quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Discriminação

Eu já me senti constrangido ao entrar em uma casa muito pobre mas não em uma casa muito rica. Eu também já senti preconceito com relação a roupa de pessoas muito pobres descoladas de seu contexto. Trata-se de uma leve sensação de mal estar, a mesma que você sente ao chegar perto de alguém fedido, com o desodorante vencido. Todas foram situações de exceção, pontos fora da curva. A novidade é que agora temos a massificação do consumo de bens conspícuos: as pessoas estão decidindo se relacionar com alguém conforme os produtos e os serviços que essa pessoa usa. Os que não se enquadrarem serão literalmente descartados sumariamente. Essa estratégia é muito interessante para as empresas que terão escravos cativos de seus produtos e serviços. Esse comportamento foi incentivado pelo fenômeno das redes sociais e do exibicionismo que grassa hoje em dia. É o famoso "consumo logo existo". Pessoas que não consomem serão desqualificadas de antemão. Todos precisam fazer as mesmas coisas, visitarem os mesmos lugares, comprarem os mesmos produtos das mesmas marcas. É já sou e vou ficar cada vez mais outsider . . .

terça-feira, 29 de outubro de 2013

O divórcio e o gênero dos filhos

Interessante artigo diz que os homens se divorciam mais facilmente quando tem apenas filhas mulheres. Já ouvi várias teorias a esse respeito. Ela parte do princípio de que o homem é quem sempre toma a iniciativa de se divorciar, fruto da nossa sociedade machista e do fato dos homens em geral ganharem mais do que as mulheres. Mulher ganhar mais do que o homem por si só é um grande indicador de divórcio. Essas teoria tem como premissa que o homem com filho homem estaria muito feliz, tão feliz que aguentaria sua mulher por muitos e muitos anos e que sua mulher caso estivesse satisfeita com as finanças da família nunca teria motivos para querer se divorciar. Fazendo um inventário restrito aos meus amigos e conhecidos divorciados vejo que existe de tudo: mulheres que se cansaram de seus maridos fracassados e homens que se encheram de suas mulheres que resolveram somente se dedicar ao filho e esqueceram do marido. Existe inclusive um caso de um primo em que a mulher teve o filho, entregou-o na mão do meu primo e sumiu. Mulheres sabem que seu valor no mercado matrimonial depende de sua beleza e juventude. Ou seja, com o passar dos anos seus atrativos diminuem até chegar a zero. Por isso elas sempre tem a opção de ganhar dinheiro por seus atrativos físicos ou por conta própria. Aos homens resta apenas a opção de serem ajudados por seu pai ou então ganharem dinheiro por conta própria. Os homens portanto seriam muito mais sensíveis a ajudar seus filhos a aprenderem a ganhar dinheiro do que a suas filhas. Também não teriam muito interesse em instruir suas filhas a se relacionarem afetivamente porque isso não seria necessário na prática. Vi esse tipo de estratégia ser utilizado por homens que tinham muitos filhos: pagavam estudos para dar profissão para os filhos e confiavam que as filhas se casariam e seriam sustentadas pelo marido, sendo as mulheres competentes para administrar o casamento e a vinda ou não de filhos bem como do número deles. A novidade é que existe uma explicação agora evolucionista para isso . . .

A busca de namorado(a) pela internet

No Par Perfeito são 40 milhões de pessoas cadastradas dá última vez que consultei mas são apenas 6.000 casamentos por ano, pelo menos aqueles que comunicam ao site, quando se desligam. De onde que podemos concluir que as pessoas são muito exigentes ou então estão apenas passando o tempo, sem reais intenções de se comprometer e assumir compromissos sérios ou então as duas coisas juntas. Conhecendo as mulheres imagino que muitas delas somente se preocupem em procurar namorados pelos meios não tradicionais a partir dos 30 anos. Já os homens devem entrar em peso no site a partir dos 18 anos, quando não tem o maior atrativo para as mulheres: dinheiro. O par perfeito permitia muitos contatos e dos muitos contatos podemos selecionar qualidade, seja lá o que qualidade significar para cada indivíduo. É como disse o Clóvis: você precisa conhecer 200 malas para achar alguém que te alegre. No Par Perfeito você precisa mandar 200 torpedos para começar a conversar com 3 pessoas que satisfaçam minimamente suas exigências . . . 

A retenção nos serviços

Nos serviços existe uma relação muito mais pessoal. Você precisa admirar seu prestador de serviços por algum motivo, seja ele sua empregada doméstica, seu advogado, seu dentista, seu médico, seu corretor de seguros, seu mecânico, seu arquiteto, sua concessionária de veículos, sua companhia telefônica e fornecedora de banda larga ou seu gerente do banco. Você pode ser quase amigo do seu prestador de serviços e estabelecer uma relação de ganha ganha. Por fim você pode amar seu prestador de serviços como em um relacionamento amoroso ou casamento. Prestadores de serviço são o futuro das grandes cidades: um prestando serviço para o outro e o valor desse serviço determinando que ficará rico e quem ficará pobre. 

A retenção no comercio

O varejo, que é onde trabalham milhões de pessoas, funciona com a forma atração, conversão e retenção. O comerciante assim como qualquer negócio precisa de clientes fieis senão fecha. Clientes somente se tornam fieis se estiverem satisfeitos com o preço, a qualidade e demais características do serviço ou produto vendido. Praticamente todas as pessoas compram e para isso trabalham. Apropriar-se de uma parcela desse renda é o objetivo de todas os industriais e comerciantes. Eu escolho criteriosamente meus fornecedores e por confiar neles fico decepcionado quando sou obrigado a substituí-los. Minha escolha é quase sempre racional é fundamentada. Talvez tenha a ver com meu signo ser fixo e não mutável ou cardeal. Não raro meus fornecedores são líderes de mercado ou estão em segundo lugar, com exceções. Estou aberto a novidades mas sempre fico monitorando a reação do meu fornecedor tradicional e em geral ela sempre vem ou é induzida por mim. Comerciantes querem clientes viciados em seus produtos, aqueles que compram todos os dias como cigarros ou aqueles que compram toda semana, sem falta. Acontece que existem produtos que são comprados de forma esporádica. Esses são comprados no supermercado por exemplo, no setor de não perecíveis. Eletrodomésticos são comprados com frequência de anos. O mesmo acontece com carro. Casa era comprada de década em década, em função das necessidades da família. E dessa forma fecha-se o ciclo das coisas compráveis e das empresas de comércio e industria.

O namoro e a internet

Se existe uma tendência em termos de namoro essa tendência é a internet, pelo menos para quem sabe o que quer. Com o aumento do número de pessoas conectadas a banda larga e a popularização dos tablets, novas pessoas entraram no mercado. Com o aumento da base potencial é natural que aumente a possibilidade de casamento. Para ajudar hoje em dia temos o Google Street View, que permite ver a casa e a rua do indivíduo, temos os computadores com câmeras e o skype, temos o Facebook para ficar sabendo da vida da pessoa em poucos minutos. Para pessoas com grande abertura e que tenham iniciativa o campo a explorar confortavelmente da cadeira em frente ao computador nunca foi tão vasto e interessante. Até o barateamento das passagens aéreas tornou namoros a distância mais exequíveis. Tenho um exemplo em família em que existe um namoro internacional !!! Com o aumento de informações tornou-se muito mais difícil ou praticamente impossível enganar alguém. As frutas podres podem ser detectadas com facilidade ao mesmo tempo que são excluídas. Bons negociadores saberão chegar a um acordo que seja adequado as expectativas de ambos os participantes.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Os compradores de computadores . . .

Compradores de computadores tinham pelo menos 1800 opções quando comprei o meu alguns anos atrás. É lógico que 99% desses compradores não tem condições de escolher corretamente entre tantas opções e ficam confusos e ficando confusos vão perguntar a alguém  de TI que pode ou não ser uma boa referência. 

Os compradores de carro

Cansei de ver compras de carro errados por amigos. Acontece que carros comprados errados sempre podem ser vendidos, mesmo que com alguma perda financeira e essa perda financeira é limitada. Existem outras perdas muito maiores que a perda com carros mas não deixa de ser curioso que pessoas comprem carros que não lhes servem. Isso mostra incapacidade de analisar racionalmente a compra, como em teoria faria um bom engenheiro. Digo em teoria porque até engenheiros erram na compra de seus carros . . . 

Os construtores amadores de casa no interior

Os construtores amadores de casas no interior não contratam engenheiros ou arquitetos para fazer o projeto ou para acompanhar a obra por questões de economia. Contratam um mestre de obras ou um pedreiro para executar os serviços mas querem algo mais do que uma simples casa de 50 anos atrás. É aí que acontecem as catástrofes !!! Verdadeiros "franksteins" que saltam aos olhos por sua feiura e mal gosto. É o famoso amador fazendo um trabalho que deveria ser de um profissional sem ter competência para tal. Eu reformei uma casa de 50 m2 uma vez e fiquei muitíssimo satisfeito com o resultado, que foi de extremo bom gosto. Nunca teria a petulância de me aventurar a fazer uma grande residência sem estar disposto a pagar pelos serviços de qualidade que a transformasse em um lugar realmente bonito. Como moro em São Paulo nunca terei esse necessidade espero eu. 

Brasileiro compra televisão pelo tamanho . . .

Mais uma vez foi revelada a capacidade do brasileiro avaliar corretamente uma compra !!! Brasileiros compram televisão pelo TAMANHO da tela !!! Vale o mesmo para carros ? Para alguns sim é claro !!!
Quantos conhecem as especificações de produtos um pouco mais sofisticados ? Para tem acesso a esse tipo de informação é preciso educação e instrução, produtos em falta e raros aqui no Brasil. No entanto, os fabricantes desses produtos tem engenheiros capazes e muitas medições para garantir seus produtos. Eles fornecem todas as informações que o cliente exigente quiser e tem prazer nisso já que seu expertise e esforço é valorizado por esse cliente. 

O conserto do seu carro . . .

