Feliz o homem que tem na mesma mulher a amiga, a namorada e a amante. E para completar que ela seja também a mãe dos seus filhos. Para ser amiga várias áreas do mapa estão envolvidas. Para ser namorada precisamos analisar marte e Vênus e para ser amante a casa V. Para a mãe a Lua, o signo de câncer e a casa IV são fundamentais. Perceba como são muitos os elementos envolvidos e as possibilidades de encontrar o conjunto de todos sem ajuda pequenas . . .
segunda-feira, 31 de março de 2014
Nascido para amar
Quem nasceu para amar irá sofrer muito porque seus "semelhantes" nasceram em geral para serem animais raivosos, recalcados e ressentidos. Os inimigos instigam a raiva e o ódio nas pessoas e eles destroem a crença no amor. Fazem isso com as crianças que antigamente eram seres indefesos, sujeitos a tirania dos seus pais, geralmente ignorantes. Com isso o amor, que cura o corpo, a mente e até a alma fica em segundo plano.
O amor constrói.
O amor é um grande impulso para o aperfeiçoamento da pessoa como ser afetuoso, agradável, empático, etc. Então o amor é interno e não externo. Pessoas amorosas, justamente por se preocuparem com os outros, em geral prejudicam sua própria ascensão profissional, econômica e financeira. É muito mais fácil subir pisando nos outros e ignorando seus direitos, sentimentos, etc. Freud dizia que a psicanálise era semelhante ao amor: exigia confiança, trocas de palavras, apoio, etc. Então para Freud o que realmente curava as pessoas era o amor. Exatamente como prega a Fraternidade . . .
O rancor como motivo para a realização pessoal
Grande Gikovate falou que Freud já havia identificado o rancor como motivação para a conquista do mundo exterior. E que os inimigos incitam a pessoa a competir. A vitória exterior é muitas vezes a vitoria da agressividade, da competição e muitas vezes da vaidade. É a tal da compensação: o baixinho que compra o SUV. A mulher que quer vencer no mundo dos homens de qualquer maneira, sendo denominada de fálica pelos psicanalistas. O gordinho que se destaca pela inteligência e não pelas habilidades esportivas. E por ai vai . . .
Quem se beneficia das políticas publicas afirmativas de todo tipo
Identifiquei duas categorias de pessoas que se identificam e conseguem benefícios com inclusão em Universidades Públicas e bolsas do PROUNI por exemplo. Os realmente pobres e em ascensão social e os antigos indivíduos de classe média que caíram na escala social. São aqueles que são mais bem informados e que tem aspirações legítimas: uns para melhorarem suas condições e de seus filhos e netos e outros que querem voltar a terem o que perderam em termos de renda e status. No meio do caminho temos os "zumbis" que nem ascendem nem descendem, mantidos por privilégios injustos de todo tipo, amparados em legislações claramente iníquas. Sem falar naqueles que agora podem se beneficiar do FIES com juros subsidiados. Todos que quiserem terão um diploma de nível superior mas poucos serão os realmente habilitados a exercerem suas profissões com maestria. Na prática vai mudar pouco e a longo prazo . . .
Quem não acredita não enxerga
E todos aqueles que tem mercúrio antes do sol não acreditam. São os "jacarés" que ficam com a boca aberta esperando a presa lhes passar na frente. Sei que eles são a maioria aqui no Brasil e provavelmente no mundo. É só ver o número de pessoas que arriscam e aquelas que querem ser funcionários públicos. Enquanto alguns ficam se cansando, passando riscos, tendo insônia essa gente abocanha o lucro sem fazer força, muitas vezes protegidos pela "lei". É mesmo uma tristeza viver em um país e em uma sociedade em que a estupidez é premiada e a excelência punida . . .
O Brasil não é estudado em praticamente nenhum país do mundo
Essa é mais uma prova da nossa insignificância em termos mundias. Praticamente nenhum país do mundo se preocupa a ensinar seus jovens sobre a história do Brasil. Assim é como se o Brasil não existisse para eles. Eu acompanho a inserção do Brasil em termos mundiais e ela é decepcionante. Um país grande e não um grande país é o que nós somos. Nossas limitações são imensas, em todas as áreas e setores. Triste . . .
Competir com os homens ou com as mulheres
Mulheres tem sempre essa opção. Caso sejam bonitas e jovens tem uma grande opção: casar-se com um homem rico ou pelo menos muito mais rico do que ela. Pode funcionar se junto com a beleza vier conteúdo, o que somente acontecerá se essa mulher foi especial além de bela. Para a mulher não tão bem dotada pela natureza em termos de beleza resta o estudo e a profissão para competir com os homens. Aqui a mulher irá com muita sede ao pote, poderá ser um ser fálico, combativo e insuportável para a maior parte dos homens. Ninguém quer conflitos em casa e uma mulher belicosa é sinônimo de conflitos de todo tipo. Os homens não tem opção: terão de competir com os outros homens por amor e glória. Os fracassados ficarão solteiros morando com suas mães. Os mais bem sucedidos terão sucesso com o sexo oposto porque essa é a regra na nossa espécie. De que adianta uma mulher fálica que ganhe muito dinheiro cuja companhia seja insuportável ? Não seria melhor para um homem bem sucedido ter uma sensível artista ao seu lado que ele mantenha como um mecenas sem reclamar e feliz ? Sabemos que a riqueza tem alguns modos de ser obtida todos eles conhecidos. Já o amor é algo reservado para poucos e aposto que existem mais ricos que pessoas amorosas de verdade.
sábado, 29 de março de 2014
A maldição do conhecimento
Quanto mais você sabe de um assunto menos pessoas terão nível suficiente para conversar com você sobre esse assunto. Com o tempo você terá cada vez menos paciência para explicar para os outros que sabem menos sobre esse assunto. É assim com os assuntos que eu estudo profundamente. Com a terapeuta eu procuro conversar sobre relacionamentos e sofrimentos. Afinal ela estudou para isso, é psicóloga e psicanalista formada. Com os gerentes dos bancos converso sobre todos os tipos de investimentos possíveis e imagináveis, pesando os prós e contras e definindo minha estratégia. Com o vizinho advogado as conversas são sobre assuntos legais os mais diversos e que cruzam o meu cotidiano. Recebo elogios dos três. O assunto agora é Imposto de Renda e é difícil encontrar alguém para conversar porque as minhas situações são muito especificas e ninguém gosta de falar sobre dinheiro abertamente. Existem pessoas que procuram advogados e contadores para que os mesmos façam os seus respectivos Impostos de Renda. Por fim tenho as minhas conversas com meus médicos que são vários e ótimos. Terapeutas, médicos, gerentes de banco, advogados, contadores e engenheiros. Com dentistas a conversa é pouca. E com homens de negócio, empreendedores e empresários também dá para conversar em alto nível. Observe que o espectro é amplo. E com outras categorias, se não converso acumulo conhecimentos que poderão ser estratégicos. É o caso de saber como a polícia age e quais crimes investiga. Ou como funciona o nosso poder judiciário. Faço isso porque são eles que podem tirar a liberdade de alguém e a liberdade é muito importante, provavelmente a coisa mais importante depois da vida. Eles também podem tirar o seu dinheiro o que também é muito importante. Aries = policial ou soldado. Touro=banqueiro. Gêmeos=jornalista. Câncer=cozinheiro. Leão=artista, empresário. Virgem=bancário. Libra=diplomata. Escorpião: detetive,psiquiatra. Sagitário=acadêmicos. Capricórnio= autoridades. Aquário= engenheiro telecomunicações. Peixes= artista.
12 de Junho e a cabeça do dragão
A cabeça do dragão no meu mapa está por volta dos 22 graus de gêmeos na casa 11. Está próxima do dia dos namorados aqui no Brasil que é dia 12 de junho e próxima do dia 13 de junho que é o dia de Santo Antônio, o Santo casamenteiro. Não estou me lembrando muito bem do significado da cabeça do Dragão no mapa astrológico de uma pessoa mas sei que ele representa a espiritualidade de alguma forma e tem a ver com o objetivo da pessoa nesta encarnação. Na espiritualidade temos ápices que estão relacionados com o nascimento dos filhos (espíritos que encarnam) e nos casamentos, onde espíritos decidem compartilhar a experiência terrena juntos. Tanto são importantes essas datas que são registradas em cartórios e tem implicações legais muitas vezes para o resto da vida. Fiz uma sinastria e descobri que a data de 12 de junho próximo está nos meus planos para oficializar meu segundo casamento. Observe que no dia seguinte 13 de junho será o aniversário do meu primeiro divórcio, ocorrido em 1996, ou seja, 18 anos atrás. No meu mapa trata-se de uma conjunção do sol que transita com a cabeça do Dragão e no mapa da minha esposa é a conjunção com o sol natal dela. Vamos brilhar nesse dia !!!
sexta-feira, 28 de março de 2014
Lá se vão 30 anos 1984 - 2014
Olhando para trás, em 1984 nós morávamos em uma casa que havia sido construída em 1970, tinha portanto 14 anos. Esse foi também o ano em que meu pai se aposentou, aos 47 anos de idade e o ano em que eu completei 20 anos. A casa ainda está lá e pertence a família mas agora tem 44 anos de construção e sofreu com o passar dos anos a deterioração que se chama depreciação. Talvez se torne um elefante branco na hora de ser vendida, como acontece com outras no mesmo bairro. Meu pai faleceu em 2004, ou seja, antes de completar 66 anos. E eu irei completar 50 anos no final do ano. Trinta anos é tempo. Tempo para muita coisa acontecer na vida de uma pessoa. Tempo para quem nunca parou de estudar se tornar um sábio inteligente. Os otimistas acham que viverão mais 30 anos após os 50 anos. Assim eu teria em teoria mais 30 anos pela frente para viver. O que os otimistas esquecem é quanto desse tempo será de vida plena e útil mas isso é assunto para um outro post.
