terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Eu e meus fornecedores

Fazendo uma análise dos meus fornecedores, ou seja, daqueles para quem transfiro meu rico dinheirinho todos os meses, verifiquei que para muitos eu sou um entre milhões de outros e em outros casos um entre milhares. No caso do carro por exemplo. Milhões tem carros aqui no Brasil mas apenas milhares tem o mesmo carro que eu. No caso de telefone celular somos milhões de clientes. Vale o mesmo para a telefonia fixa. Um dos mais exclusivos fornecedores é o Condomínio onde moro: são apenas 16 apartamentos. Nesse caso sou um entre 16 ! Perceba como todos os fornecedores são colocados em classes. Isso acontece para facilitar o manejo e possibilitar que o fornecedor sobreviva e tenha lucro. Existem alguns fornecedores exclusivos e esses são geralmente relacionados as pessoas e não as coisas. Pessoas são exclusivas e personalistas. Coisas em geral são produzidas em grandes quantidades e podem ser substituídas mesmo que imperfeitamente . . . 

7 comentários:

Van der Camps disse...

No mundo do ter nunca somos únicos. No mundo do ser sim. Nossas características pessoais são únicas, tanto físicas quanto intelectuais. O nosso mix com certeza pode ser repetido por maior ou menor número de pessoas, conforme somos mais ou menos conspícuos . . .

Van der Camps disse...

A não ser que você seja um profissional liberal ou então um empresário, você sempre tem poucos (muitas vezes apenas um) cliente, que te paga ou te fornece dinheiro mas tem muitos fornecedores. Como profissionais liberais e empresários são muito poucos indivíduos, a regra é poucos clientes e muitos fornecedores . . .

Van der Camps disse...

Sou exigente com a escolha dos meus fornecedores: o custo benefício é sempre levado em conta e minha tendência é de procurar pela qualidade mas não pelo luxo, que seria desperdício para mim.

Van der Camps disse...

A conversa sobre clientes e fornecedores é sempre entabulada com amigos: trata-se de um processo de inteligência, verificando se existe uma solução melhor para nossas necessidades.

Van der Camps disse...

Dentre meus fornecedores no passado esteve o Colégio Bandeirantes a a USP. Dentre os meus clientes, aqueles que me davam dinheiro, estavam a Kodak e a GM. Sempre gostei dos meus clientes e dos meus fornecedores, mesmo com os defeitos deles.

Van der Camps disse...

Tive excelentes fornecedores e aproveitei a experiência. Tive alguns bons clientes também.

Van der Camps disse...

Muitos fornecedores são empresas bilionárias e existem pessoas mal intencionadas que processam esses fornecedores muitas vezes indevidamente por conta da certeza de que eles terão dinheiro para pagar caso sejam condenados. Um bom jeito de conseguir dinheiro deles é processá-los por dano moral que é subjetivo. Para danos materiais eles tem sempre seguros ou assumem muitas vezes o prejuízo que já havia sido previsto. Nunca tive necessidade de processar meus fornecedores exceto uma vez por conta do FGTS tungado no Plano Collor.