Uma reportagem recente detonou alguns carros como sendo difíceis de serem consertados pelos mecânicos independentes. Os carros detonados pertencem as marcas francesas e a Ford. Coincidência ou não são as menos tradicionais e que menos vendem carros aqui no Brasil. Quem mora em São Paulo capital sempre acha peças e bons mecânicos que consertem esses carros, o problema é que o preço do conserto em geral é mais caro. Os últimos três carros que vendemos foram para pessoas do interior de São Paulo. Todos eram de marcas tradicionais e modelos entre os mais vendidos. Portanto, mesmo comprando o modelo mais vendido de marcas com pequena participação podemos ter surpresas desagradáveis. Fica sempre o dilema: comprar o que se gosta e sofrer na sua manutenção e futura transferência ou então comprar uma commoditie por ser padrão e economizar dinheiro, tempo e aborrecimentos. Interessante notar que problemas ocorrem mesmo com marcas que investem bilhões para abrirem uma fábrica aqui no Brasil: esse investimento inicial não garante grande participação no mercado porque existe necessidade de treinar mecânicos, abrir concessionárias, erguer centros de distribuição com toda complexidade de manutenção de estoque (que eu acompanhei no CESD Kodak). O mercado lutando contra a tradição e a força do governo !!!

domingo, 27 de outubro de 2013

Não existe a menor possibilidade

Mais uma do experiente Gikovate: não existe a menor possibilidade de um casal que briga ter um divórcio civilizado e amigável de verdade. Gikovate diz isso porque são as mesmas pessoas que sempre brigaram e nunca se entenderam que estarão protagonizando os lances do divórcio. Mais uma que aprendi pela experiência própria e que era previsível hoje eu sei. Fiz de tudo para que o meu divórcio fosse realizado com o mínimo atrito e obviamente tive e tenho problemas até hoje. Essa é a prova de que a escolha errada do parceiro, por critérios equivocados, será fatal mesmo depois do divórcio. É como escolher uma fruta podre: nada poderá salvar a fruta. E quanto a escolher a profissão errada ? Será que existe a possibilidade de voltar atrás ? Acho difícil . . .  a não ser que você se torne um profissional liberal ou então empreenda com sucesso. O mercado de trabalho é muito seletivo e não está muito disposto a fazer concessões de nenhum tipo. Sempre achei isso: a oportunidade perdida ou a escolha errada pode te afundar para sempre e não apenas superficialmente como as pessoas costumam te dizer, tentando relativizar a dor e o sofrimento por que você está passando. 

0,1% da população brasileira é brilhante, ou seja, 198.700 pessoas

Nos Estados Unidos são 1,7% o que dá mais de 5 milhões de pessoas (5.336.600). Não é de se admirar portanto que os Estados Unidos sejam donos de metade das patentes do mundo e seja onde tudo é inventado, bem como onde estão os prêmios Nobéis. Enquanto isso no Brasil as coisas dão errado e vivemos apagando incêndios. Não é a toa que ser brilhante desperta enorme inveja, ódio, raiva e desejo de desforra e vingança dos burros. Os burros são muitos e os brilhantes muito poucos !!!

Cidades mais belas do mundo a serem visitadas

Roma, Florença, Veneza, Amsterdã, Bruges, Paris, Praga, Budapeste, Lisboa.

Ou seja, podemos fazer uma viagem de um mes pela Europa para conhecer todas elas. São nove ! 3x9= 27. Muito pouco. Vamos por dois meses de viagem pela Europa ai podemos ficar 6 dias em cada uma !!!
E por fim uma viagem para a Austrália passando pelo Havaí pode também ver uma boa !!!

Gikovate: A infância

Muitos são os que não tiveram uma infância legal: nem sempre foram bem recebidos por seus pais e muito menos preparados para a independência.

Faz toda diferença a quantidade e a qualidade dos recursos que seu pai aplica em você. E essa quantidade dependerá do quanto ele aplica nele mesmo e na aposentadoria. Pais que estão preocupados consigo tenderão a aplicar o mínimo possível nos filhos e quando tiverem de fazer algum sacrifício não o farão de boa vontade. Alguns conseguem superar, outros ficam pelo caminho e alguns ficam doentes. vai depender das condições que o filho encontrar nas suas interações sociais e com o trabalho. 
É isso a aí . . . 

Seja curioso e não judicioso

O tom de voz de quem já julgou algo é imperativo, suas palavras soam como uma crítica. Ao contrário, quem é curioso faz perguntas. E fazendo perguntas você mostra empatia e simpatia. Mostra interesse real pelo outro e por seus problemas. Após perguntar e dar chance ao outro de se defender ou explicar-se é muito mais fácil se fazer um juízo. É exatamente isso que deveriam fazer os juízes profissionais. Para julgar algo é preciso ser muito criterioso porque podem ser muitas as variáveis intervenientes e a capacidade mental da grande maioria dos humanos não é capaz de processar tanta informação e reducionismos são inevitáveis, levando ao erro e ao sofrimento . . . 

O problema de mães super protetoras

Mães superprotetoras estão sempre dando orientações excessivas aos seus filhos. Enquanto eles são crianças, querem até escolher suas roupas, mesmo quando eles já conseguem fazer isso sozinhos. O controle é tanto que alguns pais querem escolher os amiguinhos de seus filhos e com quem eles podem brincar.
Pais e mães corujas podem até pensar que isso é uma forma de proteção. Mas a falta de independência pode gerar diversos problemas no desenvolvimento infantil. Mães superprotetoras logo nos primeiros anos de vida da criança têm maiores chances de fazer com que seus filhos sejam ansiosos, de acordo com um novo estudo.
Pesquisadores da Universidade Macquarie, na Austrália, acompanharam 200 crianças ao longo de cinco anos. Eles descobriram que as crianças ansiosas e inibidas eram mais propensas a terem mães superprotetoras. A descoberta surpreende porque mostra que a ansiedade pode começar antes mesmo da adolescência, entre os 4 e 9 anos de idade, logo na época em que muitos pais querem mandar totalmente na vida de seus filhotes.

Os problemas vão além da ansiedade

Alguns pais continuam controlando a vida de seus filhos depois da infância, na adolescência e juventude. Os problemas ocasionados por essa proteção excessiva vão ainda além da ansiedade. Confira outros danos que podem ser gerados no desenvolvimento dos filhos de mães e pais corujas:
  • Além da ansiedade, a superproteção pode fazer com que crianças e adolescentes desenvolvam depressão, de acordo com um estudo da Universidade do Tennessee, nos EUA. Ligações constantes para os filhos e até mesmo checagens excessivas no Facebook para descobrir o que eles estão fazendo são sinais de alerta;
  • As crianças e adolescentes podem ficar neuróticos, menos abertos a novidades e mais vulneráveis, de acordo com um estudo da Keene State College, nos EUA;
  • As crianças sentem que não têm controle sobre as coisas. Afinal, seus pais tentam controlar quase todos os aspectos de suas vidas;
  • Filhos de pais coruja são mais propensos a se sentir com baixa autoestima. Isso porque seus pais fazem com que as crianças sintam que não são boas o suficiente para fazer as coisas por conta própria. Quando os pais ajudam demais na realização de tarefas, privam os filhos da satisfação pessoal de conseguirem realizar algo por si próprios;
  • Essas crianças e adolescentes também têm mais chances de ter falta de responsabilidade. Os filhos de pais corujas crescem aprendendo que não são responsáveis por suas ações, mas seus pais. Especialistas afirmam que isso faz com que elas tenham dificuldades de autocontrole. Além disso, elas podem tentar intimidar outras pessoas para que não consigam o que querem, ao invés de correrem atrás de seus próprios sucessos;
  • Crianças mimadas demais também têm dificuldades de ser autossuficientes.
Criar filhos não é uma tarefa fácil. Mas existem várias maneiras de contribuir para que as crianças cresçam de uma maneira saudável psicologicamente. Confira aqui 10 dicas da ciência para criar filhos felizes. [MedicalXpress/OnlineColleges]
Stephanie D’Ornelas é estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.
Site

Criada pelos avós ignorantes

Conheço uma menina que oi criada por seus avós ignorantes. Avós em geral são super protetores por natureza e isso prejudica o desenvolvimento da criança por si só. O dinheiro é em geral mal gasto por conta da ignorância e pelo falta de inteligência. Para a criança é péssimo podendo ser comparada com a pior situação que seria ser internada em uma instituição qualquer. Percebemos que tal situação tem tudo para criar um perdedor na vida. Enquanto os demais estão usando todas as suas forças e oportunidades que possuem para vencer na vida e chegar aos 30 anos formados, estabilizados e bem remunerados, os perdedores vão ficando pelo caminho, prestando vestibular por 5 anos seguidos e não conseguindo entrar na faculdade, tornando-se deprimidos pelos repetidos fracassos, tendo sua auto-estima destruída e tendendo a zero. A culpada é a mãe dessa criança, que foi egoísta ao concebê-la e que praticamente condenou-a a uma existência de fracasso, rancor e mágoa. Uma pena . . .

sábado, 26 de outubro de 2013

O porquê dos casamentos estarem acontecendo mais tarde

Quem se casa segundo a lei e faz o registro, o chamado casamento civil, em geral tem algum interesse nesse registro formal. A parte mais interessa é em geral a mulher, que quer garantir seus direitos em qualquer hipótese. Bem, as idades então em 30 anos para a mulher e 33 para os homens. Levando em conta que os mais pobres vão viver junto já que em geral não tem grandes rendas e nem grandes poupanças para investir no casamento, quem casa é de classe média ou acima. A renda desses nubentes é passível de ser estimada e é possível calcular que na idade do casamento os noivos tenham o suficiente para dar entrada em um pequeno apartamento e assumir o financiamento, ou, alternativamente, tem renda suficiente para pagar o aluguel de algum imóvel bem localizado. Da mesma forma tem quem lhes pague a festa de casamento e dinheiro para a viagem de lua de mel ao exterior. Depois desse casamento, os agora marido e mulher continuam tendo renda suficiente para viajar todos os anos para o exterior, comprar tudo o que tiverem vontade, como carros, etc. Ficaram nessa vida uns 5 anos, quando, finalmente, cansados dessa vida boa, decidem procriar. Agora a mulher tem 35 anos e o marido 38. Nesse momento a mulher irá procurar mudar-se para perto da sua mãe para que ela lhe ajude na criação do filho ou então, em casos de exceção, o casal se mudará para perto da mãe do marido. Essa mãe pode estar com 70 anos, é bem verdade ou pode ser das antigas e ter apenas 55 anos. O feliz casal agora pensará seriamente sobre sua situação e se arriscarão a ter um outro filho, já que todas as despesas com filhos são conhecidas. Este é o script do casal de classe média perfeito de hoje em dia. É claro que inclui também uma empregada doméstica ou babá, um SUV na garagem e um outro carro. Os empregos típicos são no setor terciário, profissionais liberais e empresários. A grande maioria herdou a profissão ou pelo menos teve grande ajuda dos seus próprios pais. São filhos únicos ou então tem no máximo um irmão. Todos possuem grau universitário e podem ser a segunda geração que chega a esse nível. Resta saber se essa fórmula garante a felicidade . . .