Barreiras na comunicação
Eu como já disse aqui sou um escorpiano com o sol na casa 3 de gêmeos e isso é muito marcante na minha vida, porque a comunicação para mim é muito importante. Como escorpiano eu me aprofundo muito nos assuntos e fujo da superficialidade do típico geminiano. O resultado é que em geral eu sei porque as coisas são como são e porque não podem ser diferentes. Minha último descoberta é que a comunicação não é perfeita. Comunicação não é o que você fala mas o que o outro entende. E quando a diferença entre o nível de quem está falando e de quem está ouvindo é muito grande a comunicação é prejudicada e torna-se praticamente impossível, para minha frustração. É por isso que existem pessoas limitadas em todas as casas e planetas do zoodiaco . Algumas dessas pessoas tem medo e procuram "especialistas" pagos para resolverem seus problemas. No trabalho a comunicação é fundamental em muitas funções. Nos relacionamentos e na família idem. Quanto mais bem informada uma pessoa estiver mais capacitada ela estará para tecer estratégias vencedoras. Estratégia é uma palavra que quer dizer comandar o exército. As pessoas comuns não tem estratégia nenhuma. Fazem o que todos fazem e em geral invejam aqueles que conseguem por sua capacidade e inteligencia resultados melhores que elas. Nossos amigos podemos escolher. Nossos fornecedores também. Já nossos clientes e familiares muitas vezes temos de engolir, lembrando aquela frase: é o que tem !!!
quinta-feira, 27 de março de 2014
Isenção do pagamento do imposto de ganho de capital na venda de imóveis
Também conhecido como lucro imobiliário. Está isento quem vender o único imóvel com lucro a cada 5 anos, desde que o valor da venda seja menor que R$ 440.000,00. Também está isento quem vender imóvel de valor superior a R$ 440.000,00 mesmo não sendo o único imóvel se comprar no prazo de 180 dias da venda outro imóvel de valor acima daquele que foi vendido. Caso não aplique todo o valor na compra de novos imóveis a pessoa pagará o impostos sobre a diferença. Na hora de se apurar o imposto a pagar existem algumas isenções que o próprio sistema disponibilizado pela Receita Federal calcula. Atualmente eu tenho apenas um imóvel em meu nome mas existe a possibilidade de receber outros por herança, os quais poderão ser vendidos. É por isso que esse assunto é de meu interesse.
As grandes decisões
Já falei das grandes decisões na vida de uma pessoa aqui. Grandes decisões envolvem grandes perdas potenciais e as vezes grandes ganhos também. Em termos financeiros as pessoas comuns tem nos imóveis seu ápice em termos de dinheiro. São muito poucos aqueles que acumulam fortunas em bancos mas uma casa muitos conseguem aqui no Brasil. Quando se tem muitos imóveis é preciso saber administrá-los. Vale o mesmo para qualquer ativo. No âmbito pessoal as decisões também podem de algum modo serem precificadas, pelo menos parcialmente. Existem decisões que somente terão impacto em vidas futuras mas isso é para quem acredita.
Melhoria contínua, liderança gerencial e trabalho em equipe
Já há mais de 20 anos ouvi essa fórmula na Kodak. E ela está atual até hoje. Serve para empresas e serve para famílias. A medida que estudamos continuamente nossas dificuldades e problemas podemos achar soluções cada vez melhores. Essa é a melhoria contínua. A grande maioria da humanidade não tem espírito de liderança nem capacidade para isso. Por isso muitos não se interessam em ser líderes. Um bom líder pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. O líder deveria ser o melhor preparado mas nem sempre isso acontece. Já o trabalho em equipe é fundamental porque ninguém é onisciente, só Deus. Assim ao se fazer reuniões com os envolvidos e ouvir as opiniões podemos chegar a conclusões melhores sobre como agir. A fórmula é velha e sua aplicabilidade continua perfeita . . .
Casais que se dão bem
Casais que se dão muito bem podem se bastar. Assim podem não querer filhos ou poucos filhos. Podem não querer interagir com outras pessoas e ter vida social. Podem ter problemas de ciúme. Podem ter problemas de arrefecimento sexual principalmente por parte do marido. Se tudo isso pode acontecer aos casais que se dão bem segundo o Gikovate imagine então naqueles que não se dão tão bem !!!
O estudo e o trabalho
Quem não serve para estudar que vá trabalhar. Só que o trabalho que essa pessoa que não estudou conseguirá será sempre de nível inferior. A não ser que o indivíduo tenha algumas das inteligencias de Gardner que não são ensinadas na escola. Pode ser o caso de um vendedor com elevada inteligência inter pessoal ou então um gênio do futebol, com inteligência cinestésica excepcional. No entanto existem profissões que são regulamentadas por lei e aí não tem jeito: é necessário o diploma e completar os estudos. Mesmo quem já conseguiu um emprego ou um trabalho precisa continuar estudando para se aperfeiçoar continuamente porque seu empregador pode assim o exigir ou então o mercado, no caso de profissionais liberais e empresários o exigirá. Tudo começa na capacidade de ler e entender o que se lê. Após essa habilidade básica é preciso aprender todo o resto, inclusive um pouco de matemática e física, já que o mundo material é mensurado por essas ciências. Em um currículo sempre existe a experiência profissional, a formação e outras informações. É o que interessa ao empregador por exemplo. É preciso que ele acredite para enxergar a pessoa por trás desse currículo.
terça-feira, 25 de março de 2014
Comentário de Guido Palomba - Psiquiatra Forense
O debate que se segue foi desencadeado pelo comentário abaixo, do Prof. Dr. Guido Arturo Palomba sobre o artigo de F. B. Scagliusi e colaboradores, intitulado “Tradução da escala de desejo de aceitação social de Marlowe & Crowne para a língua portuguesa”, publicado na Rev Psiq Clin 31 (6): 272-75, 2004. O ponto de vista do Prof. Palomba foi comentado por Laura Guerra e Clarice Gorenstein, que vêm pesquisando e desenvolvendo o uso de diferentes escalas psicométricas e por Táki Athanássios Cordás, um dos co-autores do trabalho comentado. |
A primeira mega onda destrutiva sobre a psiquiatria veio com a CID-10 e a DSM-IV, nos anos 1990 (cujo “abalo sísmico” se deu pouco antes, nos anos 1980, com a entrada da CID-9 e a do DSM III – R). O estrago foi avassalador, atingindo em cheio a nosografia e a psicopatologia, até então ditadas pela etimologia, pela história, pela doutrina, pelos livrostextos. Estes últimos foram varridos da face da psiquiatria, que ficou encharcada pelos catalogões CID e DSM, as “bíblias” dos psiquiatras modernos. Bumke, Bleuler, Kraepelin, Kretschmer, Jaspers, Ey, Mayer-Gross, juntamente com centenas de outros grandes, morreram afogados pela imensa onda. A segunda tsunami dá-se com a primazia do resultado do exame subsidiário sobre o exame clínico. Essa onda arrasou o raciocínio clínico. Não há mais valorização do exame direto do paciente. A emissão de pósitrons, a ressonância magnética, o expertsystem e outros assemelhados, dizimaram a semiologia psiquiátrica, vieram os psiquiatras cibernéticos de última geração, que, diante do ser humano e suas infinitas combinações bio-psicossocio-religiosoculturais, acreditam mais na especificidade e nos resultados da máquina, do que na própria intuição, sensopercepção, raciocínio lógico e inteligência. Essa onda gigante matou a soberania clínica. Agora a eficiência está na máquina... e, conseqüentemente, a deficiência, no psiquiatra. A terceira tsunami é a vinda desses imbecis (in, negação; bacillum, bastão, in bacillum, sem o bastão, o apoio da inteligência) inventários ou escalas de medição, previamente fabricados, que o psiquiatra pede para o paciente marcar com um “x”, se falso ou verdadeiro ou algo que o valha. Essa onda destrói, completamente, qualquer possibilidade de arte dentro da psiquiatria. Nivela tudo pelo mais baixo grau de primariedade. Esses ditos instrumentos parecem aqueles testezinhos de revistas populares para meninas adolescentes, os quais, ao final, de 0 a 5 pontos, de 5 a 10 e de 10 a 15, dizem se o namorado gosta dela ou se é do tipo espontâneo, inibido ou atirado. O momento é delicado, pois as ondas geraram montanhas de entulho, e nelas as pragas disseminam-se com facilidade. E já tem várias que vicejam à tripaforra, por exemplo, a doença de Alzheimer, que na escumalha boiante é tida como doença senil, quando, em verdade, é pré-senil, descrita por Alois Alzheimer, em 1907. O leitor não entendeu a gravidade desse fato ou acha isso um absurdo? São as tsunamis arrasadoras de doutrina, que a quase todos leva de roldão! |
Nossa polícia só prende em flagrante e quase sempre cafés pequenos
Uma interessante pesquisa publicada na CBN mostra a ineficiência da nossa polícia mais uma vez. Quem é preso é preto, pobre e burro. É pego em flagrante. Não entende o que acontece no seu julgamento e processo. Não tem dinheiro para contratar grandes advogados e não aproveita as brechas da lei para melhorar as suas condições de preso. E ainda custa R$ 2.000,00 por mês a nós que pagamos impostos. Eles moram na periferia.
Consorte
As histórias sobre namoros e casamentos são muitas. A verdade é que todos nós temos defeitos e os divórcios se sucedem por um motivo ou outro. O que de pior que pode acontecer é manter um relacionamento com um pessoa de mau caráter. No mais não existem garantias. Por mais testes que se faça. Por mais filtros que se use. A vida tem uma dinâmica e tudo pode acontecer e cada um se defende como pode e com as armas que tem. Pode ser a juventude e beleza. Pode ser a inteligência. Pode ser a herança acumulada. Pode ser a bondade. Pode ser o amor ou a paixão. Observe que a juventude e a beleza são efêmeras. A inteligência é mais longeva. Com a idade caso acumulemos conhecimento e sabedoria passamos a saber o que precisamos mais, aonde podemos conseguir e o que precisamos fazer para mantermos.
