sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A saúde mental nas escolas de medicina

Exame de proficiência efetuado nos formandos de medicina descobriu que o que eles menos sabem é saúde mental. Imagine a situação: o que mais difícil de ser tratado é a doença mental, devido as suas características intrínsecas, dentre elas a subjetividade. A comunicação com o paciente pode estar prejudicada e ainda por cima o médico não aprendeu nada na faculdade. Não é preciso ser um gênio para perceber onde a corda vai arrebentar: justamente no lado mais fraco, ou seja, no doente mental/emocional. Teremos milhões de doentes não diagnosticados e milhões sub medicados. Poucos compreenderão que estão doentes, o diagnóstico pode demorar 10 anos e então será tarde: a doença poderá ter se tornado crônica e incurável. Com os milhões de loucos de todo tipo que as nossas famílias e sociedade estão produzindo não é difícil imaginar que o inferno será cada vez mais aqui . . .

5 comentários:

Van der Camps disse...

Faça de tudo para não ter um problema de saúde mental porque caso você precise estará "na roça" aqui no Brasil.

Van der Camps disse...

Toda sua inteligencia deveria ser voltada para minimizar ameaças a sua saúde não só física como mental: nasça em uma família maravilhosa, com poucos ou nenhum conflito, com renda adequada. Saiba evitar as armadilhas que a sociedade tenta lhe impor, através da mídia. Escolha a profissão que é melhor para você e suas habilidades. Somente se relacione afetivamente com pessoas do bem, aprenda a reconhecê-las e as descartar de imediato aos do mal. Tudo muito bonito na teoria. Quero ver na prática !!!

Van der Camps disse...

O desemprego para pessoas bem remuneradas junto com o divórcio pode te deixar muito doente. Quem consegue se livrar desses fantasmas ? Somente quem fizer sua lição de casa bem feita: ou escolher uma profissão em que realmente se destaca ou então segue a profissão e os caminhos que o pai abriu. Casa-se com quem vai fazer uma relação sinérgica e não uma relação de dependência infantil.

Van der Camps disse...

Sua sanidade mental depende das agressões que você recebe e da sua resiliência. Existem ambientes hostis aqui no Brasil. Uma vez li que eu europeu médio não teria em toda sua vida nem um décimo das crises que um brasileiro médio viveria aqui no Brasil. Uma sociedade hostil e conflitiva, refletindo-se no emprego, nas relações sociais e pessoais.

Van der Camps disse...

Caso seu pai tenha um legado profissional a te deixar aproveite, a não ser que você seja um prodígio. Hoje em dia as oportunidades de verdade são poucas e estão reservadas a quem realmente se destacar.