Kant e a educação

Kant dizia que a educação deve ser efetuada em três passos: acolhimento, disciplina e instrução. Primeiro a criança é acolhida e sente-se protegida. Depois a criança deve ser disciplinada, isto é, deve aprender as regras de convivência em sociedade. Finalmente a instrução permite a pessoa ter liberdade. Quanto mais instruída maior é a possibilidade de sucesso de uma pessoa pois mais caminhos ela conhece. 

A infraestrutura e o peer efect na educação

Não resta dúvidas sobre a receita para a educação avançar. Tudo o que precisa ser feito é sabido e notório. Para melhorar algo é preciso começar medindo e depois comparar. E isso passou a ser feito aqui no Brasil. De posse dos resultados, as conclusões vão sendo elaboradas: os melhores colégios não tem apenas melhores estruturas. É claro que isso ajuda muito. Os melhores colégios atraem os melhores alunos. E esses melhores alunos competem entre si para serem cada vez melhores. Trata-se de um circulo virtuoso. E isso pode acontecer independentemente do esforço das famílias ou sua composição, o que quer dizer que pode ser implementado de forma democrática, desde que esses colégios sejam pagos por alguém (ou o estado ou a família). Aos melhores alunos dos melhores colégios estarão reservadas as melhores vagas na universidade.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O atraso do Brasil

O Brasil é um pais atrasado sobretudo em suas relações sociais. Esse atraso é reproduzido pelas escolas, pelos currículos, pela propaganda, pelos hábitos de consumo, pelas leis e pelas decisões judiciais. Nossa sociedade é atrasada e é fácil comprovar isso apenas observando como se procede e se resolvem os problemas em países mais avançados. Por outro lado é claro que existem países mais atrasados que o Brasil. Países pobre, incultos, com sérios problemas básicos. Ninguém consegue fugir completamente do lugar onde nasceu e onde vive. É a lei do carma. É a herança atávica. 

O que não é medido não pode ser aperfeiçoado

É por isso que as grandes empresas medem tudo e registram na contabilidade. Produtividade, contribuição, resultado tudo isso interessa muito a empresa. Notas na escola, desempenho dos carros e máquinas, tudo é medido. Existe uma compulsão em se medir e hoje em dia, com o avanço da tecnologia a medição está cada vez mais fácil, prática e barata. Resultado de aplicações financeiras, ganhos de bônus no serviço, a lista é praticamente infinita . . .

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Relações Verticais e Horizontais

Relações verticais são ligadas a hierarquia nas empresas e ao relacionamento pai filhos na família. Existem famílias onde o relacionamento vertical é uma maravilha, harmonioso e todos estão felizes e contentes com o status quo. Geralmente são famílias sem nenhuma abertura, onde a influência do que acontece fora da família é praticamente nula. Esse tipo de relação é tão comum e tão óbvio para a grande maioria das pessoas que existem vários ditados populares que a refletem. Ela reflete a tentativa e a vontade dominante do pai se ver refletido no filho e que tem esse filho como seu herdeiro e sucessor, não apenas dos seus bens e direitos mas também de sua ideologia, valores e princípios. Afinal o filho leva o nome da família do pai e muitas vezes até mesmo o nome de batismo do próprio pai. E se o filho for "diferente" ? E se o fruto cair "longe da árvore" ? Bem, aí problemas podem ser esperados e quem mais vai sofrer será o filho, porque é obviamente o lado mais fraco nessa relação. Nesse caso o filho desenvolverá relações horizontais, entre iguais a ele, com muito mais veemência porque essas relações se tornarão cruciais para ele. É aqui que as amizades, que nascem entre aqueles que tem a mesma ideologia no bom sentido ou entre aqueles que odeiam as mesmas coisas se tornam fundamentais. Entre verdadeiros amigos o filho se sentirá bem e compreendido. Talvez se sinta até mesmo amado. Aqui se formam as "tribos" e os amigos de décadas. Todos os excluídos e diferentes seguem esse caminho. Todo aquele que é original e brilhante também, assim como aquele que pertencer a vanguarda em qualquer sentido mas em particular no sentido social. Os "normais" continuarão caindo perto da árvore e nunca compreenderão os que caíram longe . . . 

O chefe trabalha para a empresa

O chefe trabalha para a empresa e por outro lado tem de comandar empregados geralmente. Alguns empregados podem ser ambiciosos e a empresa, caso esteja crescendo, pode proporcionar lugares para promover esses empregados. Veja que o empregado pode ser a solução ou o problema para a empresa. Se for a solução com certeza será mantido e promovido. Se for o problema será eliminado sumariamente. Uma empresa que não dá oportunidade a um bom empregado não deveria ligar para o empregado que se desliga e vai buscar oportunidades em outro lugar. A empresa sinaliza que quer um empregado através da concessão de aumentos reais e promoções. E essas concessões são sempre iniciativas do chefe. Houve uma época que o chefe de uma casa era o marido e pai. Sempre existiram vários tipos de pai, tantos quantos são os signos do zodíaco e suas combinações. Cada pai tem a sua ideologia e geralmente naqueles que não são intelectuais essa ideologia é aquela que seus pais e a sociedade de sua época lhe passaram. Aos intelectuais e mais inteligentes existe sempre a opção de avaliarem alternativas e as aplicarem em casa. Os outros são como as formigas: é da natureza da formiga fazer determinado papel que lhe é definido desde o nascimento. Assim são esses pais atrasados e que não sabem como fazer diferente para cada situação vivida em casa. Da mesma forma que o chefe trabalha para a empresa, o pai pode trabalhar para ele, diminuindo a aplicação de recursos na evolução e no sucesso de seus filhos. Da mesma forma que um chefe pode proteger determinado empregado, um pai pode favorecer determinado filho. Da mesma forma que um chefe pode somente querer as glórias e os benefícios para si, um pais pode fazer o mesmo. No fundo trata-se sempre de uma disputa por recursos finitos e onde existem talentos e potenciais. A arte de conciliar esses fatores é que faz a diferença entre o sucesso e o fracasso de todos como sociedade . . .

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Ideologia

Cada pessoa tem a sua ideologia, que em geral lhe foi incutida por alguém. Raros são aqueles que tem uma ideologia própria porque são raros os que pensam por conta própria. Na prática a maior parte das ideologias quer um mundo idealizado segundo seus princípios e esses princípios são aplicados a si mesmo e aos outros. Quando precisamos trabalhar em uma empresa teremos contato com sua cultura, que é outro nome para ideologia. Quando vamos participar de uma associação qualquer também estamos aderindo a sua ideologia. O mesmo vale para a família que queremos formar, que é a menor célula da sociedade. Quando escolhemos um fornecedor também podemos manifestar nossa ideologia. Acontece o mesmo quando escolhemos um político para votar e por ai vai . . . 

Jornal

O jornal tem sempre uma proposta e um determinado público. Suas receitas podem vir de anunciantes, dos assinantes ou da venda avulsa nas bancas. As redações são lugares onde muitas decisões são tomadas com pouco tempo e por isso mesmo tem seus macetes. Jornais tem sua lógica porque vivem em um mercado competitivo que pode reagir da noite para o dia. São dinâmicos e é neles que se escreve a história . . .

terça-feira, 22 de outubro de 2013

O que se é o que se pode ser - ato e potencial

É aqui que temos a grande divisão do mundo: os quantitativos e os verbais. Os quantitativos que são iguais a São Tomé são a grande maioria das pessoas aqui no Brasil. Talvez por isso o Brasil seja o país das vocações perdidas. Nossas crianças, que são o mais explicito potencial possível, são massacradas todos os dias. Os melhores pais possíveis para uma criança potencial são intelectuais ricos. Os professores percebem o potencial de seus melhores alunos. Os recrutadores de empresa do RH também percebem o potencial de seus candidatos. Eu percebia imediatamente o potencial de uma garota bonita, mesmo sendo pobre. Também percebo o potencial de um novo negócio ou produto, bem como de uma criança. O fazer um potencial tornar-se realidade é minha especialidade principal de guru. É o meu lado terapeuta, psicólogo ou psiquiatra. Meu lado conselheiro e consultor.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Não houveram gurus na minha infância e juventude

Naquele tempo não existiam gurus na minhas relações sociais. Mal eu sabia a falta que um guru pode fazer na vida de uma pessoa. As informações não estavam facilmente disponíveis. O mundo era cheio de "segredos" . . . O Brasil era ainda mais atrasado e periférico do que é atualmente. Cada um tinha de carregar a sua cruz e em geral não tinha como saber os meios para aliviá-la . . .

domingo, 20 de outubro de 2013

Uma tarde na Atlética da Medicina USP

Passamos algumas horas na Atlética da Medicina USP hoje dia 20/10/2013. Estive apenas uma vez nesse local e não me lembrava mais de como era. A medicina tem forte tradição de praticar esportes, mesmo porque medico deve zelar pela sua própria saúde, até mesmo para dar exemplo. O local precisa ser mais bem tratado, exceto a piscina que me pareceu impecável. A São Francisco tem um local ao lado do parque Ibirapuera e a Poli utiliza-se das instalações do Cpeusp na Cidade Universitária. Os Grêmios Acadêmicos atuam mais na área política e na realização de festas de todo tipo. Foi um final de semana diferente de qualquer forma. Pude perceber como o físico determina a escolha do esporte o que era de se esperar. Presenciei uma partida de rúgbi e outra de handebol. A do rúgbi tinha grande audiência o que não aconteceu com o handebol feminino. 

A bolha imobiliária

A bolha está aí . . . o mercado imobiliário foi expandido pela oferta de crédito abundante do governo federal através dos bancos públicos. A baixa dos juros incentivou a uma grande quantidade de "investidores" a colocar seu dinheiro em prédios em construção, tendo em vista o enorme lucro que alguns estavam auferindo. Acontece que um dia a festa acaba. É igual aquela brincadeira da dança das cadeiras: alguns vão ficar de fora. Muitos vão micar com seus apartamentos prontos que eles não conseguiram revender e para os quais não tem intenção nenhuma de habitar. Os preços devem cair e muitos ao invés de lucro vão realizar prejuízos. É a lei cruel do mercado: os que possuem informação privilegiada lucram e os demais pagam o pato . . .