Médicas
Li um matéria que dizia que algumas mulheres provavelmente escolhiam a carreira médica para não concorrerem com as outras mulheres ou então para concorrerem com homens. Faz sentido. Médicas em geral não são exatamente exemplos de beleza física, que é em geral onde a competição entre mulheres acontece. No entanto são inteligentes e aqui uma vez eu li que isso é muito normal, já que para as meninas a beleza bastaria para que seus pais ficassem satisfeitos e não as exigissem muito, restando para as não tão bonitas a saída de serem inteligentes. Isso acontece porque todos nós queremos nos destacar. Eu tive a oportunidade de estudar na USP em curso de elite e realmente beleza feminina era a exceção por lá. Nunca namorei uma médica. No entanto tive um relacionamento rápido com uma veterinária, filha de um médico psiquiatra que se suicidou . . .
segunda-feira, 24 de março de 2014
Netuno em conjunção com sol
Eu tenho essa conjunção. E como nasci em São Paulo capital, em uma época em que ir ao cinema era barato e quando eu tinha tempo, ou seja, na adolescência e juventude, assisti a muitos e muitos filmes e por conta disso o Netuno agiu nessa época e eu vivi as ilusão dos filmes que eu assistia, imaginando o futuro. Eu não sabia que o resto do Brasil não compartilhava dos mesmos ideias e sonhos. Assim outras pessoas, inclusive as que encontrei na vida, no trabalho e na família estavam muito aquém do ideal projetado nas telas. Não tem como fugir do seu mapa . . .
Saturação
A saturação de concorrentes leva a diminuição dos lucros para todos. É assim com empregos concorridos, onde os formados são em muito maior número do que as vagas existentes. Não é difícil descobrir quais cursos terão a maior demanda de profissionais, já que as pessoas fazem aquilo que lhes dá menos trabalho e mais lucro. Serão aqueles onde a propaganda disser que é fácil entrar na faculdade e cursá-la. Serão aqueles que prometerão o maior retorno financeiro possível. Nos últimos tempos foi o que aconteceu com a engenharia. Uma repetição do meu caso. Na prática os problemas continuam os mesmos e o número de zumbis somente aumenta: formados sem emprego, empreendedores falidos, estudantes profissionais, prestadores de concurso eterno. Brasil o pais dos bacharéis e dos publicitários . . . vendedores de ilusão e aves de rapina.
Ganância
A ganância é igual a beber água do mar: quanto mais se bebe mais sede se tem. Ouvi essa hoje do Cortella e tenho de admitir que é a mais pura verdade. Talvez não só para a ganância mas para os outros pecados capitais. A maior das pessoas é tão estúpida que segue padrões e repete sempre os mesmos erros. Quem é bebe não consegue parar, quem usa droga também não. Todas as compulsões são assim. Vivemos em um mundo de idiotas de todo tipo aqui no Brasil. Só aumenta o número de viciados, de jovens incompetentes, de ladrões, putas e vagabundos. De pessoas mesquinhas, de egoístas de todo tipo. Tudo vira mercadoria, é necessário vigiar a tudo e a todos. A ira, a preguiça, a inveja, a soberba, a luxuria, a avareza e gula. Qualquer um deles leva a ruína senão financeira pelo menos moral.
O que me desagrada nas mulheres
Conheço muito bem as mulheres e seus truques. Todos eles. E não gosto. Não gosto do resultado da evolução, dos costumes e das leis. A ciência vence e as mulheres deixam muito a desejar em vários aspectos. Não vivemos mais na época das cavernas e as mulheres, tenho de admitir, levam muitas vantagens em termos emocionais só que os homens aprendem rápido ou pelo menos deveriam. Todas as mulheres que conheci, exceto umas três, foram seres muito inferiores, sob vários aspectos em particular os humanos. Seres egoístas, invejosos, que fazem intrigas, dissimulados, mentirosos, soberbos, geniosos, arrogantes, insolentes, maus caracteres, vingativos, ignorantes, parciais, mesquinhos, fúteis. Não acho que os homens sejam assim tão inferiores. Homens podem ser mais grosseiros mas com certeza são mais diretos e objetivos na media. Talvez seus defeitos sejam outros apenas. A história mostra claramente onde as mulheres conseguiram se destacar e não são em todas as áreas. Existe uma tendência das mulheres dedicarem-se as coisas pequenas, a detalhes. A serem implicantes. A serem pragmáticas. A serem superficiais e frívolas. Triste.
sexta-feira, 21 de março de 2014
Low Profile
Muito das inovações tecnológicas não são essenciais para mim. Isso acontece porque eu sou uma pessoa praticamente "fixa" e previsível. Eu opero com uma grande folga minha vida aqui em São Paulo o que me dá uma grande vantagem competitiva já que falhas dos outros podem ser corrigidas a tempo. Quando uma pessoa ou um processo está sendo pressionado em demasia ele sofre estresse e começa a falhar. Assim, se você encher sua vida de compromissos e exigências neuróticas você fatalmente ficará estressado e viverá menos. É de fundamental importância saber dosar e priorizar o que fazer e quanto tempo dedicar a cada tarefa, situação e pessoa. É preciso saber viver. É por isso que tenho um celular simples. Não preciso de um smartfone já que estou sempre dirigindo ou em locais que tem internet banda larga fixa. Evito passar nervoso e por isso em geral me desloco pouco de carro pela cidade. Moro bem em um bairro completo. Tenho fornecedores confiáveis e sou minimalista: compro somente o que preciso e que sei que durará e me deixará feliz.
Comentários sobre o aniversário
Rede social é algo engraçado. Nela todos querem se destacar na turma, parecerem muito melhores do que na realidade são. A imensa maioria das pessoas apenas quer fugir de punições e se dar bem na turma. Essa é a diretriz na mente dessa gente. As redes sociais refletem isso em particular nos comentários. No caso em questão não foi diferente. Trata-se de uma postagem pessoal sobre uma efeméride importante em particular para os amigos de verdade. Muitos curtiram mas somente mulheres fizeram questão de deixar comentários, fazendo muitos elogios e as vezes até "jogando confete". As vezes penso que trata-se de uma questão intrinsecamente feminina, selecionada durante milênios pelas fêmeas da espécie. Fica o registro.
Serenidade e prestígio
Em seu texto de hoje o Gikovate defende uma ambição moderada e uma vaidade domesticada. Com isso a pessoa seria "serena", ou seja, menos agressiva ao mesmo tempo que não despertaria a ira e a inveja daqueles que tem menos que ele em qualquer dimensão. Ou seja, agrediria menos os outros com sua ambição e seria menos atacada por conta da inveja. É uma boa política de sobrevivência. Eu a apoio !!!
Psicanálise e Neuroses
Segundo a psicanálise as neuroses são fruto de tentativas ineficazes de lidar com conflitos e traumas inconscientes. É por isso que elas são irracionais. O mundo é povoado de neuróticos e é impossível viver em sociedade sem esbarrar neles o tempo todo: estão na família, nos amigos, no trabalho, nos parentes e em todos os contatos pessoais. Por isso pais intelectuais e inteligentes evitam de todas as formas criar conflitos e traumas para seus filhos mas são exceções.
Até Hollywood não faz mais filmes românticos
O cinema sempre viveu de vender ilusões (ilusão é um problema porque te induz a alocar recursos escassos e preciosos em algo com pequena probabilidade de acontecer) e encher os bolsos de diretores, atores, etc. O cinema não tem em geral compromisso com a verdade, com a ciência e com as estatísticas. Quando eu ia ver um filme e o criticava por ser deveras inverosímel um amigo que dizia que o cinema é para ser assim mesmo: fugir da realidade e fazer a pessoa sonhar. Eu mesmo me considero uma vítima dos filmes românticos que assisti na minha adolescência e juventude e que terminavam com um "e viveram felizes para sempre". Os tempos mudaram tanto que nem hollywood é mais tão ingênua em gastar milhões para produzir filmes românticos !!! Os gurus do cinema sabem que não recuperarão seu dinheiro com um filme desses e investem cada vez mais em super heróis e outras infantilidades óbvias. É como disse outro dia aqui no blog: a ideologia cristã está fora de moda e os românticos também !!!
Suicídio e fatores de risco
Ontem foi publicada uma matéria super interessante com a psiquiatra especialista em suicídios do Instituto de Psiquiatria da USP. Já era sabido que quase todos os suicidas tem algum problema mental grave. Na entrevista é dito que o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens, atrás de acidentes e violência. Isso significa que nessa população é muito significativo. Entre as causas estão a depressão com 35% dos casos, depois uso de álcool e outras drogas, esquizofrenia e transtornos de personalidade. Quando existem comorbidades a probabilidade de suicídio aumenta muito. Gravidez indesejada na adolescência, presos, policiais, desemprego, desilusões amorosas e afetivas e famílias que incentivam ao suicídio estão entre as causas principais. As religiões são um fator protetor já que muitas delas proíbem veementemente o suicídio. A psiquiatra ainda disse que as mortes por suicídio são sub-notificadas o que impede que ele seja medido com precisão e que apareça como o grave problema que efetivamente é.
Casar e a casa própria
Li uma vez uma artigo do Kanitz que mostrava como o aumento da carga tributária tinha corroído a renda do trabalho das pessoas que pretendem se casar. Ele fazia umas contas (e ele é bom nisso !!!) e chegava a conclusão que na mão dos casais de hoje em dia chegava mais ou menos a metade do dinheiro que chegava na mão dos casais das décadas de 60 e 70. Conclusão: casar virou de um bom negócio um mal negócio. As despesas de um casamento ficaram muito mais difíceis de honrar. Comprar casa ou apartamento ficou muito mais difícil , sem falar no aumento do preço dos imóveis. Filhos, que eram baratos antigamente, são caríssimos para serem criados hoje em dia. Essas mudanças me parecem irreversíveis e com isso não é surpreendente que o ideal do amor romântico tenha desaparecido inclusive do cinema americano. O egoismo está em alta e o "cada um por si também". Tudo isso é contrario a ideia que Deus e que Jesus Cristo nos trouxe. Esse é o mundo que temos hoje em dia e não vejo mudanças para melhor no horizonte.
