível aqui no Brasil. Quanto mais incivilizado um país mais leis ele tem. É esse o caso do Brasil. Minhas experiências com o judiciário aqui no Brasil foram péssimas. Temos muita insegurança jurídica e todo cuidado é pouco. É preciso filtrar com quem fazemos negócios pois estamos no grupo daqueles que tem algo a perder. Existe um viés cognitivo em cada juiz e isso fica claro nas suas decisões interlocutórias ou não.