As empresas automobilísticas e seus países de origem

Interessante reportagem mostrou que cada montadora é líder no seu respectivo país. Mostrou também que em um país como o Brasil, que não tem industria automobilística própria, onde cada montadora está estabelecida ela domina. Parece-me lógico levando em conta o produto, que custa caro e exige um pós-venda minucioso. É claro que São Paulo por ser a maior cidade brasileira é um mercado atraente para todas as montadoras estabelecidas ou não no Brasil. 

Tudo pode ser aperfeiçoado, inclusive os relacionamentos, caso haja real interesse e dedicação

Dizem que um casal troca 1 milhão de palavras antes de decidir ter um filho. Quem será que contou ? kkk ! A verdade é que alguns são mais maduros e outros são mais aventureiros no amor. Uns somente acreditam depois de ver o resultado e outros apostam em "potenciais". Alguns melhoram com o tempo e a observação de si mesmos e dos outros e alguns repetem o mesmo erro, romance após romance. Temos também a passagem do tempo, de forma que o casal precisa ser flexível para adaptar-se a nova realidade. Os relacionamentos são muitas vezes impregnados por crenças, que nem sempre são verdadeiras. Daí a dificuldade de adaptação que impede que romances nasçam, cresçam, passem pela adolescência, cheguem a idade jovem, depois madura e finalmente a velhice. Assim como alguns ficam pelo caminho alguns amores idem.

Entre 3,1 milhões de MEIs temos 20 mil "criativas"

Ou seja, 0,64 % é o espaço da "arte" aqui no Brasil, pelo menos quando medida pelo número de empresários. Portanto, ser artista aqui no Brasil é para poucos, muito poucos. Muitos tem na arte um hobby e isso é bom. Sabemos que a arte vive muito a sombra do estado brasileiro, assim como outras atividades por assim chamadas complexas ou nobres, como a engenharia necessária para grandes obras públicas. Percebemos como as grandes escolas : direito, por conta da necessidade de administradores do estado, medicina, por conta da necessidade óbvia de cuidar da saúde dos ricos e poderosos principalmente e engenharia, pela necessidade de construir prédios públicos e demais obras necessária a manutenção e expansão do domínio do estado tiveram a razão de serem fundadas. É sempre assim, seguindo a pirâmide de Maslow: primeiro as necessidades básicas, depois a "arte" . . .   

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Mais vale burro que me carregue que cavalo que me derrube

De que adianta conhecer um exemplar geneticamente perfeito, lindo, inteligente, jovem e rico se ele não tem a intenção e não foi preparado para o que você planeja construir. É o caso da mulher para apenas namorar e nada mais: apenas bons momentos juntos, veleidades, tudo superficial. Nada de grandes discussões metafísicas ou construção de grandes projetos em comum. Outra personagem é a mulher para casar e ter filhos. Outra a mulher a ser evitada quem nem o diabo foge da cruz, em geral a neurótica fálica. E finalmente a mulher de uma noite só, aquela que busca diversão anônima. As quatro foram retratadas na série Sex and The City e seus esteriótipos pegaram por que realmente existem aos milhões no mundo ocidental. Qualquer  transição, da mulher nascida apenas para namorar, para a mulher que serve para casar, por exemplo, é arriscada. 

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Toda empresa é basicamente igual assim como todo governo

A única exceção são as novas empresas que são criadas do nada como o Google por exemplo e são fruto de uma grande sacada. Quem teve uma grande sacada também foi Freud e isso bastou para escrever o seu nome nos anais da história. Mesmo as patentes são em geral pequenas melhorias do que já existe. Por isso é que temos industrias tradicionais e empresas tradicionais. Governos tradicionais também. As empresas de comércio tem apenas os departamentos comercial, financeiro e controle de estoque com alguma logística. Já uma industria tem a manufatura, com a compra de matéria prima e a sua transformação em produto acabado. Um banco é uma instituição que existe a 200 anos e que faz sempre a mesma coisa e tem sempre a mesma função. A inovação pode se dar nas artes, onde o artista cria efetivamente algo novo e genial. Mas os artistas são poucos. Quando escolhemos alguma coisa para comprar dependemos de onde vivemos e da oferta que existe. Podemos dar vazão a nossos desejos dentro desses limites. Da mesma forma as empresas e o governo: quase tudo que é possível ou necessário fazer já foi explorado e determinado. As pesquisas acadêmicas continuam e novas descobertas e prêmios nobéis continuaram a acontecer. A grande maioria precisa apenas superar seus concorrentes. Não precisa ser top of the world ou estar no estado da arte . . .

Bons professores, a civilização e a renda

Mais pesquisas saíram sobre os professores. Agora o Gilberto disse que o professor é o elo mais importante para que um país seja civilizado. Acredito que essa afirmação venha do fato que muitos pais são ignorantes e que não tenham nada para oferecer aos seus filhos sobre ética, moral e convivência com o próximo. Outra descoberta, essa por meio de extensa pesquisa, mostrou que bons professores de boas escolas podem significar mais dinheiro no bolso dos alunos. Aqui não sabemos exatamente se são os professores que dão esse resultado ou são os alunos, que possuem ligações sociais que privilegiam o ganho de dinheiro. Aparentemente a extensão da pesquisa em números de alunos e ao longo do tempo neutralizou a última hipótese. Não tenho dúvidas na importância de bons professores e bons pais, ou seja, o melhor lugar para nascer é na casa de pais ricos e intelectuais. Esse tipo de pai dará o maior suporte a saúde do seu filho nas três esferas: saúde física, saúde mental e saúde social além é claro de fazer questão que o filho frequente as melhores escolas e universidades, porque essa é a sua visão de mundo, o seu nicho o seu locus. 

Complexo e complicado

Complexo é quando mesmo fazendo certas coisas o resultado não é previsível. E complicado é quando existem muitas variáveis a serem avaliadas. Para lidar com problemas complexos e complicados precisamos de pessoas mais bem preparadas e competentes. Como as pessoas não melhoram muito rapidamente muito menos as sociedades, a consequência é que os problemas aumentarão, em função da incapacidade de se lidar satisfatoriamente com a nova situação.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Quem tem angustia é o rico

São os ricos que tem muitas opções e é essa realidade que faz com que eles tenham angústia e procurem o psicanalista. Muitas opções podem ser um problema !!!

Lutar ou deixar o barco correr ?

A maioria deixa o barco correr é vai com a manada: fazem parte do jogo de cartas marcadas, onde a natureza não dá saltos e tudo é óbvio, fica na média. Esse comportamento é sempre o mais seguido porque é o de menor gasto energético ou de neurônios. É assim com as compras a crédito, o uso de marcas famosas a peso de ouro, os financiamentos do carro novo e da residência. É assim com a escolha da faculdade e da profissão, da escolha do cônjuge e de quando ter filhos. É assim com a escolha da escola dos filhos, do passeio das férias, com a escolha dos conatos sociais. Fazer algum movimento consciente em direção a um objetivo diferenciado ? Querer se destacar ? Ser diferente ? Ambicioso ? Tudo isso é muito arriscado e no capitalismo o lucro é proporcional ao risco. Quem deixa o barco correr é mais feliz ? Ou quem vai com vontade atrás daquilo que acredita é mais feliz ? Resignar-se ou revoltar-se ? Lutar contra a maré cansa e pode te deixar com problemas mentais pela rejeição, inveja, raiva e agressividade que os outros irão lhe dirigir. O preço pode ser muito alto. É preciso ponderar e ver se realmente vale a pena.

Não acreditou no que eu te disse ? Tomou no IPTU !!!

Já disse que eu tenho perfil GURU, ou seja, professor. Não um professor comum , que ministra aulas de uma disciplina qualquer mas um professor que se tornou um sábio, portanto alguém com grande experiência em diferentes áreas e muito profundo e abrangente nas análises que faz. O meu alcance no entanto é limitado porque não fiz uma carreira de palestrante, por exemplo. Limito-me as pessoas com as quais convivo de forma mais íntima e nesse círculo já aconteceu muitas vezes o descrito pela frase do título. Foi assim com a Na que ficou solteirona e sem nenhum futuro, foi assim com a Ju que acabou se divorciando, foi assim o Ol que perdeu um negócio importante mesmo tendo sido avisado antes, foi assim com a Ve que não levou em conta a importância de cair fora de um emprego distante enquanto a oportunidade existia, aconteceu com o Ra que trocou de emprego por R$ 1.000,00 e depois enfrentou dificuldades de receber o salário, vai acontecer com o Ne quando e se um dia a Prefeitura cobrá-lo pela construção que ele não averbou. Aconteceu com a Si e Ro que perderam rios de dinheiro por não aprenderem a como fazer bons investimentos conforme lhes foi recomendado. Foi assim com o Al que vive em um inferno particular no seu casamento. A Ta que nunca me ouviu e até agora só fez m . . . Ou seja, com todos os conhecidos próximos. Para todos eles forneci estratégias e expliquei o porque de agir assim ou assado e eles não me ouviram. Acabaram tomando no IPTU !!! Existe apenas uma exceção: o Lu. Ele é muito discreto e não tive muitas oportunidades de fazer comentários sobre as decisões dele mas com ele também houveram indícios de decisões que provavelmente no futuro darão problemas. Com ele não consigo dar palpites simplesmente porque não sou consultado antes das decisões, acho que não existe intimidade suficiente para isso ou então ele mesmo não tem condições de planejar e por isso não consulta amigos.   

A ignorância eterna das pessoas

A maior parte das pessoas do mundo vivem em pequenas e médias cidades, por questões de qualidade e custo de vida. A maior parte das pessoas trabalha em pequenas e médias empresas. A maior parte das pessoas se desloca pouco do local onde vive, porque deslocar-se pode ser um problema. A maioria das pessoas tem pouca instrução. A maioria das pessoas não tem capacidades abstracionais ou de planejamento. A maior parte das pessoas ganha pouco e vive prosaicamente. Todas essas observações mostra como o pensamento de alguém que nasceu e cresceu em um cidade enorme, que estudou nas melhores escolas e universidades, que trabalhou nas maiores empresas multinacionais do mundo será a exceção da exceção da exceção. Mostrará também como o modo de ver o mundo dessa pessoa será diferente das demais, suas preocupações e exigências serão outras. Existe um abismo entre esses mundos, difícil de ser superado.