Só pode te trair quem você ama
Por isso é que dói tanto. Isso somente acontece porque relaxamos com quem amamos e confiamos nessas pessoas. Confiamos porque acreditamos que os momentos ruins que acontecerão na nossa vida seremos amparados por elas e que elas nos ajudarão. No Brasil as pessoas confiam em suas famílias e em geral as amam. No entanto com o passar dos anos vejo que até essa confiança familiar pode nos trazer decepções. Existem muitos apontando o dedo para quem tem problemas, colocando a culpa na própria vítima. A verdade para muitos é que eles não querem problemas e são os primeiros a cair fora quando percebem que podem ser chamados a ajudar. Aliais a palavra problema quer dizer justamente "passar adiante".
quinta-feira, 20 de março de 2014
O universo a disposição do consumidor
Outro dia fui pesquisar sobre celulares no comparador de preços. Apareceram 4.600 opções !!!. Antes o recorde tinha sido quando fui comprar um note : 1.800 opções. Não por acaso a obsolescência do celular é a maior que eu conheço. Custam caro e o dinheiro vai embora rapidamente. Na cesta de consumo do consumidor em geral o que compramos no supermercado é consumido em até uma semana. Roupa é semi-durável e o resto é bem durável. Eu gosto de bens duráveis que durem muito, por isso compro qualidade e dos maiores fabricantes, que dão as maiores garantias. Espero que esses bens durem muitos e muitos anos mas sei que tudo tem uma vida útil. E em geral eu vou na contra mão do mercado porque assim compro coisas boas por preços mais em conta. O mercado procura vender muito a um preço alto de forma a aumentar seu lucro. Gosto de fornecedores tradicionais, estabelecidos e confiáveis por que sei que não existem milagres. O maior universo que eu conheço a disposição do consumidor são os livros: existem milhões de livros diferentes no mundo !!!
quarta-feira, 19 de março de 2014
A sua importância não diminui baseado na incapacidade de alguém enxergar o seu valor
Serve para chefes estúpidos ou mal intencionados. Serve para familiares invejosos e invejosos em geral. Pessoas que reconhecem o valor dos outros são exceções. É preciso ser um ser superior para fazê-lo e poucos são assim. Triste . . .
terça-feira, 18 de março de 2014
O meio mais fácil de se tornar "famoso" é ser uma "autoridade"
É assim porque sempre existirão cargos de chefia em todas as grandes organizações, seja no governo ou nas grandes empresas. Alguns cargos são acessados por concurso, outros por indicação e outros por eleições. Na carreira universitária são concursos sequenciais. Nas demais carreiras públicas a antiguidade vale pontos e somente procura ser chefe quem quer e ainda precisa ser indicado. Os altos postos no executivo e no legislativo são ocupados através de eleições e aqui a lógica pode ser cruel. Nas forças armadas também a ascensão dos oficiais é garantida pelos cursos, ou seja. o merecimento é levado a sério. Já ouvi uma pessoa do meio dizer que a Universidade é a "fogueira das vaidades". Militar tenho um amigo que também reclamava mas eu acho que sem muita razão. Na empresa privada a ascensão é também um funil e os critérios dependem da sorte também. Ou seja, se tornar "famoso" é bem mais difícil mesmo na área mais fácil.
Tua família te condena !!!
Hoje li que a família inferniza a vida de muitas pessoas mas como viver sem família ? Nossa família é nossa fortaleza e pode ser nossa desgraça também. Conforme a vida vai acontecendo a família pode mostrar sua ignorância condenando alguns de seus membros. Família adora julgar os outros e podemos observar isso até na bíblia na parábola do Filho Pródigo. Em geral as condenações são veladas e ocultas, decididas nos bastidores. São absolutamente parciais e limitadas pela inteligência e compreensão. Não são justas e são influenciadas pela ideologia praticada naquela família. Triste . . .
segunda-feira, 17 de março de 2014
Se não dá para ser Storge que seja Ágape !!!
É assim que eu sou . . . para o bem e para o mal. Gostaria de ser amigo de muitas pessoas mas sei que isso é impossível por muitas razões. Para ser amigo é preciso encontrar alguém que goste das mesmas coisas e desgoste também das mesmas coisas. Como somos indivíduos com uma história única isso é muito difícil. Já que não dá para ser amigo então eu tenho condições de ter amor cristão pelas criaturas que estão em estágios evolutivos inferiores ao meu. Não receberei essas criaturas na minha casa nem as convidarei para tomar um chopp mas também nada farei para prejudicá-las na sua senda. E caso eu possa eu as ajudarei. Essas pessoas estão basicamente na família. Não nos parentes mas nos familiares.
O Brasil é um país autoritário e não preza a liberdade
Essa é a verdade que o Pondé abordou na FSP hoje. Tanto a direita quanto a esquerda são autoritários. E isso se reflete nas leis, na burocracia, no excesso de controles e na falta de confiança em tudo e em todos. Nossas leis tem de ser detalhadas ao extremo porque não existe crime que não seja previsto em lei. A grande maioria dos brasileiros não quer mesmo a liberdade porque ser livre significa ser responsável e o esporte preferido do brasileiro é por a culpa nos outros quando algo dá errado. Dizem que a palavra problema quer dizer "passar adiante" e é essa a especialidade do brasileiro típico. Talvez por isso sejamos o país dos advogados e dos publicitários e não o país dos engenheiros e dos médicos.
Semelhante atrai semelhante
A frase é de Hermes Trimegisto e é muito verdadeira. É assim que ricos somente andam com ricos. Intelectuais somente andam com intelectuais. Jovens somente andam com jovens. Bonitos somente casam com bonitos. E quem é bonito, rico, inteligente e jovem somente anda na companhia de quem também é bonito, rico, inteligente e jovem. Intelectuais tem dificuldades de se comunicar com pessoas obtusas e ignorantes e isso é frustrante e decepcionante. Quem é rico tem medo de frequentar os lugares dos pobres e com razão. Quem é jovem procura pela seu espaço e identidade e o faz junto com seus iguais. Já quem é bonito tem interesse em assuntos relacionados a beleza e atrai também quem é belo. Os amigos partilham conosco os mesmos gostos e as mesmas aversões. Assim é de se esperar que se formem feudos de bonitos, ricos, inteligentes e jovens. Os inteligentes se encontraram nas melhores universidades e nos cursos mais procurados. Os ricos nos seus clubes exclusivos, nos seus passeios de iate ou moto. Os bonitos nos eventos de moda e demais locais descolados e os jovens em todo lugar, seja na periferia ou nos bairros de classe média.
Não adianta explicar quando o outro está decidido a não entender
A frase é de Sigmund Freud o mais famoso e mundialmente conhecido psicólogo. E a frase serve exatamente para pessoas da minha família. Você explica e eles não querem entender, ou seja, querem valer sua própria "lei". Freud estudou a neurose e sabia das coisas. Pessoas neuróticas tem seus medos e são dominadas por eles, perdendo em liberdade. Não raro essas pessoas expandem essa neurose para quem está próximo como familiares. Não é incomum que seus amigos sofram da mesma doença. No emprego em geral existem normas a serem seguidas e vale a lei trabalhista o que provoca um certo equilíbrio na sanha dessa gente. Mas no amor, na amizade e na família não existe como a lei ser efetiva e esses doentes mentais podem dar vazão as suas taras . . .
domingo, 16 de março de 2014
Crescei e multiplicai !!!
Minha geração está por volta dos 50 e poucos anos. Temos o primeiro avô da turma, coincidentemente o maior disseminador de descendentes entre nós. Esse amigo tem 4 filhos e 2 netos. Somando-se as mulheres que também adotaram o sobrenome dele temos 8 pessoas que entraram para o clã da família. Quantidade no entanto não significa excelência. Acho que todos os amigos esperam o dia em que serão avôs. Afinal todos se casaram e tiveram filhos. Quando se chega a avô não dá mais para negar a idade, não é mesmo ?
Pantheon
O site Pantheon foi desenvolvido por pessoas do MIT, sempre eles na vanguarda da ciência. Pelo site que é dividido em domínios percebemos que o que torna as pessoas famosas tem a ver com a sua área de atuação. Políticos, artistas e esportistas estão bem mais propensos a fama do que advogados e juízes. Pessoas ligadas as descobertas cientificas também tem lugar garantido no Hall da Fama. Entre os artistas temos os escritores em grande número. No total 11344 pessoas foram classificadas pelo site desde a mais remota antiguidade até 2010. Ou seja, são as pessoas mais conspícuas que o mundo produziu em milhares de anos !!! Nas Artes temos 2865 pessoas. Em negócios e lei apenas 108. Exploradores foram 102. Humanidades 1329. Institucionais 3447. Figura pública 357. Ciências e tecnologias 1372. Esportes 1374. Existe uma diferença de 390 quando somamos as partes em relação ao total e não sei explicar porque uma mesma pessoa pode estar relacionada em mais de um domínio.
