Roubar, Copiar, Comprar. Essa é a sequencia que uma empresa adota com relação a tecnologia. Somente esgotadas essas possibilidades é que a empresa vai pensar em desenvolver alguma coisa por si mesma. Inovar é muito caro e de resultados incertos. No entanto, as empresas mais inovadoras são as mais lucrativas muitas vezes. Vale o mesmo para a vida das pessoas: inovar pode custar muito caro em termos de críticas e isolamento mas pode te fazer feliz, por conseguir ser você mesmo. Nessa matéria da Folha de São Paulo também se diz que 9 entre 10 cientistas nos Estados Unidos são democratas. Os democratas são aqueles que querem mudanças. Republicamos são os "conservadores", geralmente porque já estão bem e acham que tudo deve continuar assim. É a luta do velho contra o novo. É a luta dos que estão ganhando muito contra os que querem um pouco desse dinheiro. As descobertas científicas movem o mundo e mudam o poder e o dinheiro de mãos. Eu particularmente não gosto do atraso do mundo e muitos dos poderosos e ricos são assim justamente por explorarem esse atraso. Por isso gosto das descobertas da ciência: elas permitem que pessoas simples deem a volta por cima, evoluindo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Quanto trabalhei na Kodak a função dos engenheiros era basicamente viajar a matriz para aprender e aplicar a tecnologia aqui no Brasil. Já no Banco GM não era possível trazer a "tecnologia" diretamente porque as regras financeiras são próprias do Brasil. Mesmo assim eles importaram um algorítimo para análise de crédito e enfiaram goela abaixo de nós aqui no Brasil.
Em geral o esforço científico é anárquico: uma descoberta sem aplicação específica pode viabilizar um outro estudo e com isso pode-se chegar a algo realmente excepcional, digno de um Nobel. As descobertas científicas podem mudar comportamentos, expectativa de vida, cura de doenças. E podem ser usadas para o bem e para o mal em geral.
Postar um comentário