Por conta própria ou pelos outros

Trabalhar por conta própria é algo cansativo e muitas vezes pouco lucrativo, além de arriscado. Ser profissional liberal é uma forma de regular seu ritmo de trabalho. Trabalhar para os outros significa ficar permanentemente sob a vigilância e sob o julgamento de um terceiro que lhe paga o salário. E essa pessoa que lhe paga o salário com certeza sempre vai achar que você ganha muito mais do que vale e vai sempre te pressionar para produzir mais e mais, nunca estando satisfeito. A saída seria passar em um concurso público mas para isso é necessário preparo e boa memória, pois os concursos são feitos para derrubar candidatos e não servem para medir várias outras qualidades que são importantes em uma pessoa. Pequenas e médias empresas não tem sofisticação ou interesse em ter alguém verbal: são todas São Tomé. Grandes empresas somente contratam o filet mignon do mercado de empregados. Restava a possibilidade de ser professor mas até essa saída o governo fechou, sem contar que é uma profissão mal vista e mal paga. Sempre podemos ser síndico profissional se for necessário. Eu me sinto preparado para uma posição de diretoria, de autoridade com muita responsabilidade só que os outros não acreditam nisso e acham que existem melhores candidatos.

A dificuldade para evoluir

Dizem que cachorro velho não aprende truque novo. Estou para dizer que nem jovens aprendem truques novos. É impressionante as limitações das pessoas !!! O normal a ser esperado de uma pessoa inteligente é a manutenção da performance e a melhoria com a dedicação e afinco. O que observo é que nem regularidade muitas pessoas podem nos oferecer. Aprender coisas novas então pode esquecer. A regularidade na obtenção de resultados é fundamental para o dono do negócio ou chefe. Ninguém pode confiar em alguém que não fornece o combinado e isso é motivo suficiente para demitir alguém. Um simples empregado pode ser observado ao longo do tempo de experiência o que se dirá de outras pessoas próximas ?

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Reflexões sobre os estudantes

Como esperar das definições de comunismo e capitalismo, os melhores e mais brilhantes alunos devem ser de direita e capitalistas, afinal o capitalismo favorece quem mais produz e produz melhor. E claro que entre os melhores sempre haverão aqueles que defendem o comunismo como forma de se apropriar do poder e então ficarem ricos a custa dos trouxas que os elegeram. Quem é de esquerda e defende o comunista são aqueles que se beneficiarão dessa situação. Na escola é fácil ter professores comunistas, em particular na escola pública, porque o professor de escola pública aqui no Brasil é em geral um fracassado, que se formou em péssimas escolas de nível superior. Seus alunos muito provavelmente não terão um grande futuro ou serão empresários de sucesso, defensores do capitalismo. É por isso e por começarem tão por baixo que quase todo jovem é de esquerda e depois de conseguir algum sucesso passa a ser de direita. Todo chefe é normalmente de direita, exceto alguns no serviço público, porque a direita é que sustenta a posição do chefe. Quem é melhor aluno em geral é um melhor empregado ou funcionário, mais produtivo. Para os péssimos alunos o que resta é o desemprego, porque nenhum capitalista se dispõe a contratá-los e não é comum que degenerem para a criminalidade. Para essa escória social o governo fornece o bolsa família e outras políticas de cunho assistencialista. Na minha opinião trata-se de um mal necessário porque sabemos que a pobreza pode inutilizar para sempre o cérebro e a capacidade produtiva de alguns. É sempre assim, cada um defende o seu, principalmente em termos políticos. A inveja e o desejo de possuir aquilo que não são capazes de conseguir sozinhos é o motor de muitos esquerdistas. 

Nada no Brasil é tão ruim que não possa piorar

Essa frase que é aplicável a quase tudo aqui no Brasil pode ser aplicado sem medo ao judiciário. Já é uma porcaria, ineficiente e ineficaz com os juízes que temos, que são considerados "bons" por comentaristas do blog para entender direito. Dizem eles que para aumentar a velocidade de resolução dos conflitos poderia-se contratar mais juízes de forma rápida o que causaria mais problemas ainda, porque esses juízes não estariam a altura da qualidade exigida e suas sentenças seriam contestadas e congestionariam mais ainda os tribunais recursais superiores. Minha experiência com o judiciário brasileiro aqui em São Paulo, teoricamente um dos melhores do Brasil, sempre foi péssima e os comentaristas estão dizendo que poderia ser pior. Muitas pessoas mal intencionadas e do mal contam com isso: atiçar alguém poderoso contra os seus desafetos e o judiciário é um ótimo lugar para isso aqui no Brasil. Faziam isso também nas empresas e nas famílias. Muitas vezes dá certo porque a "autoridade" é muitas vezes estúpida por aqui e não se dá ao trabalho de investigar o que lhe é dito de forma isenta.

Dia do Professor

Professor é autoridade e como autoridade tem responsabilidades. Cada professor tem uma formação e em teoria é sobre essa área do conhecimento que ele pode opinar. O verdadeiro professor doa-se para seus alunos poderem sorver os conhecimentos que emanam do mestre. Muitos comparam a profissão do mestre a do médico já que ambos colaboram para a melhoria de vida das pessoas. As demais profissões estão mais preocupadas consigo mesmo e não com o bem estar do outro. Na vida após a escola o "professor" passa a ser os livros que livremente escolhemos ler e as matérias publicadas por jornalistas, que vão sorver suas matérias em pessoas que são referências nos seus misteres. Ou seja, os mais espertos passaram a serem auto-didatas, selecionando em que acreditar e em quem. É muito comodo confiar na escola e deixar-se levar por ela em direção a aprovação no vestibular, bastando fazer a sua parte. É muito comodo delegar tudo aquilo que não sabemos a um "especialista", que nos cobrará os olhos da cara e não será garantia de nada muitas vezes. Precisamos conhecer um pouco de tudo e em alguns assuntos precisamos saber muito para evitar as armadilhas que os outros nos preparam.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Muitas opções simplesmente fazem a pessoa comum "pirar"

Essa conclusão está diretamente relacionada a capacidade mental da pessoa tratar diversas variáveis. É por isso que as pessoas em geral escolhem apenas uma ou duas variáveis para medir e tomam a decisão com base nesses resultados. É assim que muitas oportunidades são perdidas. Imagine escolher uma profissão com duzentas opções. Ou então escolher um carro, um computador, um eletrodoméstico. Não são todos que sabem fazer isso com maestria e bons resultados. Imagine escolher namorado pela internet, escolher emprego quando se tem mais de uma oferta, escolher casa ou apartamento, até escolher um filme ou peça de teatro. Os seres humanos não estão habituados a terem muitas opções e isso se reflete na sua evolução provavelmente. 

Os quatro desafios do homem ambicioso

Os quatro desafios do homem ambicioso são: conseguir a felicidade sentimental, conseguir ascender de classe social de forma efetiva e em grande escala, ter sucesso na educação dos filhos e ser finalmente feliz como consequência dos sucessos nas etapas anteriores. São desafios porque o mundo conspira para que poucos consigam essas vitórias. São muito poucos os que conseguem. Portanto são desafios. 

A retro-alimentação das doenças

Existe um fator que causa doenças que é a ignorância do doente, que junto com condições de saneamento precárias, dá origem a muitas doenças, que são crônicas porque são curadas e sempre voltam. Pessoas analfabetas nunca lerão por conta própria sobre as doenças nem terão condições de argumentar com o médico a respeito delas muito menos poderão avaliar a qualidade do atendimento que estão recebendo. Como todas pessoas ficam doentes e as mais ignorantes devem ficar mais vezes, a frequência nos postos de saúde e demais serviços de saúde pública deve atender basicamente esse público, o que torna trabalhar com eles algo não muito agradável ou recompensador, já que os resultados permanentes são pífios. Lembramos que o mesmo acontece nas escolas públicas e também na segurança pública: seus clientes são a população mais ignorante e de baixa renda e instrução. Assim funciona o estado: cobra impostos de todos e transfere para essa ralé. Isso acontece em todos os lugares do mundo e não só aqui no Brasil . . .

Mulheres e a maternidade

Mulheres continuam querendo ter filhos embora o ambiente tenha mudado muito. Querem mesmo não sabendo como porque muitas vezes não viram como se cuida de uma criança na sua própria casa, por terem sido filhas únicas ou a caçula. Acontece que o "mercado", ou seja, a sociedade, não permite mais que uma mulher seja apenas mãe. A renda da mulher é necessária em geral para manter o nível de conforto do casal. Não adianta falar de exceções como se fossem a regra. Mulheres são seres muitas vezes geniosos, sujeitos a todo tipo de alteração de humor. Mulheres que estudam acham que trabalho de casa é indigno e que o homem tem de ajudar nessas tarefas. Para muitas mulheres estudar é um objetivo em si mesmo, não são nada práticas. São as eternas insatisfeitas: não querem apenas trabalhar e não querem apenas serem mães, sempre de olho no que as demais mulheres estão fazendo e no que a sociedade espera delas. 

A psicologia explica tudo mas não resolve nada

A frase é do Gikovate. A proposta da terapia é dar novos modos de ataque aos problemas para o analisado. O processo envolve a cura pela fala. Na prática tem muito a ver com a filosofia, na medida que procura explicar o mundo e seus habitantes, com suas contradições e podres de todo tipo. O problema é que existe com a psicologia é que existe muita resistência de alguns com aquilo que eles não podem ver ou por a mão porque são iguais a São Tomé. Esses são a maioria e quando passam por uma sessão acham improdutivo e bizarro. Esses são os quantitativos que não tem nenhuma familiaridade com o verbal. A fala é algo que nos diferencia dos animais e nos permite trocar informações. 

domingo, 13 de outubro de 2013

As três funções da moeda

A moeda tem basicamente três funções: função de troca. Podemos trocar por dinheiro os bens que queremos e com o dinheiro comprar o que estamos necessitando. Função de tesouraria: podemos acumular riqueza na forma de moeda. Seu saldo bancário é a sua condição financeira e pode ser maior ou menor. Finalmente a moeda tem uma função menos entendiada pelo povão: a função de especulação. Especular significa observar, no caso observar mercados. Especulando com sucesso podemos multiplicar a quantidade de moeda que possuímos, Essa função de especulação existe porque os mercados não são perfeitos e suas imperfeições com corrigidas com aumentos de preços, o que leva a especulação.

As especulações

Especulações fazem os verdadeiros milionários do dia para a noite. Existem especuladores no mercado de câmbio, no mercado de imóveis, no mercado de ações. São mercados em que para se lucrar muito é necessário aplicar volumes consideráveis de dinheiro. E quem aplica esses volumes tem na maior parte das vezes informações privilegiadas que levam o seu risco a zero. Dessa forma eles burlam a regra número um do capitalismo que é a de que o lucro é proporcional ao risco. Podemos imaginar semelhantes golpes na área de casamentos com caça dotes de ambos os sexos, ou seja, obtém o lucro de apropriar-se da riqueza que não geraram sem o risco de construí-la. Trabalho duro pode não valer muito e muitos sabem disso por isso procuram meios alternativos de enriquecer. 