IGNORÂNCIA
Pessoas ignorantes não são passíveis de serem convencidas com palavras. Elas não são capazes de procurar fontes confiáveis que as demovam de suas ideias obtusas e não aceitam os argumentos de pessoas mais inteligentes e habilitadas do que elas. É nesse momento que precisamos de um terceiro, reconhecido como mais habilitado pelo ignorante para convencê-lo. Nesta semana aconteceu exatamente essa situação e eu chamei como interventor um advogado amigo. Com pessoas ignorantes muitas vezes temos um dialogo entre surdos e mudos. Certas pessoas querem acreditar somente naquilo que querem e lhes convém. E quanto mais velhas ficam pioram. Quanto mais alguém se aprofunda em conhecimento sobre um assunto, pior é a comunicação dessa pessoa com quem pouco sabe a respeito. A pessoa que tem muito conhecimento não tem em geral paciência para descer a níveis muito baixos de explanação para que os demais consigam entender. O ideal seria que essas pessoas ignorantes se dedicassem a estudar o assunto em questão, comprando livros, pesquisando na internet, etc mas isso é querer demais. Esse intervalo entre o que conhece muito e o que conhece pouco cria um abismo para a comunicação. E comunicação é fundamental para que haja confiança e para que haja sinergia, com ganhos de produtividade e qualidade.
sexta-feira, 14 de março de 2014
SAPO
Ontem meu amigo me ensinou mais uma: SAPO. Sapo é aquela pessoa que está "sapeando", ou seja, especulando, pulando de lado a lado, sem grandes consequências ou capacidade de decidir algo realmente. É assim também com as pessoas mal informadas que dão palpites e conselhos para os outros. São muito poucas as pessoas que tem informações confiáveis e que podem ser verdadeiros conselheiros. O Max recomendou apenas ouvir conselhos de quem já fez o que você pretende fazer. Esse é o tipo de conselho "prático" que elimina apenas os estúpidos completos. Na verdade é preciso muito mais que isso: é preciso planejamento de curto, médio e longo prazo. É preciso informações confiáveis de todo tipo. Não dá para aprender na base da tentativa e erro porque ninguém que é inteligente faz mais isso. Toda pessoa inteligente tem de ter bons contatos hoje em dia porque ninguém mais sabe tudo. O diabo mora nos detalhes e muito poucos vão tão profundamente nos assuntos a ponto de chegarem nos detalhes. Muitos não sabem bem os detalhes do seu próprio trabalho. A maioria não quer aprender nada. Acham que já nasceram prontos e que sabem tudo. E assim SAPOS são cada vez mais comuns e palpiteiros idem . . .
Amigos gostam das mesmas coisas e não gostam também das mesmas
É por isso gostamos tanto de estar em companhia dos amigos. Gostamos das mesmas coisas e por isso a companhia deles nos trás prazeres. E por não gostar das mesmas coisas evitamos momentos desagradáveis e situações constrangedoras. É assim com opção religiosa ou política, por exemplo. É assim com comida e nas decisões de como aproveitar o tempo livre. É assim até na opção de escolher com quem dispor nosso tempo. É muito bom trocar ideias, partilhar refeições e conversar com pessoas amigas !!!
quarta-feira, 12 de março de 2014
Transgressões levam as pessoas a sentirem raiva
Sentir que está em perigo leva a ansiedade e achar que vai perder algo leva a tristeza. Foi o que aprendi com o livro que estou lendo - Florescer. Então minha compreensão da raiva que vejo nos outros ficou muito melhor: eles acham que algo que sendo transgredido e por isso ficam com raiva. Podemos imaginar fanáticos religiosos vociferando ímpios, infiéis, hereges !!! Ou então pessoas vingativas que acham que os outros fizeram algo que elas julgam uma transgressão imperdoável. Velhos com suas crenças sobre trabalho e moral, os defensores da aplicação rigorosa da lei contra os outros e da punição exemplar dos "desvios" de conduta. Aqueles que achavam que os psicólogos e psiquiatras existiam para tratar os que discordavam de suas ideias e que em casos extremas defendiam a internação compulsória dos desafetos. Vejo essa gente na política por exemplo. Nas religiões como os muçulmanos e judeus ortodoxos. Nas feministas raivosas. Nos "movimentos" de defesa dos animais e por ai vai. Todos fundados em regras rígidas a serem seguidas. Como são infelizes essas criaturas e pouco desenvolvidas. Triste . . .
terça-feira, 11 de março de 2014
Os limites das confidências
Aqui no Brasil existem assuntos "tabus" . É cultural. Assuntos que aqui são proibidos são discutidos abertamente no oriente, por exemplo. Sexo, dinheiro e a morte são os mais fortes aqui no Brasil. Entre amigos podemos conversar sobre quase tudo mas esses assuntos são limitados aos amigos do peito e mesmo entre estes existe uma classificação. Com alguns não conversamos sobre nenhum desses assuntos. Com outros conversamos sobre sexo ou sobre a morte e doenças. E finalmente com alguém muito especial conversamos sobre dinheiro e valores. Provavelmente isso acontece por motivos de evitar despertar a inveja (no caso do dinheiro ou sexo) ou a comiseração (no caso da doença) dos outros.
segunda-feira, 10 de março de 2014
Meu filho você não merece nada
Na formula da realização temos esforço X habilidade. Houve uma época em que o esforço foi muito valorizado. Hoje em dia a habilidade é mais valorizada. O esforço é medido por horas trabalhadas. A habilidade pela qualidade dessas horas trabalhadas. O esforço seria físico e manual. A habilidade seria a utilização da inteligência antes de tudo. Hoje em dia os pais, em particular as mães, acham que seus filhos nasceram com QI de 150 e só por serem seus filhos são especiais e dotados de todo tipo de habilidade superior. Acham que basta colocar seus filhos nas melhores escolas que essas escolas assegurarão o seu sucesso em todas as áreas. No Brasil nascem 2 milhões e novecentos mim bebes por ano e somente 1% deles realmente terão habilidades superiores. Ou seja, cerca de 30.000. Acontece que os outros todos são criados por seus pais como sendo o máximo. A vida mostrará que os pais não tinham razão e a sociedade será contemplada com toda uma geração de emburrados e frustrados que não sabem lidar com isso. Todos perdem e ninguém faz nada. Ficam 5 anos tentando passar no vestibular e não percebem que não tem condições. Ficam brigando com o namorado e não percebem que o problema é com eles mesmos. Não conseguem empregos bons e os culpados são os pais. Esses pais que acham que seus filhos são o máximo tem por hábito comprar para eles tudo o que o dinheiro pode comprar. Não os estimulam a buscar por conta própria aquilo que necessitam. Criam uma geração de fracos.
São Paulo em geral é uma cidade hostil
Existem lugares onde nem nos damos ao trabalho de ir devido as dificuldades de trânsito e estacionamento. Existem lugares que evitamos por medo de assaltos. Existem bairros que evitamos frequentar por conta do mesmo motivo. Nas enchentes temos de evitar onde estão os rios se não quisermos morrer afogados. É claro que existem ilhas de tranquilidade, alguns poucos lugares próximos a algumas estação de metrô, onde vivendo em apartamentos nos sentimos um pouco mais seguros. São Paulo não é uma cidade democrática. Aqui os bairros determinam seu nível social muito claramente e o shopping que você frequenta também. Não é como uma cidade de praia, onde as pessoas se encontram nesse local e podem ter algum contato social. As casas são verdadeiras fortalezas cercadas por muros e cercas. O negócio de câmaras de vigilância vai de vento em popa. Para velhos que são naturalmente debilitados então a cidade é um terror. Velhos precisam de ambientes mais amistosos pela sua própria natureza. A solidão mata mas a poluição, o trânsito, as enchentes e a criminalidade também.
Relações nunca tem morte natural
Elas são assassinadas pelo ego, atitudes e ignorância. Pelo ego quando a pessoa se acha insubstituível e auto-suficiente. Atitudes matam quando a pessoa torna-se radical religiosa ou política, por exemplo. E a ignorância está presente quando você chama a atenção de alguém ignorante e mostra que ele está errado. Ele fica com raiva e quer se vingar de quem lhe mostrou sua ignorância. Relações podem ser familiares, de parentesco ou de amizade. Todas elas quando são boas nos trazem ocitocina que é a droga do amor e muitas vezes a perda das mesmas nos deixa mais tristes e com menos potencial de sentir prazer.
domingo, 9 de março de 2014
Pessoas menos dotadas intelectualmente é que deixam a vida as levar . . .
A frase é do Dr Gikovate e eu concordo plenamente com ele. A inteligência tem várias facetas e até mesmo para percebe-las e avaliá-las é preciso ser suficientemente inteligente e aqui já teremos poucas pessoas habilitadas a fazê-lo. Com o tempo só nos resta nos afastarmos desse tipo de pessoa porque o jeito de encarrar a vida por ela é muito diferente do nosso. Pessoas inteligentes em geral desenvolvem habilidades em muitas áreas e tornam-se ecléticas. Conseguem isso lendo muito, estudando, praticando e vivendo muitas realidades diferentes. Aqueles que fazem sempre a mesma coisa atrofiam seus cérebros e somente tornam-se especializados em uma especialidade.
