domingo, 4 de março de 2012

A explicação do porque 70% das pessoas são egoistas

Todo bebe é 100 % egoísta quando nasce. Ele imagina que o mundo gira ao redor dele e que todos estão lá para servi-lo. Isso é realmente verdade porque nossos bebes são indefesos e precisam que todos cuidem deles senão não sobreviveriam. Acontece que essa condição deveria mudar por volta de 6 ou 7 anos, quando a criança descobre que existem outros além dela e se houver um desenvolvimento cerebral adequado, ela perceberá que esse outro tem sentimentos e que o comportamento dela afeta esse outro ser. Como tudo que exige desenvolvimento, muitos não conseguem dar esse passo adiante e ficam egoístas para o resto de suas vidas, parasitando os que se tornaram generosos. É como na escola: nem todos passam de ano. Muitos vão ficando pelo caminho. Nem todos tem os estímulos necessários dos seus pais, que também podem ser egoístas e acham que esse jeito de ser é o correto e adequado. A religião tenta mudar isso a séculos mas aparentemente seus esforços não tem surtido o efeito desejado. A regra geral portanto é ouvir: o que eu vou ganhar com isso ? Não é problema meu. E eu com isso ? E limitar o mundo a troca de serviços por dinheiro, ninguém sendo altruísta ou amoroso. Todos sendo ratos e animais inferiores.

6 comentários:

Van der Camps disse...

Os egoístas são pragmáticos. Em geral ganham mais dinheiro porque não dispensam energia em fazerem os outros evoluírem nem se preocupam com eles. Concentram todo o seu esforço em si mesmos e isso gera resultados obviamente. Quem se dedica aos outros transfere seu elan vital para os outros, assim acumula menos.

Van der Camps disse...

Os egoístas não são caridosos. Junto com esse defeito vem muitos outros. Um deles é a vingança e o fazer mal aos outros e não deixar barato. Devemos nos afastar dos egoístas porque eles são inferiores. Com eles podemos apenas ter, quando muito, relações comerciais e olhe lá, pois eles podem ser tentados a nos roubar para conseguirem mais lucro . . .

Van der Camps disse...

A única coisa que "pega" um egoísta são as relações de solidariedade que a família lhe impõe: eles podem ser acionados na justiça para ajudar na sobrevivência de seus familiares em caso de necessidade. Em todas as outras relações eles podem ser frios e distantes, simples comerciantes.

Van der Camps disse...

Comentário de um egoistão: minha família sou eu, minha esposa e meus filhos. O resto do mundo está aí para ser explorado em benefício da minha família e nada irá me deter . . .

Van der Camps disse...

O crédito é basicamente uma doação: a pessoa confia na que está pedindo crédito, principalmente quando não existem garantias. Crédito com garantia não pode ser apenas um negócio.

Van der Camps disse...

Um casamento por amor é uma doação e a uma grande concessão de crédito de uma pessoa a outra: Eu confio em você e espero que você também confie em mim, até de olhos fechados . . .