Como especular com imóveis com sucesso

Para especular com imóveis com sucesso você precisa ter informações privilegiadas. Por exemplo, você precisa saber se o governo irá fornecer financiamento para a aquisição de imóveis por anos a fio a juros baixos. Depois você precisa conhecer a construtura ou fazer uma investigação para ter certeza de que ela não irá a falência durante a construção do edifício que demorará de 24 a 30 meses. E principalmente entrar no mercado no início da movimentação. Tomando todos esses cuidados, você poderá obter lucros inimagináveis em qualquer outra operação, com um risco muito baixo, já que você se precaveu contra eles. Toda atividade especuladora de sucesso está fundamentada em se ter informações privilegiadas. Quando os jornais e revistas estiverem falando que é um bom negócio o momento de entrar em geral já passou. É assim que poucos sempre ganham e a maioria sempre perde no jogo da especulação. Eu nunca especulei na minha vida porque nunca tive acesso a informações privilegiadas que me permitissem fazê-lo. Todos os meus negócios foram claros e transparentes e não posso dizer o mesmo daqueles que me propuseram. 

A reunião do condomínio

Existem pessoas que somente vão na reunião para reclamar algo. Não tem a menor capacidade de ajudar a resolver os problemas mas tem a língua afiada para reclamar. Nem preciso dizer que são em 99% as mulheres que reclamam. Reclamam de tudo em geral mesmo de coisas insignificantes. Não é incomum que o corpo diretivo seja composto por homens. Afinal são os homens que em geral decidem as coisas, mesmo nos dias de hoje. São os homens que assumem riscos e que em geral são mais corajosos. E são os homens que tem mais noções de direitos e deveres e da necessidade de contemporizar. Mulheres em geral são covardes, se escondem atrás do conselho, dão sempre desculpas esfarrapadas e pior, muitas vezes são despreparadas para assumir responsabilidades coletivas com eficiência e eficácia. A reunião do condomínio é uma amostragem da nossa sociedade, em particular daquela sociedade que convive em um mesmo ambiente. Trata-se de um microcosmo da sociedade maior e todos os seus vícios estão aí representados. 

Autoridade e responsabilidade tem de ser congruentes e proporcionais

Frase do Sloan da General Motors. Caso não se verifique a coisa descamba para a tirania. Aqui no Brasil cansamos de ver maus exemplos das autoridades, que fazem o diabo agindo sem responsabilidade nenhuma. Minha opinião é que somente os mais inteligentes deveriam assumir cargos de autoridade mas não é isso que acontece, porque muitos desses cargos são ocupados por eleições e outros por outros motivos escusos diversos. Quem passa em um concurso público é auferido apenas no seu conhecimento teórico em determinado momento no tempo. Não existe exigência de melhorias contínuas, de evolução e o resultado em geral é péssimo. Nas empresas privadas a única coisa que interessa é o resultado e o resultado pode ser manipulado e transacionado no curto ou no longo prazo. 

sábado, 12 de outubro de 2013

Quem são as pessoas que moram em uma casa de R$ 1.800,000,00 , 4 suítes e 470 m2

São Paulo é uma cidade rica, com pessoas ricas. Aqui se fazem e se perdem fortunas. Sabemos que a riqueza vem basicamente do valor pago pelo trabalho ou pela multiplicação das transações. Uma casa dessas pode ser herdada, pode ser construída, pode ser conquistada através de transações corruptas. Grandes comerciantes, industriais, profissionais liberal no auge da carreira e funcionários públicos graduados. Na iniciativa privada nem gerentes de grandes empresas teriam folego para comprar um imóvel desses. Diretores, Vice-Presidentes e Presidentes com certeza mas eles teriam de vender seus imóveis anteriores e colocar dinheiro em cima, exceto aqueles que são comissionados. Pobres engenheiros assalariados nem pensar.  Trata-se de uma casa nada minimalista, pelo contrário é maximalista !!! É . . . talvez seja o futuro de um sobrinho ou sobrinha mas com certeza não o meu . . . 

Viver bem sem excessos apenas mantendo o nível

Alguns vivem assim e como tem boa renda todos os meses acumulam créditos em suas contas correntes. Outros vivem assim e veem seu saldo diminuir mês a mês. Quem acumula o está fazendo em geral com algum objetivo definido. Já quem está vendo seu patrimônio líquido diminuir está apenas querendo viver bem enquanto pode. Quem vê sua renda diminuir pode ser tentado a mudar seu comportamento com vistas a ganhar mais: vai lutar contra a queda !!! Quem está no lucro pode ser ganancioso e querer ganhar mais e mais, sempre mais. Muitas pessoas não dão mais festas de casamento nem aniversário. Quem tem um baixo nível e não precisa pode um dia se dar conta que economizou em coisas que não deveria. E tem a época em que se vive e os obstáculos que temos de enfrentar. Quem trabalha fica sempre imaginando como ganhar mais dinheiro, tentando eliminar os seus custos verticalizando as relações ou então tentando aumentar os valores que cobra pela sua hora de trabalho. Todos querem valorizar sua hora de trabalho, todos querem ser bem pagos, todos querem ganhar o maior juro com o menor risco. Quanto se ganha está diretamente ligado a sobrevivência a ao alívio do sofrimento, no caso do pagamento de um plano de saúde e dos remédios.Está ligado a se ter conforto e boa alimentação. Ou seja, está ligado a se ter saúde física, mental e social. Todos querem um pedaço da renda uns dos outros, porque isso é a garantia da manutenção que as pessoas precisam. Alguns mentem para tentar ganhar mais dinheiro do que valem. Outros mentem para tentam evitar perder dinheiro por punições. Nem Jesus Cristo agradou a todos. Na prática eu vou em busca do que quero, escolho pela razão e pago o preço justo. A maior parte das pessoas se adaptam a tudo. Fracassos e traições podem acontecer a qualquer um. Lutar contra o mercado, a tradição ou a força somente vai te fazer ficar paranoico. O melhor é não mexer com merda porque fede. Devemos nos cercar de fornecedores confiáveis, amigos idem, familiares também. Devemos comprar valor e não apenas preço. Devemos tomar todo cuidado com os outros, suas neuroses e suas idiossincrasias. 

Quanto mais interesses você tem mais interessante você fica

A frase é da CBN. Uma pessoa chata, que só fala de um assunto, porque somente conhece aquele assunto, é enfadonha e nada interessante. Havia uma propaganda do Estadão que dizia a mesma coisa com outra palavras: dizia que para ter assuntos para conversar você precisava ler o jornal. A maior parte das pessoas não é nada interessante e nada de muito interessante acontece na vida delas. Conhecer muitos assuntos e profundamente te faz uma pessoa mais inteligente que a média e eclética. Você consegue entabular qualquer tipo de assunto com qualquer pessoa e com habilidade pode fazer perguntas inteligentes que farão o entrevistado lhe transmitir parte do seu conhecimento de graça. Aqui entra aquela frase de que poucas pessoas vão muito além de suas biografias . . .

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Mulheres não precisam dos homens para nada mas querem homens que lhes dê tudo

Frase da Miriam Goldberg. São as contradições femininas. Será ? As mulheres somente tem se afastado dos homens, tornando-se agressivas e fálicas. Mulheres jovens acham que sabem tudo e que não precisam de ninguém, são auto-suficientes com seus vibradores, empregos bem remunerados, educação superior de alto nível. Muitas foram criadas em lares de pais divorciados e podem ter sido instigadas a hostilizar o sexo oposto. Será que nunca entenderão que ao invés de guerra dos sexos precisamos da amizade entre os sexos ? Precisamos de sinergia porque o mundo é cada vez mais agressivo e competitivo e de difícil sobrevivência ? Nesses anos todos vejo a humanidade progredir no aspecto tenológico mas regredir no moral, no associativo e no ético. Os casais de hoje em dia refletem isso . . .

Surtos Psicóticos



Surtos psicóticos, mais comum do que se pensa

Situações como a vivida pela psicóloga Karen Tannhauser, que passou três dias escondida no prédio onde morava e foi achada no porta-malas de carro, são muito comuns, embora não haja estimativas


SALVADOR – Uma idosa de 63 anos cria um mundo distante da sua realidade de catadora em um lixão no Rio de Janeiro, conforme foi retratado no documentário Estamira. Com vida aparentemente normal, a psicóloga carioca Karen Tannhauser, 37 anos, foi encontrada no porta-malas de um carro após passar três dias vagando pelas dependências do condomínio onde mora, sem ser vista. Casos como esses são mais comuns do que as pessoas imaginam, de acordo com especialistas, embora sejam exemplos extremos de surtos psicóticos e não haja estatísticas precisas a respeito da incidência desses problemas.

Perder a noção de realidade e pensamento desconexo são características do surto psicótico que pode ser provocado por doenças como a esquizofrenia, um trauma de grande impacto ou pelo uso de medicamentos e drogas. Em decorrência de um conjunto de fatores se extravasa, ao máximo, algo negativo. O comportamento é diferente do que se espera daquela pessoa.

“Mesmo se a atitude for consciente, não é adequada. A reação da psicóloga Karen é característica de quem está vivendo um processo psicológico de insatisfação”, explicou a presidente da Sociedade Brasileira de Psicanálise e Cultura, Kleyde Mendes Lopes.

O surto é típico de pessoas com propensão a transtorno mental. Contudo, nada impede que qualquer ser humano tenha alterações psicológicas. “Podemos chamar de pequenos surtos, causados por estresse, sentimento de impotência, morte, acidente, desilusão amorosa, entre outros”, diz psicanalista, Rui Diamantino, mestre e doutorando em psicologia.

Ele esclarece que o diferencial entre as situações-limite é a duração dos transtornos e a gravidade: “As reações dos pequenos surtos são passageiras diante de uma situação adversa. Quem já tem propensão costuma ter surtos mais frequentes e duradouros”.

Para Diamantino, a ocorrência dos surtos depende da interação de fatores biopsicossociais. Consistem em aspectos biológicos (marcadores genéticos), psicológicos (relações familiares) e sociais (ambiente) que formam a personalidade. “Pode-se ter tendência genética, mas o ambiente não favorecer. E pode não ter marcador biológico e viver em condições psicossociais estimulantes”.