Uma medida da atratividade de um imóvel é o seu aluguel
Quanto maior a procura maior o aluguel conseguido. Em São Paulo por conta da violência ninguém que mais morar em casas nos bairros nobres. Com isso casas grandes e antigas ficam as moscas e esses bairros vão ficando fantasmas ou então são habitados por milionários que podem pagar por segurança armada 24 horas, cães de guarda, etc. Um apartamento pequeno próximo ao metro sul aqui em São Paulo vale muito mais para aluguel que uma boa casa em um bairro classificado como Zona 1 - estritamente residencial. Casas grandes exigem empregados e ninguém quer mais essa despesa. Na hora de vender é o mesmo problema: se não tem procura para alugar não tem procura para vender. É parecido com o mercado de automóveis: se vende pouco quando novo, na hora de vender o usado também será problemático.
sábado, 8 de março de 2014
O dia da fofoca
Sou muito envolvido com a comunicação e cada vez mais aprendo um pouco. Gosto da transparência e sempre achei que segredos escondiam aquilo que é escuso. É claro que existem os segredos profissionais, os médicos e os de justiça. Na prática todos os segredos caducam mais cedo ou mais tarde: o segredo profissional torna-se público quando patentes vencem ou quando a inovação vem a público. O segredo médico aparece quando a pessoa morre ou fica doente hospitalizada. Também fica claro quando outros interagem com o doente, percebendo sua decadência física ou mental. E o segredo de justiça não existe para a pessoa que está sendo processada. Ela pode contar para seus parentes ou amigos o que está no processo, por exemplo. Terceiros é que não poderão esmiuçar os detalhes e fazer julgamentos porque não terão acesso aos autos. Agora a comunicação. Por escrito é muito fácil para mim saber os limites, por experiência de auditor tenho isso muito bem definido. Já falar é para mim mais difícil. Eu me controlo muito bem em falar em público e em reuniões em geral pois sei que estou sendo observado por muitos. Já cometi erros ao falar em reuniões dos conselheiros do condomínio (um grupo mais restrito). E aprendi a não fazê-lo mais. Agora aprendi mais uma: não conheço profundamente a relação entre amigos e suas mulheres, exceto a do meu melhor amigo, cuja casa frequento semanalmente. Entre amigos temos o chamado "dia da fofoca". Nesse dia, apenas os homens amigos se reúnem e o ambiente se torna livre e todo tipo de discussão pode acontecer. Amigos são confidentes. Como ser amigo e não ser confidente ? Agora surgiu outro tipo de situação. Um amigo há 42 anos, que sempre está com sua mulher não confiável e não amiga, portanto inibindo qualquer conversa mais pessoal ou então está no telefone, onde também naturalmente é inibida qualquer possibilidade de mais intimidade (já que não vou ligar para lhe contar a última sobre alguém), estava sozinho na casa do seu velho pai. E foi nesse ambiente de tranquilidade e pessoalidade que lhe contei alguns segredos "velhos" de um amigo comum. Consegui com isso descobrir que esse amigo comum não é tão amigo assim dele mas cometi uma inconfidência. Tentei corrigir passado um tempo e liguei para ele pedindo segredo sobre o que eu lhe havia dito. Foi uma tentativa de corrigir. Acho que será suficiente afinal somos confidentes. Não conversamos sobre valores em geral, não somos amigos a esse ponto mas conversamos sobre amigos comuns e já frequentei a casa dele e do pai dele muitas vezes. Além disso ele nunca mudou de comportamento com o tempo, como outra pessoas que conheço que estão envelhecendo mal.
A ação de extinção de condomínio é difícil e demorada
É isso aí !!! Condomínios na propriedade de imóveis, que são decorrentes de heranças, são o maior abacaxi. Caso não haja acordo entre os herdeiros sobre a venda do imóvel, por exemplo, ninguém consegue se desfazer do seu pedaço, primeiro porque ninguém quer comprar apenas um pedaço do imóvel, segundo por a ação é demorada, a avaliação é abaixo do mercado e o imóvel tem de ir a leilão. Por isso todo esforço para chegar a um acordo sobre a partilha dos bens a inventariar é fundamental. É muito fácil o dono da herança "cagar" com os herdeiros, inclusive testamentos existem para isso. Inventários podem demorar décadas e terminar em condomínios, como o do caso do meu avó. Por isso é bem capaz de eu vender meus imóveis e deixar apenas dois: um para a filha e outro para a mulher. Dinheiro é muito mais fácil de dividir ou sumir . . .
sexta-feira, 7 de março de 2014
O princípio da dignidade humana e da solidariedade
Esses princípios estão na base da constituição brasileira e são pilares para julgar demandas no judiciário. É com base nele que pessoas anteriormente rejeitadas em concursos públicos por conta de reprovação no exame médico agora são aceitas por força judicial. É por conta dele que temos de pagar pensão para filhos até pelo menos os 24 anos. E é por conta dele que pessoas da família que se beneficiaram da ajuda dos outros membros terão de ajudar aos mais desprovidos de sorte por uma questão de humanidade e justiça social. Todos sabemos que ninguém se faz sozinho e que é muito comum um irmão se beneficiar mais dos pais e dos outros irmãos. A política do jacaré está ai para provar que no Brasil ela é muito válida. Então nada mais justo que esse irmão que ajudou os outros a enriquecerem ser ajudado se precisar. Quem pode pagar paga e fica um pouco menos rico e quem recebe vive com dignidade. Não me fere em nada meus princípios esse "princípio" mas aos egoístas fere mortalmente. É a velha paródia do filho pródigo colocada agora na lei . . .
quinta-feira, 6 de março de 2014
Todos os riscos estão minimizados hoje em dia
Para quem é bem informado todos os riscos podem ser minimizados mas não completamente eliminados hoje em dia. Isso foi conseguido pela agilidade das transações eletrônicas e demais melhorias feitas ao longo dos anos. É assim que compras e venda de carros podem ser feitas aos milhões com segurança valendo o mesmo para as compras do comércio em geral. O maior risco está na transição entre o pagamento a vista e a entrega do bem ou então na entrada necessária a contratação de algum serviço ou compra de produto. Mesmo nesses casos é possível minimizar a probabilidade de prejuízo através de uma consulta aos serviços de proteção ao crédito. Minimizando os riscos aumenta-se a eficiência do negócio e baixa-se o custo final e todos os honestos ganham. Intermediários tendem a ser eliminados exceto quando muito necessários e úteis. A comunicação é muito maior e mas rápida, permitindo desmascarar mentiras de forma muito mais rápida e com isso evitar prejuízos. Vivemos na era da transparência . . .
Fauna Humana
Alugar um imóvel conforme já escrevi aqui e algo muito arriscado, provavelmente a transação mais arriscada que existe. Na minha última experiência fui muito seletivo por os valores envolvidos eram elevados. Os potencias clientes muitas vezes eram apenas especuladores, como vizinhos "interessados". Mulheres são pessoas muito difíceis e exigentes sem querer pagar por isso. E homens casados estão muitas vezes fazendo papel de palhaço, "vendo" se algo agrada a mulher, enquanto ganham tempo. É um mercado de risco como eu sempre digo e estou nele por uma herança dos tempos do meu pai.
Mesmo bons produtos podem encalhar
Isso é possível por conta de fatores adversos como preço alto, modismo, etc Não existem garantias na venda de um bem de maior valor e as vezes o único recurso do vendedor é ir baixando o preço até o negócio virar um pechincha.
Meus imóveis
Eu comprei três imóveis na minha vida. Todos eles foram comprados a vista e todos eles eram a porta de entrada do mercado, ou seja, eram o que de mais barato existia quando comparados aos demais mantida a localização. Foi assim que comprei um apartamento de dois dormitórios em um prédio muito antigo (com 40 anos de construção) sem garagem e sem elevador, que era quase uma casa vertical. Depois comprei um apartamento de um dormitório no Guarujá e finalmente comprei um apartamento de um dormitório em São Paulo. A vida que eu tive somente me permitiu isso. Meu pai comprou muitas casas e apartamentos, alguns valiosos. Hoje esses imóveis estão alugados e provavelmente a liquidez deles é pequena. A regra é clara: quanto mais barato mais fácil se vende um imóvel. Essa é a regra da economia. Quem tem família grande precisa de mais espaço só que as famílias grandes estão em extinção. Grandes casas do passado estão sobrando em todos os bairros. Imóveis não são a minha praia. Família grande também não. Sou minimalista.
terça-feira, 4 de março de 2014
Situações completamente novas
Quando se é jovem pouco se viveu e o ideal é viver por tabela situações que seus pais estão vivendo. É assim que todas as oportunidades do dia a dia poderão ser utilizadas por um pai participativo para instruir e educar seu filho: da troca de óleo do carro até a compra de um imóvel. Com o passar dos anos caso a pessoa seja eclética e tenha grande abertura poucas ou nenhuma será a situação completamente nova que surgirá em sua vida. Além disso é possível que ao longo da vida ela tenha feito amigos e contatos que serão decisivos nos momentos de aperto ou necessidade. Quem tem acesso a internet e é curioso pode acumular uma infinidade de informações estratégicas. Sempre existe alguém dando dicas e instruindo. Então, ao deparar-se com uma situação nova a pessoa inteligente pode se preparar e sendo realmente inteligente conseguirá "regrar" a situação. O que é novo para você com certeza já aconteceu com outra pessoa e alguém já escreveu um livro ou pesquisou sobre isso . . .
Compra de imóvel X rendimento de aplicação
Quem compra um imóvel pode ter duas motivações diferentes. Uma delas é morar no imóvel. Outra é alugá-lo ou utilizá-lo como investimento, como por exemplo em uma incorporação imobiliária. Conforme a motivação o preço que o comprador está disposto a pagar muda e muda muito. Para morar no imóvel é preciso cativar o comprador: ele precisa sentir que aquele imóvel lhe irá trazer lucros em termos de localização, acabamento interno, número de garagens, etc. Imagine um imóvel velho, com tudo dentro dele sendo igualmente velho. Estamos falando da cozinha, dos banheiros, da instalação elétrica e hidráulica. Tudo isso tem uma vida útil, inclusive a própria construção. Quando fui reformar a minha primeira casa me deparei com limitações em consequência das paredes serem utilizadas como elemento estrutural. Compradores apenas se sujeitam a reformar uma casa se valer muito a pena, por conta da dor de cabeça que essas reformas dão aqui em São Paulo. Eles irão procurar alternativas é claro e em um mercado cheio de ofertas é bem provável que as encontrem. Agora imagine um investidor. Ele não tem nenhum vínculo emocional com o imóvel e apenas quer se dar bem e ganhar o máximo de dinheiro possível. Um investidor desses caso seja de pequeno porte vai querer saber qual o aluguel que ele pode apurar com o imóvel e quanto seu dinheiro rende "parado" no banco. É exatamente o que fazem as empresas quando vão investir em algo, seja um negócio ou em um imóvel. Aqui percebemos que um enorme número de imóveis não é minimamente interessante nos dias de hoje. Vamos além. Imagine agora um grande investidor, que pretende fazer uma incorporação e construir um grande prédio de apartamentos. Esse grande investidor pode até pagar mais do que receberia na poupança mas aqui o que importa é a expectativa que ele tem de vender bem os apartamentos que ele vai construir daqui dois ou três anos. Ele tem nas costas todo o risco do negócio e não é raro ver prédios inacabados e construtoras falidas por ai. Uma versão menor desse grande empreendedor é o construtor de sobrados geminados em terrenos de 10 X 30. Este também conta com a manutenção do mercado pelos próximos anos. Agora fico imaginando para quem interessaria a casa da minha finada Tia e vejo que o leque seria pequeno ou talvez inexistente. Pode ser mais um imóvel a ficar eternamente a venda como tantos que existem naquele bairro distante e pouco interessante.
