sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Visão Holística X Visão unilateral

A maioria das decisões erradas que eu fiz ou presenciei foram por conta de limitações na minha visão do problema, sempre causada por falta de informações confiáveis. Acredito que isso seja uma regra geral dos seres humanos. A visão unilateral é a que mais vejo por ai: a pessoa somente olha para si e para o seu sofrimento. Não se coloca na posição do outro. Não quer saber e liga o "foda-se". Foi assim no meu primeiro casamento: fui induzido a reduzir o problema a algo muito simplificado e a acreditar no "felizes para sempre" que eu via no cinema. Foi assim em um caso recente entre mulheres que eu amo, uma como amiga e outra como companheira. A reação de uma com a outra foi visceral, fundamentada apenas na parte que lhes interessava. Só pude lamentar essa decisão. 

4 comentários:

Van der Camps disse...

A visão unilateral é em geral daqueles que não tem experiência com negociação e mercados. Mercados mudam o tempo todo e não respeitam ninguém. Essas pessoas podem querer vender um carro e, não se adaptando ao mercado, podem ficar com o carro para sempre. Ou então podem achar que merecem o príncipe encantado e descobrirem que ele nunca vai aparecer. Vale o mesmo quanto a emprego ou salário.

Van der Camps disse...

O voto de pareto é uma prova de que a visão holística pode não prevalecer a maior parte das vezes. Na verdade em todos os mercados ela funciona, por um simples motivo: a capacidade mental das pessoas é limitada. Dois ou três critérios são considerados os fundamentais e são os usados para a decisão. Caso esses critérios não forem bem selecionados o resultado futuro será prejudicado.

Van der Camps disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Van der Camps disse...

Para se ter uma visão holística é preciso ponderar cada variável que influi no resultado. E para fazer isso é preciso pesquisar e obter informações relevantes, além de saber interpretá-las.