SURTOS

Kleyde Mendes observa que o desequilíbrio emocional é ligado a energias como raiva, tristeza e medo, que levam a atitudes diferenciadas durante o efeito da emoção, “enquanto o psicológico depende da harmonia entre os estados da personalidade: o superego, o ego e o ID”. E acrescenta: “Esse tipo de surto vai correndo aos poucos, dando sinais até que transborda”, citando o tipo de transtorno decorrente de reações de substâncias do próprio organismo ou das ingeridas como medicação ou drogas.

No caso de período curto de alteração, a psicoterapeuta prefere chamar de choque. “São pequenos descontroles, podendo ser semelhantes aos de quem sofre de uma doença. A reação varia com a circunstância e trauma”.

Ela afirma, ainda, que o organismo de quem sofre uma patologia não consegue produzir as substâncias que ajudam a lidar com a adversidade. “Ele sai da realidade, pois chega ao ponto de não aguenta as neuroses criadas das situações rotineiras e desiste de lutar e entra em surto psicótico.”

A crise seria, assim, o resultado da incapacidade em resolver o problema. Já a intensidade da reação depende da capacidade de resistir a situações de adversas.

SINTOMAS

Perda de sono, achar que é alvo de crítica de todas as pessoas, excesso de ciúmes de pessoas e objetos, ouvir vozes são alguns sintomas. “É consequência do cérebro impugnado de injunções que recebemos da família, sociedade, religiões desde a infância”, afirma Kleyde.

É o que a psicoterapeuta chama de diálogo interno. “É o super ego (valores e julgamentos) e o ID ( instintos) brigando. Em quem não sofre de doença mental, os sintomas podem ser os mesmos, mas menos intensos. “É comum ficar pensando no assunto com frequência e buscar isolamento”, explicou Kleyde.

Medicamentos e acompanhamento de um psicoterapeuta é a forma mais eficaz para garantir o equilíbrio. Já em casos mais amenos, a orientação é viver a situação intensamente. “É preciso chorar até a última lágrima. Entrar profundamente na tristeza e ter um ombro amigo para desabafar”, afirmou Kleyde.

Mas, como saber que a situação está superada? Quando a situação não incomoda mais. Já o sentimento de raiva tem outras formas de ser externado. “O acúmulo de raiva é nas extremidades como os membros inferiores, superiores e a cabeça, causando doenças como artrose, reumatismo, derrame. Então movimentar os braços e sapatear alivia as tensões”, disse. Por último o medo, deve ser partilhado. “Além de buscar proteção, ao conversar ou pedir orientação para lidar com isso já reduz o medo”.

Comportamento de extremo a outro


SALVADOR – Do temperamento extrovertido e alegre ao isolamento e falta de ânimo. Os encontros com os amigos se tornaram raros. A concentração não era mais a mesma e a vida da mulher de 32 anos, depois de uma decepção amorosa, foi resumida ao trabalho e às horas trancada em seu quarto.

Até que um dia, a jovem começou a gritar contando detalhes do relacionamento no meio da rua, para depois chorar copiosamente. “Depois de muitas reclamações de amigos e parentes, percebi que não estava conseguindo superar a perda e procurei ajuda médica”, disse a administradora, que está bem em outro relacionamento.

De acordo com o psicanalista Rui Diamantino, não ajuda em nada o indivíduo ser conhecido como diferente. “É essencial fazer com que a pessoa saiba o que está acontecendo para tomar consciência, mas é necessário ter cuidado para não estigmatizar para que ela não se ache diferente ou estranha.” O apoio tem como meta fazer com o indivíduo construa mecanismos psicológicos para perceber os sinais que podem levá-lo ao transtorno e criar resistência.

O vazio existencial, o medo e a depressão são elementos psicossociais que fomentam a ocorrência de surtos. Muitos deles são provocados também, segundo Diamantino, pela perda de elementos de aproximação humana. “Vivemos cada vez mais isolados por causa da violência e distanciamento de costumes comuns da vida em comunidade. O relacionamento com as pessoas é essencial à nossa saúde psíquica.”

CASO DA PSICÓLOGA

A psicóloga Karen Tannhauser, 37 anos, desapareceu na tarde do dia 31 dezembro (sexta-feira) e somente foi encontrada na tarde da segunda-feira (3), dentro do porta-malas do carro da síndica do prédio onde reside, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro. A síndica e a família haviam saído de carro, um Palio Weekend (da Fiat) e, no momento em que chegaram, retiraram objetos do porta-malas, que não fechou de forma adequada. O filho dela chegou a descer para fechá-lo, mas sem verificar o que tinha dentro.

Mais tarde, o marido da síndica teria aberto o porta-malas para pegar ferramentas que estavam lá, quando se assustou com a presença de Karen, que teria pulado em cima dele, suja e fora de si, de acordo com os policiais. Ela estava desorientada e com vários arranhões pelo corpo.

A polícia analisa a possibilidade de a psicóloga ter ficado escondida dentro do prédio desde o dia 31 de dezembro, quando foi considerada desaparecida. Depois de ter sido encontrada, a família não deu nenhuma explicação pública para o comportamento da psicóloga e a única referência ao seu estado mental pode ser visto num bilhete numa agenda, que ela deve ter escrito na tarde do dia 31 de dezembro, com o seguinte texto: “Talvez eu não me ache no direito de ser feliz. Mas não levo ninguém junto. Vivam as suas vidas. Nunca se culpem”.

Psiquiatras e terapeutas são VERBAIS

Outro dia vi uma matéria do Kanitz publicada em 1990 na Revista Veja que falava dos quantitativos e dos verbais, que a humanidade era dividida entre eles. Veja a medicina: uma vez perguntei a um médico da USP se era possível já na graduação ver quem seguiria qual especialização e ele me disse que sim, que quem seria psiquiatra já demonstrava isso na graduação. Psiquiatras e terapeutas basicamente conversam com seus pacientes. Inclusive o diagnóstico das doenças tratadas por eles é feito pelas respostas a questionários. São subjetivos porque tratam da subjetividade das pessoas e são cada vez mais requisitados e necessários em um mundo cada vez mais materialista e individualista. Outras especialidades médicas são do tipo "São Tomé": precisam ver para crer, precisam "por a mão". Em uma observação livre eu diria que os psiquiatras e terapeutas estão muito mais próximos do que chamamos de humanidade, com seus sofrimentos morais e mentais, dilemas e traumas. São mais sofisticados. Tratam dos problemas mais elevados da Pirâmide de Maslow. Temos no Brasil deficiências enormes na área de saúde mental. A nossa prioridade ainda é tratar doenças da pobreza ou da ignorância. Sobra pouco espaço para os males da alma . . .  

Das duas uma . . .

Ou você leva uma vida miserável e a morte será um alívio ou você leva uma vida maravilhosa e a morte não será tão ruim assim, afinal você viveu grandes emoções. O problema é que a grande maioria das pessoas leva uma vida intermediária, uma vidinha. Essa vidinha foi constatada pelo facebook. É por isso que a morte choca tanto. A pessoa fica imaginando que perdeu alguma coisa. Existem poemas sobre isso. É por isso que tão poucas são felizes: sempre falta algo. Vivem em seu inferno particular por conta de desejos não satisfeitos. Vivem no quantitativo e não no qualitativo. Falta filosofia, visão de longo prazo, inteligência, sabedoria, objetividade, valores verdadeiros. Como disse Dona Iole são 450 mil anos e mais umas duas ou três quedas não estão descartadas . . .

Mais uma polemica sobre a inteligência das mulheres

40% das meninas se acham menos inteligentes que os meninos e 10% não se sentem felizes por serem meninas. John Lennon disse que a mulher era o novo negro do mundo. Depende onde a menina nasce, depende de seu pai, de sua mãe, daquilo que lhe passado, mesmo sub repticiamente. Minha opinião é que tudo deve ser aprendido porque tudo conhecimento é válido. Acontece que nem todas criaturas são ecléticos e cada um tem suas prioridades e as coisas não acontecem por mágica. Uma mulher que não sabe cuidar minimamente de uma casa tem de nascer rica ou ser excepcionalmente bonita para arrumar um marido rico que a banque a vida toda. Mesmo assim muitos homens apreciam mulheres que sejam mães competentes e poucas mulheres são preparadas para esse papel hoje em dia. Mulheres fálicas que querem competir com homens tem de ser como eles: não ter filhos e nem cuidar de suas casas. Devem morar eternamente com seus pais e se resolverem morar sozinhas ter quem cuide da casa para elas. Mulheres podem ser diferentes como sempre foram e ninguém pode ganhar delas nessas provas. Uma mulher feminina e competente terá sempre um marido que a idolatrará e amará profundamente. Um empiastro egoísta, que sempre se ponha em primeiro lugar ficará solteira ou então terá breves namoros, porque ninguém suporta esse tipo de personalidade. 

Nem sempre o que é belo é o melhor para você

Existem coisas belíssimas que são igualmente custosas para serem mantidas. Somente pessoas poderosas financeiramente podem se dar ao luxo de possuí-las e mantê-las. Deixando as coisas ao tempo tudo é destruído, fica feio, cheio de mato e se acaba. Quem pode ficar rodeado do belo, em sua casa, no seu trabalho, nas pessoas com quais convive, na cidade em que vive ou seja. na sua rotina do dia a dia, é um felizardo. Para os demais resta admirar o belo nas imagens da internet, nos museus, nas concessionárias de veículos importados, nos passeios pelos bairros ricos, nas viagens para lugares idílicos . . . 

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Epistemologia

É a parta da filosofia que estuda a origem, a natureza e os limites do conhecimento. Para quem quer otimizar algo é fundamental, pois explica como obter o conhecimento necessário, a sua natureza e os seus limites. Você quer construir uma casa ? Sabe como ? Sabe como avaliar o que é necessário e a que preço pagar ? Você quer ganhar dinheiro investindo ? Sabe como ou faz o que o seu gerente do banco manda ? Você quer ter saúde ? Sabe como ? Você quer ser uma pessoa feliz ? Sabe como ? Você quer manter relacionamentos saudáveis na medida certa ? Você sabe ir fundo nas questões e aborda o que realmente interessa ? Sabe discutir política e religião de forma efetiva ? Sabe fazer críticas honestas, com conhecimento de causa ? Ou é um superficial levado pela opinião de outras pessoas mal intencionadas ? De onde vem o meu conhecimento ? Da teoria, da prática, da exposição a diversas situações, das reflexões e dos estudos auto-didatas. 