Cuidados na hora de comprar
Na hora de comprar todo cuidado é pouco, em particular na compra de imóveis. Isso acontece por conta de problemas que o vendedor possa ter com seus credores, que podem estar executando dívidas por exemplo. Além disso imóveis podem ficar por décadas na mão da mesma pessoa e em décadas muitas coisas podem acontecer. Já automóveis é mais fácil de se consultar porque estão disponíveis informações on line. No caso dos automóveis o risco maior é do vendedor quando o comprador não efetua a transferência do bem para seu nome, situação que felizmente tem fácil solução desde que o vendedor seja previdente. Essa necessidade de verificação da idoneidade do vendedor do imóvel levou a algumas empresas se especializarem na obtenção das certidões que garantem a lisura do imóvel. Essas certidões devem ser guardadas pelo comprador porque se surgirem processos posteriores a compra elas servirão de prova da boa fé do comprador o eximindo de responsabilidades pelas dívidas posteriores do vendedor. Na prática prefiro fazer negócios com quem eu conheço e quando não conheço procuro descobrir rapidamente com quem estou negociando. Até hoje já vendi três imóveis e vários carros. Também comprei três imóveis e o fiz correndo alguns riscos. Com o tempo e a obtenção de mais informações através de estudos e leituras fui me aprimorando, tendo colaborado também a experiência negativa em um dos casos. A compra de imóveis e automóveis por não acontecerem todos os dias levam as pessoas a baixarem a guarda e muitas vezes esquecerem dos detalhes e o diabo mora nos detalhes . . .
Depressão leve
Sou muito sensível ao que acontece com as pessoas que amo e de forma mais expansiva a toda humanidade. É assim que neste carnaval fiquei sozinho porque meu Amore viajou. Depois visitei um grande amigo que também está de baixo astral e constatei que simplesmente conversar na casa dele é um problema, por conta dos seus filhos que querem atenção o tempo todo e impedem a conversa a toda hora. Essas crianças não foram educadas corretamente na minha opinião e meu amigo diz que a única solução é esperar que eles cresçam. Diz que isso acontece porque são dois filhos, cada um disputando mais a atenção dos pais. Depois fiz uma retrospectiva aqui no blog dos meus últimos 25 anos e fiquei mais triste porque aconteceram muitas perdas nesse período, em particular para mim que sou sensível. Houve perdas de trabalho, doença, perdas de amizades e problemas com parentes. O único setor com melhoras foi o sentimental e mesmo assim com familiares questionando e fazendo oposição. Estou precisando esquecer um pouco do passado e dos problemas dos outros . . .
segunda-feira, 3 de março de 2014
1990 -2014
Este segundo período da vida quando dividida em fatias de 25 anos foi marcado pelo plano Collor que afundou o Brasil em 1990, pelos recorrentes problemas conjugais que culminaram com a separação e o divórcio, somente postergado por alguns anos pelo nascimento da Thaís em 1992. A mudança para o Brooklin em 1993 para o primeiro imóvel adquiro e quitado. A demissão da Kodak em 1994 e a admissão no Banco General Motors em 1994. A compra do apto na praia em 1995 que foi o segundo imóvel adquirido. O divórcio em 1996 com a perda de metade do patrimônio adquirido com esforço e as espensas próprias. Em 1997 a compra do atual apto em São Paulo. A nova namorada conhecida em Fev 1997. A podridão do nosso judiciário. A doença e a descida ao inferno em 1998 que perdurou até 2007. A demissão da GM em 2001. A morte do pai em 2004. A cura em 2007. A libertação do relacionamento com a namorada em 2007. Uma paixão rápida em 2007 e o encontro com a nova e definitiva namorada em 2008. A traição da filha em 2011. O fracasso da filha no vestibular. A traição do tio em 2011. A morte dos primeiros primos. A revelação da ignorância e inveja de parentes em 2010 e anos posteriores. A perda de amizades de décadas em 2012 e 2013. E assim chegamos aos 50 anos: com muitas decepções nos relacionamentos, perdas financeiras significativas, traições de todo tipo, gordo mas em boa companhia.
São os mais ricos que mais fazem questão que seus filhos estudem
Os incentivadores dos filhos com relação ao estudo estão concentrados entre os mais ricos. É comum em uma família pobre onde o filho se esforça muito nos estudos este ouvir: estudar tanto para quê ? Ricos estão dispostos a investir somas consideráveis no estudo de seus filhos e muitos estão interessados em lhes proporcionar uma educação não simplesmente profissional, como acontece nas classes econômicas mais pobres, mas uma educação cultural eclética impregnada pelas artes e outras disciplinas "ornamentais". Hoje refletindo sobre meus colegas de carteira no Colégio Bandeirantes me lembrei-me de quatro colegas. Um deles se tornou professor universitário na USP no Instituto de Física, profissão que se não o deixou rico pelo menos lhe concedeu o prestígio daquilo que na sociedade brasileira comumente se chama de intelectual. Outro formou-se em arquitetura e abriu seu negócio próprio nessa área, seguindo a profissão do pai. É portanto profissional liberal e empresário. Um terceira tinha uma carreira promissora como executivo de multinacional e a abandonou para assumir o negócio da família que sempre foi lucrativo, provavelmente por razões de sucessão familiar. Hoje consultei sobre o destino desse colega e descobri que a empresa fundada em 1967 é muito próspera e tem filias pelo Brasil afora. Ele com certeza venceu como empresário bem sucedido e deve ser muito mais rico do que se tivesse seguido apenas na carreira de executivo de multinacional. Finalmente o último deles vinha de uma família mais humilde, onde o pai havia sido garçom e depois virou dono de bar e restaurante, conseguindo sucesso por um tempo e depois decaiu. Este seguiu o caminho de empregado assalariado, não sei qual o nível que ele alcançou na carreira. Um se formou arquiteto como o pai e três formaram-se engenheiros, sendo um pelo ITA (o que seguiu carreira acadêmica) e dois foram formados na POLI com uma distinção: o empresário é engenheiro de produção e o assalariado é engenheiro eletrônico.
Bairros em São Paulo e o IDH
São Paulo é dividida em bairros que constituem as sub-prefeituras. Essas sub-prefeituras são avaliadas com relação ao IDH mostrando que a cidade é muito desigual. As vezes dentro de um bairro temos ilhas de excelência onde o IDH pode ser maior mas o que prevalece é a classificação geral do bairro. Para corrigir isso é que temos o zoneamento. Meus pais mudaram muito e oscilaram de bairros piores para melhores e as vezes de melhores para piores, todos próximos. Nunca saíram do Ipiranga, Cursino, Vila Mariana e Saúde, todos bairros da zona sul de São Paulo. Já eu transitei por Cursino, Brooklin, Vila Mariana e Jabaquara, todos na zona sul também. No Cursino morei por 4 anos. No Brooklin morei por 3 anos. Na Vila Mariana fiquei 1 ano e estou há 17 anos no Jabaquara. No total saí em 1989 da casa dos meus pais, ou seja, são 25 anos morando por conta própria e independente. 68% do tempo fiquei no Jabaquara mas em uma parte nobre do bairro. Não tenho pretensão nenhuma de comprar imóvel em São Paulo e acho até pouco provável que no futuro eu more novamente na Vila Mariana e tenha uma BMW na garagem . . .
domingo, 2 de março de 2014
O choque social economico
Pode ser uma condição minha mas não me sinto bem ao entrar em casas e ou ambientes muito pobres. Já o mesmo não acontece quando entro em casas ou ambientes ricos. Entre os ricos acho que acredito que minha inteligência me habilita a interagir com eles de igual para igual. Já entre os pobres meu mal estar parece vir de que a pobreza costuma andar de mãos dadas com a ignorância. Não que os ricos não possam ser ignorantes mas é mais raro porque a ignorância é contrária a aquisição de riqueza, pelo menos honestamente (exceção notória são os políticos corruptos). Essa minha condição já estragou alguns romances incipientes e pelo menos uma vez fui eu o "discriminado" . Provavelmente essa condição me afastou de ter uma namorada afro descendente também. Pessoas pobres dizem que a casa pode ser simples mas limpa e é verdade. No entanto em uma cidade grande como São Paulo, a distância e os locais podem colocar medo em eventuais pretendentes. Como diz o Gikovate o dinheiro pode ser a primeira ou a segunda coisa mais importante em um relacionamento mas com certeza não é a terceira. Para sexo eventual qualquer mulher costuma servir para o homem médio. Já para namorar precisa passar em várias peneiras.
Com certas pessoas não vale a pena nem gastar a saliva
A vantagem de agir é que acabamos por nos relacionar com diversos tipos de pessoas e acabamos por conhecê-las. Como as pessoas em geral são neuróticas, não aprendem nada depois de certa idade e tem fortes crenças que podem não ser verdadeiras, pode ser inútil argumentar com elas. Um amigo chegou a essa conclusão com relação a prestadores de serviço aqui em São Paulo. O caso que suscitou essa argumentação foi a de um prestador de serviços que "cresceu o olho" ao ser convidado a dar um orçamento. Feito o preço eu nem me dei ao trabalho de lhe responder. Outro dia a mulher de um amigo contou que pechinchando conseguiu que um exame baixasse de preço de R$ 2.500,00 para R$ 700,00. Houve mais um caso desses na minha família, onde uma tia também conseguiu baixar a conta do hospital pela internação da sua neta. Em outras situações amigos não são tão felizes nas negociações. Existem profissões que somente contam com "profissionais" prostituídos, oportunistas e mercenários que tentam se aproveitar de uma situação. Um caso é daqueles que fazem dedetização nas residências. Outros são pedreiros, encanadores, pintores, mecânicos e qualquer prestador de serviços. Tenho um amigo que tem uma casa grande e vive precisando dessa mão de obra. Está tão arrependido que está vendendo a casa. Eu gosto de produtos, que tem por trás engenharia, tecnologia e pesquisa. Moro em apartamento há 21 anos para simplificar minha vida e pago condomínio para isso. Sou minimalista e pago para não ter aborrecimentos, confiando em franquias e indicações de empresas líderes. Perco a saliva uma vez e depois esqueço. É assim com familiares, fornecedores e amigos.
O que forma a sua personalidade
Novos estudos mostram que a personalidade é fortemente influenciada pela necessidade da pessoa se destacar dos seus iguais. Essa é a origem do que o Gikovate chama de vaidade erótica e eu chamo de MGI (mais gay impossível). O mercado sabe dessa necessidade e a explora com muito sucesso. O estudo diz que os pais influenciam os filhos pelo que são e não pelo que lhes dizem para fazer. Diz também que a influencia da escola pode ser limitada e que a maior influência são dos amigos. Uma vez ouvi de uma mulher que disse não ter a beleza clássica que ela deliberadamente adotou o visual hippie como forma de diferenciar-se e chamar atenção. Eu gosto das coisas belas e nunca pensei em me diferenciar conscientemente dos outros. Acontece que o que é belo é normalmente mais elitista e caro e eu não tenho culpa disso. No entanto convivi com ignorantes que pensavam exatamente como na pesquisa: gente que media seu sucesso pelos bens que possuía e se comparava com os vizinhos. Gente que não acreditava na amizade desinteressada, pobre de espírito. Também já encontrei quem se pudesse sonegaria todos os reais possíveis e imagináveis, fazendo coisa ilegais e achando que todos pensam como ele. Meus destaques aqui no Brasil são o bom plano de saúde e uma vida digna mas minimalista, além do afeto de amigos e familiares. O Corvette e a V-Max ficaram para quando eu nascer nos Estados Unidos . . .
sábado, 1 de março de 2014
Não existe garantias de que uma revolução vá melhorar as coisas
Normalmente são os jovens que fazem revoluções simplesmente porque eles são os que tem menos a perder. Os mais velhos já estão adaptados a ordem vigente e muitas vezes já conseguiram um mínimo de dignidade. Veja o caso do Egito ou da Síria. Revoluções podem simplesmente destruir o país. Ou no caso da revolução chinesa que como primeira atitude matou quantos professores pode. Países civilizados fazem revoluções pelo voto. Esse é o princípio da democracia e foi o que de melhor foi inventado até agora. Nesse jogo da democracia temos por pedra fundamental a propaganda, único meio de mobilizar milhões de pessoas. É um jogo mais ou menos de cartas marcadas mesmo assim. Um exemplo de democracia direta é um condomínio e mesmo nesse microcosmo as vezes ela não funciona. Triste . . .
Detratores dizem que nunca ninguém ficou rico por ler bastante
Ler pode não te fazer rico mas com certeza pode evitar que você fique pobre, desde que você leia os livros certos. O mundo está cada vez mais povoado e com isso a competição entre os homens é cada vez maior. E o que observamos é alguns se destacarem muito da média e abocanharem a maior parte de tudo que é bom: dinheiro, bens materiais, relacionamentos teoricamente de melhor qualidade, educação formal, saúde e acesso a bons hospitais, etc. Não é o quanto você lê mas o que você lê e como você lida com isso. A grande maioria das pessoas sabe apenas fazer o seu trabalho e confia que os profissionais que contrata serão do mesmo jeito: competentes e justos nos seus misteres. Só que isso não acontece e de tempos em tempos chega ao jornal brigas e conflitos entre "as partes" e mais um processo é criado. Pessoas ignorantes não são boas negociadoras porque não tem consciência do outro nem de suas necessidades. Os americanos dizem: You have a deal !!! quando existe algum casamento entre compradores e vendedores por exemplo. a deterioração das relações é tamanha que mesmo áreas altamente regulamentadas são conspurcadas de tempos em tempos, com médicos sendo presos, engenheiros respondendo por prédios que caem e advogados sendo processados pelos seus ex-clientes, por exemplo.
Escrever faz bem para a sua inteligencia e criatividade
Quem sabe escrever bem é alguém que em geral dedicou-se a essa arte. Os escritores estão entre as categorias mais felizes de profissionais. Para escrever é preciso concatenar os neurônios assim como para ser articulado no falar. Escrever é um exercício intelectual por excelência. A imensa maioria das pessoas não escreve nem escreverá nunca. Não tem nada de significativo para registrar com palavras. A comunicação na sua vida é feita por palavras e olhe lá. Eu escrevo muito. É minha necessidade de expressar-me. É algo que transborda da minha pessoa e graças as facilidades da internet é muito fácil satisfazer.
Ler faz bem para o seu sucesso financeiro
Quase ninguém consegue viver bem a longa vida dos dias de hoje se não for um "gênio" das finanças. E para ser um gênio das finanças é preciso ser mais inteligente que esperto. E para ser inteligente é preciso primeiro ter interesse e depois esforçar-se e ler muito, separando aqueles que tem uma agenda oculta nas suas recomendações. Portanto ler e entender o que se lê faz muito bem para o seu sucesso financeiro.
Ler faz bem para os relacionamentos
Devido as dificuldades que tive com relacionamentos eu me tornei um expertise neles. Sempre li muito sobre esse assunto e fui fazendo experiência práticas com o tempo. Esse é o melhor ambiente que existe: primeiro a teoria e depois a prática para verificar se as hipóteses teóricas se verificam na prática. E depois um feed-back para redirecionar os esforços em caso da não obtenção dos resultados desejados. Muito melhor que o método cego de tentativa e erro. Mais abrangente que aquilo que podemos aprender por imitação ou observação dos outros.
Ler faz bem a saúde
Quem lê e se instrui com relação a manutenção da saúde está sendo preventivo e poderá evitar problemas ou então adiá-los. Quanto mais instruído e educado o paciente maior é a probabilidade de aderir ao tratamento e se curar, além de evitar recidivas. Portanto ler faz muito bem a saúde !!!
Realização = esforço x habilidade
Gostei da fórmula: uma pessoa pouco habilidosa pode conseguir alguma realização com grande esforço. Esses são para mim os "operários" ou as formigas da fábula. São a grande maioria que não nasceu com nenhum grande dom natural e nem teve a auto-disciplina de desenvolver alguma habilidade diferencial. São eles que fazem o consumo de massa e que propagam sua ideologia limitante e limitadora. Para esses indivíduos alguém que trabalha, mesmo ganhando salário mínimo é um grande sujeito e herói pois se esforça. Não reconhecem a inteligência superior de alguns, a arte, o brilhantismo, o expertise. Já o habilidoso recebe muito dinheiro pelo seu tempo e ele consegue o que os outros simplesmente com seu esforço não conseguem. É o autor de coisas geniais ou artísticas e está mais próximo da perfeição que emana das coisas divinas. Muita habilidade com pouco esforço te dará muita realização. Habilidade para os negócios, para as artes, para a administração, para os relacionamentos, para as amizades, para a saúde, para tudo de bom que existe no mundo . . .
Nada é mais sexy que um casal que se ama
Esta é a verdade !!! Um casal que se ama, mesmo que ambos não sejam lindos nem tenham corpos perfeitos !!! Todos ao redor percebem e como devem se sentir mal ao ficarem em relacionamentos infelizes como os dos casais sado-masoquistas. Toda paixão tem um de três desenlaces: separação, evolução para amor ou sado-masoquismo. O amor é sexy e muitos querem negar isso porque não lhes convém reconhecer.
Todos querem se sentir únicos e especiais mesmo que seja através do consumo
Essa é a verdade que move a humanidade. Ninguém quer ser um Zé Mané, um borra botas, um João Ninguém. Todos querem ganhar a medalha, as distinções, os prêmios. Só que não dá para todos serem assim privilegiados e então o mercado arruma a solução: compre aquilo que você nunca será por mérito próprio. Isso é muito antigo e como a visão é o principal órgão dos sentidos e pela visão do que você tem e de onde você mora que 48% das pessoas julgarão quem é você. Sua erudição, sua educação, sua cultura somente será avaliada por aqueles com quem você falar ou fizer negócios e esses serão em muito menor número do que aqueles que simplesmente te avaliarão superficialmente. Enquanto você não incomodar e despertar a inveja e a vingança dos animais que moram ao seu redor tudo fluirá bem. Espere e medite muito antes de comprar aquele esportivo conspícuo . . .
Distorções nas pesquisas
Acabo de ouvir um antropólogo falar sobre pesquisas e sobre as mentiras que as pessoas contam nelas. Toda vez que as pessoas fizerem algo que pode socialmente condenável eles vão tendem a mentir. É preciso ser ariano ou escorpiano para ser macho e enfrentar a plebe rude. Enfrentar neuróticos de todo tipo é algo desgastante. Na prática qualquer conflito é desgastante. Na auditoria podíamos dar tratamento personalizado as pessoas com as quais trabalhávamos. E podíamos usar a inteligencia para navegar de uma pergunta a outra fazendo interpretações e esclarecendo "on line" pontos obscuros. Nada disso é possível em um questionário padrão devido as suas limitações. Quem realmente conhece o outro profundamente ??? Quem trabalha com a pessoa tem uma boa chance. Sua família também e seus amigos do peito. E só !!!
Assinar:
Postagens (Atom)