A otimização

É fácil otimizar quando temos tudo ao nosso favor. Precisamos otimizar saúde, dinheiro e relacionamento. Para otimizar a informação que vira conhecimento que vira sabedoria é fundamental. E conhecimento não ocupa espaço nem faz volume. Vamos ficando capacitados a tomar decisões cada vez mais complexas, a reagir cada vez mais rápido, a perceber as armadilhas. Existem pessoas que precisam fazer, se movimentar, produzir e existem pessoas contemplativas, reflexivas, intrapessoais. Sei que sou a exceção da exceção e tenho a prova disso todos os dias mas mesmo eu as vezes tenho de me submeter a ditadura da massa. É o caso da escolha do carro, por exemplo. Estou me lembrando da ligação do gás. Estou lembrando dos carros que tive. Das namoradas. Dos empregos. Da Universidade. Das doenças. Das experiências com a bebida. Das emoções. Da vida enfim . . . 

Carros brochantes

É igual a história da camiseta Hering branca: o carro que podemos comprar é aquele feito aos milhões, sem graça e igual a de todos os outros. Caso queiramos ser diferentes pagaremos o alto preço por esse atrevimento: compraremos um carro importado, com baixas vendas internas e com eventuais dificuldades em caso de necessidade de peças específicas, além do seguro mais caro. É preciso equilibrar e conciliar o orçamento disponível com os desejos de comprar algo realmente bom e bonito. Em outras áreas é muito mais fácil obter o custo benefício ótimo. O carro pode representar uma grande dor de cabeça futura sob vários aspectos e ao invés de trazer prazer e gozo trazer decepção e tristeza. Todos os demais gastos do orçamento são muito mais tranquilos e previsíveis: seguro saúde (500), supermercado (500), despesas pessoais aleatórias gerais (500), utilities (500). Um carro médio com gastos mensais em 1000 é a mais alta despesa mensal e a mais sensível a uma decisão estratégica errada. A compra de um carro de 70.000 fará dobrar a despesa mensal com veículos. O que influencia a compra é a previsão de viagens: um carro 1.0 não é nada confortável em viagens longas. As despesas com depreciação, seguro e IPVA superam e muito a despesa com combustível para quem roda pouco. Cair para um carro de 30.000 diminuirá um pouco minhas despesas mas nada muito significativo. Se não existe o que me agrada eu fico com o meu carro atual, a menos que ele comece a se desmanchar, hipótese pouco provável . . . 

A 50 anos atrás a medicina dos países desenvolvidos era melhor

Naquela época poderia ser justificada uma viagem para o exterior para realizar algum tratamento. Hoje em dia a comunicação é instantânea e um novo tipo de paciente surgiu: aquele que ouviu dizer de alguma tratamento milagroso que é realizado alhures e que pergunta ao médio se ele o conhece. A medicina evolui com grande rapidez e isso é notável. No entanto sempre existirão supostos descobridores da lâmpada por ai . . . 

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Mais importante que a melhor escola são os pais mais preparados e o aluno com mais vontade

É isso aí !!! Uma escola mediana pode ser suficiente para seu filho se tornar um excelente aluno desde que os pais ajudem e o filho também colabore. Ninguém consegue segurar pais esclarecidos e conscientes com filhos dedicados e esforçados. Quem não pode ou não quer fornecer esses insumos ao seu filho que pague escolas caríssimas e veja se dá resultado. Minha experiência pessoal foi a de que a escola cara me ajudou muito, mesmo porque não tinha orientação nenhuma em casa e nenhum incentivo também. 

Alguns países são menos verbais e mais quantitativos

Essa diferença tem a ver inclusive com a religião predominante no pais e o que ela prega. Países dominados pelo protestantismo em geral são mais ricos porque trabalham mais e falam menos. São muito mais transparentes e fáceis de se fazer negócio e de se recorrer ao judiciário em caso de necessidade. O Brasil é o maior pais tropical do mundo e a maior nação que fala português também. Aqui é a terra da jabuticaba, onde existem coisas que somente existem aqui e ninguém mais acredita. Vivemos em um pais com enorme insegurança jurídica, onde contratos são facilmente desrespeitados e onde o longo prazo é temerário. Um lugar definido pelo Delfim Neto para profissionais . . . 

O homem que se aposentou aos 30 anos nos Estados Unidos

Para conseguir isso ele economizou 60% do que ele e a mulher ganharam em empregos bem remunerados e juntaram U$$ 800 mil. Nos Estados Unidos o que eles fizeram é um feito histórico por que lá é a terra do consumo e não da poupança. Tenho um primo que com certeza poupa 60% daquilo que ganhou nos últimos 33 anos. A diferença é que ele deve ter ganho salários menores e não soube aplicar o dinheiro de forma rentável . . .

terça-feira, 8 de outubro de 2013

ENEM é loteria

Chegaram até mim notícias de alunos que entraram em todas universidades de referência menos no ENEM e de alunos que não entraram em nenhuma universidade de referência exceto no ENEM. A conclusão óbvia é que o ENEM não é confiável como meio de seleção para o ensino superior.

Verbais e quantitativos

Uma pessoa exclusivamente verbal pode ser um vendedor sem conteúdo ou então um político sem caráter. Vale também para um advogado inescrupuloso. Uma pessoa exclusivamente quantitativa é uma pessoa chata e desinteressante, assim como os defensores da redução do custo industrial por exemplo. São pessoas em geral insuportáveis, porque desvalorizam tudo que os outros fazem e valorizam apenas o que fazem elas próprias. É necessário juntar engenho e arte, é necessário ser verbal e qualitativo para atingir o ponto ótimo mas isso é para poucos, muito poucos. Tenho visto inúmeros exemplos e até mesmo os cursos na universidade seguem essa lógica. É como o universo fosse complexo demais para ser ensinado em sua plenitude. O cérebro do indivíduo não comportaria de forma competente as duas versões possíveis. Muitas conversas que tenho com amigos e demais contatos vão nessa direção. Quem é verbal precisa da ajuda dos quantitativos e quem é quantitativo precisa da ajuda do verbal. No entanto é comum tanto um quanto o outra acharem que sabem tudo e é aí que a comunicação trava e bons negócios são perdidos.

A idade dos casamentos está aumentando

Mulheres estão se casando com 30 anos e homens com 33. As razões são muitas é claro. Afinal, hoje em dia ninguém tem mais pressa de se casar. Ninguém tem pressa de juntar dinheiro, de comprar casa, de formar família. Todos acham que tem de conhecer vários paceiros antes de encontrar o príncipe encantado, que a medida que forem progredindo na vida escolar e profissional novas oportunidades aparecerão e que é arriscado comprometer-se logo de cara. Acham que a experiência é fundamental e que ela somente virá com o tempo. Diz o Gikovate que a vida de solteiro está muito boa e por isso ninguém quer casar e muito menos ter filhos. Para ele os jovens de hoje em dia estão em outra situação quando comparados a seus pais. O mundo mudou e a idade do primeiro casamento também . . . 

A inteligência emocional feminina

As mulheres que conseguem mais orgasmos são aquelas que possuem grande inteligencia emocional, ou seja, aquelas que conhecem profundamente suas emoções e as emoções dos outros. Observe que pessoas muito alto centradas e excessivamente egoístas provavelmente não atingirão o orgasmo e junto com essa deficiência acumularão outras como o interesse pelo dinheiro, tendências a psicopatia, desprezo pelo companheiro e outras fruto da infelicidade em que vivem. Veja como é importante a saúde social e mental além da física para ambos os sexos mas em particular para as mulheres que se tornarão boas companheiras de viagem !!!

O fantasma de ficar velha, feia e mal amada

Esse fantasma assombra muitas (todas ?) as mulheres. A grande maioria das mulheres se beneficia da sua beleza física quando são jovens. Colocando todas as suas cartas nesse quesito não é de se espantar que quando a idade chega entrem em pânico. Tenho notado que a velhice está chegando brutalmente para amigos e conhecidos. Quem já era feio fica horrível, tão feio que assustará criancinhas. É melhor conversar com eles por telefone kkk ! Agora imagine mulheres feias que são abandonadas por outros exemplares mais jovens e bonitos. Cada caso é um caso mas sempre existirão pessoas que não acumularam muito patrimônio, que tem elevados gastos correntes e para quem trocar pode ser muito vantajoso, já que o prejuízo pode ser controlado e pequeno. É a eterna disputa entre a mulher madura e a mocinha bonita !!!

Cartilha do Procon sobre produtos piratas

Tive acesso a cartilha do Procon. Interessante mas nada se aplica a mim, já que não compro produtos piratas ou falsificados. Sou consciente e tenho acesso aos produtos originais evitando simplesmente comprar aqueles que tem preços abusivos por conta de monopólios ou excesso de impostos. As pessoas que compram produtos falsificados querem ganhar no preço e na imagem, mostrando aquilo que não são. Ou seja, são uma fraude consumista . . .

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Capitalismo selvagem

O capitalista animal vai procurar servir aos clientes ricos, de quem vai cobra o máximo que puder e irá procurar pagar o mínimo possível aos seus empregados, para tornar máximo o seu lucro. Ao empregado resta procurar quem lhe pague mais porque esse é o melhor indicador de que estará trabalhando para alguém que valoriza outros fatores além do seu próprio bolso. O capitalista somente irá pagar bem para quem lhe trouxer lucro suficiente para quitar o salário e ainda o deixar rindo a toa. Como consumidor eu abomino esses exploradores. Recuso-me a pagar lucros extorsivos. Observo a qualidade dos serviços que são prestados. O que existe é que quando um empregado é muito bom ele abre uma empresa para concorrer com o patrão no caso de pequenas empresas ou então ele consegue mudar para uma empresa maior que pague melhor. Bajular os ricos e poderosos e pisar nos pobres e empregados: essa é a filosofia do capitalista tupiniquim brasileiro . . .

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Análise do Facebook nos Estados Unidos mostra o óbvio

Análise dos comentários postados no Face mostra a lógica da sociedade americana: crianças e jovens conversam sobre bobagens, jovens falam sobre universidade e sexo, adultos jovens conversam sobre emprego e trabalho e maduros e idosos falam sobre o que os filhos e netos estão aprontando. É o efeito manada: todos seguem a mesma lógica social, como as estatísticas mostram e a biologia determina. Lembre-se que somos seres bio, psico sociais. Para ser diferente o psico tem de ser ponto fora da curva ou o bio ou o social.